Não dependa apenas do Google [Investir em outros Buscadores]

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

modelos-graficos1 Tudo bem! O Google domina o mundo das buscas na internet, há alguns concorrentes, mas são fracos e limitados e não têm a credibilidade, nem a velocidade de indexação que o Google conseguiu somar em 10 anos. Quando falamos de SEO e indexação sempre pensamos em melhorar o posicionamento de nosso conteúdo nos resultados orgânicos do Google, mas existem outros mecanismos de pesquisa e que eventualmente podem atrair visitas para o seu blog, e que não devem ser deixados de lado.

O poder do Google é evidente.

Se olharmos para as estatísticas de vistas recebidas que vêem dos mecanismos de pesquisa, percebemos logo a discrepância numérica e a hegemonia que o Google impõe sobre os demais serviços existentes. Vou dar um exemplo com a imagem abaixo:

analise-vistas-busca

Esse gráfico é de um período qualquer de visitas recebidas aqui no [ Ferramentas Blog ] que vieram de 8 diferente mecanismos de busca. Mas nem é preciso dizer o quanto o Google massacra os demais, tomando 98,88% do gráfico. Em terceiro lugar vêem as visitas ao conteúdo de meu blog geradas pelo mecanismo de pesquisa interno do Blog.

Sei que meu blog é muito bem indexado no Google e tem bom posicionamento nos resultados orgânicos (leia mais sobre isso: Resultados Orgânicos do Google), por isso tenho tantas visitas vindas de lá, mas isso acontece praticamente na mesma proporção com todos os sites e blog, até os que são pouco indexados. Mas isso não significa que não devemos dar atenção para esses mecanismos. Coisas simples podem ajudar você a aparecer naqueles resultados, mesmo que gerem poucas visitas, não é de se desprezar.

A indexação limitada dos outros buscadores.

Acredito que os outros mecanismos de busca perdem justamente naquilo que eles se propõem a fazer: oferece resultados relevantes para uma busca feita. Nem sempre os resultados oferecidos pelos demais buscadores são satisfatórios e nem sempre são claros quanto ao que mostram nos resultados. Haja vista se fizermos buscas comparativas como a que fiz usando a palavra-chave “ferramentas blog”.

busca-bing busca-google2

No Google apareço nos três primeiros resultados, já no seu mais novo concorrente, o Bing da Microsoft que chegou prometendo revolucionar as buscas, apareço apenas em quarto. Sem contar que o Google é mais limpo visualmente, o que faz parecer mais objetivo.

Ok! Aceitamos que o Google domina mesmo, são os donos da internet e não podemos viver sem seu serviço.

Como aparecer nos outros mecanismos de pesquisa.

O que recomendamos e vemos ser recomendado em todos os sites que tratam sobre SEO, é que se deve ter os mesmos cuidados e a mesma dedicação que tem para com o Google. Os outros mecanismos são mais limitados, mas usam os mesmos princípios e a mesma lógica, tentando organizar conteúdo relevante e original (recomendo que assista: Criar um Blog Original e Relevante [Vídeo]). Deve-se prestar bastante atenção para com as palavras-chave, e temos uma série de artigos sobre isso, destacando:

E é sumamente importante que o seu blog tenha um Sitemap enviado para os serviços desses buscadores, que destacamos o seguinte:

Também é importante saber indexar as imagens de seu blog e os títulos de forma que os mecanismos de pesquisa, com seus robôs e algoritmos, entendam toda a estrutura de seu blog, até nas pequenas coisas. E outra coisas que ajuda muito é interligar seu conteúdo com links internos, para mostrar os robôs o caminho a percorrer dentro de suas páginas e mostrar como os seus artigos se complementam uns aos outros:

Mas o mais importante é sempre se preocupar em gerar conteúdo de qualidade e pensar sempre em seu público alvo, pois é a eles que você deve agradar mais. São eles que retornam e divulgam seu link e é com eles que você precisa interagir. Não produza um conteúdo pensando nos mecanismos de pesquisa, pois eles podem até indexar você, mas as pessoas não vão considerar seu blog relevante e suas taxas de rejeição serão crescentes e de nada valerá criar um blog assim.

Não despreze as fontes de origem de suas visitas e sempre invista nas redes-sociais e nos agregadores de conteúdo. Mesmo que sejam poucas, ao somar tudo no final fará diferença. Todos os meios de divulgação de seu blog atingem parte de seu público algo e não podemos nos iludir acha

ndo que todos estão só no Google ou só no Twitter ou sempre em um único lugar. Se quer que seu blog tenha muitas visitas, entãoo divulgue de todas as maneiras, mas divulgue o seu conteúdo, visando as pessoas e não as máquinas.

Outros artigos relacionados:

.

6 Comentários

  1. Muito legal sua dica, já fiz tudo passo a passo, e agora quero que não demore muito para meu blog subir no rank e aparecer nas primeiras paginas, se você puder da uma opinião do meu blog lhe agradeço, estou procurando uma opnião de um Problog, em relação do meu blog de religião (espírita). No começo foi mais dificil lhe confesso, mas agora está andando passo a passo não esquecerei de colocar suas referencias no meu outro blog. Parabens pelo sucesso, e continue assim. abraços!!!

    Responder

  2. Pingback: Como Blogar de forma Eficiente | [ Ferramentas Blog ]

  3. Pingback: Dicas para Wordpress e Blogger – Artigos de Agosto/2009 | [ Ferramentas Blog ]

  4. Pingback: Como criar Sitemap para Blogs – Blogger e Wordpress | [ Ferramentas Blog ]

  5. Pingback: Bing dá dicas para indexação de conteúdo para Blogs e Sites | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.