Google Analytics: Verificar a velocidade de carregamento das páginas do seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Muitos blogueiros ignoram que o tempo de carregamento das páginas do Blog é levado em conta não só pelos visitantes, mas também pelo Google. Um blog que é lento para abrir pode perder visitas e prejudicar na classificação de índice da Google. Há um novo recurso disponível para ajudar você verificar e melhorar o tempo de carregamento das suas páginas. Trata-se de um novo menu no Google Analytics.

Quem tem blog deve, com certeza, usar o serviço do Google Analytics para acompanhar as estatísticas completas do Blog para além do número de visitas. Também já deve ter visto que há algumas novidades no serviço, inclusive com novo layout/visual:

Velocidade do Site – Google Analytics

Com isso agora há um novo menu (só para a nova interface do Analytics), onde é possível acompanhar o tempo de carregamento, a velocidade das páginas do seu blog.

A velocidade de uma página para abrir, não só é atraente para o visitante, como é primordial para garantir que seu blog seja bem indexado nos mecanismos de busca. Um blog lento afasta o visitante que não espera pelo resultado. Agora é possível acompanhar essas informações direto no painel do Google Analytics:

velocidade-site-analytics

Quando você entra no novo painel, clicando em “Meu site” ~> “Relatórios” e logo em seguida clicando no menu “Conteúdo” ~> “Velocidade do site”, você tem acesso ao gráfico e dados sobre o desempenho de suas páginas.

velocidade-site-menu-analytics

O problema é que o novo recurso não está ativado e você só verá zeros por todo o gráfico. Para fazer o novo recurso funcionar é preciso adicionar uma função no código de rastreamento.

É mais ou menos como reinserir o código de rastreamento (Reinserindo código do Google Analytics), mas dessa vez você precisará ir até ele dentro do código fonte do seu blog para adicionar um novo trecho, uma nova linha que fará funcionar o novo recurso.

Abrindo o lugar onde você colou o código de rastreamento do Analytics em seu blog, adicione a nova linha como no exemplo abaixo. Seu código será semelhante ao que está abaixo, mas faltando a linha que destacamos aqui de vermelho.

<script type="text/javascript">
var _gaq = _gaq || [];
_gaq.push(['_setAccount', 'UA-XXXXX-X']);
_gaq.push(['_trackPageview']);

_gaq.push(['_trackPageLoadTime']);
  (function() {
var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true;
ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js';
var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s);
})();
</script>

Só altere isso. Salve o modelo e o sistema de rastreamento do Analytics estará funcionando com a medição de velocidade de carregamento da página.

Obs.: Levará algumas horas para que você possa ver os gráficos aparecerem no seu painel de controle do Analytics. Esses dados precisam ser rastreados e calculados antes de serem exibidos.

A grande vantagem desse novo recurso sobre qualquer outro que existe é o fato de buscar as informações medindo o tempo real de carregamento da sua página em computadores dos seus visitantes. Esses não serão dados de uma previsão ou de uma medição genérica, mas o que realmente acontece quando seus visitantes entram em seu blog.

Outros artigos e tutoriais sobre análises de visita:

Fonte: Measure Page Load Time with Site Speed Analytics Report

.

13 Comentários

  1. Acho esse aspecto muito importante. Se há coisa enervante é um blog lento a abrir. É preciso o conteúdo ser realmente muito bom, para lá voltar.
    Boa dica!

    Responder

  2. Marcos,

    parabéns e obrigado por estar sempre disponibilizando dicas e informações de relevância de forma simples e precisa.
    Esta já está em uso!

    Responder

  3. Marcos, parabéns e obrigado pela informação. Sabe eu estava lendo a postagem e me lembrei de um site do próprio Google chamado Page Speed Online. Ele te mostra a velocidade de seu site/blog em uma pontuação de 0 a 100 e ainda te mostra o que está atrasando o carregamento da página. Dá uma olhada nesse site: http://pagespeed.googlelabs.com/

    Responder

  4. A respeito do Page Speed do google labs, meu blog atingiu nota 90 na página inicial, mas em um post já caiu para 48. Realmente as imagens pesam muito no carregamento.

    Eu vou implementar este recurso do Analytics. Muito útil.

    Obrigado pelo post!

    Responder

  5. Pingback: GTmetrix: Analisando a performance do seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

  6. Pingback: Verifique a velocidade de carregamento das páginas de seus site | Blog PensoTI

  7. Pingback: Aprenda com o Bing como aparecer melhor no Google - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.