Pare de exibir anúncios no seu blog e ganhe mais dinheiro

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Pode parecer contraditório o que vou postar agora, mas acho bom você parar de exibir anúncios em seu blog. Essa é minha dica para que você ganhe mais dinheiro blogando. Sei que pode parecer confuso, mas faz todo sentido especialmente para quem está começando ou para aqueles que já têm blog há mais tempo, mas não conseguem monetizar bem ou não ganham quase nada com os anúncios.

Fazer download do e-book Como Ganhar Dinheiro com Blog

Depois do nosso post mais recente sobre como ganhar dinheiro com blogs “Quanto custa anunciar em Blogs? Estudo de casos e exemplos [Vídeo]” percebi que muitos blogueiros simplesmente não sabem usar os espaços de seus blogs de forma satisfatória.

Alguns apelam enchendo a página de anúncios de todos os tipos e de vários programas afiliados, até com banners de coisas que nada tem a ver com o conteúdo do Blog.

  • Como Ganhar Dinheiro com Blog
    Se você quer saber como é possível monetizar seu Blog e viver de Blog, dê uma olhada nesse artigo completo sobre os melhores métodos.

E esse não é um erro apenas dos novatos, mas até de blogueiros experientes. E mesmo com tantos anúncios, não conseguem ganhar mais do que alguns centavos por dia com AdSense e poucas conversões efetivas com outros programas. O pior é que isso ainda dá uma péssima imagem para o layout do blog e fica parecendo desespero. Deixa o blog confuso e pode acabar afastando seus visitantes.

Minha recomendação? Pare de exibir anúncios em seu blog. Retire tudo, de todos os lugares, deixando o seu blog limpo e livre dessa poluição visual.

Aproveita e dê uma olhada nessas dicas e no vídeo sobre 7 maneiras de Ganhar dinheiro com Blog sem exibir banners.

Parar de exibir anúncios e aprenda mais sobre monetização

Encher sua página de anúncios e usar todo tipo de programa de Afiliados não vai fazer você ganhar mais dinheiro com seu blog. Pode ser que um único sistema, bem usado e relevante para seu público, integrado ao conteúdo, trará mais retorno.

Dedique um tempo para divulgar outras coisas em seu blog, como o seu Feed ou seu perfil do Twitter e conquistar mais seguidores. Mas também procure estudar os programas afiliados e as melhores técnicas de monetização. Não use qualquer coisa.

Ganhar dinheiro com Blog na internet

Parar de exibir anúncios e melhore seu layout

Percorra o olho por todas as páginas do seu blog e diga com sinceridade: seu layout, como está, agrada você? A culpa pode ser dos anúncios, mas também pode ser que esteja na hora de repensar e mudar o template/tema que está usando.

Quando colocamos anúncios em nossos blogs é preciso ter espaço adequado para isso, que integre o layout e a estrutura de forma amigável/agradável. Só que o conteúdo de seu blog precisa continuar sendo o centro das atenções.

Parar de exibir anúncios e produza mais conteúdo

No desespero por querer ganhar dinheiro na internet, achando que seria uma tarefa fácil, você pode ter se descuidado da qualidade de seus posts. Mas, pior ainda, pode estar desanimado justamente por ter achado que deveria estar ganhando mais dinheiro com o blog, só que não consegue.

Seu foco não pode ser a grana, precisa manter seu interesse no assunto, em ampliar seus conhecimentos e querer publicar sempre mais e melhor.

Seu blog só precisa de alguns dias limpo

Não é para tirar os anúncios e nunca mais usá-los. É apenas um exercício, mas precisa ser feito de verdade. Não estou falando para você tirar os anúncios de seu blog figurativamente. Vá ao código fonte e aos gadgets e retire mesmo, de fato, tudo o que seja anúncios.

Marque um tempo para manter seu blog limpo e para você colocar o seu foco em outras coisas mais importantes e que vão melhorar de verdade o seu blog. Isso lhe dará as condições necessárias para conseguir ganhar mais dinheiro com seu blog.

