Minha opinião sobre os outros Metablogs e seus autores

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Não importa o que você faz, sempre, todos nós, queremos fazer melhor, nos superarmos e superar os outros. Quem disser que não quer ser “O Melhor” está mentindo e é alguém estagnado, sem visão. Se começamos algo, então é para fazer bem feito. Este é o lema do [ Ferramentas Blog ]: Para quem busca qualidade! Sempre lutei para estar no topo e é isso o que recomendo a todos: busque sempre ser o melhor.

Leia atentamente o que segue, não tire conclusões precipitadas e dê sua opinião nos comentários.

Não sou o melhor metablog que existe, mas pode apostar que todo dia luto arduamente para sê-lo, pois é isso que dá sentido aos meus artigos diários. Me acusaram de “falta de humildade” ao tecer “elogios” ao meu blog, mas eu chamo isso de “dedicação e esforço” e meu conteúdo está aí há quase quatro anos (2012) para provar que prezo por qualidade. Não sou piegas, nem vou fingir falsa humildade de não reconhecer que meu blog tem sua importância e destaque em meio a tantos outros Metablogs e seus autores. E se quero e busco estar entre os melhore é em respeito aos meus leitores e seguidores.

Metablogs são os blogs que ensinam sobre algum sistema de criação e manutenção de blogs. Os mais comuns tratam sobre o Blogger (Blogspot) e Worpress, publicando sobre códigos, dicas, ferramentas, ajudas em geral que simplificam a vida de quem deseja ter um blog e os metablogs são o “manual de instruções”. O [ Ferramentas Blog ] é um dos mais novos na lista de metablogs (começamos em 2008).

Essa é uma “comunidade” de relações complicadas, mas onde as parcerias precisam ser levadas à sério, pois é assim que aprimoramos nossos conteúdos e podemos oferecer informação de qualidade. E é justamente sobre essas relações e parcerias delicadas que quero tratar aqui. Meu blog não é isolado dos demais e qualquer um que quiser ter um blog precisa saber lidar com as diferenças, entender seus concorrentes e fazer deles seus aliados.

Infelizmente andou-se divulgando coisas que eu não disse sobre alguns blogs e seus autores, que tenho por alta estima e respeito. Não posso classificar quem são os melhores sem dar um juízo de valor, uma opinião própria, e isso eu nunca faria. Considero que meu trabalho aqui na blogosfera precisa de todos, como eles também precisam do que eu faço.

Por isso resolvi fazer uma lista dos metablogs que conheço e sei que vou cometer injustiças ao deixar de citar outros. Para cada um vou dar a minha opinião, mas a ordem em que aparecem não representa uma classificação. Não sou parceiro de todos, mas também não é possível ser amigo de todos. Cada um tem suas preferências e ninguém é obrigado a ser amigo de todos.

Não está na lista o Paulo Faustino, do Escola Dinheiro e Escola WP, pois o foco principal do trabalho dele não é matablogagem. Mas com certeza está entre os que mais respeito juntamente com o Gustavo Fretias.

Blosque.com – Nospheratt

Só posso dizer que esta é a precursora do que conhecemos sobre metablogs, determinou com seu trabalho os parâmetros e forma de criação de conteúdo e serve até hoje como modelo para todos nós. Sem contar que a Nospheratt está entre as blogueiras mais queridas e respeitadas. Graças a ela existem os metablogs em língua portuguesa e os que se dizem metabloggers que não o conhecem, podem escolher outro caminho.

Usuário Compulsivo

Elevou o nível do Blogger e é um dos maiores defensores da plataforma, mostrando-a como alternativa eficiente ao WordPress. Foi o responsável por muitas tendências na blogosfera e rapidamente se tornou o conteúdo mais completo em códigos e customizações para o Blogger até 2010. Hoje é um blog de variedades, mas não abandonou suas origens.

