O que é Hospedagem Compartilhada para Blogs e sites?

Quando queremos criar e manter um blog, especialmente no WordPress.org, será preciso contratar um serviço de hospedagem (Host) para montar toda a estrutura necessária. Há vários tipos e modalidades de tecnologias e serviços disponíveis. O mais comum são as Hospedagens Compartilhadas, também preferidas pelo preço baixo e facilidade de configurar e usar. Entenda o que é e como funciona essa modalidade para escolher o melhor para seu blog.

Nós mantemos uma serviço de Hospedagem para Blogs, o FBlog Host, especializado em atender blogueiros que querem ou já usam o WordPress.org. Nosso serviço é uma hospedagem compartilhada. Normalmente é útil e suficiente para a maioria dos tipos de blogs, de pequenos a médios.

Mas sem conhecer as características desse serviço, você não pode escolher o que é melhor para seu blog. Começamos uma série de posts, onde trataremos sobre os 4 tipos mais comuns de serviços de hospedagem para sites e Blogs em geral.

Com isso completamos um conjunto de informações para ajudar você sobre Qual plano de hospedagem contratar para Blogs no WordPress.org, tirando todas as suas dúvidas.

Hospedagem Compartilhada

A Hospedagem Compartilhada é a ideal – e a mais usada – pela grande maioria dos pequenos sites e blogs. Ela é fornecida através do compartilhamento de recursos de um servidor entre 2 ou mais clientes, permitindo baratear muito o custo desse tipo de hospedagem pois, à cada X clientes (cada empresa tem um limite próprio, e depende do bom senso dos administradores dela esse número não ser alto demais para provocar a sobrecarga do servidor), utiliza-se apenas um servidor.

Empresas que oferecem hospedagem compartilhada geralmente oferecem cPanel aprenda a instalar o WordPress.org através do cPanel – para os seus clientes e oferecem também alguns recursos como, por exemplo, espaço ilimitado (que NÃO existe em nenhuma tecnologia). O seu uso é recomendado apenas para sites e blogs pequenos ou médios, que tem menos de 10.000 visitas diárias (dependendo da otimização do site) e não usam tecnologias avançadas demais, como plugins de cache avançados e afins. Resumindo, segue abaixo os prós e contras da tecnologia de hospedagem compartilhada:

  • Prós:
    • Baixo-custo – pois geralmente custa menos de R$30 por mês
    • Simplicidade – é muito mais simples de administrar do que uma hospedagem dedicada, por exemplo.
    • Ideal para sites e blogs pequenos e médios – Suporta em média até 10 mil visitas diárias, variando de acordo com as otimizações do site/blog.
  • Contras:
    • Oferecimento de algumas capacidades ilimitadas – Isso NÃO existe e costuma provocar problemas em relação ao crescimento do site.
    • Não permite uso de sistemas avançados demais – Voltado para sites e blogs pequenos, não costuma aceitar detalhes como instalação de programas de cache de alta capacidade e afins, por exemplo.
    • Limite de Daemons – Geralmente empresas de hospedagem costumam limitar o número de processos abertos simultâneamente, isso traz como vantagens o fato de que evita que outros clientes deixem o seu site lento, mas impede picos de visita (provenientes de redes sociais, por exemplo) para o seu blog/site.
    • Não é ideal para suportar muitos sites – Uma hospedagem compartilhada geralmente não é a ideal para quem quer hospedar inúmeros sites, isso acontece graças ao compartilhamento de recursos, no qual cada usuário ganha uma única conta no servidor, fazendo com que todos os sites hospedados tenham que se enquadrar nos limites da conta do usuário do servidor. Um plano que oferece 500 MB de hospedagem, por exemplo, e que hospede 2 sites, poderá fornecer à cada site apenas 250 MB de espaço, e assim consecutivamente.

Uma empresa que eu indico para a hospedagem compartilhada de blogs é a FBlogHost que por não ter limite de daemons e nem oferecer capacidade ilimitada (dizendo prontamente qual o tamanho disponível para a hospedagem) em alguma de suas características acabam por destaca-la muito no mercado de empresas de hospedagem.

