Por que o AdSense paga tão pouco por clique? #AudioPost

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Uma dúvida que intriga a maioria dos blogueiros é sobre o valor pago por clique no Google AdSense. A grande maioria usa esse serviço para ganhar dinheiro com seus blogs e ficam insatisfeitos com os resultados obtidos ao longo do tempo. Alguns fatores nós podemos controlar e outros são da forma como o AdSense divide os lucros. Entender isso nos fará usar melhor o AdSense para monetização dos nossos blogs.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

Este artigo tem áudio do texto publicado aqui. Você pode ouvir clicando no Player.

Não há um blogueiro, parceiro do programa afiliado AdSense da Google, que não reclame dos resultados obtidos com a exibição de anúncios em blocos de links e banners. Mesmo que consegue bons resultados, sempre acha que poderiam ser melhores.

A verdade é que há fatores que determinam quanto o AdSense irá pagar por cada clique que um anúncio recebe. Inclusive você mesmo pode otimizar o desempenho das campanhas em seu blog com pequenas mudanças. Mesmo assim, nem tudo depende de nós.

Google AdSense para ganhar dinheiro com Blogs

Vou descrever aqui alguns fatores que influenciam no preço pago por clique nos anúncios AdSense. Este é um sistema de monetização que funciona ao estilo CPC (Custo por Clique), diferente de outros programas afiliados que podem ser mais rentáveis, pagando por ação (CPA) ou por número de exibições (CPM), inclusive com a soma desses modelos.

É preciso deixar claro que há outros fatores determinantes e aqui só selecionei os mais relevantes para o entendimento de como o AdSense funciona em sua relação com os Anunciantes e os Editores – aqueles que exibem os blocos de anúncios em seus Blogs.

Leia tudo e você aprenderá a ganhar mais dinheiro com seu Blog!

Abaixo você verá uma descrição dos principais pontos que determinam quanto vale o clique que um anúncios recebe no AdSense para determinar quanto será pago para você. Todos esses pontos são importantes e devem ser levados em consideração.

Sazonalidade = Assim como no mercado em geral, há épocas do ano em que são mais interessantes divulgar certos produtos. Há mais campanhas de publicidade sendo veiculadas. Por exemplo: com a chegada da Copa do Mundo, a venda televisores subirá e os anúncios de TVs vão pagar mais para serem exibidos e receberem cliques.

O AdSense funciona como um leilão para os anunciantes (empresas e agência de publicidade) que concorrem com o melhor preço para comprar blocos de anúncios e visibilidade. A maior parte dos ganhos fica com a Google e uma pequena parcela paga os editores/blogueiros.

Concorrência de anunciantes = Justamente essa concorrência em certos assuntos é que faz o preço do clique subir ou descer para determinados assuntos. Há assuntos que têm mais concorrentes que outros e assuntos que valem mais que outros. Um banner vendendo um carro tem mais valor que um vendendo um celular chinês.

O AdSense exibe os anúncios de forma contextualizada. Se seu Blog trata sobre “carros esportivos” não aparecerão anúncios de “roupas femininas”, mas apenas anúncios relacionados ao tema do conteúdo do seu Blog.

Assunto pouco lucrativo = Portanto, dependendo do assunto do seu blog, os cliques valerão mais ou menos. Se o seu público é direcionando para ler sobre literatura infanto-juvenil, os concorrentes para exibir anúncios serão poucos e pagarão pouco pelo clique, já que “vender livros” é menos lucrativo. Mas se seu Blog é sobre “cirurgias estéticas”, mesmo que suas visitas sejam poucas e existam poucos anunciantes concorrendo, o preço do produto é alto.

Google AdSense

Qualidade e Quantidade das visitas =  Mesmo um blog com poucas visitas diárias pode ser mais lucrativo que um que receba mil vezes mais visitas. Justamente pelos fatores “concorrência” e “assunto” descritos acima, como também pela qualidade da visita recebida. Se o público é mais fidelizado, tem perfil consumidor e sempre gera cliques com vendas/resultados positivos para o anunciante, então aquele anunciantes vai querer pagar mais para continuar aparecendo bem posicionado naquele conteúdo específico.

Só que o fator “quantidade”, volume de visitas também faz diferença, pois boa parte dos visitantes simplesmente ignoram os banners e links de publicidade. O melhor é ter um equilíbrio no Blog: receber grande volume de visitas vindas dos buscadores, que tendem a clicar mais em anúncios; bem como uma boa parcela de visitantes fidelizados, que eventualmente se interessam pelos anúncios e geram cliques de qualidade.