Dicas Blogger – Juliana Sardinha

Ela é o modelo de qualidade que sempre segui aqui no [ Ferramentas Blog ] e a blogueira por quem tenho maior estima e respeito. Seu estilo mais pessoal e menos formal de criar seu conteúdo, conquista os leitores e é hoje a principal referência sobre o Blogger em língua portuguesa. É considerada a grande mestra da blogosfera e poucos conseguem o mesmo nível de seriedade e compromisso que ela tem.

IceBreaker – Sérgio Estrella

Considero meu principal parceiro e é um dos melhores designers de templates para o Blogger. Tem um estilo próprio na criação de conteúdo e detém a melhor metodologia (didática) em tutoriais. Prova que o nível de qualidade de um blog só depende da criatividade de seu autor. Fomos parceiros em alguns projetos e mesmo não publicando tanto como metablogger, tem ótimas iniciativas na blogosfera em outros nichos.

Dicas para Blogs – Fabiano Roberto

Este foi o primeiro metablog que conheci e onde aprendi as bases de muitos códigos. É um dos conteúdos mais completos de códigos para o Blogger e seu foco é praticamente os tais códigos. Provavelmente é um dos mais visitado e vigora entre os mais antigos. O Fabiano é muito discreto na blogosfera, mas ocupa um grande espaço, publicando constantemente há anos.

Templates Novo Blogger – Ariane

Seus templates estão entre os mais conhecidos da blogosfera e dedicou-se em publicar sobre os códigos e customizações de layouts. Tem um estilo bem objetivo e é a fonte de conhecimento de todos que querem desvendar o código-fonte do Blogger. Poucos conhecem a estrutura do Blogger como ela e poucos tem a criatividade que ela tem para criar layouts e templates. Se hoje conhecemos bem os códigos do Blogger, é graças ao trabalho da Ariane.

Dicas e Templates MamNunes – Márcia Nunes

Mais importante que o Blog é a pessoa por trás dele. A Márcia, mais conhecida por MamaNunes faz jus ao nickname e é a grande mãe dos metabloggers. Criadora de templates, foi quem me ajudou na elaboração do meu e com quem aprendi a modificar códigos. Sua simplicidade e carinho com todos é o que nos conquista. Está há algum tempo sem publicar, mas ainda é muito querida e respeitada.

GF Soluções – Gustavo Freitas

Esse é para quem tem WordPress. Acredito que chegou a ter artigos publicados do que eu e tem uma característica que invejo: conciso e objetivo nas palavras; seus artigos e tutoriais são extremamente práticos. Estou descobrindo nele um grande parceiro e muito relevante de se seguir no Twitter. É um grande empreendedor e agora vive exclusivamente de seus projetos e blogs online.

Bloggers – Luan Felipe

Já falei muito do Luan aqui e seu blog tem o carisma que poucos blogueiros conseguem ter. Ainda é menino (adolescente), mas quando crescer é a grande promessa da blogosfera e é o blog que apostei para o ano de 2010. Conquistou o respeito da Juliana Sardinha e chegou a publicar no Dicas Blogger também.

Códigos Blog – Paulo Estevão

Também é da turma dos antigos, desde 2007. É um parceiro recente que descobri e conseguimos desenvolver alguns códigos juntos. Com uma estrutura bem organizada e um layout limpo e fácil de navegar, vem “correndo por fora” crescendo muito e produzindo artigos de muita relevância.

.

Citei apenas 10 e isso me deixará em falta com muitos outros que respeito e admiro. Não gosto de citar tão explícitamente os blogs, que sempre são lembrados e citados de alguma forma em outros posts. Quis aqui apenas mostrar que não tenho nada contra ninguém, nem estou numa disputa por nada. Reconheço a valor de todos e o espaço que cada um ocupa.

Qualquer pessoa que disser que penso diferente disso está mentindo. Nunca falei nada para denegrir nenhum desses blogueiros e sempre os segui como parceiros, tratando-os como amigos íntimos, mesmo que nunca nos tenhamos visto. Não fico com meias palavras, nem preciso fingir nada para ninguém e todos que tiverem algum problema comigo, podem vir e falar diretamente, pois somos todos adultos e podemos resolver qualquer coisa de forma inteligente e civilizada.

