NOVIDADE: Google lançará sistema de comentários concorrente do Facebook

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

O Facebook permite que seu formato de comentários seja incorporado e usado em sites e Blogs de diversos tipos, como forma de ampliar a interação. Milhares de blogs usam os comentários incorporados do Facebook. Agora o Google quer criar um sistema semelhante que permitirá adicionar um formulário de comentários integrado ao Google+ (G+). Para quem tem Blogs no Blogger, pode ser a tão sonhada reformulação do sistema de comentários. Mais uma vez temos o Google ampliando a competitividade contra o Facebook.

Uma nova plataforma de comentários para sites e Blogs é o que promete vir por aí entre as novidades dos serviços da Google. O novo sistema de comentários do Google (Google comment system), poderá ser incorporado em qualquer tipo de site ou blog e terá conexão direta com os diversos serviços da empresa, especialmente o Google+ e os comentários serão indexados para os resultados de busca.

Para alguns isso pode ser apenas um rumor, mas é algo plausível de se pensar, especialmente se observarmos os investimentos do Google em melhorar a plataforma do Blogger, sem ainda ter mudado o sistema de comentários precário do serviço.

Google Plus

Faz todo sentido pensar que estão preparando algo mais avançado e amplo, que englobe diversos serviços e seja mais completo e eficiente do ponto de vista da socialização e integração do sua rede social.

Isso pode garantir ao Google que seus usuários sempre se manterão conectados ao serviço e gerar mais cadastrados ao G+ que queiram usar esse novo sistema de comentários.

Para convencer milhares de sites e blogs a usar o seu sistema de comentários será bem fácil. Basta confirmar que a interação em sua rede social realmente afetará o posicionamento nos resultados das busca e que os comentários também serão parte da indexação.

Melhor ainda se permitir aos usuários compartilharem links, imagens e até vídeos como já fazemos na “time line” do Google+, ampliando mais a experiência de comentar e trocar informações dentro de sites e blogs. Se querem competir com o sistema do Facebook que já está em milhares de sites e Blogs, nada mais justo que oferecerem algo mais e melhor.

Para os donos de Blogs no Blogger, seria perfeito que o novo sistema seja totalmente compatível com qualquer tipo de layout e seja naturalmente incorporado. Claro, permitindo que as pessoas possam se conectar com outras contas de serviços além do Google ou usando apenas seus nomes e e-mails. Como o sistema do Facebook só permite que usuários cadastrados neles usem o formulários, limitando assim o seu acesso, o modelo concorrente do Google pode superar o adversário se olhar para essas questões.

O que nós vamos fazer? Esperar pela confirmação da novidade!

Fonte: Google to Launch Third-Party Commenting Platform

.

27 Comentários

  1. Olá Marcos,

    Há muito tempo que esperamos um sistema decente para os comentário no blogger, creio que com promessa de indexação no Google melhorará muito para todos nós..

    Grande novidade, esperamos que se confirme!!

    Abraço

    Responder

  2. Se for como você publicou no seu post. com certeza irei mudar o meu sistema de comentários. se não vou continuar com o disqus.

    Responder

  3. Marcos,

    Acredito fortemente que esse sistema de comentários do Google tende a impulsionar positivamente a questão do “Social SEO”, através da análise da repercussão dos comentários recebidos em cada artigo.

    Entendo ser um ponto muito positivo para a valorização dos conteúdos que recebem a participação da audiência de um blog.

    Abraços

    Responder

  4. Realmente é uma ótima novidade, eu uso o Disqus, é um bom formulário, mas por não ser nativo do blogger, acaba se tornando pesado em algumas páginas e blogs, o formulário de comentários do blog é bem leve por já está incorporado no blog, mas é simplesmente horrivel, espero que alem de todas as expectativas citadas acima, também seja possivel importar os comentários de outros sistemas como o Disqus, sem perdê-los.
    Será uma ótima inovação!
    Parabéns pelo artigo!

    Responder

    • Sim, é muito bom a nova e a antiga versão do sistema de comentarios do blogger, mas existem melhores que o sistema de comentar padrão do blogger na minha opinião, como o Intensedebate

      Responder

  5. Marcos, o compartilharmento de posts/artigos para o G+, diretamente do painel do Blog, desapareceu. O que será que ocorreu?

    Além disso, acho uma pena o G+ não oferecer apps que facilitem o envio de posts/artigos do Blog automaticamente para ele, como já ocorre no FB.

    Há muita coisa a melhorar antes…

    Responder

  6. Marcos,
    nós conversamos sobre o assunto no grupo de blogueiros do Facebook, na quarta (28/03) e a esperança é justamente que o serviço venha integrar o blogger e o Google+, que já está integrado a vários outros serviços, principalmente ao Search.
    Isso poderá melhorar, e muito, a indexação dos conteúdos nos mecanismos de pesquisa, aumentando assim o número de visitas, se o conteúdo dos comentários estiverem agregando valor ao artigo, claro.
    Abraço.

    Responder

    • Gustavo,
      Penso que essa será uma daquelas novidades para o Blogger que chegarão sem aviso e levantarão os ânimos da Blogosfera, como foi o novo painel de SEO. É urgente esse tipo de melhoria para o Blogger e urgente para o G+ ter maior aceitação por pessoas que ainda não o usaram.

      Responder

  7. No título você diz que vai ser , no texto você diz que PODE ser.

    Você está tendo a mania de criar ou ajudar a espalhar rumores, por exemplo o fiasco da história do “Google Blogs” que você apostou e até disse em um podcast que ia ser e num mudou.
    Cuidado!
    Fora isso adoro seu blog , está de parabéns.

    Responder

    • Cid,
      Baseio minhas informações em fontes. A grande maioria se confirmam, basta você verificar aqui em meu blog. Se uma vez ou outra eu errar, é natural e esperado, já que não sou eu quem controla as mudanças nos serviços anunciados da Google.
      Como disse, é um RUMOR, uma possibilidade. Se não se concretizar, isso não é problema meu.
      Meu trabalho que é propagar a informação que tenho, estou fazendo.

      Responder

  8. Interessante essa édeia do google parabés marcos já teve meu curtir e Google + Continua Assim que vai ter uma carreira mais incrivel ainda

    Responder

  9. Cara o Google Praticamente ta Plagiando o Facebook Não sei se ja tem um tutorial tipo fazendo a comparação Observe Comigo o Sistema de Visualização de Fotos e o Sistema de Comentarios ta igual a do Facebook ah e tem mais o Perfil do Google Plus ta Agora a Mesma coisa que o Perfil do Facebook e por ai Vai tem mais umas 3 a 4 Sistemas que o Google Copiou do Facebook

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.