Pare de acompanhar as estatísticas de visitas do seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

O drama de todo blogueiro é o crescimento das visitas, ou melhor, a falta de crescimento. É quase um vício verificar constantemente os dados estatísticos, especialmente se você usa contadores em tempo real. Queremos saber o número de cliques, os visitantes online, a quantidade de comentários de cada post… todos os números possíveis como se isso fosse a coisa mais importante. Minha sugestão é: pare de olhar as estatísticas e gráficos de visitas do seu blog!

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

Já ensinei aqui diversas técnicas de análises de dados e isso é fundamental para o desenvolvimento do seu blog a longo prazo. Saber analisar e entender os números que vão além da quantidade de visitantes diários, é algo primordial. Mas tem hora que isso atrapalha.

Penso que, quando se está começando um novo projeto, um novo blog, é preciso adicionar os códigos de rastreamento de visitas, mas isso não significa que você tem de olhar os resultados a todo instante. Para a grande maioria dos blogueiros os números podem ser decepcionantes e acabar atrapalhando o seu desempenho.

Tente ser menos insistente com os números e mais focado na qualidade de seu trabalho. Atue mais na interação com as pessoas como forma eficiente de divulgação de seus links para atrair visitas, além de se dedicar mais na fidelização do seu público do que na busca por novos visitantes.

Mesmo que já tenha o blog há algum tempo, os números vão te desanimar, você vai se decepcionar e acabará desistindo do blog. Por isso é importante saber analisar os dados para além do número de visitas. Há coisas mais importantes para medir. Repito: se insistir muito nos números, você vai acabar desistindo e desanimando.

Acredito que, se você diminuir a quantidade de vezes que você acessa o painel do Google Analytics e similares, mais tempo você terá para outras coisas mais importantes em seu blog. Ao invés de olhar os dados todos os dias, tente olhar apenas uma vez por semana… quem sabe!?!

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

39 Comentários

  1. Uhuasuhsa, o nome deste IMPORTANTÍSSIMO post deveria ser, “Salve seu blog antes que seja tarde demais!” pois acredito que a desistência de muitos blogueiros são as estatísticas, foi incrível eu ler este post no exato momento que estava vendo as estatísticas do meu, e ficando triste, vlw por ter me resgatado marcos lemo! \o/

    Responder

    • Bem falado link, muitos desistem pois não conseguem ver milhares de visitas diárias em seu blog.
      Bem que eu queria deixar de olhar minha conta do google analytcs, pois assim teria mais tempo para criar, mais não consigo. A primeira coisa que faço quando sento em frente meu computador, é acessar o analytcs.

      Responder

  2. Eu vejo apenas uma vez no mês e olhe lá. Porém não me desanimei, ao contrario, desde o dia em que criei em blog os números de visitas por semana/mês só aumentaram.

    Especialmente um mês que teve uma leve queda nas visitas, páginas visitadas e etc. E foi isso que me fez criar mais artigos e inovar. Para que não caísse ainda mais. Por fim, as visitas voltaram a crescer.

    Resumindo: eu acho que não desanima a falta de crescimento, ou as visitas caindo, acho até que fortalece, pois eu pensei de certa forma “Perai, se as visitas estão diminuindo eu tenho que fazer algo, inovar o blog, fazer mais postagens”. É isso que um bloqueiro deve pensar, em minha opinião.

    Responder

  3. Realmente, as estatísticas tem prós e contras. Não é bom estarmos sem idéia do número de visitas, mas é prejudicial se focar apenas nisso.
    Meus piores posts foram bastantes vistos, os melhores, nem tanto.
    É triste para o blogueiro de poucas visualizações, quando seu link é aceito em agregadores famosos, pois depois do dia, o número de pessoas cai e ele fica se perguntando se está errando.
    Quase acabei com meu blog por causa das estatísticas, não repetirei isso!
    Ótimo post!

    Responder

  4. Nossa, parece que este artigo foi escrito pra eu. Sou viciado em ficar analisando quantos visitantes tem online nos meus blogs, e realmente, atrapalha e muito no rendimento no sentido de criar novos artigos, toma tempo. Abraços

    Responder

  5. Como sempre parece que o Marcos lê nossos pensamentos. Ontem eu estava frustado de tanto olhar as estatísticas do meu blog que chegou a dar dor de cabeça. Pensei “chega de olhar essas coisas”. Sou um viciado. Admito. Existe um estatístico Anonimo? Hehehe. Muito boa a dica. Vou me segurar para olhar as visitas uma única vez por semana. Acho que será uma semana de cada vez para não cair no vício. Hehhe… Abraço a todos.

