KeyWord Tool – Ferramenta para Palavras-Chave

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

keywords-palavras-chave Não é possível manter um blog de qualidade nem escrever artigos eficientes do ponto de vista das técnicas de SEO ou relevantes, seja para os mecanismos de busca e para as pessoas que vão ler, sem uma boa pesquisa por palavras-chave e o uso eficiente delas. Você precisa conhecer as palavras-chave mais importantes para o seu blog e seu conteúdo para gerar mais visitas e melhorar a qualidade de seus artigos. Veja aqui uma ótima ferramentas para essa pesquisa.

Já tratamos aqui desse assunto em outros artigos, mas é sempre bom rever alguns processos na criação de conteúdo de um blog. Pesquisar e ler muito é fundamental, especialmente para se manter atualizado e para que seu blog não se perca em seu nicho escolhido.

Complemente a leitura desse tutorial com os seguintes textos:

Assine nosso Feed para acompanhar nossas atualizações (Gratuitamente).

Usando o KeyWord Tool do Google AdWords.

A Google oferece uma página onde podemos pesquisar a frequência e quantidade de vezes em que uma palavra ou frase, e até um conjunto de palavras e frases, são pesquisadas por períodos (normalmente de 30 dias) em seu mecanismo de busca, o Google. Com isso é possível saber quais são as palavras-chave de seu nicho mais pesquisadas no Google.

Se bem usada, pode te ajudar a escrever artigos mais eficientes do ponto de vista das técnicas de SEO e colocar o seu blog e seu conteúdo melhor posicionados nos resultados orgânicos.

Google KeyWord Tool
https://adwords.google.com.br/select/KeywordToolExternal

keyword-tool-painel

Verifique o idioma da pesquisa. Em seguida digite uma ou mais palavras/frases de seu interesse. Será preciso fazer a verificação de caracteres, mas será apenas na primeira vez que você fizer uma pesquisa. Depois é só clicar no botão “Obtenha sugestões de palavras-chave”.

Recomendamos que se faça a pesquisa de uma palavra ou uma frase por vez, deixando marcada a caixa de “Use sinônimos”. Isso deixa o mecanismo mais livre em sugerir os resultados mais buscados que têm relação com a palavra que você digitou.

Essa ferramenta é usada pelos anunciantes que contratam o serviço de publicidade da Google, então mostra um resultado para o tamanho da concorrência para as palavras buscadas. Esse dado pode ser ignorado e é importante ver apenas alguns.

keyword-tool-volume

Então, na imagem, dou destaque à coluna que devemos observar: Volume de pesquisa global mensal”. Ou seja, a média mensal de buscas feitas por aquelas palavras pelas pessoas no Google.

No exemplo estamos usando a palavra “Pescaria” para descobrir quais as palavras-chave mais eficientes. “Pescaria” tem o resultado de uma média de 201.000 buscas mês. Comparadas com as demais é uma boa média e é uma palavra com um grande potencial.

Se usada em artigos e textos, bem como em títulos e tags de imagens e em marcadores de conteúdo, juntamente com “pescar”, “pesca” e “pescaria pantanal” pode ajudar a definir bem o meu nicho de atuação.

Mesmo assim, vale lembrar que certas palavras-chave têm uma grande concorrência, tem sempre muitos outros sites buscando indexação nas mesmas palavras e pode ser difícil conseguir se destacar nesse meio. Uma boa estratégia seria ir em busca das palavras médias e investir nelas mais que nas palavras de grande peso, mas sem abandonar as palavras mais fortes.

Isso dá um equilíbrio ao seus artigos e te mostra um caminho alternativo para conseguir mais público, sem precisar bater de frente com seus concorrentes e correr o risco de perder a briga.

Outra coisa a levar em consideração é, se rolar a página de resultados, verá uma outra lista de palavras-chave relacionadas: “Palavras-chave adicionais a serem consideradas – classificado por relevância”. O Google oferece uma lista de palavras que são consideradas relevantes se somadas às palavras-chave citadas anteriormente. Essa é uma boa ajuda para tornar seus artigos mais eficientes e apontar caminhos de indexação. Isso agrega valor ao seu conteúdo e mostra outros caminhos para melhorar a qualidade de seus artigos e dar direções de como atuar de forma mais eficiente.

keyword-tool-relevante

As palavras-chave classificadas por relevância têm a ver com a forma que as pessoas agem ao fazer uma busca. O Google cataloga isso e determina quais resultados somados são mais eficientes.

Dessa forma, se você escolheu como palavras principais, seguindo o exemplo aqui, “Pescaria” / “pescar” / “pesca” / “pescaria pantanal”, pode agregar valor ao seu conteúdo e seus artigos tratando de assuntos relacionados usando também “iscas artificiais” / “peixe” / “ecoturismo” / “camping” como um reforço para melhorar sua indexação.

