O que é e como usar links “NoFollow” no Blog?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Você sabe como aplicar e para que serve o atributo “NoFollow” nos links do seu Blog? Uma parte fundamental para qualquer conteúdo em Blogs são os links (URLs) que apontam para partes internas e/ou externas, fazendo as ligações que são as bases da internet. Mas até os links têm regras para serem aplicados. Para isso existe o atributo (um trecho de código HTML) que adicionamos nos links para dizer se os mecanismos de busca devem ou não seguir aquela indicação.

Vou explicar aqui sobre o que é link “nofollow” e “dofollow” com todos os detalhes, incluindo um tutoria em vídeo para ajudar você na hora de decidir como configurar os links dentro do seu Blog. Pode parecer algo sem importância, mas é fundamental para as técnicas de SEO e como o Google (e outros buscadores) leem os links que você aplica e recomendo para os leitores.

O que é link “nofollow”?

Quando vamos criar um link dentro de nossos blogs, adicionamos uma linha de códigos HTML que dá a indicação para o navegador de que, ao clicar naquela palavra ou frase, o visitante deve ser direcionado para um outro site, uma outra página. Basicamente código fica da seguinte forma:

<a href=”https://ferramentasblog.com“>Ferramentas Blog</a>

O que está destacado em negrito será a palavra do link. O que está destacado em azul será o endereço URL para onde o link apontará ao ser clicada a palavra. E já a estrutura de código em verde é o padrão HTML que faz isso funcionar.

Toda vez que um mecanismo de busca, como o Google, chegar até o conteúdo e encontrar links, os sistema de rastreamento seguirá o link para entender porque há essa ligação, como isso se relaciona com o conteúdo e contará tal link como um “voto” de indicação.

Mas nem sempre queremos dar esse “voto” para o link que citamos (abaixo explico os motivos para quando você DEVE usar “nofollow”). Quando for o caso, essa estrutura de link ficará assim:

<a href=”https://ferramentasblog.comrel=”nofollow”>Ferramentas Blog</a>

Nesse caso você está dizendo aos rastreadores dos mecanismos de busca que esse link NÃO deve ser seguido e não deve ser contato como um “voto”. Assim, o link continua funcionando, mas fica a indica de que não deve ser seguido pelos mecanismos de busca.

Como funciona o Rel=nofollow

 

O que é link “DoFollow e como usar?

Se existe um “NoFollow”, então vai existir um link do tipo “DoFollow”, que queremos que seja seguido e para quem queremos passar autoridade?

Os links chamados “dofollow” são todos os outros onde não estiver adicionado o atributo “nofollow”. Isso significa que, quando não for necessário usar “nofollow”, basta não indicar nada que o link será “dofollow” automaticamente.

Então, você não precisa adicionar nenhum atributo para dizer que é um link “dofollow”.

Como aplicar o atributo rel=”NoFollow” nos links?

Você pode fazer a aplicação do atributo “nofollow” manualmente, editando os links no conteúdo do seu blog, sempre que for necessário. Mas se você usar o Blogger ou o WordPress, aqui tem um tutorial em vídeo mostrando como usar esse recurso de forma fácil e prática.

Quando devo usar “NoFollow” nos links?

Existem situações bem específicas em que se deve usar o “nofollow”. Para todos os outros casos, basta deixar o link no formato padrão e você não precisará se preocupar com isso. A recomendação se aplica em casos de otimização para os mecanismos de busca (SEO), em que se deve tomar cuidado com as citações a links quando:

  1. O site não é um fonte confiável – Se você precisa indicar um link para complementar algum conteúdo do blog, mas você não tem certeza se a fonte é confiável ou se aquele conteúdo for estranho ao conteúdo do seu blog, bem como se for para uma faixa etária diferente da média de seu Blog.
  2. O link foi patrocinado – Quando alguma empresa comparar conteúdo em seu blog e for necessário indicar um link, é de extrema importância que o link seja do tipo “nofollow”, pois a Google proíbe terminantemente a venda de links. (Assista esse vídeo para entender melhor sobre isso: Por que não vendo links “DoFollow” no Blog)
  3. É o link de um programa afiliado – Essa mesma regra vale para links de programa afiliados e qualquer indicação que você fizer para monetizar seu blog. Aqui também tem duas indicações de artigos complementares para você entender melhor sobre isso:
    – Diretrizes da Google para Reviews de produtos em Blogs
    – Os riscos de vender anúncios no Blog

Isso também deve ser aplicado para banners de anúncios comprados por terceiros ou qualquer outro tipo de propaganda que você fizer em seu Blog que não seja natural.

Por fim, use o “nofollow” apenas nesses casos específicos. Para todos os outros links que você indicar em seu Blog, especialmente para os links que apontam para conteúdo interno do seu próprio conteúdo, deixem sem esse atributo.

.

3 Comentários

    • Bruno,
      Não chega a tanto, mas é bom ter cuidado com os links que aplicamos. Na dúvida, use “nofollow” para links externos em que a intenção é monetizada. Fora isso, pode deixar como padrão.

      Responder

  1. Eu uso o Blogs e páginas no Facebook com assuntos semelhantes – se eu mencionar a página em um link, na segunda vez que eu fizer isso terei de usar a marcação “NoFollow”?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.