O que é Cloud Computing para Hospedagem de Blogs e Sites?

Você pode ter um blog ou um site que precise de recursos para compartilhar aplicativos, necessite de maior flexibilidade no controle das informações e dos dados transmitidos e recebidos de seus usuários. Há uma gama de possibilidades para que seu blog, ao crescer, tenha demandas especiais do serviço de hospedagem. Uma alternativa muito interessante e nova é a Cloud Computing. Vamos analisar esse serviço e descobrir o que é melhor para seu blog.

No caminho que estamos percorrendo, analisando as opções disponíveis no mercado para serviços de hospedagem (Host) de sites e Blogs, a Cloud Computing é a fronteira final, especialmente no avanço de suas tecnologias e tem se mostrado a tendência no momento.

Nossa série teve os seguintes momentos:

Com toda essa informação você pode fazer a escolha certa.

Cloud Computing

Costuma ser muito flexível e também muito complexo. É recomendado para quem tem aplicações muito específicas, como um site que fornece serviços aos seus usuários (imagine como aplicação algo como o Facebook ou mesmo Google Docs, por exemplo). A Cloud Computing – cuja tradução é Computação em Nuvem (não Computação nas Nuvens) – geralmente torna-se ideal para quem tem avançados conhecimentos de administração de servidores, pois seu gerenciamento costuma ser um tanto quanto mais avançado em relação ao de um servidor dedicado.

Basicamente, um cliente que usa o Cloud Computing tem à sua disposição um VPS flexível que é executado sob inúmeros servidores dedicados, em contraposição aos VPS‘s tradicionais, que executam em apenas um servidor dedicado (chamado de Node). Graças ao fato de rodarem em inúmeros servidores dedicados, geralmente os clientes de Cloud Computing têm à sua disposição uma enorme infra-estrutura que podem usar com apenas alguns cliques no painel da empresa na qual o serviço foi contratado.

Assim sendo, o pagamento de um servidor em Cloud Computing costuma ser contabilizado com bases em custo por hora. Ou seja, se você precisou aumentar a memória RAM do seu servidor para 8 GB por causa de um pico de visitas, será contabilizado 1 hora de uso dessa quantidade de memória, o que logicamente aumentará o custo da mensalidade.

Dois problemas que costumam assombrar usuários de hospedagens Cloud Computing são relacionados à Segurança – visto que há o compartilhamento de recursos em diferentes máquinas – e à uma sigla conhecida por SPOF (Single Point Of Failure, ou, em sua tradução, Ponto Simples de Falha) – na qual a queda de uma única máquina pode afetar a performance de todas as outras  através do compartilhamento de recursos.

Alguns pontos positivos e negativos relacionados à hospedagem em Cloud Computing são:

  • Prós:
    • Flexibilidade – Usando a tecnologia de Cloud Computing geralmente você tem uma plataforma flexível o suficiente para usar apenas o que for necessário e pagar apenas pelo seu uso, o que torna-a ideal para sites e blogs com picos de visita não tão frequentes assim.
    • Custo – Por causa da flexibilidade, clientes de Cloud Computing pagam apenas o que usam, e isso diminui dramaticamente os custos operacionais.
    • Ideal para APLICAÇÕES – Por ter custo inicial semelhante à de um VPS mas ser mais flexível do que um servidor dedicado, além de ser necessário conhecimento para administrá-lo.
  • Contras:
    • Enorme complexidade – Costuma ser indicado apenas para quem tem total certeza do que está fazendo e consegue gerenciar o servidor de forma à evitar problemas.
    • Segurança – Causada pelo compartilhamento de recursos entre diversas máquinas, o que pode vir à trazer problemas em caso de invasões.
    • SPOF – Como explicado acima, a queda de uma máquina pode vir causar a queda de todas as outras de acordo com a estrutura disponível para substitui-la. Se não administrada corretamente, pode causar perda de dados, performance e quedas frequentes.

Alguns bons exemplos de empresas que fornecem serviços de Cloud Computing são a iWeb (indicado para quem está começando a administrar o primeiro projeto hospedado em Cloud Computing) e a Amazon EC2, que é indicada especialmente para quem já tem o conhecimento necessário em administração de servidores e afins.

 Conclusão

Esses são apenas alguns tipos de hospedagem que você pode encontrar em alguma pesquisa na internet. Note que, para quem está começando agora no mundo da blogosfera (em WordPress.org ou outra plataforma que necessite de instalação em servidor próprio), o ideal é contratar um servidor de hospedagem compartilhada. Já para quem tem uma taxa de visitas considerável, pode-se usar um VPS ou mesmo um servidor dedicado.

Caso você pretenda hospedar uma aplicação web – e não um blog ou simples site -, indicamos fortemente a hospedagem em Cloud Computing, pois fornecerá a flexibilidade necessária para que sua aplicação possa crescer constantemente.

2 Comentários

  1. Para mim o Cloud Computing ainda esta no começo e precisa ser aprimorada e muito, assim como, a evolução em alguns pontos de sua tecnologia.

    Entre um Dedicado e um Cloud, pego um Dedicado, até porquê ele se adapta melhor a minha necessidade.

    Parabéns Fernando, é um ótimo post!

    Responder

  2. Antigamente, na época do Geocities, só se hospedavam sites. Hoje tem sites, blogs e aplicativos e cada vez mais essa complexidade faz nascer novas tecnologias em hospedagem. Pelo que li do artigo, a hospedagem de aplicativos está fortemente ligada à Cloud Computing. Outra lição aprendida.

    Valeu, Fernando, pela excelente sequência de artigos. Abraço.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.