Punição geral: Todos estão perdendo visitas no Google?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Nos últimos dias, milhares de sites e blogs por todo o mundo estão reclamando da queda nas visitas vindas do Google. Ao que tudo indica aconteceu alguma mudança radical nos índices do buscador da Google que afetou praticamente todos de forma negativa. Você também foi afetado?

É muito complicado conseguir que blogueiros compartilhem experiências de perda de visitas em seus blogs e projetos, pois ninguém quer se expor. Mas nos últimos dias parece que não é possível mais esconder o que está acontecendo, pois afeta a todos que dependem minimamente das visitas vindas dos resultados de busca orgânica (natural) do Google.

Preciso da opinião e comentário de todos que lerem esse artigo. Por isso, leia com atenção, leias os comentários e interaja com todos. Vamos nos ajudar.

O que mais assusta qualquer dono de Blog é perder visitas sem uma explicação plausível. Por isso é tão importante saber como diversificar suas fontes de vistas e depender menos dos buscadores (Saiba mais como fazer isso em www.DivulgarBlog.com.br). Mesmo assim, aparecer no Google é fundamental para o crescimento de qualquer projeto online, principalmente para quem não tem dinheiro para comprar tráfego ou promover seus blogs com anúncios.

Google

Acontece que, depois da onda do Pinguim e Panda, parece que a Google radicalizou e aplicou novas mudanças na forma de indexar sites e blogs, mas quais foram essas mudanças é que ninguém sabe ao certo. A mais recente faz referência ao tamanho do conteúdo ou, melhor dizendo, ao fato dos conteúdos serem mais ou menos completos. Somente os conteúdos mais completos teriam melhor indexação, enquanto os mais superficiais seriam derrubados.

Isso teve o nome de “Conteúdo aprofundado” ou “in-depth” (Oficial: Discover great in-depth articles on Google). Entrou em vigor no início de Agosto/13, mas já era algo da política de conteúdo da Google. Fato é que isso ficou mais rigoroso. Outro ponto é a autoridade de autor que tem muito peso (e vai ganhar ainda mais) no posicionamento de resultados naturais.

Mesmo assim, só essas mudanças não justificam quedas generalizadas que varia de 30-90% de queda. Estou chamando de “generalizada” porque dessa vez poucos foram os que cresceram com a queda de outros. Claro, se alguns caem, outros vão subir. Mas parece que não foi o que acontecer agora.

Por onde eu pude pesquisar, notei que a reclamação é geral agora no final de Agosto, com destaque para o dia 26, quando as reclamações ganharam mais força.

O problema é que ainda não vi publicações aqui no Brasil sobre essa assunto e os fóruns estão ignorando certos dados simplesmente porque ninguém compartilha quando perde.

Até o momento, aqui no [Ferramentas Blog], o comparativo com o período anterior, foi de quase 20%, como você pode ver nos gráficos abaixo:

Gostaria muito de ouvir a opinião e comentários dos nossos leitores e blogueiros sobre esse assunto, bem como que citasse ao menos as porcentagens de perda nos últimos períodos comparativos que tiverem.

Se alguém tiver alguma suspeita, aproveite para compartilhar isso e ouvirmos as experiências de todos.

Eu mesmo já tenho as minhas suspeitas e vou publicar me breve sobre esse assunto. Estou fazendo uma série de testes, mas levará alguns dias para verificar os resultados. A grande questão é que a Google não está perdendo com essas mudanças.

Claro que o título desse artigo é bem sensacionalista. Não se trata de punições gerais do Google, mais mudanças na forma de organizarem os resultados. Boa parte perdeu posições para suas palavras chave, mas nada que pudesse ser sinal de punição. Perdeu até quem sempre fez um trabalho certo de SEO, dos grandes aos pequenos.

.

127 Comentários

  1. No blog que estou como colunista, a queda foi bem considerável: de 15, 16.000 para 6.000. Ainda aconselhei a dona do blog a diminuirmos os marcadores para ver se mudava algo, mas parece que não… e todos os outro blogueiros com quem conversei também não sabem dizer o por que de tanta queda!

    Responder

    • Jac,

      pode ter certeza de que os marcadores e tags para o conteúdo não têm nada a ver com isso. Pode continuar usando do mesmo jeito. Isso tem a ver com a navegabilidade do Blog e é importante usar.

      Responder

  2. O Gibanet.com perdeu em média 30% das visitas via Google, que é a principal fonte de visitas.
    Em conversa com uma amiga de Portugal, ela me disse que todos os sites/blogs que tem artigos com a indicação de publieditorial, patrocinado, comercial teriam redução no resultado de busca orgânica, com exceção daqueles que identificam como divulgação. Mas não sei se é verdade.
    Outro comentário que vi, no site Gabfire.com, diz que sites e blogs que disponibilizam arquivos para download, exceto arquivos .pdf teriam o mesmo destino.
    Por indicação do Paulo Faustino, troquei o plugin “All in One Seo by Semper Fi” pelo “WordPress Seo by Yoast” e o resultado tem me agradado, pois traz uma lista de itens analisados e aponta os possíveis erros de SEO, que podem ser corrigidos antes de publicar os artigos. Este plugin também analisa as imagens.
    Outro item que parece estar na mira do Google é o press release, muito comum em sites/blogs de notícias.
    Mas dos textos brasileiros este é o primeiro que vejo fazer alguma citação a respeito destas supostas mudanças.
    Espero que o Blog oficial do Google nos traga informações precisas caso haja mudanças.

