Google+ Widget de atualizações para Blogs

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Para disputar com o Facebook a Google lançou o Google+ com o propósito de ser uma rede social mais completa e eficiente, justamente por integrar seus melhores produtos e serviços. Agora estão surgindo os primeiros Widgets (gadgets, elementos de páginas) para você adicionar em seu blog. Se você já tem um perfil no G+, que tal exibir suas atualizações na página do seu blog a atrair mais seguidores?

Não podemos ignorar a força da Google e participar de uma rede social criada por eles (Já podemos abandonar o Orkut?). O Google+ veio com toda força e com ótimos recursos para blogueiros que querem ampliar sua interação com seu público alvo:

Vou mostrar aqui como adicionar um Widget (elemento de página) com as suas atualizações mais recentes no painel do Google+, usando esse recurso para atrair mais seguidores. O modelo é como está aqui abaixo, com o meu perfil:

Para adicionar esse recurso em qualquer parte do seu blog, basta acessar a página desse API no seguinte endereço:

http://gplusapi.appspot.com/

Ao entrar você verá a página com as opções de customização da janela com várias opções de cores, definição da quantidade de exibições e a largura do elemento de página para se ajustar melhor ao layout de seu blog:

Página do Google+ Widget para Blogs

É preciso adicionar o número da ID de seu perfil onde está marcado de rosa (1.). Esse número fica visível quando você acessa sua página de perfil do Google+ e pode ser copiado da barra de endereços do navegador, como no exemplo abaixo:

Basta copiar e colar aqueles números no local indicado na página do Widget para que seja exibida as atualizações do seu perfil com sua foto e para as pessoas clicarem e te seguirem.

No passo seguinte (2.) defina as características desejadas. Enquanto define suas escolhas, vá clicando no botão “Show your widget” para ir vendo o resultado ao lado.

Depois que tudo estiver como você quer, basta copiar e colar o código gerado que aparece logo abaixo das configurações (3.), aplicando em qualquer parte do seu blog onde quer ver esse widget funcionando.

.

8 Comentários

  1. Muito legal, ainda bem que a Google não esta perdendo tempo. Porque já estava começando a aparecer alguns scripts assim de terceiros.
    Mas nenhum tão bom quanto esse, além de serem meio pesados.

    Já isso que o Google fez é bem simples de ser instalado.

    Responder

  2. Interessante esse widget.

    Mas o Google Plus ainda não me cativou, especialmente porque eles não aceitam perfis institucionais, apenas pessoais. Acho isso uma besteira, mas enfim, cada um tem sua política.

    Obrigado pela dica, Marcos.

    Responder

  3. Sério, Marcos, no momento eu estou evitando usar qualquer app feito por terceiros para o Google+ por um simples motivo: O serviço ainda está em fase de testes, ou seja beta.
    Qualquer mudanças pode fazer um widget desses parar de funcionar, como já está ocorrendo com alguns.

    Responder

    • Eu gostei desse porque está no servidor de APP da Google e já usa a nova linguagem oficial de APIs do G+. Me pareceu mais confiável.
      Mas realmente há riscos de parar de funcionar ou sofrer modificações indesejadas.

      Responder

  4. Já era hora do Google liberar o widget. Já coloquei no meu blog, mais de maneira que não exibe as atualizações e simplesmente fica a amostra para que os leitores me circulem e sigam os posts.

    Responder

  5. Eu ainda não vi o Google+ decolar. Até por isso ainda não disponibilizei nada em meu blog com relação a ele.
    Tenho conta no G+, mas não vejo um movimento interessante ainda. Vamos ver se ganha força. Acho que deve demorar mais 1 ano ou mais para o pessoal se cansar do Facebook e migrar definitivamente.

    Belo artigo como sempre, Marcos !

    Um abraço.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.