O Google odeia seu Blog ou só quer o seu Conteúdo

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Muito Blogueiro anda quebrando a cabeça para entender porque tem perdido visitas e posições no Google, sem saber que a culpa pode ser ele mesmo e até as técnicas de SEO que escolher aplicar no Blog. pode ser uma luta vencida se você não sabe realmente o que tem que ser feito para reverter esse quadro e fica parecendo que o Google odeia seu Blog, mas tudo o que ele quer é encontrar conteúdo. Seu Blog é capaz de oferecer conteúdo ao Google?

Recebo todos os dias perguntas sobre técnicas de SEO, qual a melhor forma para ficar entre os primeiros nos resultados do Google e até como eu faço para escapar do Panda e do Penguin e não perder indexação ou visitas (Seu Blog tem medo de Pinguins e Pandas?). A questão é que não há grandes segredos quanto a isso e tudo se resume a fazer o que o Google quer: produzir conteúdo original e de qualidade.

Eu sei: isso é repetitivo e todos estão cansados de saber.

O problema é que todos sabem, mas poucos colocam em prática.

Vejo blogueiros de todos os níveis lutando para aprender técnicas de SEO, mas poucos procurando aprender como escrever melhor ou mesmo tentando produzir conteúdo sobre o que realmente o seu público está procurando.

Tudo o que o Google espera é que você seja capaz de criar conteúdo que atenda às pessoas que procuram aquela informação. Para fazer isso é preciso escrever bem, além de dominar o assunto. A melhor técnica de SEO que descobri até hoje foi essa e é praticamente a única que me preocupo sempre.

Só quando se tem conteúdo no Blog é que será possível preocupar-se com outras técnicas de SEO para melhorar ainda mais suas chances de aparecer bem posicionado no Google. Sem contar que isso não é algo da noite para o dia. Leva tempo conseguir um bom ranking nos resultados orgânicos, onde superar a qualidade dos seus concorrentes é outro passo fundamental.

Então, que tal mudar sua estratégia para algo mais objetivo e concreto: produzir conteúdo a médio e longo prazo, que atende à demanda das pessoas que são seu alvo e melhorar a qualidade da sua escrita?

.

18 Comentários

  1. Marcos, você tem razão mesmo!!

    Quando houve a atualização do Penguin, eu despenquei no Google!

    De repente percebi que as velhas técnicas de SEO que aprendi estavam obsoletas.

    Só consegui reverter a situação fazendo um novo curso SEO.

    Percebi que estava no caminho errado da velha escola SEO.

    Fiz a lição de casa;

    Fiz um check-up geral no blog, modifiquei o que deveria ser modificado, enxuguei o blog e finalmente voltei a ter um bom ranqueamento no Google!!!

    Hoje o foco é somente conteúdo, puro e simples!!!

    Parece que deu certo, pois Google voltou a sorrir novamente pra mim!

    Responder

  2. Eu também vivia o tempo todo procurando formas para melhorar o posicionamento do meu blog no Google, mas depois resolvi deixar tudo isso um pouquinho de lado e focar em escrever conteúdos que o povo quer saber.
    Graças a isso eu consegui aumentar bastante o número de visitas do blog e hoje escrevo artigos simples, mas que supre as necessidades dos leitores.

    Responder

  3. Também descobri, na prática, que a melhor das técnicas de SEO é construir um bom conteúdo, original e relevante. o linkbuilding vêm como consequencia e de forma natural.

    Também destaco a necessidade de investir em um blog usual e que proporcione uma boa experiência para o usuário. Assim como você, Marcos, investi em layout responsivo e tive bons resultados em termos de SEO.

    Responder

  4. Não concordo totalmente consigo Marcos. Devemos sim tomar especial atenção ao SEO e não esperar que o conteúdo faça tudo. Em percentagens diria que 30% (qualidade do artigo) 70% (trabalho SEO). Aliás desafio alguém a criar um site e nem se preocupar com o SEO, apenas com conteúdo! Demorará anos até que veja o seu esforço recompensado e nessa altura ja deve ter desistido!

    Blogueiros com sites autoritários irão rankear determinadas palavras chave sem ter que se preocupar muito com o SEO, mas para quem tenha um site não tão autoritário a coisa já não funciona da mesma maneira!

