MUDANÇAS: Blogs no Blogger terão URLs específicas para países

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Desde que o Blogger surgiu, o endereço dos Blogs por padrão é algo como NOMEdoBLOG.blogspot.com sem uma definição da origem geográfica daquele conteúdo. Ao que tudo indica o Blogger vai implementar um sistema de redirecionamento e os endereços dos blogs irão mudar para determinar de qual país ele é. As razões da Google são bem plausíveis e nos próximos dias já veremos a mudança.

A grande maioria dos usuários do Blogger não têm domínio próprio, ou seja, usam o endereço gratuito que o sistema oferece. Isso significa que o endereço principal do seu blog é algo como http://NOMEdoBLOG.blogspot.com.

Note que a terminação não indica o país e é o genérico “.COM”. O que vai mudar nas próximas semanas, segundo a página de ajuda do Blogger, é que agora serão redirecionados para as terminações específicas de cada país. Portanto teremos blogs no Brasil feitos no Blogger terminando o endereço como http://NOMEdoBLOG.blogspot.com.br.

Esse é um redirecionamento para domínio de nível superior de código de país, conhecido pela sigla “ccTLD”.

Cada país e região do planeta tem uma terminação para os endereços de seus sites. O que o Blogger está fazendo é garantir que os blogs hospedados com eles sigam esse mesmo modelo e garanta que cada país siga um padrão próprio.

Para justificar tal mudança o Blogger explicou que isso ajudará a garantir a liberdade de expressão e a publicação responsável. Assim, cada país tendo o seu próprio endereço dentro do sistema do Blogger, também terá políticas de conteúdo adaptadas para a legislação local.

O controle é maior e isso significará que, se um determinando conteúdo for proibido de ser publicado num país, só será bloqueado lá, ficando aberto para o resto do mundo no endereço padrão antigo do Blog, que continua acessível.

Quem tem domínio próprio não será afetado. Ou seja, se você usa o Blogger, mas mudou o endereço para algo como http://NOMEdoBLOG.com.br, essa novidade não afetará seu blog com o tal redirecionamento.

Segundo eles mesmos informaram:

P: Como essa mudança afeta meu blog?
R: Os proprietários não perceberão diferenças visíveis em seus blogs, apenas o redirecionamento do URL para um ccTLD. Os URLs de domínios personalizados não serão afetados.

Já os outros que usam o endereço gratuito e padrão do Blogger, terão o redirecionamento ativado. O endereço sem o final do país continua funcionando. Será como se seu blog tivesse agora dois endereços: um com o final que indica o seu país de origem e outro com o padrão do Blogger. Ao que tudo indica, o redirecionamento só funcionará se você estiver no país de origem do Blog. Para o resto do mundo o endereço não será redirecionado.

Consequências para indexação no Google

A equipe do Blogger garantiu que estão trabalhando para minimizar efeitos de conteúdo duplicado por conta da existência de um novo endereço para o Blog. Isso será sanado pela rel=canonical para determinar qual é o conteúdo principal e ignorar o restante no novo endereço.

Como dissemos, os dois endereços continuarão coexistindo, o que garantirá a possibilidade de acessarmos ainda o endereço sem o redirecionamento de país. Para isso basta adicionar no final dos endereços “/NCR”, ficando algo como http://NOMEdoBLOG.blogspot.com/ncr e você é mantido no endereço principal sem o redirecionamento geográfico.

Mais mudanças no Blogger

Essa é uma mudança muito importante realmente para a estrutura geral do Blog. Não afetará nossa forma de navegar e visitar os blogs, mas garantirá um direito à informação baseada nas leis de cada país, respeitando as mais variadas culturas e seus acordos internacionais.

O Blogger vem fazendo muitas mudanças e se tornando cada vez mais profissional e prático para os usuários, competindo bem a os blogs administrados via WordPress.org (com domínio e hospedagem próprios). Vemos que a preocupação do equipe do Blogger vai mais além do que criar serviços, mas também adequar-se às nossas necessidades específicas.

