O que são Publieditoriais ou Artigos Patrocinados?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Há muitas formas de se ganhar dinheiro com Blogs e uma das mais comuns é a venda de conteúdo junto ao restante de artigos. Essa prática é pouco difundida e comentada na blogosfera, mas atrai o interesse de muitas empresas e anunciantes, por falar de forma mais direta com o público. Mas, afinal, o que é um Artigo Patrocinado ou Publieditorial?

Vender conteúdo do Blog ou espaço para anúncios diretos pode ser uma grande fonte de renda para seu projeto. Não precisamos depender apenas de Programas Afiliados ou de anúncios do AdSense para monetizar nossos blogs. Uma das grandes fontes de ganhos para os blogueiros está na venda direta de anúncios, quando uma empresa ou agência entra em contato com o editor do Blog para negociar os espaços.

Você não precisa vender apenas banners, mas também pode vender artigos que falem sobre a empresa, seus produtos ou serviços. É uma ótima opção quando o anunciante tem produtos e serviços relacionados ao assunto do seu blog. Este tipo de conteúdo é que chamamos de “Artigo Patrocinado” ou “Publieditorial” (em inglês: Advertorials).

Basicamente você coloca à venda o espaço dos artigos de seu blog, bem como o seu trabalho como blogueiro, dispondo a publicar um conteúdo como o anunciante deseja que seja publicado. Você não tem controle total sobre o que será publicado naquele artigo específico. Desse modo o seu público verá um novo conteúdo, exatamente como você sempre publica, mas patrocinado por uma empresa, agência ou pessoa.

Essa prática vem da imprensa tradicional, que vendem artigos e matérias em seus jornais e revistas, mas nem sempre deixam isso claro para seus leitores. Nesse ponto precisamos ter muito cuidado.

Não se trata exatamente de vender sua opinião, mas de disponibilizar um espaço, como se fosse um espaço para banner ou qualquer outro anúncio, mas que fala mais diretamente com o seu público alvo.

Também é diferente de um review sobre um produto ou serviço, onde a empresa pode enviar o tal produto para seu teste e você tem a liberdade de escrever o que pensa, indiferente do fato de você estar sendo pago ou não para fazer isso.

Quanto cobrar por Artigo Patrocinado?

A maior dificuldade dos blogueiros que recebem propostas de publicar Artigos Patrocinados é como calcular e colocar um preço nesse trabalho. Isso vai depender de diversos fatores, como o tipo de audiência do seu blog, nicho e assunto específico do blog, relevância e tamanho do tráfego e engajamento.

Entra na conta o alcance externo do conteúdo em redes sociais (número de seguidores e fãs, por exemplo), assinantes de Feed e Newsletter.

Claro que o “mercado” também influencia nesse cálculo. É preciso observar qual é a prática entre blogueiros do mesmo nicho e até de nichos semelhantes. Mas nada impede que você coloque o preço como achar mais conveniente para seus projetos e objetivos.

Vendendo Opinião ou Espaço?

O que não se pode confundir, como disse antes, é que esta é uma prática de vende espaço e não de sua opinião. Por isso é tão importante deixar claro para o visitante que aquele conteúdo do Publieditorial trata-se de uma venda, diferente do restante natural dos artigos do seu blog.

Isso pode ser sinalizado em alguma parte do artigo, adicionando alguma imagem de avisou ou mesmo uma nota de rodapé. Também é comum incluir esse tipo de conteúdo em marcadores e tags específicos.

É perfeitamente legítimo que o blogueiro ganhe dinheiro com seu blog de todas as formas possíveis, desde que não seja enganando o seu público.

Não podemos descartar que o blogueiro faça propaganda legítima para uma marca, produto ou serviço porque realmente gosta daquilo, mesmo que esteja recebendo para falar sobre aquele assunto. Mas isso também precisa ficar claro para os leitores visitantes do Blog. Sempre deixe claro para seus visitantes o que você realmente pensa em cada caso.

Aproveito para indicar um vídeo para dar mais detalhes sobre esse assunto na visão da equipe Anti-spam da Google:

.

11 Comentários

  1. Olá Marcos!

    Acho que estou virando guru de artigo patrocinado, pois em meu blog já tive mais de 15 em menos de 3 meses! Estou pensando em viver disso! rsrs

    Boa sorte com o blog! Até!

    Responder

  2. Ola Marcos.
    Obrigado pelas explicaões, esse post veio bem a calhar, já que estou recebendo dezenas de propostas de parcerias, mas nenhuma das assessorias explica exatamente o que são essas parcerias.

    Responder

  3. Olá Marcos !!!Tenho propostas em meu site , mas estou com dificuldade em passar os valores .
    Gostaria que nos proximos posts você falasse sobre como criar um midia kit .

    Responder

  4. O pior é que às vezes o conteúdo não reflete a realidade do produto, e talvez quem o compre ou visite (seja o que for), poderá se dececionar e até deixar de visitar nosso blog por causa disso.

    Responder

  5. Interessante o artigo, eu já recebi propostas para publicar artigos patrocinados em meu blog, inclusive do exterior mais eles pagam por carácter digitado e quantidade visualizações, pois meu blogue recebe em torno de 5000 a 6000 visitas diárias e não seu o quanto devo cobrar por isso.

    Responder

    • Faça um pesquisa de mercado pois tem muitos blogs ou sites que deixam claro quanto cobram por anúncios patrocinados.Dependendo do blog e de outros fatores existem valores de R$ 50,00 até R$ 260,00 por artigo,sim podem ter mais alto ou baixo.Depois você tira uma média de preço e claro entra em negociação com o possível cliente.

      Responder

  6. Recentemente tomei conhecimento sobre os artigos patrocinados e gostei da maneira como foi feito em um determinado blog.A questão é que podemos fazer artigos patrocinados para pessoas do nosso ciclo de amizades talvez inicialmente nem cobrando por isso e quem sabe depois,com prática iremos lançando preços por novos artigos.O que se tem que levar em consideração é que o artigo patrocinado não entre em conflito com as regras do blog ou site.

    Responder

  7. Pingback: Quanto custa um Publieditorial no Jornal Nacional e na Veja? | Lemos Ideias

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.