Plug-in para WordPress: Evitando cópia e roubo de conteúdo

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

wp-copyright-blog-wordpress Uma das coisas mais mais incomodam a nós, blogueiros sérios, é o roubo e cópia ilegal de conteúdo por terceiros. Já tratamos muito aqui sobre plágio e duplicação de conteúdo e como isso é prejudicial para os blogs. Mas você pode se proteger desse tipo de ação ao menos dificultando a vida de quem tentar afanar seus artigos. Descobri um plug-in para WordPress que pode ajudar a resolver esse problema.

Não custa nada repetir e insistir no tema sobre plágio e roubo de conteúdo e é bom saber as consequências desse tipo de atitude para quem pensa que a internet é uma terra sem leis:

Plug-in WP-CopyProtect

Mas mesmo com toda essa informação disponível, ainda tem gente que insiste no erro e só nos resta tentar ao máximo nos proteger desse tipo de vandalismo e crime. Uma dessas formas é desabilitar o uso do botão direito do mouse e a seleção de textos. É exatamente isso que faz o plug-in WP-CopyProtect de forma bem objetiva e simples de ser implantada.

Download WP-CopyProtect

Ele já é compatível com as novas atualizações do WordPress. A página do criador, com mais detalhes sobre o plug-in é: TheChetan – Protect your blog content from Theft.

Para usar, basta baixar o arquivo e instalar o plug-in normalmente pelo painel de serviços do WordPress ou diretamente na pasta “/wp-content/plugins/” do seu servidor de hospedagem.

Recomendamos também sobre o WordPress

.

30 Comentários

  1. Eu precisei utilizar esse plugin recentemente no meu novo blog Presentes de Natal Já que copiaram um artigo e me prejudicaram muito por causa disso, pois acabei ficando 10 dias fora dos índices do google, pois ele achou que eu que tinha copiado, já que o site do plagiador foi indexado primeiro.
    Mesmo assim continuo usando o plugin, é chato, eu sei, mas é uma atitude radical para tentar diminuir esse problema.
    Um abraço!

    Responder

  2. Marcos, tu tem razão quanto a copia alheia. Tentamos sempre fazer nosso trabalho suado, que é escrever um artigo bom que nos chame visitantes. Contudo sempre há quem nos copie.

    Lá no meu blog isso ocorria, mas ao contrário. Era meu blog que copiava conteúdo alheio, e sinto vergonha por isso. Eu e meu companheiro viemos agora tentando crescer com conteúdo próprio, mas acho que meu amigo não entendeu a história de conteúdo próprio.

    Chegamos hoje às 1000, e foi empolgante esse número, quero me dedicar cada vez mais, e tenho medo que agora, com conteúdo próprio, alguém nos copie. Se você conseguisse um plug-in para Blogger, seria muito bom! 😉

    Abraço!

    Responder

  3. Oi, Marcus! Estou trabalhando para escrever artigos de conteúdo e, como não existe ninguém inventando a roda, sempre cito fontes e ofereço links para consulta aos locais onde pego alguma informação, como aprendi aqui com vc. Gostaria de usar esse instrumento de não permitir a cópia no blogguer, tem como? E outra: por que você mesmo não utiliza esse artifício no seu blog? Obrigada e parabéns pelo trabalho!

    Responder

  4. @Aurélio,

    Vou disponibilizar esses recursos de bloqueio para o Blogger tb. Pode acompanhar que vou publicar sobre isso logo logo.

    Infelizmente eu não posso usar isso aqui já q muita gente vem aqui e precisa copiar os códigos e links que disponibilizo. Não posso bloquear o botão do mouse.

    O jeito é confirma nas pessoas mesmo.

    Responder

  5. Marcos,

    Tive problemas muito sérios com uma plagiadora, ao ponto de me fazer dar um tempo no blog. A pessoa se deu ao trabalho de criar meia dúzia de blogs com conteúdo copiado do meu, usando nomes diferentes… e todos apontando para a página "oficial" dela. Usei um código para bloquear o botão do mouse no blogger, mas aí a criatura aprendeu a copiar direto do código-fonte.

