“Get a life” – Viva sem o seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Já faz algum tempo que tenho me perguntado se passar mais horas cuidando do meu blog ajuda ou atrapalha. Fiz alguns testes e percebi que as vezes nem nossa audiência sabe se nos dedicamos muito ou pouco naqueles dias. Acredito que subestimamos a vida online e estamos perdendo em qualidade na nossa vida offline. Com toda certeza isso também prejudica a qualidade do seu blog e seu desempenho como produtor de conteúdo. Passe mais tempo desconectado para ampliar o potencial de seus projetos na internet.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

Publicamos aqui no [ Ferramentas Blog ] algo todos os dias, mas o que poucos sabem é que boa parte do conteúdo foi preparado com grande antecedência e programado para ser publicado automaticamente. Tanto eu, Marcos Lemos, quanto o Claudio Sanches temos outros trabalhos além do Blog e até mesmo alguns de nossos Tweets ou publicações no Facebook são automáticas.

Recentemente publiquei um dos melhores e mais úteis artigos desse blog. A proposta era oferecer sugestões de como você pode se desconectar para ter mais inspiração: 4 dicas para você se inspirar off-line e melhorar seu blog.

Acabo sendo muito radical na minha forma de pensar sobre “adquirir conhecimento”. Não dispenso uma boa leitura e já faz um tempo que tenho tentado controlar minhas horas na frente do notebook. Você só é uma pessoa melhor e mais inteligente se vai ao teatro e é capaz de ler bons livros…

Até já sugeri coisas bem “estremas” para alguns blogueiros. As vezes é melhor desencanar de certas “obrigações” para que seu blog cresça e para que você tenha capacidade de produzir mais. O Blogueiro se sente na obrigação de ser um Geek-super-nerd, que passa 24 horas plugado, só que isso não está fazendo-o uma pessoa melhor.

Você não é obrigado a ter o que dizer todo dia – até porque, se você não tem uma vida (get a life), o que você terá para compartilhar? Se não tem idéias, é melhor não publicar nada no Blog. Tenho certeza que, depois de fazer um bom passeio, ler um bom livro, sair para curtir um fim de semana na fazenda ou ir mais para o boteco com os amigos, você terá mais inspiração e seus posts serão melhores que antes.

Eu sei que essa é a sugestão mais estranha que você já leu aqui no Blog, mas dedique-se mais a si mesmo e diminua o tempo que você gasta com seu blog. Pode ser que seja isso que falta para que tudo melhore.

Fugi bastante dos padrões de um post aqui do [FB], mas as vezes é bom divagar e pensar em voz alta.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

27 Comentários

  1. Olá Marcos..

    excelente abordagem.

    acho que esta “desligada pra viver” é fundamental pra quem escreve, tanto na web como fora dela.
    Sem novas vivências vai ficando cada vez mais difícil ter inspiração, ficamos monótonos e repetitivos.

    Parabéns pelo artigo.
    Abraço carinhoso pra você.

    Responder

  2. Nada de estranho! Você disse o que é certo, na minha opinião. Ficar alguns dias “fora” de seu blog ajuda, e muito, na melhoria do mesmo. Passear e “ocupar” a mente com outras atividades, principalmente de lazer, refresca nossos pensamentos e nos ajuda a ter ideias novas para o nosso blog.

    Otimo artigo, como sempre. Abraços, Felipe Silva.

    Responder

  3. se você acabar com o blog acaba como o meu mindo inteiro pq quase todas as pesseoa usam a ferramentasblog para usar a sua ideia bom eu uso a suas ideias marcos lemos blz e me siga no twitter @rafaelfranci2

    Responder

    • ASHUhsUHSAHUUHUSha. Ele num vai acabar com o blog, foi só uma dica que ele passou para os blogueiros darem um tempo de seus blogs e começar a fazer outras atividades.

      Responder

  4. E ae cara comecei a seguir seu blog por acaso estava cassando sugestões para meu blog, tipo sobre o que falar tava meio sem ideias(ainda estou)tenho um umas as postagens estão FRACAS, concordo com vc eu so novato e ja to me dedicando muito no meu blog tem q sair um pouco de vez em quando!!!

    Responder

  5. Por isso que muitos blogueiros de sucesso sempre tem ideias de artigos quando não estão conectados,e correm logo para anotar em um papel ou bloco de notas! rs

    Você começa a perceber que tem que se desconectar as vezes para descansar a mente e evitar ficar se cobrando para publicar novos artigos no blog.

    Abraço!