22 Comentários

    • Luciana,
      Como o Fernando explicou, uma hospedagem compartilhada tem recursos limitados. Não é bom manter um serviço de Host dividido com um amigo, por exemplo, para diminuir os custos, pois isso também diminuiria o potencial do serviço que já é restrito. Além disso, um Host compartilhado é barato e não vale a pena dividir com alguém, pois a economia não valeria a pena.

      Responder

      • Acho que depende. Se o cara quiser fazer um blog pra valer mesmo, é melhor ter um conta só dele. Mas se for algo mais casual ou o site de alguma empresa (os quais geralmente não recebem muitas visitas), dá pra compartilhar e dividir os custos.

        Responder

  1. É bom lembrar também que o sistema de hospedagem exclusiva, no qual vc “aluga”a um servidor inteiro, só é recomendada para quem entende muito desse tipo de coisa.

    Pelo menos no lugar onde eu hospedo o meu blog, tem um aviso dizendo que se eu quiser alugar um servidor próprio, eu é que vou ser responsável pela configuração e resolução de problemas. O servidor passa a ser meu mas, em compensação, as responsabilidade sobre ele também.

    Em servidores compartilhados, quem resolve os problemas é a empresa que oferece o serviço.

    E eu acho que (dependendo do caso, é claro), servidores compartilhados até aguentam mais de 10 mil visitas diárias. Meu blog já chegou até 20 mil visitas em 1 dia, e não apresentou nenhum problema.

    Responder

    • Sim, depende apenas do bom senso dos administradores da empresa em questão ao dividir o servidor entre os clientes.

      Em breve apresentaremos outro tipo de hospedagens (como listado no Post), em uma série só sobre este assunto.

      Responder

  2. Ah, eu já tive grandes problemas com hospedagem compartilhada…coisa de ficar off line 3 dias! Um horror…nesse caso em específico os serviços eram de uma empresa bem desconhecida da grande maioria.
    Então troquei tudo pela hospedagem “daquela” empresa cujo nome começa com U e termia com OL 🙂
    Posso dizer que é outra coisa…outro mundo…uptime 100%, mas atendimento 2% aff

    Quem sabe eu não “testo” o FBhost?…mais além…

    Responder

  3. Pingback: O que é VPS: Virtual Private Server para Hospedagem de Blogs e sites? | [ Ferramentas Blog ]

  4. Pingback: Ferramentas para construção de blogs « Cobre & Alinha

  5. Pingback: O que é um Servidor Dedicado para Hospedagem de Blogs e Sites? | [ Ferramentas Blog ]

  6. Pingback: O que é Cloud Computing para Hospedagem de Blogs e Sites? | [ Ferramentas Blog ]

  7. Pingback: Blogueiros: Não contratem a UOL Host | [ Ferramentas Blog ]

  8. Pingback: Como calcular o valor (preço) de um Blog? Quanto vale seu Blog? - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  9. Olá, Fernando. Minha hospedagem é de 400 MB e 20 GB de transferência mensal pela largura de banda. De vez em quando, os 400 MB estouram por causa de arquivos estranhos que aparecem, como o “error_log” (que fica maluco de vez em quando). Já tive problemas de espaços também por causa de plugins de cache e de backup do WordPress, além de um tal “gateado” de email (sei lá). As imagens também são um problema.

    Agora o suporte é fantástico e me ajuda demais mesmo! Isso é que é ponto da hospedagem compartilhada.

    Sobre o que o André falou acima, é verdade que no servidor dedicado é a gente que tem que se virar?

    Responder

  10. Pingback: 99 Conceitos Ilustrados de Hospedagem | Divulgar Dinheiro

  11. Olá, Marcos!

    Estou com uma dúvida. Pretendo criar um blog, mas antes gostaria de saber se eu hospedar meu blog em algum host, o google no caso do blogspot pode exclui-lo.

    O que eu estava querendo era que eles não tivessem nenhum domínio sobre meu blog!

    brigado

    Responder

    • Alan,

      Se você usar o serviço do Blogger (BlogSpot), está sugeito às regras deles.
      Mesmo seu você contratar um host, também existem regras e leis a serem seguidas.

      Responder

  12. Obrigado por responder minha pergunta!

    Mas e se eu contratasse um serviço de host, valeria as regras só do host ou do google também.
    O problema que estou tendo é em relação a uma regra do blog do blogspot.

    Obrigado.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.