Google está punindo quem copia conteúdo

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Aos desavisados que acham que tudo pode ser resolvido com “Ctrl+C / Ctrl+V”, a Google manda avisar que já está punindo mais severamente aqueles que duplicam e plagiam conteúdo de outros sites e blogs, e também aqueles que produzem conteúdo de baixa qualidade. A equipe da Google anunciou mudanças no algoritmo das buscas e está eliminando todo o qualquer tipo de resultado onde tenha conteúdo copiado de outros ou de qualidade duvidosa. Este novo algoritmo se chama “Panda“.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

Todos querem aparecer nas buscas do Google, mas muita gente nem sabe o que fazer para isso:

E há aqueles que querem, mas não aparecerão nunca. É o caso dos que estão plagiando e duplicando conteúdo de outros ilegalmente e acham que isso não tem problema algum.

Já publiquei sobre isso aqui e vale relembrar, especialmente porque agora é oficial e faz parte da estrutura de indexação da Google:

A Google anunciou mudanças substanciais na forma como seus algoritmos (conjunto de códigos) varrem o índice e classificam os conteúdos nos resultados orgânicos.

Para explicar melhor, deixo o Matt Cutts, engenheiro de Webspam da Google, explicar o que aconteceu:

My post mentioned that “we’re evaluating multiple changes that should help drive spam levels even lower, including one change that primarily affects sites that copy others’ content and sites with low levels of original content.” That change was approved at our weekly quality launch meeting last Thursday and launched earlier this week.””

(Algorithm change launched)

Numa tradução livre, ele disse o seguinte:

Já mencionei isso antes: “nós estamos fazendo algumas mudanças que poderão ajudar a diminuir o nível de spam, incluindo uma mudança que afetará diretamente sites que copiam outros conteúdos e que tenham pouco conteúdo original”. Essa mudança foi aprovada na nossa última reunião sobre qualidade e lançada no início dessa semana.

Antes a Google se restringia a gerar punições para conteúdos duplicados e plágios mais explícitos, mas agora, pelo que podemos apreender, isso é parte integrante do algoritmo.

Matt Cutts ainda acrescenta no seu post que o efeito concreto é a maior chance de vermos o conteúdo original aparecer nos resultados. Esperamos assim que aqueles que estão lesando os autores originais não consigam mais indexar no Google.

Lembrando que plágio é CRIME, previsto em lei: artigo 184 Código Penal Lei n° 9.610-98 Direitos Autorais.

ATUALIZAÇÃO (30/Jan Novas mudanças 11/Ago/2011):

Segundo o Pedro Dias (Membro da Equipe de Search Quality do Google), esta implementação ainda não já está ativa para o sistema de indexação em Português. Mas ele diz que já estão trabalhando nisso. Veja o Tweet da resposta:

De toda forma não é bom descuidar, já que a Google nem sempre avisa quando faz mudanças. Fica valendo e a qualquer momento o novo algoritmo vigora por aqui também.

Outros posts sobre indexação:

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

56 Comentários

  1. Na minha opinião,
    acho que é o melhor que o Google pode fazer. Pois é muito chato pra gente pesquisar, ter tanto trabalho para escrever e vem um engraçadinho e usa CTRL+c e CTRL+v.
    Parabéns pelo artigo…

    Responder

  2. Concordo com João Elias.
    Nós ficamos horas pesquisando e escrevendo da melhor forma possível sobre um determinado assunto para depois de publicado outra pessoa plagiar o conteúdo sem o menor esforço. Se uma pessoa criar um blog para plagiar significa que ela não deveria ter um blog porque nem criatividade tem.

    Responder

  3. Uma atitude muito relevante.
    Fará muito gente sentar no banquinho e elaborar um bom artigo original… ou… desistir!

    Abraço

    Responder

  4. Tenho um blog de humor, e hoje 60% do meu conteúdo é feito por mim mesmo, é uma glória o Google fazer isso.
    As pessoas acham que por que é um blog pequeno podem copiar à vontade, o que é em parte verdade, já que algumas vezes o Google não acata as denúncias de plágio.
    Trabalho para fazer meu blog ser 100% original, mas enquanto não dá, vou continuar dependendo do Google Imagens para conseguir fotos engraçadas, mas vale ressaltar que não copio (mas já copiei) posts em imagens inteiros.
    Tomara que entre em prática logo.

    Responder

  5. @Michael,
    Não está tudo bem, não.
    Mesmo citando a fonte, o simples fato de duplicar um conteúdo já é um ato ilícito e criminoso.

