NOVIDADE: Google+ terá comunidades igual ao Orkut

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Ainda não é a orkutização do Google+, mas a equipe de desenvolvimento dessa rede social está prestes a dar um salto inovador e ao mesmo tempo retrógrado, introduzindo Comunidades no estilo fóruns. O grande atrativo do Orkut eram suas milhares de comunidades que integram milhares de pessoas, mesmo que não estejam em seu círculo de amizade, em torno de um mesmo assunto. A novidade está pronta para ser lançada a qualquer momento e pode ser o diferencial para tornar o Google+ mais relevante.

Por muito tempo o Orkut dominou o que chamamos de Redes Sociais e mantinha um modelo bem simples e prático de relacionamentos. Bem mais interessante do que adicionar amigos, as Comunidades foram uma revolução no estilo dos fóruns e tornaram a troca de conhecimento e informação mais relevantes.

Inclusive, para nós blogueiros, as Comunidades do Orkut eram grande fonte de tráfego, mais consistente e até melhor que qualquer agregador de conteúdo ou mesmo que uma boa posição nos resultados orgânicos do Google. A volta das comunidades pode alavancar nossas visitas.

Google+ Comunidades

O que falta no Facebook e ainda falta no Google+ é justamente essa possibilidade de integrar ainda mais as pessoas que nutrem interesses por um assunto semelhante ou buscam uma fonte de pesquisa direta junto às pessoas que querem compartilhar algo.

Agora o Google+ está prestes a introduzir Comunidades, estilo Fórum, como podemos ver no vídeo abaixo que acabou de ser publicado na conta oficial da Google no Youtube.

Penso que esta pode ser a mudança necessária para o Google+ realmente disputar espaço com o Facebook, oferecendo um recurso inovador, baseado naquilo que eles já testaram no Orkut e dava muito certo. Por algum tempo as buscas no Orkut por ajuda eram mais intensas do que no buscador. Como a Google está investindo cada vez mais em resultados sociais, significa que podem acertar no caminho escolhido.

Só falta dizer se vão finalmente fechar o Orkut e migrar de vez as Comunidades e pessoas que ainda restam por lá, passando tudo para o Google+ e seus círculos.

O recurso está sendo liberado aos poucos e a Google promete que até o fim do dia (06/12/12) todos terão acesso à novidade.

.

10 Comentários

  1. Mais uma Ferramenta para nos aproximar dos leitores de nossos blogs. Muito bom.

    Mas não acredito que esse recurso falte para o Facebook, pois os GRUPOS que existem dentro da Rede Social faz trabalho idêntico ao das comunidades, e diga-se, são bem mais interativos e integrados.

    Contudo, ganhamos todos nós com os novos recursos aplicados pelas “Gigantes da Web”. E, eu agradeço sempre pelas novidades.

    Responder

    • Discordo…justamente no que mais funcionava nas comunidades , o facebook comeu mosca, que sao os foruns.O forum do orkut era simples porem funcionava, tente acompanhar discussao no facebook, é terrivel quando o topico chega a 200 comentarios por exemplo…

      Responder

  2. Bom, eu estou torcendo para o Google + caia no gosto das pessoas, hehehe! Já tô enjoada do Facebook e, como tenho um blog, achei bem interessante o círculo de amigos do Google + para postar as atualizações e interagir com os seguidores. Tenho tentado convencer alguns amigos de criarem seu perfil lá, mas a maioria ainda é relutante porque desconhece a rede ou simplesmente acha que ter um perfil no Facebook já tá mais do que bom.

    Responder

  3. Se as comunidades seguirem os mesmos moldes das comunidades do Orkut, aí sim, valerá a pena.

    No facebook temos os grupos fazendo o papel das comunidades, mas ainda os acho muito bagunçados.

    De qualquer forma, quanto mais as redes sociais evoluirem, melhor para nós, usuários.

    Parabéns pelo artigo.
    Grande abraço!

    Responder

  4. INFELIZMENTE as comus do G+ parecem ser nos moldes das do Facebook. Uma pena! O MODELO de comunidades no orkut, o modelo de fórum era MUITO mais fácil e organizado que as do FB. Na questão do formato de fórum, nenhuma rede social se compara ao formato das do orkut!

    Os grupos no FB são uma zona! E pelo vídeo as do G+ seguem o mesmo formato. =/

    Responder

  5. Pronto! Já podemos criar comunidades no Google+! O Recurso foi liberado na madrugada e já criei uma rsrs. Sim, os grupos do Facebook estão fazendo muito sucesso, mas espero que com essa novidade as pessoas possam enfim migrarem para o Google+. O Facebook é bom, porém é bem mais lento que o G+ e agora está imponto uma série de restrições para que nós, donos de fãpages precise “promover” conteúdo. Como o Google+ ainda é recente, espero que não copiem isso do Face. Agora resta convencer a galera de que o G+ também é bom rs

    Responder

  6. Pingback: Como criar Comunidades no Google+ para seu Blog - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  7. Olá Marcos Lemos!
    É o primeiro post em que comento, mas leio o seu blog há alguns dias. Você está de parabéns.
    Quando vi que o G+ ia adicionar comunidades, fiquei muito feliz, pois eu continuava no Orkut justamente por causa delas. Mas pelo que pude perceber (não explorei esse novo recurso tao profundamente) o formato esta diferente das comunidades do Orkut, o que para mim é ruim.
    No Orkut a maioria das pessoas usava a conta como sua, quer dizer, algumas colocavam fotos de artistas/desenhos, mas ainda sim era um espaço pessoal. No GooglePlus não, há paginas especificas para variados assuntos (paginas de humor por exemplo) por isso ha não ser que as comunidades se adaptem, vai ficar tipo uma coisa “mais do mesmo”.
    Em resumo, não achei a novidade ruim, mas acho que a equipe da Google devia rever o modo como ela vai funcionar. Torço para que dê certo.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.