Orkut Share Element: botão Compartilhar seu Blog no Orkut

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

orkut_compartilhar-botao-blog Visando uma melhor integração entre seus diversos produtos, a Google desenvolveu uma botão que você pode colocar em seu blog para compartilhar a sua página diretamente no Orkut, pelo recurso “Promova”. Esse recurso espalha uma informação para todos os seus contatos do Orkut e eles podem replicar para a lista de amigos, multiplicando o alcance. Isso pode gerar mais visitas para o seu blog e divulgar suas idéias. Funciona tanto no WordPress quanto no Blogger. Veja como adicionar.

 


Vi essa informação pelo Twitter, enviada pelo meu leitor Vinny Oliveira. Muito Obrigado! Se você também quiser me seguir no Twitter, basta adicionar @hordones. E para receber nossas atualizações gratuitamente assine o nosso Feed.

 

Já tratei da versão de testes do “Orkut Share API” no artigo “Compartilhar seu blog no Orkut – Recurso Promova” que ensina como personalizar esse botão e ser colocado no seu blog. É praticamente o mesmo modelo do novo recurso que agora é chamado de “Orkut Share Element”, mas com a vantagem de não precisar mais mexer no código diretamente.

 

Ao entrar no link http://www.google.com/webelements/orkutshare/ você já pode acessar a página (em inglês) e configurar tudo como preferir, copiar o código e colar em qualquer parte de seu blog, até dentro de um artigo se desejar.

 

compartilhar-orkut-share-element-blog

 

Configure da seguinte forma:

1. Style = Qual o tipo de botão. Você verá as modificação em “Preview”.

2. Title = Pode detectar automaticamente o título da página onde foi inserido ou você mesmo pode escrever um padrão.

3. Summary = Um resumo sobre o link. Também tenta detectar automático, mas é possível padronizar.

4. Thumbnail URL = Link da imagem que irá aparecer no “Promova”. Ou edite por conta própria. Lembre-se que esse é o endereço da imagem que deve ser adicionada.

5. Destination URL = Qual o link de destino, para onde a pessoa será direcionada ao clicar no “Promova”. Se você deixar em “Auto-detect” será o link da página onde for colocado o botão.

Recomendo que seja deixado cada item como já vem na página do serviço e que tudo funcione automático. Lembre-se sempre de fazer testes antes de adicionar em seu blog.

6. Copy and paste this snippet of code into your webpage = Agora é só copiar o código gerado e colocar onde achar mais conveniente para seu blog. Pode ser em um gadget (elemento de página) do tipo HTML/Javascript ou até mesmo no corpo de um artigo.

 

 

Toda forma de divulgação é primordial para seu blog e se seu público tem o perfil de usuário do Orkut, esse pode ser um ótimo meio de se conseguir mais leitores.

 

Veja mais gadget para seu Blog:

.

6 Comentários

  1. Valew Hordones! Mais uma dica aí… pra deixar o botão em PT, é só add : lang: 'pt_BR',
    Logo abaixo de: new google.orkut.share.Button({

    @vinnyoliveira

    Responder

  2. Olá Marcos,
    será que você poderia me dar uma luz?

    O outro botão que você ensinou (personalizado), eu fiz e coloquei na sidebar e deu tudo certo. Mas não compreendo porque não consigo colocar o botão dentro de um artigo por exemplo. Nem aquele modelo teu, e nem este acima, dentro de um artgio ele não aparece. Porque será?

    ps: eu a pouco tempo mudei a sidebar de lado, será que pode ter algo a ver?
    fiz a mudança seguindo um artigo teu, mas deu tudo certo, pois o restante funciona direitinho.

    Desde já agradeço caso possa me orientar em algo.

    Lucy

    Responder

  3. @Lucy,

    Veja se ao adicionar o trecho de código você está no modo HTML do editor de postagens. Acredito que o erro q vc vê tem a ver com o lugar errado em que adicionou o código.

    Responder

  4. Olá Marcos,

    Pois é, eu repeti todo o processo atentamente e nada! Entrei no modo html como vc me falou, mas quando salvo não aparece botão nem um e só fica uma msg assim: "Loading"

    eu queria colocar dentro de artigos como já vi em vártios sites e blogs, mas não sei mesmo o que pode ser.
    será que é por que meu template é modificado?
    não sei mesmo, poxa que pena, queria tanto conseguir..

    Mas te agradeço mais uma vez Marcos!

    Responder

  5. Oi Marcos,

    Depois de tanto testar e experimentar, eu até consegui colocar dentro dos posts o botão orkut, mas descobri tb o porque de aparecer duplicado tanto dentro de um artigo, quanto na sidebar: era um conflito com o Linkwhitin, que inclusive alterava o lugar de exibição.
    Mas como gosto do Linkwhitin para os artigos relacionados, então acabei optando por deixá-lo, e retirar o botão do orkut dos artigos, deixando somente na sidebar e deu tudo certo.
    Adiconei um outro botão de compartilhar e bookmark, e deu tudo certo.

    Abraços,
    Lucy

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.