Plugin nRelate: Artigos relacionados para blog no WordPress

A navegabilidade no blog é um dos pontos principais que devem ser analisados por todo blogueiro. Sabemos que extremamente importante criar práticas que facilitem a navegação do leitor no blog, cuidando para que todas as informações relevantes sejam vistas e acessadas por eles.

A função do plugin para WordPress.ORG nRelate é justamente essa: aumentar a navegabilidade do blog através da interligação de todas as postagens, fornecendo uma lista de assuntos relacionados com o tema do artigo no qual ele é exibido. Assim, você pode dar destaque a posts mais antigos e “esquecidos”, aumentando a taxa de permanência do leitor no seu blog. Tudo isso de forma automática para todos os artigos do seu Blog.

relacionados

Já mostramos aqui no [Ferramentas Blog] outros plugin e widgets que cumprem o mesmo papel do nRelate, confira:

Instalando o plugin no WordPress

A instalação do nRelate é extremamente fácil. Acesse o painel do seu WordPress e no menu “Plugins” clique em “Adicionar novo”.

1

Na página seguinte pesquise por “nRelate” e instale-o, ou se preferir clique aqui faça o download do plugin e envie-o para o seu WordPress através da opção “Enviar”.

2

Se não conseguir através dessas opções leia o artigo abaixo:

Configurando o nRelated

Depois de instalado e ativado, chegou a hora de configurar o nRelate. Para isso, ainda na aba “nRelate” clique em “Related Content”.

Seleção_002

Nesta página você tem a liberdade de configurar inúmeras funções do plugin, listei abaixo algumas das principais configurações, confira:

  • Would you like to display thumbnails with text, or text only: aqui você decide se quer exibir na listagem apenas textos, miniaturas.
  • Please choose a thumbnail size: caso tenha optado por exibir imagens na opção mostrada acima, você pode decidir qual o tamanho da miniatura a ser visualizada.
  • Please enter a title for the related content box: aqui você configura um título para a lista de artigos, podendo ser, por exemplo, “artigos relacionados” ou a tradução do títulos padrão: “você poderá gostar também:”.
  • Maximum number of posts to display from this site: considero essa opção bastante importante, pois você poderá definir a quantidade de posts a serem exibidos pelo nRelate, adaptando-o ao seu layout.

Em “Layout Settings” vocẽ pode escolher em quais páginas, e que local, será exibido os artigos relacionados.

Outra configuração interessante está na aba “Thumbnails Gallery”, lá você poderá escolher o formato de exibição dos artigos:

estilosnrelate

Como podemos notar, existem outras inúmeras opções para deixar o plugin do seu jeito. Em breve publicarei como instalar este mesmo plugin utilizando o Blogger.

Até breve 🙂

30 Comentários

  1. Esse plugin muitos já conhecem. Eu uso ele e recomendo amigos. Bom artigo muitos blogs ainda precisam saber que os relacionados são muito importantes. O visitante pode ler um post e assim que terminar ler outro sem sair da página de leitura. Legal, abraço.

    Responder

  2. Usar postagens relacionadas no blog/site trazem resultado muito bom.
    As postagens relacionadas facilitam para o leitor outros artigos do site/blog fazendo que de um modo indireto o leitor passe mais tempo ba página.

    Responder

  3. Olá, Leonardo. Artigo importantíssimo para os blogueiros que ainda estão quebrando a cabeça com linkagem interna. O plugin nRelate já é bastante conhecido na blogosfera. Foi o plugin que, finalmente, adotei para meu blog após testar vários outros. Ainda não vi melhor e ele nunca me deixou na mão, além de ser confiável, configurável e grátis. Parabéns pelo artigo.

    Leonardo, estou clicando do trabalho e aqui não posso acessar o Twitter, nem o Facebook. Você podia acertar o link que aponta para seu website acima.

    Responder

    • Olá Valter,

      Também gosto muito do nRelated principalmente por conta de suas inúmeras possibilidades de personalização.

      Sobre os links, realmente só divulgo o meu Twitter, ainda estou trabalhando no meu novo website, em breve estará no ar e assim atualizo o link.