    Responder

  6. Pra começar não acho que fugiu dos padrões do FB.
    Sempre me questionei sobre este tema a respeito dos grandes blogueiros, como fazem para sempre ter boas ideias e postar todos os dias. Comecei há pouco a me programar e fazer minha agenda semanal de publicações para, inclusive, fazer posts programados. Mas como ensinar algo que não sei ou que não me atualizo nele? Como ampliar meu conhecimento senão lendo um bom livro, indo ao teatro, assistindo a um bom filme ou até mesmo em conversas entre amigos?
    Nem me lembro como cheguei ao Ferramentas Blog, só lembro que foi quando ainda era blogger. Leio vários do tipo que ensinar pessoas como eu a blogar, e só o faço porque cada um possui sua essência, seu jeito próprio de ensinar e detalhes que me fazem gostar de cada. E é justamente por esse modo de, o blog é meu e publico o que quero desde que acrescente algo ao meu leitor, que sigo o FB.
    Parabéns Marcos por esta excelente ideia.

    Responder

  7. Que coincidência…
    Senti necessidade de fazer isso no final de semana, antes de ler seu post!
    Te confesso, não foi fácil… precisava me deligar urgentemente.
    Com certeza, melhora e muito na produtividade das postagens, clareia as idéias …
    Bom começo de semana, abraço!

    Responder

  8. Tenho procurado fazer o mesmo, deixo também uma dica: acompanhar o blog zenhabits.net Leo Babauta aplicou esses mesmos princípios em seu blog e alcançou ótimos resultados.

    Responder

  9. Gostei muito do artigo. Realmente ficamos muito tempo blogando e muitas vezes perdemos boa parte da vida.
    O importante é dar uma arejada na mente e programar vários posts para aliviar e sobrar mais tempo.

    Muito bom o artigo

    Responder

  10. Não consigo parar de blogar, mas não consigo ficar o tempo todo plugada e postando todos os dias. Também programo minhas postagens com antecedência para dar tempo de pesquisar, correr atrás de conteúdo. Leio muito, mas não leio tanto na internet. Leio revistas e livros pois chega uma hora que cansa.

    Já fui muito mais encanada com as visitas do blog e deixei isso de lado, pois é frustrante ficar acompanhando, com poucas ou com muitas visitas. Sem tem pouca, tem gente que se sente um fracasso, sem tem demais o blogueiro vai se preocupar com o que tanta gente tem a dizer.

    Vamos viver off line, nossos blogs precisam disso.

    Gostei do novo layout.

    Abraço!

    Responder

  11. Este vem sendo um grande desafio para mim ultiamente. Nos blogueiros amamos estar sempre cuidando de nossos blogs ao ponto de esquecer da vida offline muitas vezes para se dedicar unicamente a uma tarefa online.

    Responder

  12. Dicas sensacionais. Penso assim sempre, e até já comentei sobre algo parecido, mas no caso foi sobre redes sociais ( http://rockgame.com.br/gusr/voce-precisa-sair-um-pouco-deste-mundo-virtual/ ). Sempre pensei assim, e sempre agir assim. Ficar conectado 24 horas só te faz esquecer das coisas realmente importantes. Você acha que está absorvendo muito conteúdo, mas acaba enjoando e não aproveita nada daquilo que leu, viu ou ouviu. Chega uma hora em que você fica tão desatento que não dá ideia pra mais nada, não presta atenção em nada, e no fim, não atualiza seu blog, não cria conteúdos de qualidade.

    Trabalho como designer e dependo muito do computador para ganhar dinheiro, mas não é por isso que fico enfiado nele. Devo mexer no computador no máximo umas 3 a 4 horas por dia, e isso é o suficiente pra mim. Quando tenho ideias, prefiro passar para o papel, e depois importo elas para o computador. Acho muito mais necessário, sair com amigos, ir ver um filme com minha namorada, sair com ela, ficar com a familia, ler um livro ver TV, do que ficar 24 horas conectado.

    Abraços, e o blog é ótimo, parabéns.

    Responder

  13. Blogar já faz parte da minha vida…. apesar de ser blogueira a menos de um ano; continuo lendo muito, ultimamente o ferramentas blog é claro!! assistindo filmes e trabalhando na minha profissão.
    Minha paixão por cinema levou-me a enfrentar desafios, derrubar barreiras
    neste universo em que era totalmente analfabeta.
    Então vou blogando e vivendo. Ha !!! e tentando decifrar este mundo virtual… tão fascinante.

    Responder

  14. Criei meu Blog faz poucos dias e no início é empolgante você “criar” um Blog, tudo é novidade, você tira idéias de outros Blog’s e tal, mas chega um certo tempo que cansa, principalmente quando seu Blog não é correspondido. Mas dizem que os primeiros meses são difíceis.

    Vamos aguardar…

    Ale_Skb

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.