    Conteúdo original + SEO OFF PAGE = Sucesso! Jamais podemos desprezar técnicas seo de linkbuilding se queremos ter sucesso no ranking do google.

    Cumprimentos

    Responder

    • Ricardo,

      Sinto muito, mas você está errado em alguns pontos dos seus argumentos.

      1. Devemos esperar que o conteúdo faça tudo. Essa inclusive é uma indicação do Matt Cutts. Como eu disse no artigo, só é possível preocupar com SEO se você tem conteúdo. Se não tem conteúdo, não adianta SEO.
      2. Qualquer cursinho ou livrinho d SEO que você comprar verá que técnicas de SEO são menos de 30% do que precisamos fazer no Blog/Site hoje para garantir bons posicionamentos no Google.

      Estamos falando de ranking a longo prazo e não apenas aparecer no topo por alguns dias e depois sumir de lá. Com o Panda e o Penguin, o mais importante é só o conteúdo.

      3. Outro erro em seus argumentos é justamente as atualizações do algoritmo do Google já mostram que linkbuilding serve para pouca coisa ou quase nada. Se você lesse um mínimo sobre o assunto, não teria escrito isso.
      4. SEO Off-page??? Hoje em dia isso não vale nada. As antigas técnicas off-page praticamente caíram por terra nos últimos meses, desde o Panda. Você pode continuar fazendo, mas o peso disso é quase zero. Prova disso é o fim do PageRank como métrica para posicionar nos resultados orgânicos.

      Olha, sua intenção foi boa, mas você via precisar estudar um pouco mais de SEO e ler uma coisas mais novas.
      E volto a repetir: Sem produzir muito conteúdo e altíssima qualidade, qualquer técnica de SEO não valerá de nada. Foi o que escrevi no artigo.

      Responder

      • Bom dia Marcos

        Li com atenção a sua resposta e também me parece que existe algumas afirmações que não considero corretas

        1- Devemos esperar que o conteúdo faça tudo? Não! Devemos ser pró-ativos meu caro Marcos, como voce é com o seu fantástico blog! Devemos criar um artigo de qualidade, original e otimizado (sim com aquelas regras que vêm nos tais livros de SEO que tenho de estudar) e depois começar a trabalhar backlinking.

        Quando me referi a posicionamentos, falava em longo prazo e não ao “google dance” que muitos blogs sofrem quando são recentes ou quando a estratégia seo é suspeita para os algoritmos do google.

        2- O linkbulding não serve para nada? Tenho um enorme respeito por si marcos, mas esta afirmação fez-me mandar uma gargalhada. De facto sou completamente de opinião contrária. Um boa estratégia de backlinks é parte fundamental de SEO para o seu blog. O Panda e o Penguin não acabaram com o efeito dos backlinks, apenas o refinaram de maneira a só considerar os links bons! Aliás o próprio Matt Cutts e a google anunciaram a ferramenta “Google’s Disavow Tool” que voce deve conhecer marcos porque leu os tais livros que eu nao!

        Então o google lança uma ferramenta que permite que se lhe diga quais os backlinks que não deve considerar e que estão a prejudicar o nosso site mas o marcos diz-me que os backlinks já nao servem? então para que raio serve esta ferramenta? Provavelmente a resposta está nos livros!

        Marcos a sua intenção foi boa, antes de nos preocuparmos com SEO devemos sim criar conteúdo original e relevante. Agora dizer que é suficiente para garantir bons posicionamentos é que já não concordo.

        E ainda outra coisa Marcos, felizmente já li muito sobre SEO, desde o seu site que sempre acompanhei passando por foruns e sites internacionais, bem como participei em várias palestras sobre o mesmo. Mas sabe uma coisa? não é por isso que sei mais ou menos SEO, apenas falo da experiencia que tenho em todos os meus projetos e isso vale muito mais que os tais livrinhos!

        Um grande abraço Marcos
        É sempre um prazer discutir estes assuntos consigo.