    Mas existem casos em que o dono do conteúdo permite que seja copiado e duplicado. Aí, tudo bem. Mas, se isso não está explícito no texto, a lei brasileira, e até leis internacionais de direitos autorais, prevê que tudo está protegido e não pode ser copiado.

    Tome cuidado com isso. Não copie, nem citando a fonte pra não correr o risco de ter que enfrentar problemas jurídicos.
    E, agora, lembre-se tb que a Google punirá o seu blog o excluindo dos resultados.

    Responder

  6. @titulodigital e @jwillian,
    Já está em prática e a Google já está aplicando esse algoritmo. Inclusive milhares de sites por todo o mundo já perceberam a mudança no sistema. Muitos já perderam posição e muitos já melhoraram baseados nesse novo formato.

    Pode apostar que a Google tem poder e competência para fazer valer a força do seus sistema, já que essa é a fonte maior deles e onde construiram esse império.

    Aviso: qualquer um que quiser enfrentar o algoritmo deles, quem quiser pagar pra ver, vai se dar mal.

    Responder

  7. Opa. Legal, já sabia disso. Mas você esquece que o Google, de acordo com seus próprios termos de uso, autoriza sim a duplicação de conteúdo desde que o mesmo seja linkado a fonte original, é só buscar lá nos tópicos de ajuda que permanece lá isso. Além do mais o anúncio é referente a sites que só duplicam e pouco conteúdo próprio geram, sites que geram próprio conteúdo também, mas duplicam alguns outros não serão punidos.

    Outro erro é com relação a lei de direito autoral que citou, ela não está adequada a internet tanto que já tentaram fazer várias leis para isso aqui e todas foram barradas, vide casos famosos. Além do mais a lei de direito autoral que você citou, para valer, é preciso que a pessoa registre a autoria do texto/música/pintura/video/idéia e etc, textos publicados sem o devido registro são denominados de "domínio público", hoje apenas agências de notícias e portais como o Estadão tem seus conteúdos protegidos por direitos autorais de verdade. Lembrando que Creative Commons não tem qualquer direito legal.

    A punição do Google a quem duplica SEMPRE existiu, mas antes a ela era feita no Pagerank do usuário que é uma espécie de ranking de confiança do Google no conteúdo de seu site. De acordo com o anúncio não se sabe qual conteúdo o Google vai excluir, afinal a empresa trabalha muito mais com Pagerank e linkbuild do que com datas, por tanto nem sempre o post original que permanecerá, mas sim o do blog mais famoso e/ou com maior pagerank.

    Por tanto, não adianta comemorar porque para pequenos é mais provável que isso seja um grande tiro no pé.

    Responder

  8. Passei por esse problema de plágio recentemente com dois artigos. Três blogs não citaram fonte alguma e um quarto blog teve a cara de pau de dizer "gentilmente cedido por…". Detalhe: dois deles estão na minha frente no resultado de pesquisa.

    Responder

  9. muito bom o Ferramentas Blog com certeza é um dos melhores e mais bem feitos blogs do brasil, além dos inúmeros posts falando sobre Otimização de Site e blogs para os mecanismo de busca parabéns marcos.

    Responder

  10. Obrigado Marcos Lemos, não sabia disso.
    Vou passar a produzir mais conteúdos próprios,
    afinal é melhor pra todos, principalmente para mim.

    Abraçoss

    Responder

  11. @Renato,
    Vc faz muita confusão sobre todos os assuntos:

    1. A Google não autoriza em lugar algum copiar conteúdo citando a fonte. Se vc diz q sim, então me mostre onde. Já li tudo da gogle sobre e nunca vi nada sobre isso.

    2. A Google observa página por página. Se algo é plágio, mesmo q todo o resto seja original, a página do plágio será punida.

    3. Lei de direito autoral vale para todo e qualquer lugar onde há publicação. Inclusive serve muito bem à internet. Eu mesmo já tive casos judiciais vencidos contra plagiadores, totalmente baseado nelas.

    4. Não é preciso registrar autoria. Há um dispositivo na lei que diz "direito autoral presumido". O direito autoral é garantido sempre, mesmo que não haja registro.
    Só não se aplicará se a pessoa, explicitamente autorizar o uso público de sua obra.

    4.1. Todo o meu conteúdo aqui é devidamente registrado na Biblioteca Nacional.

    4.2. O domínio público só se aplica se tiver vencido o prazo do direito e se for explicitado pelo autor da obra. No mais, vale o "direito presumido".

    5. Segundo o anúncio da Google, tudo o que for duplicação será excluído do índice – seja uma única página ou um site inteiro.

