Novidade: adicionar Favicon padrão no painel do Blogger

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

As novidades e melhorias do Blogger não param e agora é possível adicionar um Favicon na barra de endereços diretamente pelo painel, sem precisar de códigos. O Favicon é aquele pequeno ícone que aparece junto à URL do seu blog na barra de endereços do navegador (como ilustra a imagem a seguir do meu Favicon). Veja aqui como funciona a novidade.

O Blogger vem avançando e adicionando várias novidades nesse ano de 2011. Algumas delas você já viu aqui.

Agora é possíel adicionar um ícone do seu blog na barra de endereço dos navegadores, sem precisar dos códigos e gambiarras. A novidade apareceu no painel do Blogger em Rascunho (http://draft.blogger.com) e entrar no menu “Design” ~> “Elementos da página”, como ilustra a imagem abaixo:

Ao clicar em “Editar” você poderá escolher uma imagem de seu gosto, que represente o seu blog, como a sua logo, e usá-la como ícone. Mas preste atenção, pois não é qualquer tipo de imagem.

Na janela que abrir para o upload da imagem, a instrução é que seja um arquivo do tipo “.ICO”. Recomendo que seja também nas dimensões de 16×16 pixels.

Feito isso, é só salvar. O resultado pode demorar um pouco para aparecer.

Aproveite para ver outras novidades do Blogger:

Se você está entre os felizardos que já têm acesso ao novo painel do Blogger, para mudar o Favicon é um pouco diferente, mas é quase igual (rs!). O procedimento é parecido, mas é preciso entrar no Painel e clicar no menu “Layout”. Depois, na área do “Favicon”, clicar no link “Editar”.

.

33 Comentários

  1. acho que vou migrar pro wordpress….

    Não consigo postar, nem acesar meu design e até acessa o blogger tá dificil! só aparece o erro5 503! tá um saco isso

    Responder

      • Marcos Lemos, percebi que alguns usuários estão com dificuldade de colocar esse Favicon pelo painel do blog. Uma sugestão;

        Por que você não cria um artigo para colocar o favcon pelo html do blog, dessa forma poderia se mais fácil, isso por que o arquivo “.ico” é muito estranho, o png seria bem melhor aceito pelo navegadores.

        Detalhe: Marcos, você criou o seu, se sim, por não aparece no meu navegador, estou usando o Chrome.

        Responder

  2. Cara, hoje também tive acesso ao novo painel do Blogger!! E essa Favicon demora heim rsrsr!! Mas vale a pena!! Acho que o Blogger precisa agora melhorar o sistema de comentários (esse do WordPress é fantástico!) Até mais!!

    Responder

  3. Favicon, que nome mais estranho, eu até estava querendo colocar um icone na barra de endereço, só não sabia que era esse nove estranho. Vou fazer esse Favicon.

    Valeu Marcos!

    Responder

  4. Coloquei a imagem em dois blogs às 8 da manhã. Em um deles, ela apareceu 4 horas depois. No outro, não apareceu até agora, 10 horas depois. Bem estranho isso. 🙁

    Responder

  5. A melhor opção ai com certeza é usar a imagem em formato ICO, já que é o que o Google esta pedindo ai. Pode ser aberta em qualquer browser no Windows principalmente.

    Sobre a questão de ter colocado a imagem e não ter aparecido ainda a nova, acontece que não foi atualizado o cache dos arquivos do browser que você esta usando ai, no caso é recomendado limpar o cache e etc, desta forma pode aparecer mais rápido o novo icone.
    Porém as vezes mesmo limpando o cache já demora (demora quando mudamos diretamente na pasta da hospedagem ou no link no head, agora imagem um recurso novo que ainda não foi lançado definitivamente pelo Blogger).

    Responder

  6. Oi, Marcos.

    Eu atualizei o favicon em um dos meus blogs, mas está acontecendo a seguinte coisa:

    No Chrome ele não aparece, nem esvaziando cache, nem atualizando, nem nada, mas no IE aparece sem problemas. Já o blog que está com o ícone hospedado em outro local e inserido em código html no html do blog somente aparece no Chrome, mas no IE não. Já no Firefox tanto um quanto outro tipo aparece.

    Você saberia dizer por que isso está ocorrendo?

    Responder

  7. Olá Marcos e restante pessoal.

    Partilho aqui um facilitador para o problema do Favicon.
    Acedam ao endereço:(http://favicon.htmlkit.com/favicon/) e confirmem o quão fácil é construir e adicionar o Favicon ao Blogue, sem este o rejeitar, para além de ser gratuito este pode ser animado.

    Espero ter contribuído para a dissolução das dúvidas aqui postadas.
    Abraço
    Asantix

    Responder

  8. A questão é que eu não sei fazer uma imagem ico. Como é isso? E no blogger não há qualquer recomendação para que seja uma imagem ico. Apenas pede que seja quadrada. Já enviei uma imagem em jpg, mas não apareceu nada. É possível enviar-me um e-mail me explicando isso. Não entendo necas de pitibiribas. Mas quero colocar a imagem na barra de endereços.

    Obrigda.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.