Plugin Old Post Notifier: Notifique seus visitantes sobre conteúdo antigo do Blog

FBlogHost - Hospede seu Blog

Depois de um certo tempo que você tem um blog no ar, notará que alguns posts mais antigos de certas categorias não fazem mais parte da realidade em que o mundo ou o seu blog se encontra. Existe um plugin para WordPress.org que pode te ajudar a avisar seus visitantes de que certo conteúdo não é recente. Trata-se do “Old Post Notifier”.


Exemplo disso são notícias, alguns blogs são usados para publicar notícias. Depois de alguns meses ou anos visitantes chegaram em seu blog e encontraram essas notícias antigas pensando que são atuais, as vezes até gerando comentários estranhos.

Já passei por essa experiência em um blog meu e vi que realmente era necessário alertar da data em que foi publicado o post, porém não adiantava deixar bem visível a data de publicação, mas sim de algo que servisse de alerta para eles e que oferecesse ajuda para encontrar algo mais recente.

Com o plugin Old Post Notifier obtive o resultado que esperava. Ele gera um alerta em cima de todos os posts das categorias que você escolher e que tenham uma certa idade. Este alerta é totalmente personalizável, você mesmo escreve como será o alerta e as cores que ele terá.

Instalando o plugin Old Post Notifier

Faça o login no painel de administração de seu WordPress e clique em “Plugins”, depois na opção “Adicionar novo” e finalmente realize uma busca por “Old Post Notifier“.

Por último clique em “Instalar agora” e depois ative o plugin.

Configurando o Old Post Notifier

Depois de instalado temos uma nova opção no painel “Configurações” com o nome de “Old Post Notifier”, clique nela:

Vamos aos itens do plugin:

Minimum Days: Aqui definimos a idade mínima que os posts deverão ter para exibir o alerta. É configurado em dias.

Exclude Categories: Esta opção serve para impedir que o alerta seja exigido em certas categorias. Você precisa indicar os IDs delas e separar por virgula.

Para obter o ID da categoria, você pode ir em “Posts > Categorias” procurar pela categoria desejada e deixar o mouse parado em cima dela. Lembrando que o lugar onde isso aparece depende muito do navegador que você usa. Veja um exemplo de como é o link (Uso o Firefox):

Basta apenas pegar este numero que indiquei e inserir no campo apropriado.

Background Color: Cor de fundo do alerta.

Text Color: Cor da letra do alerta.

Border Color: Cor da borda do alerta.

Link Color: Cor dos links do alerta.

Warning Message: Finalmente o campo onde podemos editar nosso alerta. Você pode escrever o que quiser, porém lembre-se de encaixar em algum lugar o “%old_date%“. Esta variável é responsável por indicar quantos dias atrás o post foi publicado.

Depois de feita as alterações clique em “Save Changes” para salvar todas as alterações. Existem ainda uma pré visualização de como ficou o seu alerta.

Avançado – Tradução do plugin Old Post Notifier

O plugin esta quase perfeito, porém temos um problema. A data que será exibida está em inglês (1 year, 1 month e 1 day). Traduzir isso é bem fácil. Basta clicar em “Plugins” em seu WordPress e procurar o plugin Old Post Notifier.

Clique nela e procure pelo seguinte trecho:

$day = sprintf(__ngettext

Aperte Ctrl + F em seu navegador para facilitar na busca.

Altere apenas o que foi indicado na foto a cima. Mude as palavras: day para dia, days para dias e assim sucessivamente, tomando cuidado para alterar apenas as palavras, sem deletar as aspas e etc.

Depois de pronto basta clicar em “Atualizar arquivo” e pronto, você terá seu plugin traduzido.

Outros plugins e dicas para WordPress.org:

FBlogHost - Hospede seu Blog

1 Comentário

  1. Muito bom. Desconhecia o plugin e é muito eficaz pois por vezes procuramos coisas pela net e elas já estão bastante ultrapassadas. Com esse plugin somos informados da data efectiva do artigo.
    Excelente dica

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.