    5.1. Outra vez vc se engana, agora sobre PR e links. A Google sempre considerou a data como um dado importante. O fato é que de uns tempos pra cá o PR é que perdeu importância (já até publiquei sobre isso).
    Segundo a própria Google, a data de um conteúdo é mais importante que a influência do site em questão.

    Recomendo que estudo um pouco mais antes de criticar e dizer que alguém está errado!

    Responder

  12. Marcos eu estou pensando em migrar meu blog do Blogspot para um domínio próprio, mas agora estou com medo de que o Google entenda que estarei fazendo CTRL+C e CTRL+V (que realmente o estarei, mas com o meu conteúdo) Isso procede? Tenho como contornar esta situação?

    Responder

  13. @Geison,
    Migrar seu blog para um domínio próprio não causa duplicação de conteúdo, especialmente se você usar o próprio painel do Blogger para esse procedimento.
    Procure aqui no meu blog q tenho um tutorial ensinando como registrar domínio no Blogger.

    .

    @Rodolpho,
    A Google não vai excluir nada, só vai tirar do índice deles. Tudo vai continuar existindo, mas não vai aparecer nos resultados.

    Responder

  14. Marcos,
    é lógico que essa notícia é ótima para nós, blogueiros que fazemos nosso próprio conteúdo. Parabéns por divulgar e por sustentar com fatos e argumentos sólidos nossa posição,
    abraço.

    Responder

  15. Olá Marcos!

    Infelizmente, os blogueiros não conscientizam-se que plágio é crime, e acham que nunca serão descobertos pelo autor original do post. Infelizmente, o plágio ainda está dominando uma boa parte da blogosfera. Esperamos que o Google possa punir estas pessoas, que se dizem bons blogueiros. Ótimo artigo, parabéns!

    Abraços!

    Responder

  16. Infelizmente, em algumas procuras ainda observo plágios descarados na minha frente. E pior: em primeiro lugar, onde eu deveria estar. Espero que essas punições surtam efeito.

    Responder

  17. @Rodrigo,
    Acho que está claro. Esse novo sistema da Google ainda não foi aplicado nas buscas em português. Mas, segundo o próprio Pedro Dias, isso vai acontecer em breve.

    Responder

  18. Pois é…
    Eu tive uma postagem inteirinha copiada.
    O mau-caráter, não teve nem a decência de mudar minhas palavras (que, na maioria das vezes, são bem peculiares).
    Imagens, links, tudo… absolutamente tudo foi copiado.
    Mas, o que mais me deixou indignada, foi a justificativa dele deixada nos comentários.
    É de uma cara-de-pau, sem dimensão.
    Felizmente eu comuniquei ao Google que, prontamente, tomou as devidas medidas.
    Forçou o cidadão a retirar a postagem. Do contrário, ele teria o blog excluído.
    Fiz uma postagem sobre o ocorrido e, posteriormente, outra postagem com o desfecho (resultado da ação do Google).
    Tem que botar a boca no mundo. Senão, esses sanguessugas se aproveitam mesmo.

    Um grande abraço de sua fiel seguidora.
    Sucesso!

    Responder

  19. Olá Marcos,

    Todo blogueiro que produz conteúdo original espera com ansiedade que realmente o google consiga, de algum modo, inibir essa prática. Acho difícil isso acontecer, até porque o futuros plágios começarão a ter pequenas edições, mas no mundo da informática, do jeito que o google cresce, ele pode dar um jeito nisso.

    Um abraço.

    Responder

  20. Pingback: Bloquear resultados do Google com extensão do Chrome | [ Ferramentas Blog ]

  21. Pingback: Como denunciar plágio de blogs no Blogger? | [ Ferramentas Blog ]

  22. Ao meu ver, essas punições só afetarão aqueles que copiam conteúdo integral, até porque seria injusto o Google Punir alguém que copia uma simples frase de outro site, isso seria loucura né, e os sites de notícias, que se referem ás vezes á outros sites, citando alguma frase, teriam milhares de notícias excluídas do Google, seria loucura.

    Da mesma forma, digg, diHITT e outros sites do tipo, acabariam, então, vale só para quem copia tudo mesmo, aí sim, isso realmente é errado.

    Eu á um ano atrás cometi esse erro de criar um blog cheio de conteúdo copiado na íntegra, citando a fonte certinho, mas mesmo assim, tava errado, nada justifica. Resultado: cresceu um pouco, depois caiu, até que o google desindexou o blog.

