Melhorar posição dos anúncios do AdSense em seu blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Muitos são os fatores que determinam o potencial de ganho de seu blog quando se usa anúncios contextuais como é o caso do AdSense, o mais popular e usado entre blogueiros. Conhecer bem seu layout e os espaços que ele disponibiliza pra colocar anúncios é fundamental e também é importante saber como distribuir esses anúncios em posições que são mais eficientes para gerar cliques.

Participei do Webinar do AdSense, um seminário via web promovido pela equipe da Google responsável pelo AdSense no Brasil – Informativo: Otimização de Anúncios AdSense – Webinar – e pude aprender algumas coisas para melhorar o potencial de ganhos de monetização de meus blogs em que uso o AdSense. Quero aqui mostrar uma parte muito importante que trata diretamente da otimização do posicionamento dos anúncios na página dos blogs.

Melhore o AdSense em seu Blog

Já tratamos disso em outros artigos:

Claro que, tudo o que vamos tratar aqui é válido especialmente para blogs que tenha conteúdo de qualidade. O que mais influencia o potencial de ganhos de um blog é o seu conteúdo, pois é o que atrai as pessoas. Quanto mais visitas, maiores são as suas chances de gerar receita. E, só é possível ter visitas, um blog ou site que tem conteúdo relevante para um público alvo bem definido. Sobre isso especificamente vou tratar em outro artigo, mas já publiquei outros artigos nessa mesma linha que você pode ler aqui:

Mas o que poucos se preocupam é com o posicionamento, a disposição dos anúncios nas páginas. Não basta apenas colocar os blocos de links e anúncios/banners em qualquer lugar e de qualquer maneira e esperar que as pessoas cliquem. É preciso um pequeno estudo e alguns testes para saber onde é mais rentável.

Dobra de páginas.

A começar pelas dobras da página. Toda página de internet está limitada à barra de rolagem e ao espaço que o navegador disponibiliza na janela para exibir o conteúdo do site que você quer visualizar. Veja o exemplo de como o [ Ferramentas Blog ] é aberto usando o Internet Explorer 8, que tem o menor espaço para a página.

janela-ie8

Dobra 1 – sem rolar a página.

 

janela-ie8-2

Dobra 2 – rolando uma vez a página.

Dessa forma, tudo o que aparece na janela dentro da primeira dobra da página, sem que seja preciso usar a barra de rolagem é o conteúdo mais relevante e mais visível. Isso é o que mais chama a atenção de quem chega ao seu conteúdo. Nesta parte é que se deve colocar os anúncios mais largos. Graficamente fica representado assim (imagens tiradas da apresentação do Webinar AdSense Otimização):

adsense-dobra-otimizacao

Onde a cor é mais escura é o melhor lugar para se colocar anúncios e é onde o olho humano, quando entra em uma página terá mais chances de ver os anúncios e clicar neles.

Observe que o melhor é dentro dos artigos, junto ao texto de seu conteúdo. Isso porque é onde a atenção do visitante está mais concentrada, já que quem navega está procurando conteúdo.

Dessa forma é importante ter sempre blocos de anúncios logo abaixo do cabeçalho de seu blog/site, no topo da página, de preferência abaixo do menu horizontal. Bem como é fundamental ter anúncios junto ao texto. Os dois melhores lugares são abaixo do título do artigo ou no final do artigo, mas também é interessante no meio, dentro do texto.

Veja como colocar anúncios dentro de seus artigos lendo esses tutoriais:

As pessoas têm que ter uma opção de navegação em seu blog, até mesmo para sair de suas páginas. Se depois de lerem seu conteúdo e não mais tiverem interesse em continuar em seu conteúdo, as pessoas vão sair ou fechando a janela ou digitando outro endereço. Mas você pode dar a opção de clicarem em algum anúncio que seja relevante para o que ela está fazendo. Se a pessoa optar por clicar em algo, você ganha.

Por isso é muito bom ter anúncios dentro dos artigos. Aqui no [ Ferramentas Blog ] um dos melhores posicionamentos e o que me trás mais retorno é o bloco de anúncios que fica no final dos artigos. Como tenho uma boa taxa de permanência das pessoas em meus artigos, isso significa que muita gente lê meus textos até o final. Quando chegam lá, têm a opção, além de continuar percorrendo a página, de clicarem em algum anúncio ou link relevante para o que estão lendo.

Mas como saber qual bloco de anúncios é mais eficiente e qual o posicionamento é melhor para o seu blog?

Duas coisas são importantes para se ter boas métricas de qual o conteúdo que atrai mais visitas – e com isso tem maior potencial de gerar receita – e qual a posição de anúncios é mais visível em seu tipo de layout.

Para o primeiro caso – páginas que atraem mais visitas – você precisa usar um serviço de análises, como o caso do Google Analytics. Com ele você pode saber quais páginas de seu blog são mais visitadas e qual o tipo de conteúdo é mais relevante para seus visitantes, bem como a origem dessas visitas.

E para saber qual o posicionamento melhor para seus anúncios é usar os Critérios do AdSense. Com isso você pode saber quantas vezes cada bloco foi exibido e a quantidade de cliques que cada um gerou. Fazer v

ários testes com esses critérios é muito bom, pois ajuda a determinar onde se tem mais visibilidade e onde seus visitantes mais olham em seu blog além de seu conteúdo.

Você também pode e deve usar o Google Analytics integrado ao Google AdSense para fazer análises mais completas e definitivas sobre suas visitas e receitas/ganhos. Como as duas ferramentas trabalham juntas nos gráficos do Analytics, você pode ver esses resultados de forma mais objetiva e simples:

Por fim, vale lembrar que isso leva tempo. É preciso gastar algum tempo fazendo testes e análises para se ter um bom resultado com anúncios em seu blog. Paciência e dedicação são fundamentais e os resultados serão satisfatórios a médio e longo prazo.

.

5 Comentários

  1. Marcos,
    infelizmente não pude participar do evento, mas li seu artigo e estou satisfeito com o conteúdo apresentado, parabéns.

    Responder

  2. Pingback: Dicas para Blogger Blogspot – Como criar um Blog no Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  3. Pingback: Como colocar anúncios AdSense lado-a-lado com o texto | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.