JetPack: O super plugin para WordPress

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Já repeti isso diversas vezes: a vantagem do WordPress.org é que praticamente tudo pode ser resolvido com a instalação de um plugin. Aqui vou apresentar um super plugin desenvolvido primeiro para o WP.com e que agora disponibiliza recursos fáceis e importantes para um blog de qualidade. Nesse plugin temos estatísticas, ícones sociais, widget par twitter e muito mais. Conheça o JetPack!

Jetpack-logo-wordpress

Fazer download do e-book Como Ganhar Dinheiro com Blog

Este é um plugin que reúne uma série de funcionalidades num único pacote. Foi lançado inicialmente para turbinar (uma mochila a jato) o WordPress.com (versão do WP que não precisa de domínio ou host). Oferecia aos usuários do sistema mais simples a possibilidade de incrementar seus blogs de forma simples e semelhante aos plugins do WordPress.org (versão que precisa de domínio e host).

Agora foi feita uma versão do JetPack compatível com o WP.org e disponibilizada para facilitar a implementação de recursos básicos, mas importantes para todo blogueiro.

jetpack-tela-ativado

Faça o Download aqui: http://jetpack.me/. Ou você pode instalar o plugin diretamente pelo seu painel, clicando no menu “Plugins” ~> “Adicionar novo” e buscando o termo “JetPack”.

Para usar o plugin depois de instalado você terá de validar seu acesso a uma conta no WP.com – sim, isso mesmo! Você terá que ativar uma conta no WordPress padrão para que tudo funcione, especialmente as estatísticas.

Quando termina a instalação você verá uma mensagem sugerindo que você se conecte ao WordPress.com, como na imagem abaixo:

jetpack-wordpress-conectar1

Aí você terá que fazer login numa conta preexistente ou criar uma nova. Feito isso é só autorizar o acesso do JetPack à essa conta e integrar com o seu painel do WP.org.

jetpack-wordpress-conectar2

Feito isso seu plugin já estará funcionando 100%. O novo menu do JetPack está logo abaixo do “Painel”. É lá que você ativa os recursos individualmente. Meu preferido é o “Estatísticas” que adiciona no painel os dados das visualizações de página do seu blog, origem das visitas e palavras chaves mais procuradas.

Também é bem fácil adicionar botões de compartilhamento no rodapé dos posts, que integra Twitter, Facebook, email e vários outros. O mais interessante deles é o “Gravatar Hovercards” que exibi um pequeno cartão de apresentação na foto das pessoas que deixam comentários no seu blog, se elas têm conta no Gravatar (Saiba mais sobre Gravatar aqui).

jetpack-gravatar

Tudo é bem simples e praticamente automático. Você pode configurar segundo suas necessidades e só ativar o que achar melhor usar em seu blog. Os desenvolvedores do JetPack prometem mais recursos ao longo do ano, o que significa que ele ficará melhor ainda. Vale a pena instalar e usar.

Outros plugins e recursos para WordPress:

44 Comentários

    • Vinícius,
      Alguns pessoas acham super fácil usar o WP.
      Eu acho muito vantajoso, mas isso depende das suas necessidades. Você quem tem que saber qual sistema te atende melhor.

      Responder

  1. Marcos, vc está me deixando louco pelo WordPress!

    A cada post sobre o WordPress eu me apaixona mais por essa incrível ferramenta!

    Então estou quase migrando, mais você acha que é bom começar um blog do zero direto no WordPress, sem nenhuma garantia?

    Ao aguardo!

    Responder

    • @Luis,
      tudo depende de seus objetivos.
      Se você acredita no potencial do seu blog e/ou quer investir nele a longo prazo, pode ser interessante ir direto para o WP.org. Mas o Blogger pode atender suas necessidades sem problemas. Como disse, depende de muitos fatores.

