O que são Keywords e Long Tail? Palavras chave e Expressões chave para seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Ninguém que tenha um blog pode ignorar algumas técnicas de SEO (ao menos as mais básicas), que são importantes para ajudar seu blog e artigos a ficar bem posicionado nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca. Para tal, fala-se muito em “keywords” e “long tail”, mas você sabe o que é isso?

Para quem quiser entender um pouco de SEO e ver algumas técnicas que aprofundam o que vamos falar aqui, recomendo que leia também:

Qualquer técnica de SEO para tentar posicionar bem o seu blog e seu conteúdo no Google, passa pelo uso correto de palavras e expressões que indicam do que trata tal página e sua relevância com relação a um determinado assunto.

Os robôs dos mecanismos de busca passam varrendo as páginas do seu blog em busca de palavras e expressões que indiquem alguma relação de temas e assuntos. As palavras mais importantes para aquele tipo de assunto são chamadas de “Palavras-Chave”, no inglês “Keywords”.

As Keywords são, normalmente, uma ou duas palavras e são as mais importantes para uma determinada página e seu assunto ali tratado. É a partir de tais palavras que podemos determinar claramente o tema daquele texto.

O lugar mais comum de se colocar e usar as palavras chave são nos títulos e subtítulos do texto, negrito, nomes da página e suas tags, categorias e marcadores. São essas palavras que unem todo o conteúdo de um blog e indicam a interrelação dos seus mais variados artigos, já que se repetem com frequência em praticamente todo o conteúdo do Blog.

As palavras chave (keywords) são as mais digitadas e usadas por um usuário para fazer pesquisas nos mecanismos de busca, como o Google. É mais comum começarmos nossas buscas usando uma ou duas palavras segundo a nossa necessidade.

keywords-google

Já as Long Tail são um conjunto de palavras que dão maior sentido e/ou complementam as palavras chave de uma página/post. Normalmente são pequenas expressões ou frases curtas que fecham um sentido mais específico para o conteúdo.

Aqui estou chamando de “Expressões chave” as Long Tails. Essas expressões são formadas por palavras chave e outras palavras complementares, que explicam de forma mais objetiva e pontual o contexto em que se quer encontrar tal assunto.

long-tail-google

É dessa forma que são feitas as pesquisas mais aprofundadas e que nos oferecem resultados mais próximos do que realmente queremos. À medida que alguém procura algo no Google, maiores são os conjuntos de palavras e suas variações. Isso pode nos levar mais diretamente a uma artigo.

Ficar bem posicionado nos resultados orgânicos é muito importante, especialmente para keywords estratégicas para o nicho do seu blog, pois isso aumenta as chances do seu conteúdo ser encontrado por mais gente. Mas não se pode descuidar Long tails que atraem tráfego mais consistente e vão direto para dentro do seu conteúdo.

Como usar Palavras-chave em seu blog:

.

4 Comentários

  1. Pingback: Reescrever artigos para aparecer melhor no Google | [ Ferramentas Blog ]

  2. Pingback: Como usar Texto Âncora em seu Blog: Anchor Text | [ Ferramentas Blog ]

  3. Pingback: O [ Ferramentas Blog ] chegou ao fim (?) - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.