Fonte: Ajuda do Blogger – Por que meu blog redireciona para um URL específico por país?

.

58 Comentários

  1. Até que enfim o Blogger está acordando para ótimas mudanças , o próximo passo é implantar aplicativos se ser mas flexível assim como o WordPress

    Responder

  2. Aí o grande problema em usar uma plataforma como o Blogger, que não permite que você faça o download e seja o responsável pelo seu próprio site, totalmente, como é possível no wordpress.org! O Qual não troco por nada!

    Abraços, Jair Rebello do Escola PHP

    Responder

    • Mestre dos Sites, acho muito pouco para a quantidade de pontos negativos! E se fosse usar um serviço do tipo, certamente usaria o wordpress.com!

      Abraços, Jair Rebello do Escola PHP

      Responder

  3. Pingback: TOPBLOG 2011 | Equipe

    • Não precisa avisar ninguém, pois esse é um redirecionamento automático que localiza os visitantes e os aponta para o endereço correto. Você pode continuar divulgando o endereço atual do seu blog normalmente, pois ele é o endereço principal e real do seu blog.

      Responder

      • Marcos, ainda bem que eles vão fazer esse redirecionamento! Mas quanto ao SEO, certamente alguns blogs serão prejudicados com essa mudança né?

        Abraços, Jair Rebello do Escola PHP

        Responder

        • Jair,
          Não haverá problemas de SEO para os Blogs. A equipe do Blogger já avisou e expliquei aí no post, que vão usar tag Canonical para evitar duplicação de conteúdo e outros recursos de redirecionamento regional. Se é um produto da Google e a opção é deles, então eles mesmos vão tratar de evitar esses conflitos.

          Responder

      • Só espero que isso não prejudique minha indexação tanto no blogger ou no Google Analytcs
        (pois pretendo, um dia, poder fazer propaganda no meu blog e essas ferramentas são importantes)

        Responder

      • Concordo com Thiago. Existem templates muito bonitos em WP, mas em geral eles possuem um estilo claramente indentificável e um estilo que não me agrada. Isso não é algo objetivo Marcos, depende do gosto de cada um. Também existem sites feitos com a plataforma do Blogger e a do Tumblr que diferem em muito dos blogs comuns, e, nesses dois casos, é igualmente complicado identificar o que está por trás do layout.

        Responder

  4. Me surgiu uma dúvida ou não entendi direito:

    o endereço padrão continua sendo o blogspot.com mas eu estando no Japão será blogspot.com.jp e se eu for ao brasil o mesmo blog será blogspot.com.br?

    Tipo, o blogspot.com não muda, o que muda é a terminação segundo o país em que o visitante está?

    Responder

  5. Achei bacana essa mudança, ainda faltam muitas mudanças. Mas aos poucos o Blogger vai tentando chegar perto do WP.

    “[…]garantirá um direito à informação baseada nas leis de cada país, respeitando as mais variadas culturas e seus acordos internacionais.”

    Parece medo da SOPA/PIPA.


    Marcos, você poderia falar da Lei Azeredo, e como ela afeta alguns blog.

    Responder

    • Rodolpho, definitivamente não acho que um dia o Blogger consiga chegar perto das funcionalidades do WordPress, simplismente porque o mesmo parou no tempo! Fora a infinidade de plugins!

      Abraços, Jair Rebello do Escola PHP

      Responder

    • Ana,

      Se você ler com atenção, quem usa domínio próprio, mas mantém o blog no Blogger não será afetado em nada. Isso só muda para quem usa o endereço padrão do Blogger e mantém o Blog no Blogger.

      Responder

  6. Que honra ver que o serviço onde o meu blog está hospedado cada dia vem com uma novidade.
    Lightbox nas imagens, responder comentários e agora essa das terminações dos países. É o Blogger cada vez mais crescendo e se aproximando do WPress.org !
    Ainda bem que o domínio blogspot.com continuará a funcionar.

    Responder

    • Para mim ainda é muito pouco! Enquanto o Blogger realiza pequenas mudanças o WordPress desenvolve grandes inovações e novos templates e plugins cada vez melhores.

