NOVIDADE: Formulário de Comentários do Google+ no Blogger

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Finalmente. ALELUIA!!! A equipe do Blogger fez algo realmente útil e indispensável, que todos nós sonhamos há 10 anos: novo formulário de comentários. Um grande salto para tornar o Blogger mais amigável. Agora é possível incorporar o comentário do Google+ em Blog do Blogger como padrão, nos deixando livres daquele modelo antigo e inadequado que o Blogger sempre teve.

Esta é a novidade que todos os blogueiros usuários do Blogger sempre sonharam e desejaram: temos um novo modelo de formulário de Comentários para o Blogger. Usando o estilo do Google+ e ajudando na divulgação do seu Blog na rede social deles.

Tudo bem que é uma quase imitação do formulário de comentários do Facebook que também podemos colocar me Blogs, mas é um modelo padrão, feito para o Blogger e pensado para nossos blogs. Totalmente adaptável e simples de incorporar (sem códigos ou segredos complicados). Fica mais ou menos assim:

Formulário de Comentários do Google+ no Blogger

A melhor parte é como incorporar essa novidade em seu Blog.

Tudo é fito pelo menu “Google+” no painel do Blogger e com um único clique. Lá você escolhe seu perfil ou página como fonte e marca a opção “Usar Comentários do Google+ neste blog”. Pronto. Agora é abrir o seu blog e ver o resultado dentro dos artigos:

Ativar Comentários do Google+ no Blogger

O que muda com a novidade?

  • Os comentários antigos vão sumir? Não. Eles continuarão incorporados e visíveis em seu blog, mas não será mais possível comentar no modelo antigo.
  • Só quem tem conta no Google+ poderá comentar? Infelizmente, sim. Só quem tem conta ativa no Google+ poderá deixar comentários nesse novo formulário. Com o do Facebook também é assim. Então é melhor conhecer o seu público antes de mudar algo e saber se a maioria usa ou está disposta a usar o Google+.
  • E quem tem domínio próprio? Também está disponível para blogs no Blogger com domínio próprio.

O maior problema é que, se depois de algum tempo você mudar o endereço do seu blog, você perderá os comentários. Portanto, se quer ter um domínio próprio, faça isso antes de ativar o novo formulário de comentários.

O menu “Comentários” que servia para ver os comentários recebidos e moderar, some quando mudamos para o novo formulário do Google+ incorporado ao Blog. A partir daí a moderação é feita por notificações no painel do Google+, junto com todas as outras notificações do serviço. Fica um pouco mais difícil controlar os comentários recebidos, especialmente para blogs grandes.

Problemas?

Alguns testes que fizemos mostram que não está funcionando 100% (ainda). Em alguns templates o novo formulário simplesmente não aparece, inclusive sumindo com os comentários que já existiam.

Não é irreversível, pelo menos. Se não funcionar em seu template, basta desmarcar que o antigo formulário e comentários voltam a ser exibidos normalmente.

Se você notar algo de errado, comente aqui para compartilhar com todos. E dê sua opinião sobre o que achou da novidade.

Fonte: Blogger Buzz (oficial em inglês) – Bringing Google+ Comments to Blogger

.

30 Comentários

  1. Eu, particularmente, não gostei. Para mim, pelo menos, é mais vantajoso ainda continuar com o modelo antigo, no qual qualquer pessoa pode comentar. Restringir os comentários somente para quem tem Google + não é algo tão promissor assim. Era mais interessante a Google ter proporcionado algum mecanismo de compartilhamento de comentários, ou então fazendo algo semelhante ao sistema de comentários da WP, no qual se loga com twitter, facebook e a conta do Google, disponibilizando também a possibilidade de comentar usando uma conta de email válida…

    Responder

  2. Muito bom Marcos, toda novidade traz um pouco de desconfortos e preocupações, afinal para asfaltar uma Estrada de terra cria muito barro e sujeira no princípio. Mas depois de pronta todo mundo passa por ela. gostei Muito.

    Responder

  3. Excelente novidade, mas é muito restrito! Deviam criar um formulário embutido no Blogger (igual a esse aqui do seu blog e, além disso, incluir a opção de login com o G+) que substituísse de forma automática o atual formulário do Blogger; aí sim, seria top de linha!!!

    Responder

  4. O Tristesa não aparece no Meu. O Meu template não pega. só se Reverter o Modelos de Widgets padrões mas dessa forma bagunça os Posts Recentes.

    Responder

  5. Ótima notícia. Entretanto, acho que o google demorou demais para fazer isso. O Google plus tem grande potencial, mas está evoluindo a passos de tartagura. De qualquer forma, antes tarde do que nunca…

    Responder

  6. Uma bela novidade ! Fico mais tranquilo em saber que o Google está investindo no Blogger, depois do anúncio do encerramento do Reader. Porém é tudo pelo interesse de tentar fazer as pessoas usarem o Google+, o que ainda não aconteceu de verdade. Por que senão eles já tinham arrumado isso a muito mais tempo.

    Já não gostava do sistema anterior, também não vi esse como opção. Meu sistema de comentários favorito continua sendo o Disqus, esse que eu tenho em meu blog. É muito melhor !

    Responder

  7. Vamos torcer que essa mudança traga beneficios,desde que os leitores do blog se sentem a vontade,creio que esteja tudo bem,tomara que seja assim!Tem certos formulários que desanimam kkk vamos ver o resultado!Abraço a todos e sucessos em seus trabalhos!

    Responder

  8. Eu sinceramente gosto bastante da plataforma Blogger, mas estou no WordPress com meu blog de futebol e não mim preocupo em usar o Blogger. A novidade é boa. Para quem gosta de usar Blogger, procurem sempre melhorar, pois ficar no padrão só sai a perder. Abraço.

    Responder

  9. Pingback: O que achou do NOVO Formuário de Comentários do Google+ para Blogger?

  10. Gostei muito da novidade, mas ainda falta arrumar algumas coisas.
    No meu template por exemplo ele não funciona, o que é muito ruim, mas isso já é um avanço. Agora é esperar as melhorias e que funcione em todos os templates. 😉

    Responder

  11. No template do meu blog também não apareceu, eu achei bem interessante essa novidade, mais por enquanto estou usando os comentários do blogger e do facebook, até que seja resolvido todo o bug e se torne compatível com todos os templates.

    Responder

  12. Marcos Lemos, o meu blog é personalizado e não consegui mudar para o novo padrão de comentários da forma descrita na matéria conforme outros usuários descreveram aqui em comentários. Mas consegui implementá-lo com uma solução simples: copiei o código fornecido pelo google (abaixo transcrito), colei na área widget ‘comment’ e excluir o resto do código que seria o padrão antigo do blogger, lembrando é claro, de manter a opção de “Usar Comentários do Google+ neste blog” ativa. Espero ajudar mais alguém com este comentário. Segue o código:

    o código foi obtido na página:
    http://support.google.com/blogger/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=3007761

    Abraços.

    Responder

  13. Eu gostava de mudar para o formato de comentários do google+, mas acontece exactamente o erro que enunciou. Desaparece em alguns postes o formulário, sendo impossível comentar de alguma forma. Tive que desactivar. É pena. Agradava-me a ideia de ao responder aos meus leitores, eles receberem a notificação, o que não acontece com a blogger.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.