O menu de Estatísticas padrão do Blogger é confiável?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

estatisticas-graficos-blogsSe você usa ao menos dois serviços diferentes para acompanhar as estatísticas de visitas que o seu blog recebe (pensando bem mais do que apenas em contadores de visitas), já deve ter percebido que os números não batem comparando um com outro. Agora o Blogger (Blogspot) tem seu próprio serviço de estatísticas e acompanhamento de visitas e fica a dúvida: os dados são confiáveis?

Aproveite esse post para aprender a fazer análises dos seus dados.

Desde o início de julho/2010 o Blogger liberou um novo menu que funciona como um serviço de análise das visitas que o seu blog recebe. Funciona de forma nativa e você não precisa configurar nada, nem adicionar códigos:

  • Acompanhe as estatísticas de seu blog diretamente no painel do Blogger

A dúvida de muitos foi que, ao comparar os dados apresentados com o Google Analytics por exemplo, os números não eram equivalentes. Já tratei sobre essa questão analisando e comparando outros serviços. Isso também ajuda a responder o que queremos saber aqui:

Assista o vídeo sobre “Como usar o Google Analytics de forma eficiente [Vídeo]“.

Vejamos os números de Pageviews (visualização de páginas) do [ Ferramentas Blog ] nesse primeiro mês do serviço, em comparação com os dados coletados também no Analytics e no Histats.

pageviews-blogger

No painel do Blogger constam 227.052 pageviews.

pageviews-histats

Já no Histats somou-se 196.989 pageviews no mesmo período.

pageviews-analytics

E no Google Analytics para Julho/2010 foram 216.545 pageviews.

A diferença nos números é evidente, sendo que o painel do Blogger, em seu novo menu de estatísticas, exibe dados bem mais robustos. Mas antes de chegar nalgum resultado ou constatação, vamos ver mais alguns dados.

Esses serviços também fazem a contagem de visitas que cada artigo/post recebeu num determinado período. Isso é ótimo para que você saiba quais são seus artigos mais visitados e lidos, assim até melhorar seu conteúdo. Veja o resultado comparativo dos meus posts mais visitados e os números.

postviews-blogger

No painel do Blogger (acima), comparando com os outros serviços, notamos que a diferença não está apenas nos números, mas até na ordem de quais posts foram mais visualizados.

postviews-histats

Repare que no Histats o post mais visitado é o mesmo que no Estatísticas do Blogger (com 100 views menos). só que há uma grande diferença sobre o post “Como criar template para Blogger…“, onde num é segundo e noutro é apenas o quarto e tem quase 500 views de diferença nos resultados de análises desse serviços.

Por fim temos o Google Analytics para entrar na comparação e chegarmos em alguma solução ou resposta:

postviews-analytics

A ordem apresentada no Analytics é a mesma do Histats, mas com números bem mais exuberantes. É bem diferente do painel do Blogger a ordem e os números nem se fala.

A primeira e mais simples explicação é que o painel do Blogger no seu novo menu é bem recente, com pouco mais de 30 dias de existência e pode estar sendo refinado e melhorado pela equipe do Blogger. Por isso os números ainda são tão estranhos.

Ainda há erros evidentes, como mostra essa imagem do período de uma semana do meu blog em que nada foi computado:

erro-stats-blogger

O Blogger recebe os dados diretamente das páginas, sem códigos, o que deveria ser mais confiável e exato.

Os outros serviços usam códigos de rastreamento que devemos adicionar no código-fonte do blog. Estão sujeitos a vários problemas, como o carregamento errado de uma
página, plugins de bloqueio instalado no navegador de internet de algum usuário, navegação oculta, entre outros problemas que atrapalham no rastreio de dados.

Eu, particularmente, confio mais no Google Analytics, especialmente por seus dados serem mais completos.

Em todo caso o mais certo é esperar que o Blogger melhore o sistema de análise e acumule mais informações. Ainda é pouco tempo para termos certeza de que tudo está funcionando bem. Uma análise bem feita exige tempo. De qualquer forma, vale mesmo é você descobrir qual lhe atenderá melhor e saber fazer as análises certas para o bom andamento de seu blog.

Outros artigos relevantes:

.

