Mudanças no Ferramentas para Webmasters

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

google-webmaster-tools Um dos melhores serviços da Google para ajudar na otimização do conteúdo de blogs e sites, bem como para agilizar que seu sitemap seja analisado pelos robôs e para criar um arquivo do tipo “robout.txt”, está de cara nova, ao menos no layout. Essas mudanças não alteraram as funcionalidades e o antigo modelo ainda está ativo para aqueles que a princípio estranharem as novidades visuais.

Já ensinamos a usar o serviço do Ferramentas para Webmasters aqui e como criar um sitemap adequado para o formato do Blogger:

Verifique que, ao entrar na página do serviço com a sua conta padrão, um novo link foi adicionado no topo, onde é possível ir para o novo layout. O pequeno problema é para quem não sabe inglês, pois o novo layout não tem tradução para o português ainda, o que deve ser o motivo para ainda terem mantido o antigo funcionando.

ferramentas-para-webmasters

Ao clicar em “We’re changing! Check out our new look!” muda-se para o que há de novo:

novo-ferramentas-para-webmasters

O que muda e como adicionar SiteMaps?

Para o que ensinamos no tutorial para adicionar Sitemaps ou alterar o que já está instalado, clique no link do endereço do seu blog e, no menu lateral esquerdo clique em “Site configuration” e em seguida escolha a primeira opção que aparecer, que será “Sitemaps”.

configurar-sitemap-blogger

Então clique no botão “Submit a Sitemap” e o espaço para adicionar o código do link, exatamente como está no outro tutorial, aparecerá.

adicionar-sitemap-blogger

Veja no tutorial indicado acima qual o melhor formato para o seu caso de link de sitemaps do Blooger. Para quem usar outra plataforma, terá que pesquisar para saber qual o modelo adequado.

O que mudou para adicionar um novo Blog?

O procedimento inicial é o mesmo. Na janela nova, clique em “Add a site…” e uma barra com o espaço para entrar com o endereço de um novo site aparecerá, então insira aí a URL completa do seu blog e clique em “Continue”.

add-site-webmasters

O restante do procedimento continua igual, onde é preciso escolher a opção de verificar o seu site por um código do tipo “meta tag”, copiar e colar a linha indicada no código-fonte do seu blog. Vá ao painel do Blogger, abrindo uma outra janela para isso, sem fechar a janela do Ferramentas para Webmasters (FpB). Salve a mudança no seu código-fonte e retorne ao FpB para clicar no botão “Verify”.

confirmar-meta-tag

Depois é só adicionar o sitemap para esse novo endereço que você adicionou. Lembrando que é possível adicionar quantos sites e blogs você quiser para uma mesma conta.

Assim, esse tutorial ajuda a completar o antigo . Para outras partes e funções do Ferramentas para Webmasters, não mudou muita coisa e basta um pouco de atenção. A facilidade é que agora a maioria das informações relevantes já aparecem resumidas na tela inicial.

Se descobrir mais novidades, publicaremos aqui.

.

2 Comentários

  1. Olá Marcos!
    No Ferramentas para webmasters, em “Desempenho do site” um dos meus blogs tem em média 10,8 segundos para carregar, segundo o Google é mais lento que 95% dos sites.
    Mudei o template algumas vezes, mas o tempo segundo o Google continua alto.
    No entanto, verifiquei a velocidade em várias ferramentas e esta bem abaixo disso, quase igual a velocidade de alguns sites famosos.
    Você tem alguma sugestão a respeito?
    Um abraço!

    Responder

    • Marcos,

      Sempre tentei descobrir como é feito esse cálculo do Webmaster Tools da Google e nunca descobri. Normalmente ele marca alto mesmo quando é baixo. Acho que eles levam em consideração o carregamento de toda a estrutura da página, inclusive o que está agregado a ela, como algum vídeo ou Java externo.
      O melhor a fazer é cuidar que seu layout seja leve e considerar a experiência do usuário como parâmetro.

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.