O seu blog tem foco e objetivo? Então, por que criou um Blog?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

art_sucesso_fracasso Essa é uma pergunta extremamente importante, mas parece que muita gente, ao criar um blog, não sabe exatamente o que está fazendo, nem tem idéia de onde está se metendo. Vejo dezenas de blogs diferentes todos os dias e a grande maioria, novatos e veteranos, não sabem bem o que querem e isso transparece até em blogs de assuntos e temas bem definidos e simples. O fracasso de milhares de blogs é perfeitamente justificado por atitudes pouco sérias e comprometidas, entendo porque muitos não vão adiante: não sabem o que querem com seus blogs. Você sabe?

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

Recebi um comentário bem estranho e que me motivou a escrever esse pequeno texto. A parte mais absurda está destacada em vermelho, mas vale ler cada linha e cada palavra para ilustrar exatamente o que estou dizendo:

salsa-ajuda01

Já tratamos aqui sobre como é difícil criar e manter um blog, e como é alta a taxa de abandono de blogs:

Mas eu pensava que esse seria um tipo de artigo que nunca precisaria escrever, mas diante do ocorrido, fez-se necessário e pode ajudar muita gente a rever seus trabalhos e blogs/sites, desde os iniciantes, até gente que já faz isso há muito tempo.

Um blog precisa de um foco, de um objetivo claro e o autor, você, precisa saber exatamente o que vai fazer dele antes de começar. Isso chamamos de “Projeto”, como em quase tudo o que fazemos na vida: precisamos de projetos e metas.

Se você quer criar um blog ou já tem um blog, pense em algumas questões e responda algumas perguntas antes de fazer qualquer coisa:

  • Sobre o que gostaria de publicar?
  • Quando escolher o que publicar, pense se isso é algo que você gosta, se é um tema que você domina ou se é algo que precisa/quer aprofundar.
  • Leia, leia muito e sobre tudo o que envolve o seu tema escolhido.
  • Pesquise, pesquise e pesquise muito sobre o tema desejado e veja o que outros já estão fazendo.
  • Pergunte a si mesmo(a): você consegue fazer melhor que os blogs que já existem sobre o mesmo tema?
    Eventualmente a resposta para isso será “Não”. Então, volte e pesquise como, a médio e longo prazo, você poderá estar entre os melhores.
  • Leia, leia cada vez mais e mais.
  • Escolha a plataforma que deseja blogar. Pode ser o Blogger ou o WordPress (ou outra qualquer que descobrir).
    Mas ao escolher uma plataforma de blog, crie um blog de testes antes de começar o oficial. Aprenda sobre o serviço e como você poderá criar o seu blog. Gaste algum tempo nisso.

Desse ponto em diante recomendo alguns outros textos que podem te ajudar a recuperar/achar o seu foco e começar a levar mais a sério o seu blog. Cada um desses textos são indispensáveis para qualquer um criar um blog que seja relevante, original e de qualidade:

7 Passos para criar um Blog bem-sucedido [Vídeo] = Nesse vídeo analiso pontos importantes para qualquer blogueiro e entro em detalhes importantes que podem te ajudar a responder e entender as questões que levantei nesse artigo. Simples e didático, vai te ajudar a descobrir o seu foco.

Dicas para ter mais credibilidade = Messe pequeno artigo trato sobre os 4 pontos principais para que seu blog tenha relevância e como você deve se dedicar, buscando conhecimento e tendo foco e objetivos claros sobre o que está fazendo.

Trate o seu Blog como um negócio = Planejamento e organização são palavras de ordem para qualquer tipo de negócio e o seu blog pode e deve ser encarado como um bom negócio, especialmente se vai tomar seu tempo.

Mapa de idéias – Gerando conteúdo ilimitado para seu blog = Um blog é feito de conteúdo e você sempre vai precisar publicar coisas novas e de qualidade. Para que suas idéias nunca acabem e você tenha sempre algo para escrever, aprenda a montar um mapa de idéias.

Agora é mãos à obra e dedicação. Se você está começando agora, então tem a chance de fazer tudo do jeito certo e sem perder tempo revendo seus passos e caminhos escolhidos. Mas se você já montou seu blog e percebeu que algo está errado, está na hora de parar um pouco para esse barco não afundar e você não virar mais um número nas estatísticas de fracassados e desistentes.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

18 Comentários

  1. Ótimo artigo. Tive dificuldades no início e cheguei a abandonar dois blogs, mas agora descobri o que sei fazer e estou avançando cada dia mais. Tenho meu blog a um mês, ele não é tão popular mas sei que pode levar muito tempo para conseguir um número significativo de visitas diárias. Eu sei sobre o que vou publicar, mas guardo o melhor conteúdo para quando o meu blog estiver popular, senão, publicá-lo agora será perda de tempo.

    Já gostaria de tirar uma dúvida: Como meu blog ainda não é popular, você acha que o melhor conteúdo que tenho em mente (e até já escrevi) devo guardar para quando ele adquirir popularidade? Se eu publicá-lo agora, não será muito lido e também, quando o blog adquirir popularidade, ele ficará para trás e será esquecido. O que acha?