.

32 Comentários

  1. Marcos, buscar a excelência deve sim ser um comportamento diário, uma busca contínua.
    E quanto a elogiar seu próprio blog, conhece algum pai ou mãe que não rasgue elogios para sua cria?
    Siga em frente.
    Sucesso

    Responder

  2. Eu só tenho a agradecer, pois tenho aprendido muito com esses metablogs, para melhorar a minha vida de blogueira.

    Responder

  3. Olá Marcos,
    Grande artigo! Isso prova mais um vez que entre os Metablogs existe sim a vontade de ser o primeiro, mas tudo dentro dos limites. Nada de querer passar por cima do outro. Existindo uma amizade entre nós blogueiros.

    Obrigado por citar o Códigos Blog.
    Um grande abraço,

    Paulo Estevão (@pauloestevao)

    Responder

  4. Kaisen! Cada vez melhor, sempre correto nas suas colocações tanto no Ferramentos quanto no Lemos Idéias! Aprendizes que somos temos que seguir os bons. E de vez em quando, meter a colher, mesmo não sendo meta, somos ainda trans… Gostei das indicações, alguns também sigo aqui no meu painel e outros vou conhecer devido ao seu toque. Parabéns…

    Responder

  5. Todos os blogues que você apresentou na lista são realmente muito bons. Não desconhecia nenhum! Muitos deles me ajudaram imenso no processo de criação do meu blog, que também é um metablog de Blogger e WordPress.

    Quem quiser visitar, http://www.jhooblog.com

    E deixo aqui também o meu muito obrigado ao [Ferramentas Blog] e a todos os outros blogues da lista e outros não citados!

    Responder

  6. Para mim, a melhor é a Juliana. O Marcos é o segundo. Só não gosto da cruzada que o Marcos faz contra o plágio. É errado plagiar mas também não é preciso fazer cruzadas.

    Responder

    • Claro que é preciso. Sem impor uma ditadura, claro, mas é obviamente necessário fazer movimentações para evitar o plágio. Não só quando ocorre consigo mesmo, mas também quando ocorre com pessoas conhecidas ou não.

      Responder

  7. Tudo o que eu aprendi, aprendi em alguns desses blogs. Dicas, do Fabiano, Ferramentas e Templates Novo Blogger, sempre recorro a eles.
    Obrigada!

    Responder

  8. sobre o Dicas para Blogs, acho que em vez da palavra foco deveria ter dito que os códigos são meu vicio, sinceramente adoro códigos principalmente os que mostram resultados aleatórios.

    outra coisa interessante é que fala em 2007 como antigos e tem razão, são coisas da internet 3 anos é tempo demais….

    Responder

  9. Sabe o que realmente penso de tudo isso?! Não sou metablog e se hoje tenho um blog, agradeço muitíssimo a "todos" vocês que se dedicam a dar informações de qualidade.
    Além disto, acho que não adianta… Podemos criar zilhões de mundos, seremos sempre nós, os humanos, que não os deixaremos ser bons ou melhores do que o que temos.
    ABÇão Marcos
    MarGGa Duval

    Responder

  10. Oi Marcos. Não vou mais ragar seda, você já conhece minha opinião, mas quero registrar que me sinto honrada por fazer parte dessa lista e ter colaborado de alguma forma para que seu site fosse o sucesso que é, e também, pelas inumeras vezes em que você humildemente me sitou e indicou para outros blogueiros. Obrigada!

    Ah… mas tem gente que se morde de inveja, =P

    Beijo da Mama <3

    Responder

  11. Se tenho um blog agradeço a muitos dos metablogs citados aí, mas sinceramente, e não é rasgação de seda, agradeço a você e ao seu blog, que muito me ajudou, e me ajuda até hoje, então baba filho, nele pois ele merece, é sua criação e é o melhor!!!