21 Comentários

  1. Muito boa essa postagem marcos!

    Eu estava cheio de duvidas, mas agora tenho
    algumas conclusões sobre o assunto….
    Abraço do Ojuara
    Inté a próxima postagem

    Responder

  2. Eu uso apenas o Analytics e esses dias o contador do Blogger apresentou números 10x maiores que o Analytics. O restante dos números não notei muita diferença e se houve, foi pouca.

    Responder

  3. Eu cheguei a fazer uma comparação também entre o google analytics e o painel de estatísticas do blogger. Ocorreu uma grande diferença nas pageviews. Há também um um erro na contagem nas estatísticas do blogger, eu estava logado no meu blog passei em uma página do meu blog, depois fui no painel de estatísticas do blogger e apareceu constada a minha visita, sai da minha conta e novamente passei em uma outra página do meu blog, fiz o login, passei no painel de estatísticas do blogger e novamente a minha visita vez parte da contagem.

    Responder

  4. Esse artigo foi muito esclarecedor e tirou qualquer dúvida que eu tinha, principalmente com o auxílio dos outros artigos recomendados.

    Responder

  5. Eu uso o Analytics e o Histats, os resultados são bem parecidos. Já os do Blogger eu ainda não consigo confiar. Enquanto os outros mostram cerca de 200 visualizações diárias, ele me mostra 800.

    Responder

  6. Procurando na pagina de suporte do Google (https://www.google.com/support/googleanalytics/bin/answer.py?answer=55614&hl=pt_BR), cheguei na mesma conclusão que o caro Marcos Lemos: Os resultados variam por diversos motivos e nesse link acima o Google explica algumas razões.

    Eu creio que o melhor é escolher um serviço de estatísticas e trabalhar com ele. Assim vc pode ter mais foco e obter melhores resultados com uma ferramenta que vc conhece. Eu gosto do Google Analytics, pois é bastante completo e razoavelmente fácil de usar. Sucesso!

    Responder

  7. Você poderia atualizar esse post, pois os dados estatisticos do Blogspot, mesmo depois de quase 1 ano e 5 meses, continuam dando diferença com os dados do Google Analytic.

    :/

    @JuhBarreto

    Responder

  8. Pzé.. Mas essa diferença de números entre o painel do Blogger e o Google Analytics não se deve ao fato de que o GA só coleta informações a partir do dia em que ele foi instalado?? Pois comigo é isso… no painel no Blogger eu tenho 30 mil visitas.. e no GA eu tenho 99 visitinhas apenas pois instalei ele ontem…. =/

    Responder

  9. Marcos, não sei como está esse caso, hoje, pois não li nada mais a respeito. Não uso o GA nem as estatisticas do Blogger, mas como pretendo usar um dos 2, passei a ler sobre isso. Eu acessei o link acima deixado por Rodrigo e li que o GA nao contabiliza a visita se o leitor acessou uma outra pagina sem fechar o navegador, no periodo de 30 minutos. Se aquelas informacoes (que não tem data) do Google ainda estao atuais, pode estar aí a discrepancia entre o GA e o Blogger. Naquele post tambem há outras informacoes interessantes. Diante delas, creio que os dados do Blogger são mais consistentes.

    Responder

  10. Não preciso nem comparar com outro contador, o próprio contador do blogger cai en contradição nas contagens entre as visitas do blog e das postagens….

    Responder

  11. Olá, Marcos. Achei seu site/blog interessante, por isso resolvi comentar. Também tenho um site/blog e me fiz essa pergunta várias vezes. Inclusive, algo me chamou muita atenção. Eu tenho aquela bina “Feedjit”, que mostra de onde e como as pessoas chegaram à página, e por várias vezes que eu fiz buscas no Google sobre o meu site, mesmo sem eu clicar no link para o mesmo, o “Feedjit” já reconhecia como se fosse um acesso. Será que isso não poderia estar acontecendo, por exemplo, com o Blogger??? É como se as buscas fossem tão sensíveis, que o sistema poderia estar reconhecendo como uma suposta visita.

    Responder

  12. Pingback: Menu Estatísticas do Blogger - Contador de visitas e visualizações - [ Ferramentas Blog ]

  13. Não confio de jeito nenhum,notei que cada visita que meu blog recebe ,essa visita aparece duplicada no painel do contador,botei um contador externo e notei que as 50 visitas que tive de um dia pra outro,no painel de estatística aparece como 400 visitas kkkkkk pode?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.