      Responder

  2. Se vocês preencherem corretamente os campos no Gravatar, editando seu perfil e etc. Vocês ainda podem aparecer com a descrição igual a minha onde aparece até os icones de redes sociais e muito mais xD

    Responder

  3. Por algum motivo o santo do Jetpack não bate com o do meu blog/template. Quando eu o ativo, dá erro na paginação, por exemplo, ao clicar na página 2 dá erro 404. Pfff. Não que eu tenha procurado muito, mas não vi mais gente com o mesmo problema. Bem, paciência, ignorei o stats e fico só no analytics, embora sinta muita falta do primeiro. =/

    Responder

  4. Olá, marcos
    Muito bom seu tutorial!
    Inicialmente, gostaria de parabenizar pelo blog e gostaria de fazer um pedido.
    Será que você poderia fazer um tutorial sobre o plugin social “Gigya” ?
    me parece um bom plugin com ótimos recursos, especialmente pra aqueles que querem integrar totalmente seu blog/site com as redes sociais!

    Procurei sobre, porém só achei tutoriais pobres e com pouca informação!

    Um abraço!

    Responder

  5. Pingback: Como saber quais os artigos mais visitados de seu blog? | Quero Criar um Blog

  6. Pingback: Formulário de Contato Jetpack para Blogs no WordPress | [ Ferramentas Blog ]

      • é mesmo… pra mim tá aparecendo isso tb.. oferece os planos pra pagar.. não cliquei.. só que não sei como cancelo isso.. se eu desinstalar o jetpack e instalar de novo será que adianta?

        Responder

  7. Eu não gostei, meu site ficou extremamente lento quando habilitei as estatísticas de visitantes e agora não sei desabilitar isso, então para não ficar sofrendo com lentidão nos acesso optei por desabilitar o JetPack e usar outros meios que não sejam por plugins.

    Responder

  8. Pingback: Como usar contador de visitas no Blog

  9. Plugin não funciona Código do erro: -32300 , já troquei de tema , desativei todos os plugins , mas o erro continua , o problema é quando utiliza a função publicize

    Responder

  10. Eu estou tendo um problema no meu site, estou tentando ativar ele e da a seguinte mensagem
    “Seu site precisa ser acessível ao público para usar Jetpack: site_inaccessible” e não sei o que fazer, porque os outros sites que eu tenho todos estão funcionando o jp sem problema nenhum, é bom de mais, e agora fui usar no meu principal, e deu isso, =\, e ja pesquisei como resolver e sempre caio nas mesmas respostas q não me levam a uma solução!

    Responder

  11. Pra mim esse plugin é o único que não posso parar de usar , as estatísticas são o ponto forte desse plugin, para quem não quer gastar com CDN o photon também é uma grande escolha , eu não uso por já estar usando cloudflare ,mas pra quem não usa nenhum cdn é uma mão na roda.
    Em relação a perder desempenho no site eu acho que é mito , eu já testei meu site várias vezes com jetpack e sem jetpack e não vi diferenças significativas , usei para isso site como pingdom e webpagetest.
    E o melkhor de tudo desse plugin é a lista de assinantes , quando plubico algo novo todos os assinantes recebem um email com o novo artigo , e isso sem o custo dos plugins pagos .
    Em resumo não vivo sem jetpack

    Responder

  12. Eu utilizo esse plugin no meu blog WordPress, pois ele tem diversas funcionalidades interessantes. A que mais gosto do plugin Jeckpack e a função de compartilhar automaticamente o artigo publicado em diversas mídias sociais. Outra função interessante é a capacidade de monitorar o site quando ele sai do ar.

    Responder

  13. Eu já possuía o CDN Photon (que vêm no Jetpack) através do WP Fastest Cachê (que também têm) acabei de instalar o Cloudflare (que dizem ser um CDN mais completo)

    É preciso desativar o Photon, para não bugar o WP?

    Desculpe pela pergunta fora do tópico.

    Abraço

    Responder

  14. Sempre que ativo o Jetpack, dá um erro qualquer depois de alguns largos minutos e desconfigura todos site, titulos, tipos de letras e muito mais… não consigo descobrir qual o erro.

    Responder

  15. Ola bom dia , olhando pelo site no wordpress, ele me apresenta 414 assinaturas , porem quando eu vou verificar quem são , apenas aparece 8 , como saber quais são os outros ?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.