    Responder

  3. Meu namorado trabalha com SEO e ele tem reclamado bastante dos resultados; pouco se sabe onde o Google está atacando desta vez. Depois de trocarmos alguns dados, ficamos muito confusos, pois dois dos blogs dele aumentaram as visitas em 30 a 40%, enquanto vários se mantiveram estáveis e outros dois despencaram. Ele está fazendo testes e estudando os blogs que cresceram e comparando-os com os que caíram. Até agora, ele só conseguiu recuperar um dos blogs que caíram.

    No mês de Maio ele criou um blog e em menos de 2 meses ele conseguiu a marca de 9 mil visitas diárias, em Agosto, o blog caiu para 5~6 mil visitas, o único índice que ele acha que deve está influenciando é a idade do domínio. Enfim, são muitos critérios que ele está avaliando, até onde sei, o Google está querendo mesmo é angariar mais anunciantes o Adwords.

    Eu vou ficar em alerta, qualquer coisa eu compartilho com vocês, se ele permitir srsrs.

    Até!

    Responder

  4. Acredito que nossos amigos Pink e Cérebro não gostam que todos fiquem naquela zona de conforto onde o crescimento é algo lógico e estável.

    Muitas vezes lemos explicações que as mudanças no algoritmo é para melhorar a experiência do visitante, e até acredito nisso também, mas ainda encontro em inúmeras pesquisas, sites caça paraquedistas na primeira página.

    E apesar da busca por melhorias nos resultados, acredito que as mudanças são também para tirar muitos da zona de conforto.

    Tomara que estas alterações sejam apenas um erro na atualização do algoritmo.

    Responder

  5. Caros amigos, a minha preocupação em ordem ao Google é igual a ZERO! Aliás, já desliguei as minhas principais contas do Google +, encerrando-as. Não me preocupo com as quedas de visitas porque a minha máxima é: quem quer ver, vê, quem não quer, siga… Os meus blogues encontram-se nas plataformas wordpress.org e wordpress.com e nenhum deles sofreu quedas de visitas. Se isso acontece nas plataformas Google, Blogger, etc., mudem de plataforma!

    Responder

  6. Olá Marcos
    Meu segmento é de blogues de Gastronomia.
    Li seu artigo e corri para o Analytics para checar. Tanto nos índices gerais quanto especificamente em relação às visitas oriundas do Google percebi um aumento de 7,93% em relação ao período anterior.
    Bem, no tempo de existência do meu blog (3 anos) tenho um aumento médio de visitas/ mês e não saberia dizer se essa “punição” ou reposicionamento do Google acabou também me incluindo, não propriamente negativando as visitas em relação ao período anterior, mas talvez não obtendo o aumento esperado, ou previsto, ou de acordo com performances anteriores.
    Ficarei atenta e qualquer coisa voltarei para comentar.
    Muito importante seu artigo, obrigada pelo alerta!
    Abraços

    Responder

  7. O que está acontecendo é que a Google está dando mais chance aos que estão começando agora ou que não postam com muitas frequência. Isso é ótimo para quem busca por informações, meu site por exemplo, no mês de julho recebeu 340mil visitas vindas do Google. No mês Agosto as visitas que a Google me mandou foi de 700mil. E o CTR do adsense era 1% agora ficou 2,35%.

    Responder

  8. Pois, é tenso!!! É um pouco desanimador reparar que o nosso blog ficou mais parado e não está recebendo mais visitas como antigamente, pode ser um grande motivo pra muita gente desistir, porque pensam que o conteúdo não e bom, ou as pessoas já não ligam mais pra blogs, sim, as páginas no facebook podem fazer alguma concorrência a blogs, porque Facebook tem 1.000.000.000.000 de utilizadores, sendo milhões brasileiros, vale a pena ter uma página, nem que seja para o blog, porque tem mais interação, e comentários, sendo que é mais fácil configurar e criar. (Sei que algumas partes do meu comentário não tem nada a ver, apenas quis acrescentar outras informações.)

    Responder

  9. No Meu caso, aqui no Corel na Veia percebi queda de 15% nas visitas, mas em compensação no Alexa meu Rank disparou de 176.219 em 09/09 para 115.858 hoje. E meus rendimentos subiram cerca de 5,6 % em relação ao período anterior.

    Percebi isso hoje quando meu site ficou um tempo com epenas 2 Leitores On Line, muito estranho. tudo isso.

    Eu acredito que eles irão melhorar a forma com que os melhores são encontrados e piorar a posição de outros. Obrigado Marcos por este espaço e questionamento.

    Como não tenho nada a esconder aí está sua louvável solicitação de Feedback.

