Os novos Banners gigantes do AdSense

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Quem usa o AdSense como forma de monetização para Blogs, como forma de ganhar dinheiro, agora tem mais modelos de banners que podem gerar mais receita e cliques. A equipe do AdSense tem investido em criar novos formatos para os blocos de anúncios, especialmente adaptados ao tamanho das telas e espaços dos layouts de blogs e sites. Se bem usados, poderão ajudar você a ganhar mais dinheiro online.

Fazer download do e-book Como Ganhar Dinheiro com Blog

Todos nós que usamos o AdSense como fonte de receita em nossos blogs já sabemos que, quanto mais banners e maiores eles forem, melhor será o resultado em número de cliques. Além disso, os maiores blocos são os que os anunciantes pagam mais para aparecer. Já estávamos acostumados os modelos padrões que existem desde sempre e muitas vezes até pensamos nossos layouts para se ajustarem aos tipos de anúncios que queremos usar e gerar mais visibilidade.

As melhorias do AdSense não se restringe apenas aos formatos dos blocos de anúncios, mas também ao conteúdo que é divulgado e o público a quem se dirigem. Ainda recente liberaram anúncios para sites e blogs que tratam sobre bebida e apostas:

Aqui tem uma pequena tabela de quais são esses formatos padrões do AdSense para você visualizar melhor todas as possibilidades disponíveis:

Tipos de Blocos de Anúncios do Adsense para Blogs

Os mais recomendados sempre foram os maiores como o 336×280 (ou o 300×250 que é um dos mais recomendados), 728×90 e o 160×600. Praticamente toda campanha de publicidade para internet é criada pensando em algum desses formatos.

Agora o AdSense da Google está oferecendo mais duas possibilidades gigantescas de formatos de anúncios. Eles ocupam mais espaço e têm a possibilidade de abrigar praticamente qualquer estilo de campanha ou até várias ao mesmo tempo em um único bloco.

Blocos de anúncios 970×90 e 300×600

Para ilustrar melhor as dimensões desse formatos, aqui vai uma imagem. Se você clicar na imagem ela será aberta em uma nova janela nas medidas exatas de cada bloco. Isso ajudará você a ver como são esses formatos:

Banners AdSense 970x90 e 300x600 para Blogs e Sites

Ainda não são muitos os anunciantes que utilizam essas medidas e, de certa forma, são um teste que o AdSense está fazendo para ver se conquista o mercado. Fato é que isso pode beneficiar tanto os anunciantes, quanto o Google e até mesmo nós os donos de Blogs.

Leia também:
Por que o AdSense paga tão pouco por clique? #AudioPost
Como ser aprovado no AdSense

É válido começar a testar esses blocos gigantes em seu blog, de preferência sem mudar o layout, se o seu tem espaço para esse tipo de formato.

O melhor é colocar cada um no espaço certo para esse tipo de bloco. Não funciona bem em qualquer lugar do template/tema. Por isso tenha muita cautela na hora de trocar.

  • Para o bloco 970×90 o melhor é posicionar junto ao topo da página ou abaixo do cabeçalho do Blog/site, antes dos títulos dos conteúdos. Também pode funcionar bem no rodapé da página, fora da área de postagem ou em alguma divisão de conteúdo. É um formato mais invasivo e pode não ficar muito bonito em layouts com muitas cores ou escuros.
  • Já o formato 300×600 é perfeito para sidebar (barra lateral) como uma widget/gadget, desde que tenha a largura mínima de 300px, descontadas as bordas. Se ficar extrapolando na largura ficará feio e pode desconfigurar o seu visual. A vantagem desse é que se forem exibidos blocos de links e texto, exibirá vários anunciantes num único espaço em forma de menu. Configurando as cores certas que combinem com o seu blog/site, será visualmente mais agradável.

Agora é esperar que os anunciantes gostem e usem esses novos formatos e paguem ainda mais pelo clique que vamos receber.

Fontes: Richer user engagement with the new 970×90 ad size
Larger, brand-friendly ad sizes available in AdSense: 300×600

22 Comentários

  1. Marcos, e como fica se for usado em um template responsivo, no caso, se o usuário acessar por um Tablet ou Smartphone, o banner é exibido sendo redimensionado ou não? No caso estou pensando em migrar do blogger para o WordPress e tenho essa dúvida.

    Responder

      • Entendi, mas no WordPress teria algum plugin ou alguma possibilidade de exibir um determinado banner somente em uma resolução X? Pois assim poderia escolher para o banner aparecer somente quando fosse exibido em uma resolução de computador e quando fosse exibido em uma resolução portátil, ele exibiria outro banner no lugar, que no caso seria um menor. Valeu e parabéns pelo blog!!

        Responder

  2. Olá Marcos,

    Realmente são bem chamativos esses blocos de anúncios! Seria interessante lançarem também um big bloco AdSense de 680×280, com uma ou duas colunas de anúncios em texto ou somente uma coluna de anúncios de textos, com uns 4 links e cobrarem mais caro para anúncios nesse tipo de bloco! Ficaria perfeito no rodapé dos posts ou até mesmo abaixo dos títulos. Ao invés de colocarmos 2 blocos de 336×280, só colocamos um de 680×280! Aposto que seria bem aceito! Fica a dica aqui para o pessoal do Google, caso leiam este!!

    Responder

    • Roberto,

      muita gente espera algo parecido com o que você falou. Esperam um bloco 600×300 justamente para o rodapé de artigos ou para ser inserido junto aos títulos. Até já existem aprogramas afiliados que usam esse formato.
      Penso que seria perfeito algo assim.

      Responder

  3. Esses blocos gigantes tem mostrado blocos menores, talvez em razão de não haver anunciantes. Um exemplo é que nesse exato momento o banner ao lado desse comentário, esta mostrando o 160×600. Mas pela borda amarela, sabemos que ele é um 300×600. Não fica legal.

    Será que no 970×90 ocorre a mesma coisa?

    Responder

    • Entre na sua conta gere novo anuncio, pegue o script, altere manualmente para 960 que foi meu caso e não esqueça de converte-lo/parseados , para que funcione no local que vc escolher dentro do html. Deu certo no meu, tem hora aparece tamanho antigo tem hora novo, é normal. Boa sorte.

      Responder

  4. O melhor de todos é o de 720×90, quem não usa só está a perder. Caso não tenham espaço, usem dois de 300×250 lado a lado abaixo do título do artigo. Recomendo que usem um lado do lado do texto, estilo aqui do Futebol Extensivo. Os de links mais pelo meio do artigo. Abraço galera!.

    Responder

  5. Muito bom esses banners, estou usando 970×90 em um dos meus blogs, só que a maioria das vezes ele exibe o bloco 728×90, acredito que em breve mais anunciantes vão divulgar neste formato de anuncio e com certeza vai gerar mais receita. Estou adaptando meus blogs para inserir estes tamanhos de blocos.

    Responder

  6. Marcos, você recomenda a utilização do o arranha-céu grande 300×600 dentro do conteúdo do artigo, alinhado, por exemplo, à esquerda? Ou é melhor manter os blocos mais comuns, como o 300×250?

    Responder

    • Cada layout tem um estilo diferente. É preciso que não seja algo invasivo e que não atrapalhe a leitura do blog. Só fazendo testes para saber o que fica melhor e funciona direito.

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.