Plágio e falta a capacidade

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

colarprova01Esse foi um tema abordado pelo Usuário Compulsivo no dia 13 de Abril e pela Juliana Sardinha no dia 17 e que me chamou a atenção, principalmente por sermos blogs do mesmo nicho. O plágio e cópia de conteúdo sem autorização e citação da autoria original é um problema muito comum na internet, especialmente pela facilidade de simplesmente copias (Ctrl+C) e colar (Ctrl+V) e a possibilidade de se criar blogs e sites com pouco cliques.

 

Não vou entrar no mérito de direitos autorais ou de criação, mas quero deixar aqui apenas uma reflexão. Achei que seria bom ampliar o debate aqui no [ Ferramentas Blog ].

O Usuário Compulsivo, em seu artigo Denunciar plágio no Blogger ficou mais fácil, aborda o tema a partir do novo mecanismo do Blogger para denunciar cópia de conteúdo.

A internet é um “lugar comum”, onde pode parecer que tudo é de todos e ninguém é dono de nada, mas não é bem assim. Muitas coisas são criações originais e obras, fruto do trabalho de alguém que, livremente, disponibilizou na internet para terceiros. Mas isso não significa que “não tem dono”. Se quer citar ou colocar o conteúdo de terceiros em seu blog ou site, então diga quem criou.

 

Isso é o caso de texto e imagens. A Juliana, no seu artigo Reflexões sobre plágio e direitos autorias, vai mais fundo no problema até entrando no mérito de cada conceito que envolve essa questão. Leia na íntegra o artigo dela, pois vale muito a pena e é esclarecedor.

Se você quer criar um blog ou site e, eventualmente encontrar algo que queira colocar em seu conteúdo, cite a fonte e o autor, dê os créditos e não copie tudo.

Como fiz aqui, ao querer aprofundar o tema, não fui aos blogs citados acima e copiei a íntegra de seus conteúdos, nem mesmo citei uma única linha deles. Falei do assunto, citei quem me inspirou sobre tal e publiquei.

 

Muita coisa dentro do conteúdo encontrado aqui no [ Ferramentas Blog ] tem origem em terceiros – até da Juliana e do Usuário. Mas todos estão devidamente citados e referenciados para que seus autores e criadores tenham o devido crédito.

Muita gente tem medo de citar links de outros quando criam um conteúdo, com medo de perder visitas. Falo por experiência própria, minhas visitas nunca diminuíram por ter citado tantos blogs e conteúdo de outros com os devidos créditos. Não sou dono da blogosfera e, se criei um blog para ajudar as pessoas a encontrarem o que procuram, nada mais justo do que indicar outros caminhos, outros lugares além do meu blog.

 

Não fui original na idéia, mas não plagiei ninguém, nem fingi ser o dono da idéia, nem coloquei a minha opinião como única, mas “ampliei o debate”.

E, pra não parecer que não fui claro sobre minha opinião sobre o tema, que todos saibam: Copiar a idéia os outros é BURRICE!

.

5 Comentários

  1. Muitoooo bomm!!!!!!!!
    Eu já tive o prazer de levar uma “bronca” do usuário compulsivo falando sobre plágio.

    Desde que levei um tipo de acorda para a vida, tirei todos os posts repetidos do meu blog genedigital.blogspot.com

    Fico feliz em saber que a internet mais um meio de compartilhar, mas sabendo fazer!

    Responder

  2. A questão do plágio deve ser levada a sério e ser mais aprofundada, pois refere-se a varias questões importantes, porque quando é plagio e quando não é ? Copiar um texto na íntegra ou partes dele assumindo para si sua autoria é plagio, mas quando uma dica é citada em algum blog sendo esta dica constante em 20 blogs diferentes, para quem é a paternidade da criança,
    creio que todos que possuem um blog deveria postar artigos sobre este assunto.

    Responder

  3. Eu ainda não consigo entender porque algumas pessoas não citam fonte. Na minha opinião, ao citar a fonte você ganha créditos, e não perde leitores por isso …

    “a inveja é a melhor forma de elogio”

    Sucesso !

    Responder

  4. E como tem blogs que copiam na integra. Sem tirar nem por e nem ao menos fazem uma menção de onde foi retirado. Comecei a usar o feed e comecei a notar isso em alguns blogs.

    Mas acredito que tenha sido mais antes(não sei como era antes)

    Responder

  5. Plágio não é só vergonha pela falta de criatividade, mas representa uma baita falta de ética. A maioria se esquece de que existem ferramentas de busca que possibilitam que até futuros empregadores acessem essas informações, e cheguem à fonte do plágio. Vergonha dupla.

    Citar boas matérias de outros blogs é legal, e muitas vezes necessário – às vezes, é a solução de algum problema a ser compartilhada – mas não custa nada, no final do post, botar o link original, e as referências de possíveis imagens que não sejam suas. Sucesso ao [Ferramentas Blog]!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.