Depois volte aqui e nos conte os resultados. Mas lembre-se que esses resultados podem levar um tempo e exigirão trabalho sério, dedicação.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

42 Comentários

  1. Uma dica muito importante, principalmente isso de melhorar o seu layout.
    Pois na hora de criar ou comprar um layout, ele deve ser pensado já na monetização, mesmo que você não pretenda usar agora, deve já estar no papel os lugares corretos e tamanhos de onde os anúncios irá aparecer.
    Desta forma na hora de colocar adsense ou até mesmo banner de algum anunciante (que pode ser bem mais rentável e com o crescimento de um blog é muito provável conseguir anunciantes) você não vai sujar seu layout e vai deixa-lo agradável para todos.

    Responder

  2. Otimas dicas. Como você disse, se o blogueiro souber usar algum programa afiliado, não necessitar de mais de 2 para poder monetizar seu blog. Acredito que muitas propaganda, anúncios, programas afiliados, acaba que pode ser um caminho para a ‘desgraça’, pois tem visitantes que odeiam tantos anuncios em blogs, sites, acabam saindo da página sem olhar o que estava procurando.

    E não podemos esquecer, os visitantes são mais importantes.

    Responder

  3. Excelente dica, tem blogs por aí que lotão com tantos anúncios de programas de afiliados que deixa o blog muuuuuuuuito pesado, parece até que está carregando uma bigorna. Eu cancelo o carregamento da página e procuro outro blog.

    O meu blog mesmo não tem um anúncio se quer. Acgo que agora não é a hora de pensarem dinheiro. Já o meu site tem alguns banners de programas de afiliados, porem eu apenas coloco em lugares estratégicos para não interferir no carregamento do site.

    Responder

  4. Esqueci de mencionar algo a mais…

    Todo dono de um site/blog sonha em ganhar dinheiro e fazer disso o seu ganha-pão, porém, temos que tomar cuidado com os programas de afiliados. Primeiro temos que pensar no conteúdo e só depois nos anúncios, afinal de contar, ninguém acessa a internet para ver anúncios certo!

    O mesmo é apenas um complemento.

    Responder

  5. Boa Marcos,

    Estou com o problema no desenvolvimento do meu novo layout, quantos espaços na home quais os tamanhos e por ai vai. Quero contratar um web desing para me auxiliar.

    atualmente estou com três sistemas sei que dois deles ficarão os mais rentavéis por sinal, então estou trabalhando os temas das postagens e ja concluir o que os internautas buscam no Jadsonet, entao após a omplantação do novo layout removerei por 30 dias os anuncios e reiniciar os sistemas explorando o que mais se encaixar ao perfil do blog.

    Abraço.

    Responder

  6. Acho que um blog sem demasiada publicidade fica mais apelativo para o usuário. Além disso, menos publicidade como refere o post pode até render mais, pois basta pensarmos que, se tivermos só um bloco de anúncios AdSense no blog, o CPC será muito mais elevado do que se tivermos mais blocos.

    Responder

  7. Marcos,
    parabéns pelo artigo, muito bem abordada a questão. Todos querem ganhar dinheiro com blogs, mas a grande maioria não chega nem perto, principalmente por não investirem tempo em estudar e entender como funciona os programas de afiliados aos quais se afiliam.
    grande abraço.

    Responder

  8. Boa lembrança, Marcos.

    Minha segunda meta a partir do mês de junho é: produzir meus posts sem inserir publicidade alguma, e ficar um tempo sem esses afiliados. No entanto, manterei o Adsense intacto.

    Responder

  9. Acho que não precisa ser tão radical. Basta tirar as propagandas inconvenientes, que ficam em partes que atrapalham o layout, deixando apenas as propagandas que fiquem em partes adequadas.

    Tirar todos os banners, inclusive, pode ser danoso para alguns layouts, pois alguns foram feitos já pensando no posicionamento dos banners. No meu mesmo, há um espaço na parte de cima que serve somente pra banners. Se eu tirar, vai ficar um espaço vazio, sem propósito. Vai acabar deixando o blog mais feio. E não dá pra substituir por nada, pois tudo o que eu preciso está bem localizado em outras partes do site.

    Há também a questão de que banners bem posicionados passam uma imagem de profissionalismo, de que seu blog está sendo patrocinado, de que seu trabalho é profissional. Dessa forma, se bem usados, mesmo que vc não esteja ganhando nada, os banners ainda podem ajudar de alguma forma.