    Responder

  12. […]qualquer um que quiser ter um blog precisa saber lidar com as diferenças, entender seus concorrentes e fazer deles seus aliados.

    Eu concordo quando diz que este é um blog de qualidade, mas até quando? Siga em frente, fazer o que né? Estou vendo que você responde bem às críticas, mas quanto aos elogios e as dúvidas?

    Obrigado pela lista de Metablogs, vou dar uma olhada no ambiente. Quem sabe Nospheratt responda às minhas dúvidas. Ou talvez não. Talvez eu precise me acostumar [apenas] a exibir meus comentários de mau gosto. Talvez seja melhor ouvir e ler mais mais do que falar menos.

    Por outro lado seu modo de escrever torna minha leitura prazerosa.

    Responder

  13. @Israel França,
    Entendo sua frustração quando entra em contato e quer uma resposta sobre alguma dúvida. Pode apostar que todos os metablogger querem ajudar da melhor forma possível, mas nem sempre conseguimos atender todos.

    Tb há uma questão prática. Muitas vezes vcs nos perguntam coisas que já respondemos em algum artigo e bastaria que procurasse um pouco mais ou lesse com mais atenção.

    Responder

  14. Marcos,
    fiquei surpreso quando vi o GF Soluções nessa lista…fico muito grato que me tenha nesse nível.
    um abraço e sucesso!

    Responder

  15. Olá, Marcos!
    Acompanho seu blog a bastante tempo e percebo a cada dia, que o seu desejo é de ter um blog legal, relevante como sempre diz. Mas vejo que a intenção, é de que as pessoas que visitam seu blog sejam ajudadas e eu sou um que tenho sido muito ajudado.
    Continue assim, não vejo problema algum em querer colocar o seu blog em um patamar elevado. Aliás, todos aqueles que têm um blog, deveriam querer isso para o seu, senão, pra que ter um?
    Abraço!

    Responder

  16. Realmente é lamentável o que falaram de você…

    Na minha opinião, o seu blog esta entre os principais blogs do Brasil. Isso é incontestável.
    Mas eu tenho certeza que com o seu profissionalismo e dedicação, você não só vai provar, como ja provou que estão errado a seu respeito.

    Aproveito para agradecer o seu trabalho, e peço que continue.

    Pois se não fosse por você, certamente não teria conseguido o meu criar o meu blog e nem ao menos metade das visitas que consigo.

    Responder

  17. Todos os blogs citados realmente são ótimos! eu também gosto do Mundo Blogger da Clau…acho um dos melhores blogs da blogosfera…e também adoro o ferramentas blog é um blog detalhista e simplesmente incrível com artigos que nunca vi em nenhum outro igual.

    Responder

  18. Olá Marcos. Gostei muito da sua atitude em defender seu trabalho dizer que não tem nada contra seus concorrentes. Acho assim como você que devemos sim fazer de nossos concorrentes nossos aliados, pois isso é essencial para o crescimento de um blog. Ainda sou novo na blogosfera e meu blog está apenas gatinhando pela web, me espelho muito em blogueiros de atitude e concerteza todos esses e muitos outros blogs que não foram citados são ótimos.

    Continue sempre com essa qualidade e tenha cada vez mais sucesso.

    Responder

    • Daniel,
      Está na lista aqueles que eu considero os melhores. O BcF tem futuro, mas nem se compara aos citados acima. Além disso, essa lista foi publicada em 2010, muito antes de alguns blogs existirem.

      Responder

    • Hehehe, é por isso que trabalhamos. Para se tornarmos os melhores. E só o tempo mostrará isso para você. Mas dentro de mim, só guardo o respeito e a felicidade de poder ter contribuído para muitos blogueiros. Isso é o que importa no meu ponto de vista. Obrigado Daniel… fico feliz em saber que você acha nosso trabalho útil. Esse sempre será nosso objetivo =).