Conteúdo de qualidade = Assim, voltamos ao velho chavão de se produzir conteúdo original e de qualidade para o seu Blog. É o único modo de criar um público certo para gerar melhores resultados com o AdSense ou qualquer outro Programa Afiliado que você use para ganhar dinheiro com seu Blog.

Otimização dos recursos = O AdSense tem uma série de ferramentas em seu painel para otimizar os resultados e desempenho dos blocos de anúncios. Essa otimização depende totalmente de você. Existem os critérios, os formatos, e até as informações sobre o tipo de público e posicionamento que seus banners recebem. Você pode aprofundar sobre isso lendo este outro artigo, onde detalhei cada item de otimização do AdSense:

Posicionamento dos anúncios = Inclusive não podemos esquecer como a posição em que os banners estão influencia drasticamente nos resultados obtidos. Os anunciantes pagam mais por blocos de anúncios que exibem conteúdo multimídia/imagens e texto, especialmente os maiores formatos que ficarem posicionados em locais muito visíveis do seu layout.

Blocos de anúncios AdSense

Dedique um tempo para fazer testes em seu layout ou até mesmo trocar de layout, para favorecer a exibição de anúncios em seu blog. Uma simples mudança de lugar e tamanho do bloco poderá dar grandes resultados nos seus ganhos.

Campanhas boas e ruins = Outro fator, que foge de nosso controle é a qualidade das campanhas e anúncios criadas pelos anunciantes e suas agência de publicidade. infelizmente nem tudo é atraente para o consumidor, o que acaba prejudicando o desempenho de certos blocos. As empresas levam um tempo para avaliar o resultado do que estão fazendo e isso diminui nossos ganhos por diminuir a taxa de cliques.

Cliques inválidos = Por fim, os temidos cliques inválidos. Há os cliques que o AdSense não contabiliza por considerar que foram acidentais (baseados em fatores de posicionamento ruim dos blocos de anúncios; tempo de duração da visita… e outras coisas). Ter muitos cliques inválidos nem sempre gerará punição para o editor parceiro do AdSense, mas diminuirá seu desempenho e até o preço pago pelos anunciantes para aparecer em suas páginas.

Por isso é tão importante estudar e testar a posição e formato dos blocos de anúncios que aparecem em seu blog. Além de nunca, NUNCA incentivar cliques ou tentar enganar seus visitantes, confundindo conteúdo com publicidade.

Desse modo, recomendamos que você leia nosso artigo “Como ser aprovado pelo AdSense” (mesmo que já esteja aprovado) para entender as regras do serviço e aprimorar seus conhecimentos sobre esse sistema de monetização.

Ah! E não perguntem quanto dá para ganhar com o AdSense. já respondi isso até em vídeo, que pode ser assistido aqui: Quanto dinheiro é possível ganhar com um Blog? [vídeo]

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

29 Comentários

  1. Gostei do artigo mas em mim ainda ficou uma dúvida tenho um site de classificados o [link suprimido] desde dezembro os cliques saia em média de 1 dollar o clique e agora no mês de Fevereiro não passou de 0,20 centavos fiquei sem intender o que faz esse valor cair tanto isso é que deixa agente desanimado se tiver alguma ideia ficaria grato de ver sua opinião

    Responder

    • Elievelton,

      Como está no primeiro ponto tratado no artigo, há questões de sazonalidade, de época do ano. Isso explica bem a sua dúvida. É só ler com atenção para entender.

      Responder

      • Eu até vi direitinho isso como aborda no inicio do artigo ,mas não achava que teria algo haver ,pois tenho outro site esse já mais antigo e veja o que aconteceu ele tinha o clique que chegava até XX Dollar e passou 6 meses assim mas do nada caiu e não passa mais de X,XX minha media diária não passa mais disso e isso já faz 1 ano e meio o que será que aconteceu? e não é só isso tenho 2 sites de empregos o [link suprimido] e o [link suprimido] por que o clique em um é X,XX e no outro não passa de X,XX se são sites de mesmo conteúdo e ainda vou mais longe estava fazendo algumas mudanças em meu site de empregos e hospedei ele em outro domínio e nesse domínio temporário ele teve clique de X dollar o que aconteceu se o conteúdo era o mesmo e só mudou o domínio por algum tempo você acha que o Google ele faz alguma coisa em relação ao valor do cliques falo isso por que observei que enquanto o site tem poucas visitas o clique é legal e tudo mais ,mas quando aumenta as visitas o valor do clique cai e muito falo isso por que também vi isso em seu artigo acima estou no aguardo. Achei muito legal esse blog e gostei da resposta rápida