      Abraços, Jair Rebello do Escola PHP

      Responder

        • Bom dia Thiago, terei que discordar de vc! Template é apenas uma questão de HTML + CSS + Javascript, não uma questão de CMS em si! E creio que mesmo assim os templates prontos para wordpress, são bem melhores que do Blogger, e se isso não for o suficiente, você mesmo pode desenvolver seu template.

          Abraços, Jair Rebello do Escola PHP

          Responder

          • Sim, nós não vamos concordar, pois não estou falando no sentido técnico, mas no estético mesmo. Os templates do WP são em geral muito feios, mesmo com toda vontade de serem “minimalistas”, “modernos”, etc. Um ou outro é que se salva.

            Responder

            • Thiago,
              Acho que nesse ponto você está enganado.
              As possibilidades para um layout no WP são infinitamente maiores do que no Blogger e há trabalhos fantásticos em design para WP que o Blogger nem sonharia. Sem contar que o Blogger é extremamente limitado. Garanto a você que os melhores layouts que vc encontrar para Blogger são uma imitação de Temas feitos para WP ou uma adaptação/versão.

              Há sites, inclusive, feitos em WP que vc nem notará.

              Responder

  7. Não vejo isso como algo positivo. Boa parte dos países do mundo possuem regras mais restritas que as dos EUA no que se refere à liberdade de expressão, de modo que se isso que foi divulgado for realmente aplicado, vai haver uma perda de interação na internet.

    Responder

      • Penso que não, pois a SOPA/PIPA diz respeito a direitos intelectuais. Nunca um gay que tenha um blog sobre boates GLS vai sofrer qualquer restrição nos EUA, mas sofreá no Egito; nunca um cristão que pregue o Evangelho pela internet terá de enfrentar a lei nos EUA, mas pode ser preso no Paquistão; nunca alguém que conteste a legislação que busca a igualdade homem-mulher será incomodado nos EUA, mas no nosso país pode ser. Ou seja, num sentido positivo ou negativo os EUA são mais liberais e eu acho bom que exista um lugar assim.

        Responder

    • Clenio, não saberemos pelo que entendi. Veja:
      “o redirecionamento só funcionará se você estiver no país de origem do Blog. Para o resto do mundo o endereço não será redirecionado.”

      Responder

  8. Marcos, mais um post brilhante. Mas me esclareça este ponto, se possível:
    “continuarão coexistindo, o que garantirá a possibilidade de acessarmos ainda o endereço sem o redirecionamento de país. Para isso basta adicionar no final dos endereços “/NCR”, ficando algo como http:// NOMEdoBLOG. blogspot. com/ncr e você é mantido no endereço principal sem o redirecionamento geográfico.”
    Se hoje meu blog é http:// meunome. blogspot. com
    deverei digitar http:// meunome. blogspot. com/NCR
    para manter o original?
    Mas para endereços estrangeiros isso não terá serventia, pois para mim continuarão, independente do que eu escreva/digite, no nome original.
    Sei que ficou confuso, mas é que compreendi assim…
    Abraços

    Responder

    • Edison,

      Se um blog brasileiro é visitado por alguém, será redirecionado para o “.BR”. Mas quem visita pode acessar unicamente o endereço sem o redirecionamento de país usando o “/NCR”.
      Só isso.

      No fundo não muda nada e não afeta a rotina do dono do blog nem de quem visita.

      Responder

    • Thiago,
      Eu não concordo com essa visão de achar que será restritivo. A Google é uma empresa global e tem problemas em certos país por conta das leis locais. Muitas vezes um conteúdo pode acabar sendo bloqueado ou excluído no mundo todo só pq num determinado lugar aquilo é um problema. Agora, se cada local tem seu redirecionamento, bastaria bloquear aquele local e todo o resto continuaria acessando sem problemas.

      Tb não podemos esquecer que a Google não é toda a internet e eles são uma empresa que visa o lucro, e não a alegria geral do mundo ou a defesa da democracia e a liberdade. Isso cabe a nós. Como empresa, eles precisam proteger seus próprios interesses.

