O que são Pingbacks e Trackbacks?

Um conceito que é dificilmente compreendido quando se migra para o WordPress é o de Pingbacks e Trackbacks. Normalmente, muitos blogueiros não sabem do que se trata esses dois termos que são essenciais para se mostrar presente na blogosfera, uma vez que permitem que você, ao citar um post de outro blog, avise de forma automática o blog em questão sobre esse link, fornecendo assim uma maneira muito prática de saber quem lhe indica sem precisar receber comentários como ‘Ah, eu te indiquei no post tal’, por exemplo, o que para alguns blogueiros pode ser considerado SPAM, constituindo assim uma maneira bem inconveniente de ser avisado.

Para entender de forma conveniente o que são Pingbacks e Trackbacks, segue abaixo a definição para cada um desses dois termos muito importantes na vida online de um blogueiro:

O que é um Pingback?

Porque na Internet um Link é tudo!

Porque na Internet um Link é tudo!

Pingback é basicamente uma requisição enviada por um blog à outro quando este segundo é indicado pelo blog em questão. Ou seja, se eu indicar um Post neste blog, o WordPress realizará uma requisição(seguindo o protocolo XML-RPC) ao outro blog avisando sobre o Link em questão. O Blogger por si só NÃO suporta o recebimento de Pingbacks, mas é possível enviá-los através de ferramentas de terceiros. Já o WordPress tanto envia quanto receber Pingbacks, de forma natural integrada à sua plataforma. É vista como uma versão mais completa do Trackback, visto que o Pingback realiza automaticamente a verificação pela existência do link na página indicada e é realizado de modo automático para todos os links indicados no post.

O que é um Trackback?

Trackback é basicamente a mesma coisa que um Pingback, só que este não realiza a verificação pela existência do link na página indicada e também não é realizado de modo automático para todos os links indicados no post (sendo necessário informar cada link separadamente) , tendo sido usado principalmente por Spammers e entrado em desuso por muitas plataformas e blogs do mundo inteiro.

Em ambos os casos, o Pingback/Trackback aparece como um comentário no Blog em questão, como neste exemplo encontrado em um blog indicado pelo Contraditorium (do Carlos @Cardoso).

11 Comentários

  1. Complementando, estou achando que links quebrados nos pingbacks podem acabar é prejudicando o SEO… Faz sentido isso? Você sabe como ter certeza que os comentários, pingbacks e trackbacks no wordpress estão como nofollow? Obrigado!

    Responder

  2. Olá Lemos, tenho uma dúvida, se minha página não estiver com o campo de comentários ativo no wordpress, eu recebo o pingback de outro site?

    Responder

  3. Ola! Gostei muito seu artigo.
    Eu tinha acabado de ver um vídeo no Youtube falando sobre pinkbank então foi procurar mais informações sobre assunto e achei seu artigo só gostaria de saber de sua parte em termo de SEO ajudar o pinkbank no site.

    Responder

  4. Pingback: Blogs da Comunidade Científica: reconhecendo valor alcance

  5. Pingback: Blogs da Comunidade Científica: reconhecendo o valor e mensurando o alcance – CRB-8

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.