        Responder

        • Elievelton,

          Vou pedir novamente que leia com mais atenção o artigo.
          Os preços mudam de tempos em tempos, dependendo do interesse dos anunciantes em determinados públicos, depende do tipo de campanha e do nível de concorrência. Com o tempo tudo isso varia, muda…
          Nunca será estável e constante.

          Responder

  2. Olá Marcos,

    Artigo esclarecedor! E quanto a esses botões com uma seta que estão aparecendo nos anúncios do AdSense, qual é a tua opinião a respeito disso?

    Na minha opinião, estes botões deixaram os anúncios muito estranhos e “com cara de anúncios”! Antes os anúncios ficavam mais camuflados, agora com estes botões, os anúncios ficaram muito destacados!

    Forte Abraço.

    Responder

    • Paulo,

      Esses novos formatos são para os anúncios de links terem mais destaque em aparelhos móveis. Além disso, servem para não confundir o visitante e ele realmente identificar o anúncios e diferenciar do restante do conteúdo.
      É uma forma do AdSense evitar clique inválidos.

      Responder

        • também penso assim, os anúncios em texto, eram ótimos para se colocar no meio do assunto. Ficava bem relevante para o usuário. agora parece “apenas um anúncio”. Muito invasivo. Eu evito anuncio por parecer anúncio, mas se vier em forma de texto “link” com um nome do que estou procurando. Talvez eu clique.

          Responder

  3. Marcos, eu gostei muito do post gravado em áudio!
    Não notei se você começou a aplicar isso neste post ou se já faz há algum tempo. O fato é que ficou muito legal. Eu pude trabalhar enquanto ouvia o post.

    Uma ótima ideia. Muito bom! Parabéns!

    Responder

  4. Eu queria poder entender tudo isso, mas não consigo. Vou lá nos relatórios do Adsense e me parece grego rsrsssrsrsrr, clico em blocos de anúncio e não tem nada, nem sei como se coloca esses blocos affffffff. Mas um dia eu aprendo, tenho só 55 anos rsrsrsrs..

    Responder

  5. Pingback: AdSense permite anúncios de Bebida e Apostas (?)

  6. O Google Adsense SEMPRE delete minha conta por “Cliques Inválidos”. Como isso? Eu controlo agora quem clica no anuncio? NUNCA cliquei em um anuncio no meu blog. Sinceramente, nunca mais instalo o adsense. Não vale a pena. Eles esperam o mínimo detalhe para excluir sua conta e te deixar na mão. Recorri a anúncios próprios.

    Responder

    • Robson,

      Sim, é permitido. E, na verdade não é flutuante, mas é um elemento da barra lateral que se move na mesma posição sem se sobrepor ao conteúdo, totalmente destacada e sem confundir o visitante.

      Responder

  7. ola marcos, tudo bem? parabens pelo artigo. tenho um grande projeto de publicidade online, e gostaria de saber mais sobre como ganhar com acessos, hoje tenho um acesso diario de 200mil acessos diarios, e nao sem bem como ganhar com isso….obrigado e abraço

    Responder

  8. Olá Marcos .. esse seu artigo sobre o adsense é bem interessante porque aborda o assunto de uma forma diferente doque comumente vemos .. passa uma visao bem realista do adsense

    Responder

  9. Olá Marcos, venho reparado uma coisa que tem me entrigado há algum tempo no AdSense. Após o primeiro clique com determinado valor os outros não acrescentam em nada. Pelo contrário eles dividem o valor pelo novos cliques. Ex: 1 clique = 1 dólar (CPC de 1 dólar), após 5 cliques = 1 dólar (CPC de 0,20 dólar). Ou seja, é como se o programa fixasse um teto máximo de quanto eu posso receber por dia.
    Outra coisa que acontece, de vez em quando, é o CPC de 0,01 dólar, mas creio que isso se deva aos vários anúncios presentes dentro de um único banner (como os do mercado livre).

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.