        Responder

        • Ricardo,

          mesmo considerando que seu comentário faltou com respeito à minha pessoa, ironizando comigo, vou manter por respeito aos meus leitores e só para responder você em uma coisa:

          – Você não deve ter lindo com atenção meu artigo nem minha resposta, pois cai em contradição quanto ao que eu escrevi de fato. Mas vou repetir aqui para você:

          Nenhuma técnica de SEO tem valor sem conteúdo e sem priorizar o conteúdo.

          Se você não entendeu isso até agora, então fica complicado debater com você. Seja “pro-ativo” o quanto você quiser, mas não produza conteúdo para ver se vai adiantar alguma coisa.

          Linkbuilding???
          Não vale de NADA se o seu conteúdo não for de qualidade e não for linkado por outros de mesma qualidade ou melhores.

          A ferramenta “Disavow” só deve ser usada em último caso, como explicou o Matt Cutts, como por exemplo se seu site/blog/conteúdo, for vítima de SPAM-link ou mesmo receber alguma punição por alguma prática de terceiros ou caso seus links apareçam em quantidade e lugares que afetem a “reputação” do seu site/blog/conteúdo.
          Como o Matt explicou no vídeo, é para casos onde o próprio algoritmo do Google não detectar um problema e você possa “avisar” ao Google que certos links devem ser ignorados e não foram feitos por você na intenção de manipular os resultados ou levar vantagem.

          Por fim: em momento algum duvidei de sua “experiência”, até porque nem conheço você. Mas mesmo assim ainda acho que falta algo mais para você entender bem sobre esse assunto, a começar tendo mais atenção na hora de ler e interpretar o que as pessoas escrevem.

          Responder

          • Boa tarde Marcos,

            De fato o conteúdo é o primeiro e mais importante ao construir um Blog/Site, afinal, o Leitor não está interessado nos milissegundos que o seu site leva pra carregar ou quantos pixels o banner principal possui.

            No entanto, acredito que o SEO e outras técnicas passam a ser diferenciais quando há concorrência. Se há dois blogs com conteúdos relevantes, como diferenciá-los? Qual deles aparecerá primeiro no Google? Neste momento que outros indicadores/regras passam a valer e o SEO é uma das ferramentas que mais contribui nesse ponto.

            Pra ter sucesso e ganhar cada vez mais seguidores, acredito que é preciso um conjunto estruturado e completo. Que sem dúvida começa no conteúdo, passa pelo SEO e outras técnicas e daí em diante numa evolução constante.

            Responder

    • Ricardo, acho que você se engana quanto a dizer que um blog é 70% trabalho SEO. No início é demorado mesmo. Não adianta querer 1000 visitas por dia com um blog que tem apenas uma semana (acontece, mas não são com todos) Meu blog vai completar 3 anos agora em dezembro e com dois anos atingiu 2 mil visitas por dia. Hoje, já atinge 11.500 visitas/dia e só tem aumentado. A cada mês vejo que não está estacionado em um número. E eu só fiz conteúdo e respondo sempre que posso os comentários (mais de 2.000). Acho que a atenção com o público é um SEO fortíssimo, vamos dizer assim. Nunca me preocupei com SEO e hoje tenho 500 posts que me garantem uma boa posição no Google. Um grande abraço!

      Responder

  5. O conteúdo é o mais importante em qualquer blog. Tudo pode está organizado mas se o conteúdo é fraco então não vai ter tanto resultado. Gostei desse artigo Marcos, chama a atenção para criar artigo original. Muito importante isso.

    Responder

  6. Realmente este é um ponto que devemos todos levar em consideração.
    Para alguns, acredito que a melhor maneira de fazer SEO é simplesmente não fazer SEO algum.
    Devendo preocupar-se apenas com o conteúdo publicado em seu blog e questões de divulgação correta de seus arquivos.

    Abraço !

    Responder

  7. Estou passando por esse problema. De uma hora para outra o número de visitantes do meu site caio absurdamente. Eu realmente não sei dizer se eu sem querer apliquei alguma técnica Seo, da qual fez com que meu site tenha sido penalizado.

    Antes, meu site recebia uma média de 6 mil visitas por dia, agora esta em torno de 1.200 por dia. Imagine que queda absurda! Por via das dúvidas estou tentando me precaver, ainda não sei dizer como. O meu lema agora é: Não desanime, é assim mesmo.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.