O que é VPS: Virtual Private Server para Hospedagem de Blogs e sites?

Muitos blogs que sobrevivem a médio e longo prazo eventualmente vão precisar de um suporte a seus serviços de hospedagem que lhes garanta mais estabilidade, espaço e segurança. Também vão precisar de coisas exclusivas, principalmente para suportar o peso da quantidade de visitas que o Blog recebe diariamente. Um serviço que em ganhado força nas empresas de Hospedagem é o VPS. Tem preços atraentes e tendem bem quem quer crescer como profissional.

Esse é o segundo, de uma série de 4 posts para tratarmos do assunto de Hospedagem para Blogs e sites em geral. Estamos abordando os principais modelos de serviços para ajudar você a escolher o melhor para o perfil do seu blog:

Agora já começamos a entrar nas questões de recursos mais avançados e que exigirão um investimento mais significativo, essencial para quem quer dar passos largos na internet.

VPS

É muito recomendado para quem não tem dinheiro suficiente para pagar um servidor dedicado mas também não pode hospedar seu site em uma hospedagem compartilhada por não suportar a quantidade de visitas e/ou tamanho do blog ou site em questão.

VPS é sigla para Virtual Private Server, em português, servidor virtual privado. Ele basicamente é uma simulação de uma máquina dedicada, que roda através de um programa ou sistema próprio em um servidor dedicado, chamado de Node. Um VPS costuma custar bem menos do que um servidor dedicado, pois em apenas um node é possível abrigar mais de uma máquina virtual. A flexibilidade de um VPS é muito similar a de um servidor dedicado, mas seu ponto fraco depende apenas da tecnologia usada para rodar o VPS em questão.

Geralmente, VPS‘s rodando sobre o Xen costumam ter performance superior (e custo também) provocados pelo fato de que empresas que usam essa tecnologia não podem usar-se do Overselling, ou seja, não pode usar-se de mais recursos além do que é disponível no node, característica que é permitida (segundo meus conhecimentos) por outras empresas de hospedagem e que pode vir a causar problemas de desempenho no blog/site hospedado pelo cliente.

Um bom VPS rodando sob Xen geralmente aguenta uma quantidade enorme de visitas devido à sua estrutura virtualmente dedicada, mas, como sempre, tudo depende do bom senso e das otimizações existentes no blog para se alcançar o maior número de visitas possíveis. Um bom exemplo de site rodando sob um VPS Xen é o Bitw.in, que já conseguiu processar mais de 1.000 visitas simultâneas provenientes do Twitter, sem aumentar sua carga consideravelmente (mesmo tendo sido desenvolvido em Python, linguagem que é mais otimizada do que o PHP).

Abaixo segue os pontos positivos e negativos quanto ao uso de um VPS:

  • Prós:
    • Fornece uma estrutura virtualmente dedicada para o seu blog – Assim, é possível personalizá-lo melhor sem ter as limitações impostas por uma hospedagem compartilhada.
    • Tem um custo menor do que um servidor dedicado – O que favorece sua adoção para blogueiros com blogs em constante crescimento, sem necessitar a imediata migração para um servidor dedicado.
    • Ideal para sites e blogs de médio porte – Por ser mais barato do que um servidor dedicado e ter basicamente a mesma flexibilidade, torna-se ideal para hospedar sites e blogs de médio porte antes de migrar definitivamente para um servidor dedicado.
  • Contras:
    • Uso indevido de Overselling – Algumas empresas alocam mais recursos do que o Node consegue suportar, provocando lentidão e travamentos constantes relacionados a não disponibilização de recursos quando necessário.
    • Mais complexidade – Por ser mais flexível e dedicada do que uma hospedagem compartilhada, um VPS pode se tornar mais complexo de se gerenciar, pois, dependendo da empresa e do que é contratado (se o VPS não tiver gerenciamento ou cPanel, por exemplo), pode-se tornar responsabilidade do cliente tarefas como backup, atualização de programas, manutenção e afins.
    • Suporta múltiplos sites, mas não tem capacidade de aguentar picos de visitas em 2 ou mais sites – Um VPS consegue suportar muito mais visitas do que uma hospedagem compartilhada normalmente suportaria, mesmo assim, hospedar multiplos sites pode se tornar uma tarefa ingrata quando um ou mais sites têm picos de visita simultâneos, o que pode levar ao travamento do servidor e subsequente downtime (queda) em toda a infra-estrutura dos sites.

Uma excelente empresa de hospedagem que permite a contratação de VPS‘s é a Porto Fácil, na qual eu hospedo os meus sites. Algumas de suas características são o preço (que é bem menor do que empresas do ramo com a mesma tecnologia aqui no Brasil), uso de tecnologia Xen, otimizações voltadas especificadamente para blogs de alta visitação (como uso de Nginx na frente do Apache) e informação exata das características do seu servidor. Outra boa empresa é a iWeb, da qual o [ Ferramentas Blog ] é parceiro e na qual toda a estrutura do blog é executada.

27 Comentários

  1. Pingback: O que é Hospedagem Compartilhada para Blogs e sites? | [ Ferramentas Blog ]

  2. Parabéns Fernando! Ótimo post 🙂

    Em relação ao quesito overselling é importante perguntar a empresa em que você vai contratar o VPS se a virtualização do mesmo é feita de qual maneira, se for OpenVZ podem habilitar o overselling, mas, se for Xen pode contratar que ficará imune de ser afetado por essa má prática.

    Algo que tive a oportunidade de testar para um colega é que, se o Dedicado em que o seu VPS tiver, tiver rodando VPS Windows e Linux o desempenho do VPS vai lá em baixo, ou seja, se o Dedicado tiver hospedando apenas VPS Windows ou Linux (e não tiver overselling) o seu VPS vai nas nuvens (modo de dizer).