    Você sabe se tem jeito para isso?

    Responder

  6. @Lory,

    Tem um jeito infalível para evitar essas coisas e é a maneira que uso: Denunciar pra polícia. A pessoa para na hora.

    Infelizmente, para evitar certos plágios e cópias, a melhor maneira é apelar e denunciar.

    Responder

  7. Olá Marcos,

    Muito Obrigado por divulgar o plugin. Infelizmente tive que usá-lo em meu site. Não podemos contar com o bom senso das pessoas.
    Esta semana tive uma experiência desagradável com um concorrente que copiou literalmente todos os meus posts, não mudou nem ponto nem vírgula, copiou as fotos e até meus ícones.
    Depois de uma notificação extra judicial ele tirou rapidinho o conteúdo.
    Abs!

    Responder

  8. Gente, este plugin é ótimo, eu fiz um comentário acima,e resolvi fazer outro. Ele bloqueou tudo no meu site, não deixa nenhuma função do mouse funcionando, mas tem a opção de uma mensagem caso alguma pessoa séria queira usar parte do conteúdo ou código HTML para um projeto, No meu caso eu coloquei o meu e-mail.
    Parabéns pelo artigo, ótimo mesmo.

    Responder

    • Luiz,

      Porque aqui divulgo trechos de códigos que os visitantes precisam copiar. Se eu usar algum plugin que bloqueia a marcação de texto ou o uso do Ctrl+C, ficaria impossível usar o conteúdo do meu blog quando ensino códigos.

      Responder

  9. Olá Marcos Lemos! Gostaria de saber se eu utilizar esse código para bloquear o texto se interfere na indexação dos artigos e se é contra a diretrizes do Google e se atrapalha usar o Hotwords e Adsense?

    A sim queria saber se atrapalhar também lincar outras páginas no post?

    Desde já agradeço por sanar minha dúvida.

    Responder

  10. Boa tarde.
    Obrigado pelo esforço e cooperação.
    Gostaria de proteger meus vídeos, não para que a pessoa não baixe, já que há inúmeros programas para isto; mas para garantir que mesmo copiados fique clara a autoria. Vi que alguns sites (como o CERS, exemplo) que incluem uma mensagem randômica nos vídeos (no caso do CERS, em alguns momentos o CPF do aluno aparece na tela). No meu caso eu gostaria de incluir o meu endereço de e-mail. Você sabe como fazer isto? Abraço.

    Responder

  11. Estou usando esse plugin que funciona pelo computador.. mas quando entro no ipad, a seleção e cópia é permitida. tem alguma solução? ou outro plugin?

    Responder

  12. Quando fui instalar o pluggin aparece uma mensagem que “não foi testado ainda com minha versão do wordpress” (4.5.2). Instalei mesmo assim e ativei, mas quando fui testar não funcionou. Preciso fazer alguma configuração? Existe outro pluggin mais atualizado para esse mesmo fim?
    Grata.

    Responder

    • Olha, eu baixei, instalei e ativei. Aí par não ter pelota, fui em detalhes do pluggin e vi como era a configuração. Rodei e salvei. Funcionou como um motor… Show de bola.

      Responder

  13. Olá Marcos, este plugin funcionou bem no meu site, porém agora não funciona mais. Instalei o WP Site Protector e também não funciona. Inclusive, posso copiar seu conteúdo desta página sem problema. Não sei se você usa este plugin ou se usa e não percebeu que ele parou de funcionar. Verifica pra mim meu amigo, um abraço.

    Responder

    • Adilson,
      Eu não uso esse plugin. Como tenho alguns tutoriais e exibem códigos que precisam ser copiados, não posso bloquear cliques no meu post.
      Este plugin em questão parece não ter sido atualizado recentemente e não é compatível com as novas versões do WordPress. Recomendo que você pesquise se existe algum outro modelo funcional.

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.