Migrando Blog do Live Spaces para o WordPress.com

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

windows-live-spaces-logoO serviço de blog do Windows Live Spaces (Espaços) está em fase final e será fechado. Todos os usuários deverão migrar seus conteúdos para o WordPress.com, que também é gratuito, caso queiram continuar mantendo seus blogs no ar. Essa mudança tem data final já marcada e vou mostrar aqui como proceder nessa migração. Você que usa esse serviço já deve ter visto o aviso, então entenda o que deve fazer.

Você não sabe nado do que seja o WordPress.com? Recomendo que leia para entender um pouco sobre esse sistema de blogs gratuito:

windows-live-spaces-wordpress-logo

Dos mais variados serviços do Windows Live, que inclue o Hotmail, SkyDive e o Messenger (MSN), também estava incluído o Live Spaces para publicação em formato de blogs.

Informaram recentemente que este serviço será fechado e abarcado pelo WordPress.com, para onde todos os seus usuários, se quiserem manter seus blog, deverão migrar até março de 2011. Veja o aviso:

migrar-spaces-wordpress-aviso

 

Restam assim apenas 4 opções para quem tem blog no Live Spaces:

  • Ignorar o aviso por enquanto, clicando no link “Não estou pronto…” e continuar usando o serviço até próximo de março/2011.
  • Fazer um backup de tudo o que está no blog, salvando em seu computador. Para isso basta clicar no link “Baixar o blog para o meu PC” e escolher esperar para decidir para onde migrará seu conteúdo.
  • Excluir o espaço definitivamente e abandonar seu blog no Spaces, clicando no link “Ir em frente e excluir o espaço”. Mas isso é definitivo e não tem volta.
  • Ou pode aceitar a recomendação do serviço e migrar de vez para o WordPress.com, mantendo o seu blog e aprendendo a usar uma nova plataforma, um pouco mais completa e com mais opções de recursos, sem deixar de seu gratuita.

Recomendo que siga 2 dessas opções. Primeiro é indispensável fazer um backup do seu blog que está no Live Spaces. Isso te dá mais liberdade de tratar seu conteúdo e escolher o destino dele. Além de evitar sustos caso algo dê errado.

Fazendo o backup do Live Spaces

Ao clicar no link “Baixar o Blog para o meu PC” você será encaminhado para uma janela com as etapas e explicação do processo.

backup-live-spaces

 

Isso não impedirá que continue a usar o serviço até março/2011 nem de migrar em seguida para o WordPress.com. Esta é uma garantia para que você tenha uma cópia de segurança de seu blog em seu computador.

Clicando em “Continuar” será feito o Download de um arquivo compactado no formato .ZIP, chamado “spaces.ZIP”. Nele você terá suas imagens/fotos e textos salvos. Guarde esse arquivo onde for mais seguro.

Migrando para o WordPress.com

tendo uma cópia em mãos, agora você pode passar para a etapa de migração de sistemas, mudar do Spaces para o WordPress.com.

Para começar, clique no link “Começar. Atualizar o meu blog para o WordPress.com!”. São poucas etapas e seu blog estará funcionando na mesma hora e sem perdas.

O Windows Live garantirá o funcionamento dos links, o que evitará perda de visitas e seu público poderá encontrar você no novo serviço sem dificuldades.

migrar-spaces-wordpress-comecar

 

Esse processo só migrará o conteúdo já publicado, as imagens e fotos, incluindo também os comentários nas postagens. Sua lista de amigos, arquivos e outros conteúdos associados a outros serviços do Live, continuarão funcionando como antes.

Passo 1:

Ao clicar em “Continuar”, o processo não tem mais volta e seu blog deixará de existir no antigo modelo passando unicamente e exclusivamente para o WordPress.com.

migrar-spaces-wordpress-passo1

 

Se você já tem algum blog no WordPress.com, pode usar a mesma conta para criar o novo. Se não tem ainda, o Live Spaces criará uma nova conta. Para isso clique no botão laranja “Connect” para começar o processo.