    Taí meu testemunho…

    Responder

  23. Já tinha lido seu artigo Marcus
    Mais não pensei que aconteceria logo comigo 🙁
    Meu site parou de indexar os links
    Realmente entrou em vigor. COMPROVADO!
    WALEU MARCUS

    Responder

  24. E esta semana eu vi um blog incentivando a replicação de conteúdo para aumentar a interação entre os blogs e melhorar os resultados do Google. Parece-me tão simples: Se você não tem o que dizer, não diga nada. Melhor do que copiar o que os outros estão dizendo.

    Responder

  25. Pingback: Seu blog está em risco com o novo Google Panda à solta? | [ Ferramentas Blog ]

  26. Pingback: Copiar é feio. Linkar e citar é lindo. | [ Ferramentas Blog ]

  27. Oi,

    Eu acho ótimo essa nova indexação. Tomara que funcione!

    Eu tenho um blog bem simples, é um mix de sugestões de viagem, teatro, arte, artesanato (principalmente) e fotografia.

    Escrevo todos os meus textos, faço as fotos. Os artesanatos e artes são meus. Salvo algumas poucas recomendações para conhecerem outros blogs (que ainda é recomendação minha)é tudo meu.

    Pesquiso, escrevo, apago, pesquiso mais, e acho muito chato, as fotos os meus artesanatos estão por aí muitas vezes sem os créditos. O meu artesanato é criação minha também, não copio de revistas, crio.

    E ainda, há poucos dias atrás, um texto meu, foi totalmente copiado em partes para legenda de fotos de outra pessoa!!!

    Eu penso que essa indexação não vai apenas beneficiar quem cria o conteúdo, mas quem faz uma pesquisa séria, vai encontrar mais material realmente e não repetição dezenas de vezes, em dezenas de páginas dos mesmos parágrafos…

    Um abração!!!
    E continuemos a produzir conteúdo. Simples ou elaborado, mas não cópia!

    Responder

  28. Bom dia,

    Me expliquem, então se eu copiar este artigo e colar em algum sitio você vai ser punido por conteúdo duplicado?

    Eu duvido que eles levem isso a sério visto que os blogs de download copiam todos e não deixem posições.

    Cumprimentos.

    Responder

    • Rodrigo,

      Se copiarem o meu conteúdo, por exemplo, quem é punido é quem copia o conteúdo e não quem foi copiado.
      Além disso eu, encontrando o plagiador (a a gente encontra SEMPRE) eu denuncio para a Google para que sejam punidos mais rapidamente. Além disso ainda denuncio à polícia, registrando a violação de direitos autorais se for o caso.
      Dá pra acabar com um blog de plagiadores e ladrões de conteúdo.

      Responder

  29. ola marcos,

    vc sabe informar se o Google pune quem posta vídeos do youtube que alguém já publicou em outro site/blog? Se sim, isso praticamente inviabiliza postar vídeos sem ser punido.
    E duplicar vídeos no youtube é outra coisa que não estou disposto a fazer

    abraços,
    Bruno

    Responder

  30. Eu não concordo com a tua opinião sobre a indicação de uma outra matéria em uma outra página.Em nossa página temos que obter informações sobre o mundo da música e é “EVIDENTEMENTE” que temos que buscar informações de sites e jornais on em todas as partes do mundo.É óbvio que sempre no final de cada matéria adicionamos o link da origem da mesma.E acho que todos os canais de comunicação fazem o mesmo.Não me venha com trololó que todas as páginas na rede tem autenticidade própria que não vou acreditar, nem que o papa venha aqui me falar.

    Responder

    • Amigo,
      Uma coisa é citar a fonte da informação, mas criando um novo conteúdo, escrevendo sua visão e versão, recomendando a leitura complementar em outro lugar. Outra coisa é ter a cara de pau de copiar na íntegra e colocar no finalzinho da página, em letras pequenas “Fonte: BlaBla Blá”. Isso é roubo, duplicação de conteúdo, violação de direitos autorais.

      Nem todas as páginas são autênticas. Mas prefiro os que são e buscam criar seu conteúdo. E, sinto lhe informar, mas o Google está punindo radicalmente que continua com essa prática, especialmente os que geram notícias e informações.

      Responder

  31. Olá Marcos, primeiramente venho lhe agradecer pelo premio, o seu e-book é muito bom, todos do tecnoinfobrasil agradeçamos, e como editor chefe também agradeço.

    Uma coisa que coloco em pauta, sites como o techtudo, tecmundo, por diversas vezes tem postado conteúdo de outros sites, todos internacionais, e não vejo mal algum, isso também seria interpretado pelo google como conteúdo duplicado?

