7 maneiras de Ganhar Dinheiro (monetizar) seu Blog sem usar Banners

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Muitos blogueiros gostariam de ganhar dinheiro com Blog, mas não querem poluir o layout com muitos banners e imagens de anúncios. Além de ocupar espaço na estrutura do Blog, podem deixar seu blog pesado e pouco amigável para os visitantes. Eu mesmo sofro um pouco com isso. Mas existem maneiras bem eficientes de monetizar seu blog sem exibir Banner de anunciantes e ainda ser lucrativo.

Certa vez publiquei um artigo sugerindo justamente que os blogueiros retirassem por um tempo os banners e anúncios de seus blogs como forma de melhorar a monetização e aumentar os ganhos. Pode parecer estranho para alguns, mas é viável até para descobrirmos formas alternativas de ganhar dinheiro com blog.

Se você não gosta de banners espalhados por seu layout e acha que eles podem prejudicar o seu blog, saiba que existem formas de continuar ganhando dinheiro com seu Blog e, em alguns casos, pode até render mais.

Aqueles que já usam banners e querem migrar para uma monetização mais “limpa” em seus blogs, minha sugestão é que façam essa mudança aos poucos para não parar de ganhar. Segue minhas sugestões e se você tiver outras ideias, comente abaixo.

Aqui também tem um vídeo que falo sobre 5 maneiras de monetizar o Blog sem usar banners. Um complemento para o texto que segue abaixo.
E se você alguma vez já se perguntou por quê não tem resultados, leia: Por que você NÃO Ganha Dinheiro com seu Blog?

1. Escreva artigos patrocinados

Usando sua habilidade de publicar conteúdo e a fidelização de seu público, invista na produção de conteúdo patrocinado, oferecendo espaço para empresas, serviços e produtos em forma de review dentro do conteúdo do seu Blog.

Procure agências e empresas relacionadas ao tema do seu blog e ofereça o Mídia Kit, apresente-se e deixe seu blog à disposição. Esta é uma forma muito procurada pelas empresas atualmente e fala mais diretamente ao público.

2. Publique reviews de produtos

Entre para programas afiliados de lojas e outros que permitam o uso de links diretos e paguem comissão por venda. Use esse recurso para escrever sobre produtos e recomendá-los para seus leitores. Alguns Afiliados chegam a pagar ótimas comissões, acima de 5% até 25% ou mais por uma venda. Indiretamente você produz conteúdo e com algumas vendas pode tirar um bom rendimento.

Ideias para ganhar dinheiro com Blog

3. Venda produtos próprios

Se você for uma pessoa criativa e seu nicho permitir, venda seus próprios produtos e serviços para seus leitores. Uma consultoria, um artesanato ou mesmo livros digitais (e-books), pode atrair interessados e gerar boa renda para seu blog.

4. Invista na sua imagem de Profissional

Você pode ganhar mais dinheiro usando seu blog para alavancar sua carreira, destacar-se no mercado de trabalho e ser encontrado por empresas maiores e melhores, que valorizem seu conhecimento e seu espírito de compartilhar conteúdo.

Use seu blog como uma vitrine de si mesmo(a), para ampliar sua rede social profissional, interligando com o Linkedin, por exemplo, usando a internet como uma extensão de sua profissão.

5. Use anúncios contextualizados

Alguns programas afiliados como o The Moneytizer usam formatos de anúncios menos invasivos, inseridos dentro de links no texto do artigo ou mesmo com descrições de imagens. Permitem banners em pop-ups flutuantes que o visitante pode fechar ou tags na lateral do blog que só são abertos se o visitante clicar para abrir e ver o anúncio.

Os ganhos são menores do que a exibição explícita de anúncios como o AdSense, mas pode ser uma solução que não vai afetar o layout e estrutura do seu blog, respeitando as medidas e cores do seu blog, além de dar liberdade ao visitante em escolher ver ou não os anúncios.