      Abraço!

      Responder

  4. Nossa. Eu entrei no blog pra pesquisar sobre um plugin que fizesse exatamente isso. Que sorte. Excelente plugin.

    Marcos, um tópico que eu acho interessante é o “How deep into your archive would you like to go for related posts?”. Como o meu blog é sobre um clube e tem bastante notícia, eu limitei para textos publicados nos últimos 7 dias. Se não estou enganado é pra isso que ele serve.

    Muito boa a dica, valeu!

    Responder

    • Isso mesmo Rodolpho, essa função serve para exibir nos relacionados apenas os posts limitados na configuração do plugin. Realmente bastante útil para quem posta com muita frequência.

      P.S: Não sei se vc configurou para ficar assim mesmo, mas só pra te avisar que seu blog está abrindo automaticamente na versão mobile mesmo eu estando no PC.

      Abraço!

      Responder

  5. Esse plugin é excelente. Ele cumpre muito bem sua função e tem vários opções que podem se adaptar ao layout tranquilamente. Usei ele durante muito tempo .. no momento estou usando o Related Posts que pode parecer um pouco mais simples, mas também é sensacional. Ainda mais com o pequeno relatório da visibilidade e cliques nos artigos relacionados, seja por desktop ou móvel.

    Ótimo artigo .. beijos .. 😀

    Responder

  6. Leonardo e demais,
    Sabe como posso limpar o cache desse plugin?
    Anteriormente meus posts tinham URL que incluiam a data. Algo como nomedosite.com/2012/12/03/nome-do-post/. Hoje a estrutura que utilizo é nomedosite.com/nome-do-post/.
    Então os posts que foram publicados com a forma antiga aparecem nos posts relacionados, mas sem atualizar suas URL. Assim, quando alguém clica sobre eles vê uma mensagem de conteúdo não encontrado.
    O que fazer? Abraço!

    Responder

  7. Ótima recomendação! Em meu blog, após a instalação desse plugin a taxa de rejeição diminuiu bastante por conta da maior interatividade dos leitores.

    Uma dica bacana também e inserir no post chamadas com links para textos relacionados ao assunto, como você mesmo faz neste post =)
    É bacana porque, como as pessoas buscam informações rápidas e objetivas, o post não fica gigante e a pessoa pode escolher em quais detalhes se aprofundar, caso deseje.

    Responder

  8. O ferramentas blog está fazendo jus ao seu nome, estava perdido em relação a um plugin necessário para meu blog, entrei e além de encontrar o plugin encontrei o passo-a-para instala-lo. Valeu Galera do Ferramenta Blog, profissionalismo em alta por aí.

    Responder

  9. Já usei o nRelate, foi muito bom até encontrar o Zemanta.

    Ele faz todas as funções do nRelate, mas seu diferencial é que ele contabiliza os cliques que foram dados por meio dos post relacionados. Uma mão na roda, para saber se aquela tecnica está dando certo.

    Sugiro que vocês experimentem.

    Responder

  10. Muito bom esse Plugin, só estou tendo um problema, não sei se podem me ajudar, em postagens mais recentes do site não aparece os posts relacionados, já testei outros plugins e ocorre o mesmo, o que poderia ser?

    Responder

  11. Olá tudo bem?

    Esse plugin eu instalei a poucos dias em meu blog e já obtive alguns resultados com ele.
    Muito obrigado ao pessoal do ferramentas blog por essa excelente dica!

    Um abraço e sucesso!

    Responder

  12. O plugin é muito bom, mas precisei refazer meu blog e mesmo reinstalado tudo (inclusive o plugin) ele continua guardando em cache os artigos relacionados de antes. Como faço para limpar o cache do nrelated?

    Responder

    • Héber, no meu caso, depois da notícia do fim no nRelate, migrei para o uso do recurso disponível no plugin Jetpack.
      Uma “limitação” dele, que notei neste sentido, foi que ele só apresenta 3 posts relacionados, mas é uma boa opção.
      Abraço!

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.