    Pois como eles nossas fontes de noticias são eles por diversas vezes, mais buscamos sempre, interpretar o conteúdo original que está em inglês ou outro idioma e fazendo nossas proprias materias, tendo como pauta aquela materia Internacional, sem copia-la somente a interpretada.

    Isso será considerado como copia? pois se for sites como os citados anteriormente, serão penalizados brutalmente.

    Pois a notícia tem que chegar aos leitores e grande maioria delas estão em outro idioma somente as interpretamos e introduzimos ao português com nossas modificacoes Com devido conhecimento do assunto.

    Se cairmos, sites famosos cairão junto nas indexacoes do google.

    O que nos diz a respeito Marcos ?

    Responder

  32. Uma observação:

    Desculpe-me pelos erros ortograficos, postei o comentario do meu smartphone, pois no momento estou em viagem.

    E devido ao sacolejo do onibus na BR cometi alguns erros e odeio isso.

    Tenham uma boa noite.

    Responder

  33. Pingback: Como encontrar plagiadores do seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

  34. Com certeza, que so copia dos outros que fazem todo o trabalho merecem uma melhor posição nas pesquisas.

    O Google panda ajudou meu blog que agora recebe bem mais visitas por dia.

    Belo artigo amigo

    Responder

  35. Há alguma chance de sermos punidos quando os outros copiam o nosso conteúdo? Porque recentemente encontrei artigos meus copiados sem autorização, e exigi que os proprietários dos blogs/sites retirassem o conteúdo OU colocassem os devidos créditos, com um link direto para o meu artigo original.

    Eu permitir que o conteúdo copiado continue nestas condições pode me prejudicar de alguma forma?

    O Google leva em consideração a data de postagem para identificar quem colocou o conteúdo primeiro?

    Abraço!

    Responder

    • Eduardo,
      Pode ter o risco do Google demorar para identificar quem é o autor original e acabar punindo o seu blog. O melhor é sempre não permitir o plágio ou cópia. Mas isso vai de cada um e como cada um lida com seus direitos autorais.
      Se pra você o fato de exibirem o link já está bom, então pode deixar.
      O link já é um indicativo para o Google sobre qual o conteúdo foi publicado primeiro.

      Responder

  36. Pingback: Como criar artigos originais para seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

  37. Boa tarde Marcos,

    Primeiramente quero parabenizar o seu site que é referência, minha dúvida é a seguinte, eu tinha um blog de tutoriais e vou fechá-lo, agora criei um novo blog bem mais elaborado. Será que posso copiar boa parte do conteúdo do blog anterior sem causar nenhum problema? lembrando que não estão na mesma conta. Agradeço a resposta.

    Responder

    • Lucas,
      Mesmo que o material seja seu, copiar ou duplicar conteúdo é sempre ruim e nào vela a pena.
      Ou você migra tudo para um novo local, fazendo redirecionamento e excluindo o antigo, ou não duplique.

      Responder

  38. Pingback: Plagiadores vão perder posições no Google - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  39. Pingback: Os riscos de vender anúncios no Blog - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  40. Desde que inventaram blogs acontece uma coisa mais chata do que todos que aqui estão(ao meu ver quase todos blogueiros) estão reclamando: Você faz uma pesquisa séria e cai em um blog que tem conteúdo que não te interessa. Isso sem falar que grande parte do conteúdo que está nos blogues e noticiário são pessoais falam de pessoas fotos de pessoas ruas de um lugar enfim não pertence ao blogueiro ou site. Até comentário pessoal como o meu não pode ser copiado pois é considerado direito autoral de tal blog tudo errado. Ao meu ver deveriam ter duas pesquisas. Uma que incluísse blogs e outra apenas com fontes sérias de sites registrados não blogs. Desta forma a pesquisa voltaria a ser objetiva como antes. A google deveria se preocupar um pouco mais com o internauta que muitas vezes nem consegue ver o conteúdo pois os anúncios ficam sobre os conteúdos e vão andando ou não. Façam a propaganda deixe o leitor ler o texto ou ver o conteúdo e depois no próximo clic mostrem outro anúncio. Tudo é assim, Jornal, TV, folhetos. A internet está um lixo por estes motivos. Nem o haspas é respeitado.Procure uma palavra e cada sílaba retorna um resultado as vezes de 1995 quando eu quero o último evento de 2015 a respeito da busca. Lamentável.

    Responder

  41. Pingback: Copiar um texto e dar os créditos: será que vale a pena?

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.