Novos Gadgets do Blogger para o Google+

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Para facilitar a vida dos blogueiros que usam o Blogger, agora tem dois novos gadgets (elementos de página) para integração com o Google+, a rede social da Google. Um é o botão 1+ e o outro é o botão de Circular (Google Badge), para gerar seguidores para seu perfil ou página. É de estrema importância já ir acostumando seu público com esses recursos e investir no Google+, pois isso poderá influenciar no SEO do seu Blog.

Já ensinamos aqui como inserir manualmente, por códigos, os botões oficiais do Google+ direto em seu blog e também como criar uma Página de fãs para seu Blog. Todo blogueiro precisa ir aprendendo como usar essa nova rede social e antecipar-se às possíveis tendências:

Também recomendo uma lista dos 10 melhores Gadgets para Blogs que separamos para você:

Agora o Blogger liberou dois novos gadgets para facilitar a vida dos blogueiros a inserir tanto o botão quanto a Fã Box do Google+ (Google Badge) direto na barra lateral do Blog. Ficando algo como o exemplo da imagem abaixo:

Botões do Google+ para Blogger

Como você já está acostumado a inserir novos Gadget padrões do Blogger, entre no menu “Layout” do seu blog para ver a estrutura. Onde ficam os elementos de página da barra lateral (sidebar) clique no link “Adicionar um Gadget”. Na janela que abrir você já verá as duas novas opções:

Gadgets Google+ para Blogger

Os novos elementos se chamam “Botão +1” e o outro “Sela do Google+”.

O botão serve como indicações semelhante ao “Curtir” do Facebook. Quanto mais pessoas der “+1” para sua página, melhor a imagem dela para o Google e mais divulgações você tem.

Já o “Selo do Google+” (Badge) serve para indicar o seu perfil de usuário ou a página do seu Blog no Google+ e conseguir mais pessoas circulando (seguindo) você e seu Blog. Para adicionar esse elemento você precisa ter um perfil ou uma página no http://plus.google.com e pegar o seu número de identificação, algo como indicado na imagem:

Esse número deverá ser inserido nas configurações do Gadget “Selo do Google+” para que funcione direito. Ao adicionar o Gadget abrirá a página de configurações e você verá o espaço para adicionar o endereço de perfil ou ID de sua página, como na imagem abaixo:

Feito isso é só salvar e mover o Gadget para o local desejado em sua barra lateral.

Seria interessante também ensinar seu público sobre o que se trata o Google+ e recomendar o uso para gerar mais seguidores e mais cliques.

Fonte: Two new gadgets to make your blog better with Google+

.

19 Comentários

  1. Boa tarde. Tenho perfil e página no G+.
    Mas, não vejo utilidade para a página…
    O que você acha melhor?
    Manter somente o perfil ou a página?

    Responder

    • Fernanda,
      Cada uma tem uma função diferente. A página é para o Blog e o perfil é para a pessoa e cada um usa de forma diferente. A página é útil para seu blog para fidelizar seus leitores e interagir com eles, sem que você precise ser “amiga” de todos em seu perfil pessoal.

      Responder

  2. Bem legal. Nem tinha reparado hehe. Acho que o botão +1 já está por padrão nos modelos de blogs no local de compartilhamento e não entendi o motivo de criar um gadget só para ele… [pra ver em ação basta acessar qualquer blog mesmo que de teste e ver].

    A Badge é sim muito importante (não que o botão não seja). Perfeito o artigo, parabéns.

    Responder

  3. Essas opções já era possíveis de serem acessadas pelos usuários, porém não como opção incorporada no blog mas podia ser usada a muito tempo, pelo menos o blogger já disponibilizou para quem não sabia colocar sem esse meio incorporado

    Responder

    • Henrique,
      Sim. Exatamente como eu disse no segundo parágrafo do artigo e citei os links, já até ensinamos como fazer isso.
      Agora, tratam-se de gadgets padrões do Blogger. Essa é a diferença.
      O botão e o Badge já existiam e eram possíveis de adicionar, mas eram padrão do Blogger.

      Responder

  4. Fiz um Blog e estou começando agora a blogar, visitei o seu Blog e adorei as diversas dicas que vc postou, vou voltar mais vezes para tirar minha duvidas, seu Blog é uma mão na roda para os Blogueiros, meus parabéns Marcos, legal esta dica sua do google +

    Responder

  5. Marcos o selo ficou pequeno em relação ao a caixinha do facebook, tem como personaliza o selo aumentando a a largura por exemplo?

    Responder

  6. Olá Marcos.
    Parabéns pelo artigo, estou percebendo que esse ano promete para a plataforma Blogger, que ficou esquecida por muito tempo, sem nenhuma atualização e modificação significativa, e em menos de 2 meses tivemos a modificação no SEO e agora implantação do botão +1, que na minha opinião era algo que já deveria existir a muito tempo no blogger, afinal o +1 e blogger são todos da mesma empresa a Google.
    Parabéns pelo trabalho!

    Responder

  7. Tem como migrar o perfil Google para uma pagina sem perder os seguidores? (no face tem a opção por exemlo de tornar um perfil pessoal uma fã page)

    Responder

  8. Olá Marcos! Sempre estou passando por aqui para saber as novidades. Olha tenho uma dúvida: Quando fazemos a postagem no blogger, automaticamente aparece a opção compartilhar no google+. Porém só é possivel compartilhar no perfil pessoal e não na pagina rs. Será que tem como mudar isso? Ou teria alguma forma de fazer a publicação automática na pagina assim como nas paginas do facebook (via feeds)? Aguardo respostas. Abraço!

    Responder

  9. Olá Marcos,

    Valeu pela dica. Ainda não tinha me ligado a essa questão de colocar o gadget do Google+.
    Obrigado por essas e outras dicas que, sempre, são de primeira mão.
    Abraço.

    Responder

  10. Pingback: NOVIDADE: Gadget Seguidores do Google+ para Blogger - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.