    E olha que eu sou absurdamente fresco com esse negócio de layout. Eu sei que banners posicionados perto dos textos (no meio ou no final) são os que geram mais cliques. O problema é que, pelo menos no meu layout, eles ficam muito feios, portanto eu não os uso. No final do post eu coloquei aquele negocio de “posts relacionados” e de botões pra redes sociais. Toda vez que eu olho eu torço o nariz tb, pq eu não gosto dessas coisas (acho que elas poluem um espaço que deveria ser só pra conteúdo). Só tô deixando pra ver se ajuda em alguma coisa, pq eu sei que elas são úteis pra quem está lendo (eu mesmo sempre uso os “posts relacionados” em outros blogs; é mais prático do que ficar procurando coisas em menus).

    Responder

  10. Eu acredito que o principal foco de um blog seja primeiro informar, por isso visito blogs para aprender mais, adquirir conhecimento.Claro que todos pensam em ganhar dinheiro com o blog, mas não deve ser o principal foco do mesmo.Com o tempo e a popularidade do blog podemos até pensar numa forma de rentabilizar-lo.

    Responder

  11. Tenho três blocos de anúncios no meu blog, e acho que vou ficar por ai em termos de programa afiliado.Por outro lado, tenho alguns clientes que querem anunciar na lateral do meu blog. Eles querem pagar mensal e outros por comissão de faturamento realizado. Só têm um problema não sei como colocar esses anúncios. Agora alguem por ai sabe como posso colocar.

    Responder

  12. Vale a pena você verificar primeiro qual é o comportamento do seu leitor em sua página e qual são as seções mais visualizadas para então adicionar banners, dessa forma o retorno será muito melhor.

    Responder

  13. VENHO ATRAVEZ DESTE COMENTÁRIO AGRADECER MUITO AO FB, EU TIREI ADSENSE, HOTWORDS, LOMADEE DO MEU BLOG, A HOJE RECEBI EM CONTATO DE UMA EMPRESA QUE CONSTROI SITES DA ESPANHA QUERENDO ANUNCIAR NO MEU BLOG.

    MUITO OBRIGADO MARCOS.

    Responder

  14. Concordo que todos devem focar no conteúdo e só após expressivas visitas devem pensar em anúncios. eu mesmo só tenho um anúncio e nem pretendo aumentar. Depois de um bom tempo penso em monetizar o meu blog, mas não agora.

    Obrigado pelas dicas.

    Um abraço

    Responder

  15. Eu acho que esse assunto acaba ocasionando uma generalização perigosa.
    Muitos pensam que não é digno ganhar dinheiro com blogs, e taxam logo o blogueiro de mercenário, e por aí vai. Tem muitos blogs por aí com 3 programas de afiliados diferentes, mas com conteúdo extremamente interessante. Muitos até se culpam por isso, acham que serão criticados por isso.
    Eu sinceramente não seguiria essa dica, mas penso que pra se trabalhar com esse sistema, é preciso sim ter um bom conteúdo. Nisso eu concordo.

    Abraços.

    Responder

  16. Pois é, no blogger de minha noiva, [Link suprimido], tento deixar o mais limpo possível, mas a questão é adequar as propagandas ao layout da página sem interferir na leitura do conteúdo…

    Responder

  17. Olá Marcos seu blog tá cada dia melhor, gostei muito do teu e-book para salvar o blog em 40 dias.Logo irei comprar teu livro também sobre blogar, e queria falar sobre esses anúncios em blogs e sites.Tem um blog de um amigo meu internet marketer também que demora para carregar a página justamente porque ele tem muitos banners e anúncios espalhados pelo blog.Eu sinceramente acho que isso é um exagero.Blog quanto mais clean melhor na minha opinião, pois melhora a navegabilidade do mesmo e também ninguém vai em um blog para ver propaganda.Eu me preocupo em buscar conteúdos e nesse momento nem penso em ganhar dinheiro com o blog como adsense e outras ferramentas.Quando ele começar a ter audiência eu investirei melhor.

    Responder

  18. Muito boa esta dica. REALMENTE. Depois que dei uma boa “limpada” nos meus blogs, os resultados aconteceram naturalmente. Ainda tenho muito que aprender e também tenho que limpar o código. Mas eu chego lá. Valeu pelas dicas.