    Responder

  6. Isto é realmente muito importante, pois muitas das visitas ao Google Analytics é decepcionante, ainda mais para sites pequenos que não notam o crescimento das visitas, porém algo que mais desanima ainda é visualizar as analises de outros site com o mesmo ou mais tempo que o seu e ver que seu site possui menos acessos, por isto eu me preocupo comigo e não com os outros e minha meta não são acessos e sim quantidade de artigos, e quem sabe também a taxa de rejeição!
    Abraços Marcos!

    Responder

  7. Eu fico sem postar e vejo q ainda visitam
    E isso motiva a voltar a postar
    Mas vejo que visitas vem do orkut
    Das cmn que eu cuido e tal
    Via google sao raras, via twitter quase zero

    Ja adiei suspender postagens varias vezes

    Responder

  8. Marcos amo as suas dicas… é claro que gostamos de elogios, mas sei também que com dedicação podemos alcançar o que almejamos.
    Então é o que procuro fazer dedicar-me ao máximo a tudo que faço, grande abraço.

    Responder

  9. Pior que isso é o que atrapalha mesmo, pessoas começam com um bom conteúdo e um bom envolvimento com o blog, mas quando sente que esta fraco o numero de visitantes desiste do mesmo, boa ideia passada em seu post.

    Responder

  10. Valeu pela dica. Meu blog tem um mês de vida efetivo, já consegui mais de 1000 views e a media de tempo é 11 minutos, pra mim tem sido algo fantástico. E fico entrando no analytics todos os dias. Vou parar de fazer isso é pedir para que ele me envie um relatório semanal via e-mail.

    Responder

  11. Pingback: “Get a life” – Viva sem o seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

  12. Eu estavaq ontem olhando o analytics e percebi um ligeiro aumento em relação ao mês passado e me desanimei um pouco

    Temos de focar em conteúdo e interação. São pontos que sabemos que temos de fazer mas muitas vezes adiamos tudo.

    Excelente artigo. Um abraço

    Responder

  13. O importante é deixar cada vez mais eficiente o conteúdo do blog, exercitar a leitura, escrever constantemente trará cada vez mais a melhora do conteúdo. E sim, não esquecer! Ler bastante!

    Responder

  14. Essa dica veio em excelente hora para mim. Comecei um blog há menos de uma semana, e as estatísticas sempre me deixam nervosa, fico visitando realmente toda hora, só para me decepcionar. Vou parar com isso, tentarei entrar somente uma vez por dia. Adorei mesmo o post.
    Abraços

    Responder

  15. Marcos, este post foi sensacional…E me alertou muito! Como sou recente na Blogosfera tenho a mania de visualizar minhas vistas algumas vezes no dia, e quando vejo que não são bastante, chego a ficar chateado! … O que realmente nos desanima! Mas com certeza focarei mais, a partir de agora, na qualidade dos posts em vez de ficar de olho no contador de visitas!

    Muito Obrigado!

    Responder

  16. Pingback: O que fazer com seu Blog depois de um feriado prolongado | [ Ferramentas Blog ]

  17. Pingback: Como não perder o foco em seu Blog e não desanimar | [ Ferramentas Blog ]

  18. Pior que a falta de visitas é a falta de comentário. Visitar qualquer um visita, talvez por ter clicado num link aleatório ou uma palavra-chave que o levou até lá, mas comentar? Bom, isso exige identificação e interesse do leitor, o que é bem mais difícil de se conseguir.

    Responder

  19. incrível!!! concordo plenamente com o artigo… as estatísticas de visitantes do seu blog, quando não for a esperada por você, certamente você vai desanimar e desistir. Mais uma vez, parabéns ao Marcos Lemos!

    Responder

    • Leny,

      Talvez você não entendeu o ponto que quis chegar. Trata-se do exagero, do acesso constante, que pode até virar uma obsessão por buscar resultados apenas olhando os números de visitas do Blog.
      Podemos e devemos consultar o Analytics. Mas devemos saber o que estamos buscando e qual a importância que damos para isso. Se pensarmos só naqueles números, vamos esquecer de outras coisas mais importantes para nossos blogs.

      Responder

  20. Pingback: Como medir o sucesso do seu Blog (?) - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  21. Pingback: O que fazer quando você detesta seu próprio Blog?

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.