Integrar Google Analytics ao Webmaster Tools

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Relatórios e estatísticas são um vício de todo blogueiro. A grande maioria fica presa aos números de visitas e nada mais. Depois de um tempo aprendemos que há outros números mais importantes que a quantidade de visitantes diários. Entre esses números, os mais relevantes são os que nos ajudam a melhorar a indexação do Blog no Google e como analisar nosso desempenho. Para facilitar isso o Analytics pode ser integrado ao Ferramentas para Webmasters da Google (Webmaster Tools).

Fazer download do e-book Como Ganhar Dinheiro com Blog

O que são Analytics e Webmaster Tools?

Para quem não conhece esses dois serviços da Google ou não se aprofundou tanto, aqui vai uma visão geral.

Com o novo painel do Google Analytics, muitas novidades e melhorias vieram juntas, especialmente com relatórios integrados a outros serviços e um aprimoramento nas análises dos dados, tornando este serviço ainda mais eficiente e completo:

Outro serviço extremamente importante (talvez o mais importante para blogs e sites) é o Webmaster Tools – Ferramentas para Webmasters – da Google também. Esse é o serviço que nos ajuda na manutenção da indexação do conteúdo do blog nos resultados orgânicos da Google. O mais comum é usar esse serviço para enviar o sitemap do Blog, só que ele é bem mais completo que isso.

Interligando os dois serviços

Para interligar os relatórios e ficar mais fácil acompanhar tudo, há um menu no Google Analytics que junta os serviços e facilita o entendimento dos dados recolhidos no Webmaster Tools. Desse modo você não precisa ir em dois lugares diferentes e aprende a observar mais informações para melhorar seu blog.

Entre na sua conta do Analytics normalmente, já na nova interface, e acesse o painel de relatórios do seu blog, como você já faz quando quer acompanhar as estatísticas de visitas. Vá ao menu “Fonte de tráfego”, depois escolha “Otimização de mecanismos de pesquisa” e “Consultas”, como na imagem abaixo:

Ao clicar no botão “Configurar o compartilhamento de dados…” você será direcionado para a página de configurações para ativar o serviço. Edite as informações, se for conveniente, e clique no botão “Aplicar”.

Certifique-se de que os dados correspondem à conta que deseja integrar. E ao clicar no botão de aplicar, uma mensagem verde de “Êxito” aparecerá no topo se tudo estiver certo. Também verá que apareceu uma lista de “perfis habilitados”.

Agora é só voltar ao painel de “Relatórios padrão” para acompanhar também esses dados. você verá inclusive mais opções de palavras chave e quais podem ser mais relevantes e importantes para seu blog e dados geográficos mais precisos sobre a origem dos visitantes vindos das buscas.

6 Comentários

    • Não.
      O “not provided” se refere às buscas dos usuários que estão navegando logados no Google. A navegação é segura e não envia os dados do usuário. Infelizmente nào há meios de contornar isso.

      Responder

  1. Olá Marcos!

    Tenho uma conta para o analytics e outra para o webmaster tools, as duas são gmail. É possível integrar as duas contas?

    Atenciosamente,
    Adriane.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.