    Responder

  19. Marcos, você está coberto de razão. Tenho enterrado muitos bons e excelentes blogs por estarem poluídos pela publicidade. Alguns chegam á ousadia de exibir propagandas mesmo quando vamos comentar. Muitos utilizam de uma técnica que não sei – e nem quero saber – de exibir uma publicidade antes de finalizarmos o comentários. É cansativo. Uma afronta.
    Penso que é hora de todos os blogueiros repensarem suas estratégias.
    Blog não é televisão!

    Responder

  20. Pingback: Não monetize seu Blog. Monetize seu público. | [ Ferramentas Blog ]

  21. Pingback: Seu Blog é um tédio (ou: Coisas mais importantes do que Blogar) | [ Ferramentas Blog ]

  22. Sigo religiosamente o teu Blog – tenho tirado muitas ideias boas.
    Estou contente com o resultado, sigo-te também no Twitter.
    Aliás o meu Blog é à base de Informação disponível na Internet, mas respeito as regras que aconselhas.

    Obrigado
    manuellopes

    Responder

  23. Bom, acho que não vale a pena ser tão radical assim.
    Meu blog não tem um ano e consigo ganhar uma boa grana com ele. Tenho apenas um banner da Boo Box e a venda de camisetas personalizadas. Não acho que meu blog seja poluído e acho que isso varia demais. Depende muito do seu conteúdo, na verdade, o que faz o dinheiro aparecer é o conteúdo do blog. Se vc tem bom conteúdo, postagens regulares (eu posto todos os dias), com certeza, em breve você vai começar a ver a cor do dinheiro.
    Mas concordo em deixar o blog mais limpo, acho que anúncios demais afastam os leitores.

    Bjokas!

    Responder

    • Beta,
      Esse é apenas uma estratégia para que se conheça e use-se melhor o espaço do blog e aprender a usar bem os espaços disponíveis para anúncios e banners.
      Se for preciso até mesmo tirar os banners do AdSense pra ajudar a aprender a usar melhor o seu blog, então faça isso.

      Responder

  24. Pingback: 7 maneiras de Ganhar Dinheiro (monetizar) seu Blog sem usar Banners - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  25. Esse foi o post mais idiota que eu ja li! Então como explica esses anuncios no seu blog? Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço, seria mais ou menos isso? Cada uma!!!

    Responder

    • Pior é ter visitante como você que não tem a capacidade de ler, se lê, não entende.
      Eu já passei por essa fase descrita no artigo e uso essa técnica para avaliar o desempenho dos meus anúncios. Por isso mesmo que sou um blogueiro profissional e posso ensinar isso para você.

      Responder

  26. Olá Marcos Lemos,eu vou comentar um fato que aconteceu comigo eu tinha anúncios custo por click que faziam a mesma propaganda do programa de afiliado,isto é, do banner que tinha no blog.Nesse caso específico,eu retirei os anúncios custo por click para não competirem com os banners por quê ? com os anúncios de banners eu ganho até 40% já com os anúncios custo por click só centavos.De outra forma isso vária de blog para blog pode ter blog que tenha vários banners, e as visitas retornem e click em um outro diferente.Para mim tudo varia de acordo com a temática do blog.Atenciosamente Felipe.

    Responder

  27. Olá Marcos

    Realmente é uma boa ideia tirar anúncios do blog e experimentar com funciona depois disso.

    No entanto, e nas páginas, devemos adicionar banners ou links?

    Qual é sua opinião sobre adicionar anúncios em páginas do blog?

    Responder

  28. Engraçado mas você tem o blog/site carregado de anúncios até mais não! Essas dicas servem para você mesmo que escreveu este texto pois este site está empestado de tanto anúncio!

    Responder

    • Ler e entender o que leu deve ser algo muito difícil para algumas pessoas.
      Trata-se do conceito, aprender como lidar com seu blog antes de colocar anúncios. Um blog é um trabalho e é com anúncios que se ganha dinheiro.

      Vamos ler e pensar um pouco antes de comentar bobagens.

      Responder

  29. Vou seguir suas dicas, até porque quanto menos anuncios o pagerank do site/blog melhora! Cada vez mais os motores de buscas visam a qualidade visual e de conteúdo, e excesso de anúncios ou ineficazes são prejudiciais à saúde do seu negócio!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.