6. Venda conteúdo exclusivo

Você também pode criar uma área de conteúdo exclusivo para assinantes do seu blog, separando os visitantes comuns daqueles mais fidelizados e que gostam do seu trabalho e vêem você como uma referência em seu nicho. Se o seu assunto permitir e você realmente se destaca na blogosfera por algo, então sempre haverá pessoas que pagaram para ler mais e ter acesso a algo totalmente único e sempre atualizado.

Seu Blog poderá ter conteúdo gratuito como uma forma de atrair mais assinantes, onde o conteúdo gratuito é apenas superficial e o suficiente para gerar mais curiosidade e interesse em seu trabalho e informações. Você pode criar uma rede de formação de profissionais em sua área de conhecimento assim.

7. Publique para outros blogs

Uma alternativa final: Se o seu Blog não está rendendo bons retornos e visitas a ponto de ser lucrativo ou monetizável, pode ser interessante vender seu conteúdo para outro blog maior ou mesmo integrar o seu blog dentro de outro blog mais relevante em seu nicho que esteja precisando de autores e pague por isso.

Alguns casos, o seu blog sendo absorvido por outro e que tenha melhor estrutura de monetização, pague por novos conteúdos ou mesmo permita que você use banners de AdSense ou programas afiliados. Você ganha as visitas daquele blog, produz conteúdo para ele e o único trabalho que tem é produzir mais artigos.

Por fim você também pode procurar blogs e sites que compram artigos e pagam por demanda. Você passa a ser um blogueiro Freelancer, alimentando outros sites e outros blogs com conteúdo.

.

13 Comentários

  1. Olá Marcos,
    Boas dicas! Acho que vender artigos patrocinados é uma forma muito boa para um blog que tenha um público grande.
    Percebi que a uns dias atrás você estava utilizando o Spider.ad aqui no FB. Porque você tirou? Alguma incompatibilidade?
    Abraços

    Responder

  2. Uma boa ideia é o menu que organiza muito bem essa “poluição”. Não sei se é isso que você se refere na sugestão “6”, quando fala em uma área exclusiva para os parceiros.
    No meu blog tinham duas colunas. Estava organizado mas queria mais limpo. Fiz o menu horizontal e achei que limpou bem. Levei um monte de coisas quer queria para ele. Mas os parceiros (ainda poucos) continuam na coluna.

    Abraços…

    Responder

  3. Muito bom artigo Marcos.
    O que tenho visto em Portugal é que alguns blogs com um bom público começam a pensar em fechar-se para os seus fiéis leitores, isto é, criar uma área VIP onde quem quiser receber todo o conteúdo terá que pagar.
    Sinceramente não acredito que seja uma boa ideia, mesmo para atrair novos seguidores não vai surtir efeito.

    Um abraço

    Responder

  4. Estão são sem dúvidas excelentes alternativas. Na minha opinião, acrescentaria também a esta lista a divulgação de programas de afiliados e campanhas geridas pelos mesmos, por meio de e-mail mkt para a lista de subscritores do blog.

    Abraço!

    Responder

  5. Iniciei uma parceria para escrever postagens sobre equipamentos de áudio e receber uma porcentagem sobre as vendas convertidas através de minha indicação. Uma dúvida que surgiu foi como saberei se meu parceiro está sendo honesto? Uma vez que somente ele tem acesso ao controle das vendas do site…

    Responder

  6. Estou tentando entender ainda essa dinêmica de blogs e gostaria de ver a resposta à pergunta de Fernando…
    Abraços,
    Rita

    Responder

  7. Olá Marcos,
    Você me trouxe muitas coisas novas com este artigo, eu por exemplo não sabia que poderia escrever artigos patrocinados, ainda não havia pensado nessa possibilidade de criar uma Mídia Kit para vender a patrocinadores. A partir de agora vou investir mais na minha imagem profissional e tentar melhorar o meu relacionamento com outros internautas. Gostei também de saber que podemos criar uma área de conteúdo exclusiva para assinantes, eu não tenho ainda esse recurso no meu blog, talvez eu faça isso para testar os resultados. Assim poderei criar um lista de contatos e ter algum lucro com essa lista.
    Muito obrigado pelas dicas

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.