    Responder

    • Olá Jamis.

      Eu expliquei sobre este detalhe em relação ao Xen e ao Overselling no post, está no 3º parágrafo logo após o titulo “VPS”. 🙂

      Sobre as diferenças entre VPS’s rodando Windows e Linux, eu ainda não tive a oportunidade de testar isso, visto que costumo rodar apenas servidores web rodando Linux mesmo (de preferência CentOS, embora meu desktop pessoal (de desenvolvimento) rode Ubuntu).

      Obrigado pelo seu comentário e por ter extendido ainda mais o conteúdo do post com sua explicação. 😉

      Responder

  3. Tava vendo esse serviço no site que hospeda o meu blog. Realmente não é tão caro assim (se o seu blog já tiver começando a dar um dinheirinho, dá pra bancar).

    Responder

    • Não.

      Uma hospedagem compartilhada com um IP próprio não pode ser chamado de VPS ou servidor dedicado, pois ainda há o compartilhamento de recursos (embora o IP seja próprio da conta, definindo assim um endereço IP único para acessar o site em questão).

      Qual a utilidade? Nenhuma, não creio que haja utilidade na utilização de um IP próprio neste caso, embora eles possam ser utilizados para fazer com que o site APARENTE não estar em uma hospedagem compartilhada aos mecanismos de busca.

      Responder

        • Nem um, nem outro.

          Um IP dedicado é como se fosse uma “identificação” nova para um computador.

          Ou seja, se o servidor compartilhado funciona sob o IP 169.25.30.28 (digitei aleatóriamente, mas não deixa de ser válido), com a contratação de um IP dedicado para a sua conta ele passará à se identificar como 169.25.32.21, por exemplo, ou seja, tudo fica exatamente igual, exceto esta identificação, que nada tem à ver com a performance do site ou blog.

          Assim sendo, torna-se fácil notar que um IP dedicado NÃO tem uma função útil para um site ou blog (embora seja necessário para o uso de um VPS ou servidor dedicado por questões óbvias de identificação (afinal trata-se de algo dedicado para o seu blog/site))

          Responder

    • Xen é uma plataforma de virtualização, ou seja, um programa que é adicionado ao sistema operacional do Node (servidor dedicado que roda as VM’s) para que seja possível dividi-lo em várias máquinas (as VM’s).

      Ele possibilita a total separação dos recursos, ou seja, cada VM pode ter porções distintas de Memória RAM, Espaço em Disco e velocidade de conexão sem afetar em nada as outras máquinas.

      Um recurso interessante dele, como eu afirmei no post, é que não é possível, com seu uso, fornecer mais recursos do que o Node realmente possui, evitando assim Overselling (que eu expliquei no post) e sobrecarga do servidor.

      Responder

  4. Esse é o que se pode cosiderar de mal necessário para blogs com volume de tráfego elevado. Por outro lado um blog que chega até esse nível já deve render suficiente para cobrir as despesas

    Responder

    • Às vezes sim, às vezes não.

      Em alguns momentos, um blog sofre muitos picos de visita, e não tem muitas visitas constantemente. Nesse caso, o blogueiro geralmente não ganha dinheiro suficiente para cobrir as despesas de um VPS, e acaba por ter que investir por conta própria em algo do tipo.

      Outro caso é quando os anúncios estão mal-posicionados, evitando que o blogueiro também consiga ganhar o dinheiro necessário para pagar um VPS.

      Enfim, são inúmeros os casos, mas fica a observação: Nem sempre um blog que PRECISA de um VPS rende tanto para PAGAR um VPS.

      Responder

  5. Pingback: O que é um Servidor Dedicado para Hospedagem de Blogs e Sites? | [ Ferramentas Blog ]

  6. Gostei do artigo e fui lá checar com a Porto Fácil. Como estou interessado em um VPS pra rodar programas e não pra hospedar sites, não achei os preços da POrto tão atraentes assim, acho que o jeito vai ser pesquisar com os gringos que geralmente têm preços bem mais atraentes. Valeu!

    Responder

  7. Qual seria o momento correto para mudar para um VPS? Digo, existe um número de visitas padrão onde dizemos: “Estou na hora de trocar para um VPS ou um servidor dedicado?

    Responder

    • Renato,
      A forma mais objetiva para notar o momento certo de migrar para um VPS é quando o seu atual Host já não suportar o número de visitas que seu blog/site recebe.
      Também é importante observar os tipos de recursos que seu blog precisa. As vezes o recursos mais comuns de um Host compartilhado podem ser muito básicos para seus projetos. No momento em que perceber que está faltando algo, então pode começar a procurar algo mais consistente.

      Responder

  8. muito bom o artigo estou recomendando para meus amigos, acredito ser fundamental reunir o maior número de informações para que não tenha nenhuma dor de cabeça futura!

    Responder

  9. Pingback: #5 Projeto: Blog - Revelando o segredo e outras considerações - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  10. Olá, algumas dúvidas:
    sobre os serviços de hospedagem que eu possa vir a contratar, eu terei que instalar o VPS com o NODE e o XEN, ou o serviço de hospedagem já me oferece tudo o que necessito para que eu possa utilizá-lo instantaneamente?

    Caso seja minha responsabilidade fazer isso, será que é muito complicado de realizar o procedimento? Onde posso achar algum tutorial sobre a realização desse procedimento?

    Responder

  11. Pingback: 99 Conceitos Ilustrados de Hospedagem | Divulgar Dinheiro

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.