O Google sabe todos os lugares onde você esteve

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

É isso mesmo, o Google tem todas as suas informações de localização armazenadas e sabe exatamente onde você está agora, neste momento. Eles conseguem seguir todos os seus passos o tempo inteiro, mesmo que você não use um GPS. Descubra como isso é possível.

Fazer download do e-book Como Ganhar Dinheiro com Blog

Tenho certeza de que veio à sua mente o livro “1984” de George Orwell, o “Big Brother”, que tudo vê e tudo sabe sobre os cidadãos. Cada dia que passa parece que esta obra de ficção se torna mais real e ainda mais invasiva e dominante.

O Google pode seguir todos os seus passos, se você tem um celular com tecnologia Android. Eles fazem um histórico de geolocalização, mesmo quando o GPS do aparelho está desligado ou que você nunca use o Google Maps. Basta mesmo ter um celular com o sistema operacional deles. Não é algo secreto, já que você pode ver todos os registros dessas localizações e até pode apagar o histórico, mas não deixa de ser assustador.

E antes que você se sinta aliviado por usar um iPhone, saiba que a Apple também monitora seus usuários, isso desde de 2011 – iPhone keeps record of everywhere you go.

Se você acessar o link do histórico com a sua conta da Google – a mesma que você usa em seu celular Android – vai ficar impressionado com a precisão das informações e poderá ver pelo calendário todos os lugares onde você esteve nos últimos dias.

O sistema usa o sinal do celular, a conexão de dados (3G ou 4G) se estiver ativa, conexões Wi-Fi ou o GPS para determinar sua posição. Pode combinar todas elas ou usar apenas um se os outros estiverem indisponíveis. Claro que, quanto mais você usar desses recursos em seu aparelho, mais precisa será a localização.

Como desabilitar essa função?

Se você ficou assustado com isso, pode desabilitar essa função em seu aparelho e sempre verificar o link que citei acima para excluir os registros do histórico que a Google faz.

Entre nas configurações do seu celular e procure por “Serviços de Localização”. Na tela que abrir, desmarque as opções de localização.

Isso deixará o Google Maps mais lento e desabilitará os resultados do Google Now baseados em sua posição. Alguns aparelhos vão perguntar se você quer reativar esses serviços para melhorar a precisão dos resultados. Sempre que os reativar a Google fará registro desses dados.

Então: sente-se observado?

14 Comentários

  1. Uma das centenas de vantagens de não ter smartphone, mas como o próprio post destacou, é bem fácil desmarcar essa opção. Só que as pessoas são preguiçosas, compram a bagaça e não têm curiosidade nenhuma de dar uma olhadinha nas configurações. 😛

    Responder

  2. Eu tenho um celular com Android e sinceramente não sabia disso rsrs, vou procurar essa função e ver se o serviço está habilitado! Como eu não utilizo o Google Maps, deixarei o serviço desabilitado, caso seja necessário essa configuração! Abraço a todos e sucessos!

    Responder

  3. Bom, já era de se esperar sendo pelo Google ou pela Apple os dois tem que ter um jeito de nos monitorarem com facilidade para saber desde as novas tendencias a antigas e ver oque esta mudando na procura do povo.

    Já no meu caso prefiro deixar esta opção ativada pois a precisão do google maps e muito melhor e não deixa a desejar, mais vou dar uma olhada a fundo pra saber quais os dados que são possíveis para o google coletar sobre mim utilizando esta função.

    Responder

  4. E não é só isso não. O Google faz um backup de todas as minhas fotos e uma edição destas fotos. Fiz uma viagem a Nova Iorque o Google fez uma edição marcando os dias e os lugares visitados. Me avisa sobre a edição com a opção de compartilhamento. Algumas edições achei tão bem feitas que compartilhei na minha página Gogle+, e meu aparelho é um Iphone.

    Responder

  5. Acredito que a opção de desativar seja apenas pra tirar o histórico da sua vista. A Google vai continuar monitorando seus passos, principalmente se você usa Android independete de ter desmarcado ou não essa opção.

    Quando a esmola é demais, o santo desconfia.

    Responder

  6. É importante dizer também que, através deste mesmo sistema, caso seu celular seja roubado, você pode localizá-lo, bloqueá-lo, apagar todos os dados e inutilizar o aparelho, bem como fazê-lo tocar em bom e alto som para encontrá-lo (quando perdemos em casa por exemplo) utilizando o Gerenciador de Dispositivos do Android.

    Não é um sistema unicamente do mal, principalmente se você não é um ************** ou um *******************. Eu não preciso esconder por onde eu ando, pelo menos não antes de ganhar meus primeiros 5 milhões. Depois disso, nem celular eu vou usar mais… 😉

    Responder

  7. Boa tarde Marcos Lemos. O celular de um conhecido ficou perdido mas, após um tempo foi encontrado de forma estranha. Suspeito que ele foi furtado e gostaria de saber se o Google Maps registra esse histórico mesmo quando o aparelho está desligado. Abraço

    Responder

  8. Meu celular está marcando um lugar que não fui naquele dia, nem conheço o lugar, nesse dia estava dentro do meu trabalho que fica na região central de SP, e no histórico estava marcando que sai em um determinado horário e fui para um shopping na zona Sul, como se nem ao menos conheço o lugar, e os horários não batem, porque está marcando que sai às 11:35 e cheguei ao local que fica na vila Andrade zona sul, às 11:48, e depois retornei para o lugar que estava no centro de São Paulo que fica na rua 15 de novembro ao 12:05…..não daria nem tempo….estou tentando achar uma explicação para isso.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.