Como mudar títulos e descrição na busca do Google

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

busca01 Seu blog já aparece nas buscas do Google, mas a descrição não é bem o que você queria que aparecesse. Quando o Google acha algum site, ele coloca como título e pequena descrição as primeiras linhas que encontra ao rastrear e isso pode não atrair muitos visitantes. Então é possível determinar como será título seu blog no mecanismo de busca.

Veja como estava o meu blog nos resultados de busca do Google:

busca02

É isso que precisa mudar para atrair a atenção de quem faz buscas no Google. Uma palavra bem usada e um título mais descritivo e completo podem ser mais eficientes. É possível convencer novos visitantes com uma boa descrição de seu conteúdo. Sempre que for mexer no HTML do seu blog, faça o backup, então prossiga.

ATUALIZAÇÃO: Surgiram novas informações e métodos de como usar este recurso em seu blog, seja no Blogger (Blogspot) ou no WordPress.org. O modelo que segue ainda é válido, mas recomendamos que dê uma olhada no que há de novo:

Se preferir o modelo antigo, bata seguir para o próximo passo.

Então faça o seguinte:

1. Encontre essa linha em seu código fonte do blog (lembrando: menu “Modelo” ~> “Editar HTML” e, em seguida marque “Expandir modelos de widgets”):

<title><data:blog.pageTitle/></title>

Fica logo no início.

2. Substitua essa linha por completo com o que segue abaixo, fazendo as modificações indicadas:

<b:if cond='data:blog.pageType != "item"'>
<title>NOME DO BLOG | DESCRIÇÃO CURTA</title>
<b:else/>
<title><data:blog.pageTitle/></title>
</b:if>
<b:if cond='data:blog.pageType != "item"'>
<meta name="NOME DO BLOG" content="DESCRIÇÃO MAIS COMPLETA" />
</b:if>

Para a descrição curta é o que aparecerá junto ao título de seu blog na janela do navegador. E a descrição mais completa é a que aparece nas buscas.

As mudanças não aparecem de imediato no Google, pois eles demoram um pouco para refazer indexações. Isso significa que você só verá como ficou depois de alguns dias. Vale a pena esperar e acompanhar a mudança, pois será visível o aumento de visitas em seu blog.

Outros artigos importantes para seu Blog:

.

27 Comentários

  1. Ainda estou aprendendo com este maravilhoso blog, sou sua fã…sempre faço visitas aqui e sempre tenho algo para aprender…
    obrigada.bjss

    Responder

  2. Simples, rapido de fazer e bem pratico… retuitar suas postagens é o minimo que posso fazer , além de indicar aos amigos! um forte abraço!

    Responder

  3. Há muito observei que isto acontecia em alguns blogs e sites e procurava como fazer. Agora encontrei, apliquei e deu tudo certo. Muito obrigada, Marcos!

    Responder

  4. massa isso, me ajudou bastante, mas eu queria saber se todas minhas paginas vão aparecer com a mesma descrição no google ou se só a pagina inicial???quero saber se o conteudo dos posts de outras páginas irão aparecer normal nas pesquisas.responda o mais rapido possivel, plz.To esperando resposta…

    Responder

  5. @Seila191,

    Muda apenas para a página principal do Blog e para os resultados em que aparecem a URL principal.
    Para as demais páginas a descriçao é baseada no texto do conteúdo e é gerado pela Google, não recomendamos mudar isso.

    Responder

  6. Muito boa essa dica, venho acompanhando o seu blog e para mim é o mais completo em relação ao blogger. Parabéns!

    Responder

  7. Pingback: As Meta Tags de descrição do Blogger nos mecanismos de busca e questões de SEO | [ Ferramentas Blog ]

  8. Pingback: Otimização de Imagens – SEO de Imagem | [ Ferramentas Blog ]

  9. Ei Marcos
    Encontrei um problema seguindo sua dica… Quando eu troco esse código e clico em “Visualizar” (no Blogger) aparece um erro:
    “Não foi possível analisar o seu modelo, pois sua formatação é inadequada. Certifique-se de que todos os elementos XML estão fechados adequadamente. Mensagem de erro em XML: Open quote is expected for attribute “{1}” associated with an element type “cond”.

    Error 500″
    Fico esperando sua resposta.
    Obrigado. Abraço!

    Responder

    • Paulo,

      Você não encontrou “um problema” na minha dica.
      você fez algo errado, modificando o código em algo além do que foi indicado e acabou apagando alguma aspas ou esqueceu algum trecho do código.
      Certifique-se de ter colocado em seu blog exatamente como ensinei aqui, sem mudar nada além do que foi indicado e funcionará perfeitamente.

      De toda forma, recomendo que use o novo modelo de código que indico o link no início do post.

      Responder

  10. NÃO ADIANTA O QUE PROCURO SOBRE CRIAÇÃO DE SITES SEMPRE PARO AQUI NO FERRAMENTASBLOG VIREI FÂ 🙂

    FUNCIONOU AQUI PERFEITAMENTE….

    Responder

  11. Olá a todos, bem já la vai mais de 1 ano desde a ultima mensagem, mas aqui vai.
    Eu fiz exatamente como está explicado, em 2 blogs diferentes. Num, o resultado foi exatamente o pretendido. Cinco estrelas. No outro, só alterou a ” descrição curta ” e nada mudou na “descrição completa”. Os dados inseridos foram mais do que confirmados. Estão ambos exatamente iguais, à exceção dos nomes e descrições obviamente. Há alguma razão para isto?
    Obrigado.

    Responder

    • Paulo,

      As vezes a mudança no índice do Google pode demorar mais para uns e menos para outros. Em alguns casos, pode demorar até 90 dias para aparecer os resultados de mudança.

      Responder

  12. Muito bom seu blog, está entre os que mais me ajudam na organização de meu layout. Esse assunto em particular estava me causando muito incomodo, agora espero que meu blog seja apresentado de forma mais convidativa aos futuros leitores. Grande abraço e sucesso!

    Responder

  13. A princípio, a descrição curta mudou praticamente na mesma hora. Espero que a mais completa não demore tanto. Muito bom o artigo, ajudou muito!

    (:

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.