      Pelo menos sei que há na blogosfera, pessoas que não envolvem amizades e relações pessoais com trabalho. E sei indicar quando um blog está indo bem ou não. Uma boa parte dos citados na lista estão parados há meses. Eles não perdem o reconhecimento, claro que não. Mas é notável que eles já não estão mais no auge como há 2 anos atrás. Triste realidade.

      Mas isso é só uma opinião sua. Mas bonito é ver você rebaixando os blogs, que beleza! “Nem se compara aos citados acima”. Realmente isso é muito bonito. Espero que minha opinião não seja deletada, mas acredito que sim. Então, Boa sorte com seu projeto…

      Até mais.

      Responder

      • Iago,
        Sinto muito se você se sentiu “rebaixado” por não ter sido citado numa lista que foi escrita em 2010, muito antes de seu blog existir. A chance de seu blog ser citado em algum outro artigo do meu blog é mínima, especialmente por você não ter o mínimo de respeito pelo meu trabalho e demostrar isso constantemente na blogosfera.

        Os blogueiros citados acima, mesmo os que estão parados ainda estão melhor indexados que o seu, têm mais visitas que o seu e ainda têm o respeito da blogosfera como você ainda está longe de ter.

        Repito: sinto muito que você se sinta “ofendido” por não ser considerado bom o bastante. Eu tenho o direito de dar a minha opinião e listar quem eu quiser no MEU blog. Você já fez a sua lista e citou quem você quis. Não fui ao seu blog reivindicar que o meu blog fosse citado. Você não citou o meu e eu não reclamei. Acho que este é um bom exemplo que você deveria seguir.

        Para mim, que nem sou considerado “humilde” por você e seus autores, demonstrei mais humildade que você em não reclamar por não ser citado.

        Responder

        • Ah!
          Claro. Excluo os comentários que EU quiser. É o MEU Blog e está na regras da Política de Comentários, onde está descrito que tenho o direito de excluir e moderar os comentários como eu achar conveniente ao meu blog. Ou você já esqueceu disso?

          Obrigado por respeitar o meu direito de dono desse blog.

          Responder

  19. O Ferramentas Blog tornou-se referência no mundo do metablogs, e o Marcos conquistou, com muito esforço e dedicação, um lugar importante na blogosfera brasileira. Sei disso porque acompanho seu trabalho desde o início.

    Além dos metablogs citados neste post, também incluiria os blogs escolas do Paulo Faustino (Escola Dinheiro, Escola WordPress, Escola Freelancer e Escola Criatividade). Não sei se se encaixam na categoria metablog, mas possuem conteúdos de excelente qualidade, e em português, para quem deseja se profissionalizar no mundo dos blogs.

    Responder

    • Rodrigo,
      Com certeza o Paulo não pode ser deixado de lembrar, mesmo não estando na categoria de metablog explicitamente. Ele faz um grande trabalho de formação para blogueiros.
      Também não posso esquecer (a lista é de 2010 e por isso não está citado), o seu trabalho com o Blogosfera Brasil.

      Responder

  20. Olá Marcos,

    Quanto tempo hein!
    Hoje comecei a procurar referências para criar um post sobre Metablogs e encontrei o seu post. Gostei do que li e principalmente os comentários.
    Quero que saiba que gosto muito do seu trabalho. Sempre vi você como uma pessoa séria e profissional.
    Estive parada uns 2 anos sem nem ao menos acessar meus blogs por vários motivos, mas resolvi voltar.
    Estou espantada com o “Boom” de Metablogs que apareceram na internet desde que começamos.
    Muitos blogs de qualidade né.
    Não os considero concorrentes e sim aliados como você mesmo disse. Com eles podemos aprender muito e melhorar o nosso trabalho.

    Grande abraço para você

    Responder

    • Oi, Aurea.

      Fico feliz em saber que você vai retomar seu blog e seus projetos. A Blogosfera precisa de pessoas como você, ainda mais nesse momento de tantas mudanças e melhorias do Blogger.

      Pode contar comigo, sempre!

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.