Aqui dei apenas um exemplo rápido e sem muito aprofundamento. Vale lembrar que é bom avaliar o que seus concorrentes estão fazendo e para quais palavras-chave eles estão bem indexados para você poder delimitar bem a sua área de atuação. Invista tempo em pesquisa e leitura e tenha paciência para ver os resultados, que são sempre a longo prazo, mas muito satisfatórios se bem feito esse trabalho inicial.

Aos poucos você vai se familiarizando com seu nicho e descobrindo o

que dá mais resultados para agir de forma mais natural  e sem depender tanto desses mecanismos, mas sem dispensar seu uso. Para que isso se torne algo natural é preciso ler muito, pesquisar muito e escrever muito. Conhecer o seu visitante é fundamental, especialmente para saber o que ele quer e para você oferecer exatamente isso.

Mais artigos complementares relacionados:

Assine nosso Feed para acompanhar nossas atualizações (Gratuitamente).

.

20 Comentários

  1. Ok, muito bom, mas também é importante que após sabermos o volume pesquisa mensal, irmos com a mesma palavra até a pesquisa google, que vai nos fornecer o seguinte Resultados 1 – 10 de aproximadamente 33.100.000 para pesca (0,13 segundos), que indica que mais 33.100.000 outros sites estão concorrendo conosco nesta palavra-chave.
    Se estiver enganado por favor me avisem.
    abraço

    Responder

  2. @Cidade do Oriente,

    Exatamente.
    Mas não é tão grande assim. Esse número é referente à quantidade de conteúdo indexada pelo Google.
    Isso dá a dimenção que será concorrer com tantos outros e quanto vale investir em certas palavras mais que em outras.

    Responder

  3. Cuidado Marcos, copiar e colar imagens também é plágio….

    Dica: Crie e faça as suas próprias imagens, utilizando sempre programas (softwares) com licença originais. Vamos acabar com o plágio e a pirataria, ok? abraços…

    Responder

  4. @ Amigo acima do "Formação Profissional",

    Sobre as 4 imagens usadas nesse tutorial.
    – A primeira eu busquei no Google Imagens que só disponibiliza imagens quando são de reconhecido domínio público ou não estão protegidas por Direitos Autorais explícitos.

    – As outras 3 imagens foram criadas por mim mesmo a partir das janelas da ferramenta citada. Segundo a Política de privacidade da Google, não há impedimento para que se use imagens de suas janelas de serviços.

    Portanto, todas as imagens usadas aqui ou em qualquer outra parte deste blog seguem as leis rigorosamente.

    Responder

  5. Caro Marcos, Achei muito interessante este seu artigo. Ele servirá para balizar as postagens de assuntos mais pertinentes.
    Um abraço
    Eduardo

    Responder

  6. Pingback: Aprimorando seu Blog nos Finais de Semana [Estratégias de crescimento] | [ Ferramentas Blog ]

  7. Pingback: Como Blogar de forma Eficiente | [ Ferramentas Blog ]

  8. Pingback: Não dependa apenas do Google [Investir em outros Buscadores] | [ Ferramentas Blog ]

  9. Pingback: Dia 10: Pesquisando Palavras-chave para seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

  10. Marcos, tudo bem? Qual seria a quantidade de pesquisa mensal de uma palavra-chave para ela ser considerada importante? No artigo você disse que 200.000 buscas por mês “tem potencial”. E quanto às palavras-chaves que têm somente 20.000 ou 2.000 buscas por mês? Você consideraria estas ou desprezaria? Qual seria a faixa de corte?

    Responder

    • Valter,
      Isso é difícil de saber, pois depende de cada nicho. você terá que saber quais palavras são mais importantes para o seu nicho e qual o público potencial para definir o que é melhor investir.

      Responder

  11. Pingback: Como Escolher ou Trocar ou Corrigir a URL do seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

  12. Pingback: Desenvolvimento Profissional de Blogs por Marcos Lemos

  13. Olá Marcos, parabéns pelo Blog. Estou me tornando seu fã de carteirinha.

    Se me permite acrescentar mais informação ao artigo, como ele é de julho/2009, a ferramenta “keywod tool” do Google, sofreu alterações e hoje ela possui ainda mais recursos.

    Recursos adicionais:
    Filtros: locais, idiomas, dispositivo
    Filtro: Incluir termos (mostra resultado somente com os termos)
    Filtro: Excluir termos (mostra resultado sem os termos)
    Filtros: ampla, exata, frase

    Um abraço e SUCESSO!

    Responder

  14. Vou adotar essa dica nos próximos posts que escrever e estudar o resultado. Já vejo um aumento de visitas no meu blog a longo prazo.

    Mais uma vez, muito boa a dica.

    Responder

  15. Não conhecia essa ferramenta. Sempre tentava colocar algumas palavras-chaves, mas nem sempre colocava mais de 3, seu blog é ótimo e tem me ajudado a amadurecer como blogueira.
    Obrigada pelas dicas e parabéns pelo incrível trabalho!

    Responder

  16. Pingback: Entenda o que é e como criar um blog de nicho de sucesso

  17. Pingback: Como Criar Um Blog De Nicho Para o Sucesso – Dicas

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.