Na janela que abrir basta entrar com sua conta dos serviços Live que você já está acostumado a usar.

Passo 2:

Depois de conectado agora você configurará sua conta no WordPress.com, gerando o perfil de seu blog com uma nova conta. você criará usuário e senha para acessar seu blog no novo serviço.

criar-conta-wordpres<br /> s-spaces

Passo 3:

Agora é hora de escolher no novo endereço do Blog que será algo como:

http://Nome_do_Blog.wordpress.com/

E escolher um nome para esse seu novo blog na nova plataforma.

criar-blog-spaces-wordpress

 

Aqui você também deve escolher se seu blog será público, o idioma padrão e o fuso-horário.

Passo 4:

Do passo 3 para o 4 é que será feita a transferência do conteúdo. Isso pode demorar um pouco dependendo do tamanho de seu blog no Spaces. Assim que o processo termina, seu novo endereço é confirmado:

migracao-completa-spaces-wordpress

 

O antigo endereço de seu blog agora aponta e direciona seus visitantes para o novo automaticamente. Assim você não perde nada e nem precisa sair avisando a todos da mudança. Mas de agora em diante terá que divulgar o novo endereço, já que é ele que está valendo.

Como acessar seu blog no WordPress.com?

Agora, para acessar o seu seu blog é preciso entrar com a nova conta no:

https://pt-br.wordpress.com/

Você criou um nome de usuário e uma senha, então são estes que deverão ser usados. No novo painel você tem tudo em português e é super simples de usar, até mais fácil do que antes e com muito mais recursos.

.

8 Comentários

  1. Oi.. vc que é expert e sempre me ajuda muito com suas dicas, gostaria de saber se no wordpress é possivel incluir uma lista de links e ordenar essa lista conforme for atualizado o site da pessoa (blog)… assim como é feito no blogspot.

    Muito obrigada!
    jacke Gense
    http://www.lightrun.org

    Responder

  2. Hey, e pra quem ainda não recebeu este aviso e já quer usar o WordPrees.com , como fas? vai ter que esperar o aviso para poder mudar do Blog pra o WordPrees e manter tudo do blog antigo?

    Responder

  3. @Jy Souza,
    Sim, o melhor é esperar o aviso e seguir com o procedimento no momento em que o Live Space recomendar a mudança.

    Responder

  4. Olá meu caro Marcos Lemos, parabenizo pelo excelente Blog de dicas. Aproveito para explorar você quanto ao WordPress.com. Vejo que você ajuda muito aos blogueiros do WordPress.org, existe alguma pespectiva de tutoriais para o WordPress.com? eu sou um dos imigrantes do live space, e estou tentando dentro dos meus poucos conhecimentos nesta área, construir e manter um blog simples, assim como foi o meu space.live por alguns anos; entretanto, nós imigrantes, estamos tendo dificuldades em lidar com o WordPres.com, até por que, ele é imensamente superior, com muitas ferramentes interessantes, que requerem ajuda, tutoriais para melhor entendermos suas funcionabilidades, e notamos que quase não existe ajuda; ou se existe ainda não sabemos.
    Um forte abraço.

    Responder

  5. Não falo tanto do WP.com por ser muito limitado.
    O que recomendamos é que use o WP.org (q é pago) ou migre para o Blogger (que é gratuito tb, mas é melhor que o WP.com).
    Tento focar nas ferramentas mais usadas.

    Responder

  6. Pingback: Seu Blog será encerrado no dia 16 de Março | [ Ferramentas Blog ]

  7. Oi Marcos,não sei o que seria de muitos de nós se não fosse você!! Hoje mesmo, você me lembrou que o espaço do Windows Live mail encerra-se daqui a três dias… e eu tinha um espaço, lá, que quase nem estava acessando… então, já fiz a transferência para o WordPress… salva pelo gongo Ferramentas Blog. Obrigada!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.