Importância do uso de Feeds para seu blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Recentemente fiz uma pesquisa entre meus leitores de Feed para saber como esses interagem com meu conteúdo e para verificar algumas dúvidas que sempre surgem quanto à qualidade e quantidade de visitas recebidas. Sempre frisamos aqui a necessidade de fidelizar seus leitores e garantir que estes considerem o seu conteúdo relevante e de qualidade para que continuem voltando e acredito que a melhor forma de se ter mais leitores é usando Feed. Vejamos o resultado e análise dessa pesquisa e como isso pode ser importante para seu blog.

Essa pesquisa foi finalizada no mês passado e fiz alguns testes para verificar a interação de meus leitores de Feed para saber como tirar o máximo de proveito. O uso do Feed garante que, aos interessados, o seu conteúdo seja enviado para um “Reader” (leitor de conteúdo) e a pessoa possa ver as atualizações de todos os seus sites e blogs preferidos de uma única vez sem precisar ir a cada um dos sites.

Recomendo a leitura de:

E considere assinar (gratuitamente) o Feed do [ Ferramentas Blog ] e ler nossos atualizações diárias que vão te ajudar a melhorar seu blog.

Percebi nos testes que fiz que, à medida que cresce o números de assinantes de Feeds aqui no [ Ferramentas Blog ], o número de visitas cresce mais. E há uma única explicação para isso que já adianto aqui como a conclusão da pesquisa feita:

– Os leitores de Feed continuam voltando ao blog para ler mais e interagir mais com o conteúdo, deixando comentários (por exemplo).

Isso diminuiu a taxa de rejeição dos artigos e das páginas do blog e ajuda na avaliação de quais artigos são mais relevantes e quais temas agregam mais valor e qualidade ao conteúdo, sendo considerados mais relevantes para o seu público alvo.

Não dá pra entrar em detalhes sobre “taxa de rejeição” e em como avaliar esses resultados de estatísticas aqui. Mas temos artigos sobre esse assunto que podem te ajudar na análise de resultados de seu blog também:

Os resultados da pesquisa.

A motivação da pesquisa foi a dúvida levantada por muitos sobre se não se perde visitas, se as visitas não diminuem ao oferecermos nosso conteúdo completo nos Feeds e se isso não diminui o interesse do leitor em ir até a página do site.

A bem da verdade é que os leitores de Feed se tornam mais exigentes quanto ao que vão ler. Isso nos obriga, como autores e editores de blogs, em escrever mais e melhor para atrair a atenção e manter o interesse do nosso público alvo. E temos que levar em consideração o seguinte: se a pessoa teve interesse em assinar seu conteúdo é porquê o considera relevante e quer ler tudo o mais que você puder oferecer.

Seu objetivo enquanto blogueiro é ter leitores fieis e interessado.

E os gráficos da pesquisa provam isso, especialmente nas respostas de uma parte.

Foram feitas apenas três perguntas:

  1. Você lê os artigos do [ Ferramentas Blog ] com que frequência?
  2. Com que frequência você abre um artigo no site diretamente?
  3. No geral, qual nota você daria para os artigos do [ Ferramentas Blog ]?

Resultados da Pergunta 1.
Você lê os artigos do [ Ferramentas Blog ] com que frequência?

 

grafico1

Percebemos um alto nível de interesse no conteúdo do blog, o que se era de esperar já que as pessoas só vão assinar o Feed de sites e blogs que querem sempre mais informações. O que me chamou mais a atenção quanto a este resultado é que mais da metade lê as atualizações diariamente, o que condiz com minhas expectativas já que sempre publico ao menos um artigo por dia.

Então a taxa de leitores diárias é alta e a rejeição é aparentemente baixa – aparente, pois não dá pra saber se as pessoas lêem o artigo por completo e se clicam em outros artigos relacionados.

Resultado da Pergunta 2.
Com que frequência você abre um artigo no site diretamente?

Essa é a questão que mais tive interesse exatamente por ter tantos assinantes e para saber o quanto isso influencia nas minhas estatísticas de visitas diárias.

 

grafico2

Consigo bom retorno de visitas daqueles que me lêem por Feed no que é mais importante: para que continuem lendo outros conteúdos e não apenas as atualizações. Note que 50% dos meus leitores responderam que vão à página do Blog para ler assuntos relacionados ao novo artigo. E boa parte (27%) vai ao blog quando deseja deixar comentários; e outros 15% sempre vão ao blog, mesmo se leram o artigo atualizado.

A justificativa disso é que em praticamente todos os meus artigos sempre coloco links relacionados, indico leituras que aprofundam o tema, o que exige que os leitores cliquem e visitem a página de um outro artigo e pesquise mais sobre o tema debatido.

Essa é uma boa dica: sempre interligue seus conteúdos.

Resultado da Pergunta 3.
No geral, qual nota você daria para os artigos do [ Ferramentas Blog ]?

grafico3

Claro que eu precisava de uma avaliação da qualidade de meus artigos e era de se esperar um bom resultado, já que meus leitores mais fieis são aqueles que assinam meu Feed. A nota “1”foi dada por mim mesmo apenas para controle, num teste que fiz do formulário.

Mesmo assim não há com o que me gabar, nem ficar acomodado, pois para que esses números melhorem é preciso também estar sempre atento à qualidade de meus artigos e na ampliação dos serviços prestados.

Conclusão.

Ter assinantes de Feed é uma ótima ferramenta para medir a qualidade de seu trabal
ho, mas isso exigirá mais de você para que esses leitores continuem fidelizados a longo prazo. Divulgar seu Feed e oferecer conteúdo de qualidade e relevante para o seu público alvo é a única forma de gerar mais visitas consistentes. Exatamente por isso é que sempre damos importância à qualidade dos artigos e enfatizamos a importância do conteúdo para que seu blog cresça e dê resultados.

Invista tempo em seus artigos e preocupe-se com o interesse de seus leitores para tê-los fidelizados e voltando ao seu blog sempre. Recomendamos que ofereça o Feed completo, pois o resumo ou uma parte pode diminuir o interesse de seus visitantes e limita a ação dos links internos ao conteúdo.

.

4 Comentários

  1. Oi, Marcus!

    Parabéns pelo post. É uma verdadeira aula sobre o uso do feed. Bom, se me permite colocar a minha opinião, já tive a experiência de oferecer o feed completo e reparei que os leitores que recebiam o feed dessa forma (seja por e-mail ou por leitor do PC) pararam de acessar o blog. Depois que mudei para a sinopse, eles ficavam curiosos e voltaram a clicar de novo. Bom, foi uma experiência minha. Particularmente, acho muito ruim qdo gostamos de um blog e ele não tem feed.

    Abraço,

    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    Responder

  2. Colega
    Pesquisando para construir meu primeiro blog, tive a grata satisfação de encontrá-lo.
    Além de sua reconhecida capacidade didática, identifiquei-me com seus princípios e conceito de vida. Acredito que os mesmos estão latentes em seus comentários e propostas de compartilhar o crescimento.
    Parabéns.Pretendo aprender e concretizar muito, motivado por sua postura.
    Coloco-me a disposição. Sou palestrante motivacional e pesquisador-desenvolvedor de Energias Limpas de Baixo Custo.

    Responder

  3. Pingback: Como Blogar de forma Eficiente | [ Ferramentas Blog ]

  4. Oi Marcos, muitos de meus leitores têm reclamado a mim sobre uma forma de acompanhar cada post/artigo sem ter que voltar neles e clicar novamente .
    Pesquisei, pesquisei para inserir esta possbilidade no blog e parece que não existe mais feed para comentários de posts/artigos individuais, é verdade isso?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.