O Google Analytics é totalmente gratuito e ilimitado?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

free Para a boa manutenção de um blog e para se saber do bom andamento das visitas, tempo de permanência dos leitores, qualidade e receptividade do conteúdo, é recomendável que se uso o Google Analytics ou similar. Não podemos nos contentar com meros contadores de visitas, pois há outros dados importantes para saber se seu blog vai bem.

Não importa se você tem um site ou blog – no Blogger (Blogspot) ou no WordPress – você precisa acompanhar os dados estatísticos das visitas recebidas em sua página. Para isso o melhor serviço disponível é da Google, claro, o Google Analytics. Mas sempre aparece a dúvida entre os usuários: O Google Analytics é 100% gratuito e ilimitado para usar como quiser?

A resposta não é tão simples, mas vou tentar resumir.

Não conhece ou não usa o Google Analytics ainda? Então saiba mais aqui:

É sempre bom recorrer aos termos de uso dos serviços que queremos usar para saber tudo o que o prestador está oferecendo. Diz assim um trecho do “Termos de serviço do Google Analytics“:

2. TAXAS E SERVIÇOS. (…) o Serviço é oferecido gratuitamente ao Usuário para até 5 milhões de visualizações de páginas e, se o Usuário tiver uma campanha Adwords de boa reputação, o Serviço será oferecido ao Usuário sem limite de visualização de páginas.

O destaque no texto é meu. “Visualizações de página” ou “pageviews” é a quantidade de vezes que o suas páginas, foram visualizadas – todas elas – incluindo páginas internas, independente se foram abertas várias vezes pela mesma pessoa. Assim, quando seu site/blog somar 5 milhões de pageviews, o serviço deixará de ser gratuito.

Como saber quantas visualizações seu blog já recebeu?

Se você tem uma conta ativa no Analytics, então pode saber quantas pageviews o serviço já rastreou e contou. Para isso basta acessa o painel do perfil de seu blog para ver o relatório. Então mude a data de exibição que fica no canto superior direito da janela para contar desde o início de seu blog até o presente, como ilustra a imagem abaixo:

analytics-data

Você pode escrever a data manualmente ou escolher e marcar no calendário. Depois é só clicar no botão “Aplicar” para ver o total de visualizações de página que já foi rastreada desde que você começou a usar o serviço.

Como usar o Analytics sem limites?

Se você leu com atenção o trecho que citei acima deve ter percebido uma brecha que pode te dar uma conta gratuita totalmente ilimitada. Trata-se do Google AdWords – serviço de compra de anúncios em páginas da Google.

Se você é um anunciante e tem alguma campanha ativa no Google AdWords, então pode ser conteplado, caso seu blog passe de 5 milhões de pagviews, com uma conta sem limites de visualizações. Não está claro quanto aos critérios para liberação do serviço, pois afirmam apena que é preciso ter campanha de “boa reputação”.

Eu entendo isso como sendo alguém que usa o serviço constantemente, de forma regular e satisfatória, seguindo as regras do serviço e promovendo ganhos próprios e para a Google, claro.

Outro fator que devemos levar em conta é que não há relatos de nenhum site ou empresa que pague à Google para usar o Analytics e também não um link ou canal de contratação e compra do serviço. Essa é outra brecha que nos leva a crer que essa cláusula é apenas uma medida de segurança deles para eventuais necessidades no futuro.

Outros artigos sobre o Google Analytics:

.

7 Comentários

  1. Bem, na real são poucos BLOGS que atinge mais de 5 Milhões de visitas. Isso deve valer mesmo para sites famosos que usam o google analytics, que tem de monte.

    Responder

  2. Estou usando o Google Analytics, mas desde que troquei de layout que não recebo mais o acompanhamento dos dados do meu blog.
    Estou ainda numa média baixa de visitantes, e vai demorar até que chegue a 5 milhões de pageviews!!!
    Inseri novamente o código para que o Google Analytics acompanhe as estatísticas do meu blog, espero que dê certo!
    Enquanto isso, o serviço para mim vai permanecer gratuito! 😀

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.