      Responder

  9. Olá, tem uma coisa que eu não entendi…
    é como se meu blog fosse duplicado? tipo…
    www. MEUBLOG. blogspot. com
    e
    www .MEUBLOG .blogspot .com. br?
    Se for isso, como saberei em qual deles postar?
    ou postando em um, o outro será atualizado automaticamente?

    Responder

  10. Jair, na minha opinião, o Blogger segue como boa plataforma porque simplesmente ele facilita em algumas partes para o blogueiro e as partes em que é necessário mudanças radicais ou que o Blogger não oferece ajuda, faz com que os blogueiros busquem aprender mais, a criar novos modos e acabam criando diversas ajuda como o próprio “Ferramentas Blog” também consiste.

    Responder

  11. Oi Marcos…acho que na realidade não afeta em nada nossa vida…o que acontece é que os paises vão poder manter suas leis na web…
    Bom, meu preoblema é os seguinte, os seguidores com o .br sumiram, quando eu coloco o ncr eles estão lá, mas isso eu vejo,com o redirecionamento automático, meu seguidores não vão aparecer…como resolvo isso????

    ´Brigada

    Dani

    Responder

  12. No meu blog isso começou hoje, usamos comentários via Facebook! E com a mudança na url, para os brasileiros todos os comentários sumiram, pois quando acessa muda pra .br, e o plugin do Facebook não assimila os comentários antigos à pagina! Estou muito triste!

    Responder

  13. Pingback: Mundanças no formato dos endereços de Blogs no Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  14. Uma amiga, depois desta mudança do blogger, perdeu todos os seguidores dela. Ela está desesperada não sabendo o que fazer para recuperá-los.
    Alguém tem alguma ideia de como se resolve este assunto? Ela comprou o domínio… Será que influencia em algo?

    abraços em todos.

    Responder

  15. Marcos e Edson, tentei por este caminho também, colocando o gadget outra vez. Aliás, tentei várias e várias vezes isso. Só funcionou, seguindo uma orientação que está na ajuda do Google Friend Connect – que é adicionando um domínio gratuito e retirando-o imediatamente.

    Responder

  16. Manoel, com relação às informações do início do texto, quero fazer algumas observações. Transcrevendo:

    “URLs dos Blogs terão um acréscimo da extensão referente ao país de origem daquele conteúdo (…) Portanto teremos blogs no Brasil feitos no Blogger terminando o endereço como http://NOMEdoBLOG.blogspot.com.br.

    Testei a url do “Luz de Luma” com vários amigos que moram espalhados pelo mundo e por lá eles visualizavam a url do “Luz” com a terminação do país deles e não de origem, como você afirmou. Assim, a terminação da url do “Luz” em Portugal, ficou pt, na Alemanha de. e assim por diante. Aqui, os blogues do Blogger de Portugal aparecem com a teminação br. Veja o caso do Abrupto, um genuíno português – http://abrupto.blogspot.com – A terminação da url ficará br.

    Já nos controladores de tráfego, as urls chegam com a terminação do país em que foram criados.

    No entanto, se eu daqui do Brasil, coloco a url do “Luz” com a teminação pt, dá endereço inexistente. Fiquei curiosa para entender o por quê estão remanejando dessa maneira.

    Responder

  17. Uma dúvida Marcos, tipo em uma situação que eu estaria no Reino Unido e queresse criar um blog lá por exemplo ‘http://nomedoblog.blogspot.co.uk’ e depois queresse criar um blog aqui no Brasil com o endereço ‘http://nomedoblog.blogspot.com.br’. Bom, teria geito de eu postar o mesmo conteúdo em outro idioma/ ou conteúdo diferente, em cada uma dessas URL’s?

    Responder

    • Não.
      O endereço do país é determinado pelo sistema do Blogger. Você não escolhe. O endereço padrão sempre será ‘nomedoblog.blogspot.com’, onde o final do país é o sistema que determina de acordo com a origem da visita.

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.