    Responder

  2. @Vinícius,

    Eu sou a favor de se publicar sempre o melhor. O que você pode fazer para compensar esse seu início é investir e dedicar tempo na divulgação nos agregadores de conteúdo, fóruns e redes-sociais. Assim você encontra seu público alvo e consegue atrair muitas visitas.

    Se esse seu conteúdo é realmente bom isso vai ajudar o seu crescimento mais rápido. E se agora ele é bom, pode ter certeza de que poderá produzir coisas melhores depois.
    Pense que você tem sempre que melhorar.

    Responder

  3. Olha,eu nem sei se já comentei aqui no blog
    Mas eu sou seguidor há muito tempó.
    Seus artigos são perfeitos e me ajudaram muito na personalização do meu.
    Realmente,a maioria dos blogs estão perdidos na net.Cara,tem gente que posta música,video musical.Todo mundo conhece o you tube.
    Valeu.Seus artigos me ensinaram muita coisa já,e hoje, estou satisfeito com o resultado do meu blog que começou a pouco.
    Ate mais

    Responder

  4. ótimo artigo/fato
    como uma amiga minha disse 'estão banalizando a blogosfera', muitas pessoas entram porque um amigo tem um blog, mas a questão é que eles não sabem o vão fazer depois, e nem estão dipostos a fazer muita coisa, ótimo artigo novamente, e eu diria à aqueles que não querem se empenhar na blogosfera, que cedam seu lugar a outros, pois se não tiver dedicação o trem não vai anda mesmo ^^

    Responder

  5. E muito bom o artigo deixa bem claro os rumos que se deve tomar pro seu respectivo blog, eu tenho duvidas mais e com relação a melhor plataforma a se trabalha acredito que vou mudar para WordPress.com.

    Responder

  6. Ótimo artigo!

    Quando criei meu blog (abril do ano passado) eu nem sabia o que eu ia postar nele. Era mais um hobby mesmo, mas depois a coisa foi mudando de forma e comecei a pensar diferente. Com isso vieram as visitas constantes, comentários, elogios e etc.

    Para um blog ter sucesso realmente precisa de planejamento. Isso pode ser feito antes ou durante o funcionamento do blog. Com o meu foi durante. Realmente é ver o blog como um negócio.

    Agora estou planejando meu segundo blog já com um nicho bem específico. Já tenho alguns artigos prontos, mas não vou lança-lo agora de imediato porque sei que ainda não é o suficiente. A previsão que tenho é que saia no final de abril ou início de maio, mas tudo pode mudar. Como pode ver é um planejamento!

    Marco Damaceno

    Responder

  7. Isso Meche Com Muitos Blogueiros que fazem seu blog e acabam desistindo já no inicio,também acho palhaçada vc ganhar creditos em cima dos outros, como assim? você lê,lê e lê sempre em busca do artigo perfeito, ai você escreve um belo artigo, e vem outro blogueiro e copia, e pior, nem colocam creditos, isso é palhaçada também…Obrigado Pelo Artigo, Muito Bom,
    http://www.arquivorar.com

    Responder

  8. Ótima post, eu já abandonei 2 blogs por não ter um objctivo (:, mas agora decidi fazer o 3º… e adiante, acho que desta vez graças ao seu post vou conseguir mantê lo : D

    Responder

  9. Artigo realmente maravilhoso… Eu quero criar um Blog dedicados aos eventos importantes que acontecem em todo Brasil só que tenho um certo receio pois já abandonei 1 Blog por falta de pessoas visitando e tals…E realmente não sei se consigo levar esse adiante espero que consiga…

    Responder

  10. Bom,tava pesquisando sobre blogs, pois pretendo criar um e precisava de exclarecimento.Essas dicas foi muito importante me deixou mais segura e empolgada para criar um blog.Muito bom!

    Responder

  11. Pingback: Como ter um blog de sucesso! « leandropps

  12. Pingback: 30 Dicas para criar um Blog – www.atomusdigital.com | Atomusdigital.wordpress.com

  13. Realmente, esse artigo foi uma aula para mim que há algum tempo tenho vontade de fazer um blog, porém não tinha coragem.
    Ainda não fiz o meu porque estou seguindo as dicas do Marcos: já sei sobre o quê quero escrever e o porquê, mas ainda estou lendo muito a respeito e estudando.
    Parabéns pelo artigo-aula! rsrs
    Abraços.

    Responder

  14. Gostei da matéria, fiz tudo que estava lá mais como não queria gastar muito tempo criei o blog logo e fiz tudo ao mesmo tempo.
    Rotina: pesquisar, criar matérias e me aprofundar no assunto tudo ao mesmo tempo é difícil mais já me acostumei.
    Se tiver mais dicas me informe.

    Responder

  15. Pingback: Blogs | assessoriavirtual10

  16. Pingback: As possibilidades e limites em relação à comunicação | assessoriavirtual10

  17. Pingback: 30 Dicas para criar um blog de sucesso | Códigos Blog

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.