    Responder

    • Nunca me preocupei com visitas, alguns % a menos quer dizer que a Google pode está melhorando, enviando os usuários para paginas melhores, no meu resumo de palavras chaves, muitas que não tinha nada haver (E enviava muitas visitas) pararam de aparecer. Se as visitas baixaram e sua taxa de rejeição abaixou, pode comemorar, isso é otimo

      Responder

  10. Saudações ao pessoal. Trabalho num grande veículo de mídia aqui na cidade de São Paulo. O veículo é impresso mas (óbvio), tem o seu site. Andei conversando com a equipe do digital. O que me disseram é que, ainda não existe nenhuma informação confirmada, mas, os boatos dizem que o novo algorítimo é capaz de identificar conteúdo de cozinha ( quando reescrevemos um texto com nossas palavras). Por isso o tráfego não está sendo redirecionado.

    Não sei se me fiz claro.

    O expediente está acabando aqui, mas tentarei coletar maiores informações amanhã. Vou compartilhando com vocês (se houver interesse).

    Responder

    • Gostaria sim que você compartilhasse as informações colhidas por ai pois a unica forma de nos recuperarmos e nos unindo e acumulando uma grande gama de informação, no meu caso perdi bastante visitantes vindo da google na contra partida meus rendimentos aumentaram em torno de 30 % explicação nem tenho pra dar. não sei se comemoro ou me entristeço, grande abraço

      Responder

      • Em resumo, texto que é identificado como sendo “cozinha” tem sua relevância diminuída automaticamente. O problema é que, quase 80% da blogosfera mundial é produto de cozinha. A pressão que os grande veículos de comunicação têm feito em cima do Google é muito forte. Fala-se de processo judicial. Para completar, o espaço dado aos resultados não orgânicos (links patrocinados), aumentou. Isso empurrou a maior parte dos resultados orgânicos para a segunda dobra.

        Para entender melhor, eu sugiro que procurem informações da briga entre os quatro grandes veículos de mídia do Brasil contra o Google, isso para ficar só no regional. A questão é mundial, mas um estudo sobre a questão em nosso país pode dar uma dimensão do que está acontecendo.

        Responder

  11. Olá Marcos Lemos!

    No meu caso as visitas aumentaram. Comparando os períodos (11/08/2013 a 10/09/2013) e (11/07/2013 a 10/08/2013), seguem os dados:

    – Visitas: +55,64%
    – Visitantes únicos: +57,06%
    – Visualizações de página: +52,68%

    Esses meus resultados podem estar sendo influenciados pelas diversas funcionalidades que tenho implementado no meu blog e, principalmente, pelo artigo polêmico sobre “senha do Facebook” que escrevi recentemente.

    Apesar desse grande aumento, o meu blog não recebe tantas visitas. Ontem ele bateu o record e teve 2600.

    Espero que tenha ajudado um pouco nessa busca do que pode estar acontecendo.

    Responder

  12. Sou proprietária de 5 blogs no blogger, e um deles que tinha uma média diária de visitantes de 3000, caiu para no máximo 500 visitas, uma queda drástica de 88% de um dia para o outro, os outros continuaram na média, mas cairão pouco. Este é que foi desastroso.
    Já não sei mais o que fazer. O pior é que o google, não nos informa das mudanças que serão feitas, para que possamos seguir as normas determinadas por ele.

    Responder

  13. No meu caso aumentou bastante nas férias e depois das ferias caiu um pouco, mas anda subindo.
    Toda atualização do Google eu me dou bem, só naquela de imagens que eu perdi muitos acessos.

    Não faço gambiarra, uso BLOGGER, acho que o grande segredo está na qualidade do que você escreve antes de mais nada e a taxa de rejeição também tem que estar baixa, vejo muita gente escrevendo títulos chamativos, mas na hora não tem nada com nada, a pessoa entra e sai, o Google não é bobo.

    Não pense no Google, pense no leitor e você vai se dar bem com o Google.

    Responder

  14. Tinha comentado sobre isso outro dia com um colega blogueiro. Achei que a queda de audiência tinha sido porque mudei para a URL “ponto com”, mas pelo visto isso está generalizado. A Google muda as regras e não avisa. #sacanagem

    Responder

  15. No meu não houve nenhum problema muito grande. De julho para agosto as visitas orgânicas cresceram 2%, e comparando esse comecinho de setembro com os últimos 11 dias de agosto a perda de visitas foi de apenas 3,33%.

    Responder

  16. realmente meu blog recebia 7 mil visitas diárias caiu pra 2 mil , da eu pensei vou migra pra wp e tentar amenizar, migrei a 4 dias e ainda continua despencando espero dar a volta por cima

    Responder

  17. O blogue que mantenho tem carater de puro hobby, muito pouco tempo de vida (6 meses), e nenhum peso na net… Contudo, na análise que efetuei depois de ler este artigo, mantenho a cifra habitual de crescimento de visualização na ordem dos 10% (varia consoante o dia da semana). O curioso mesmo é a taxa de rejeição que não ultrapassa a fasquia dos 5% nos ultimos 4 meses. Se este meu testemunho ajudar para quem depende dos rendimentos do blog para pagar as contas do final do mês, ótimo =) Felicidades para todos!

    Responder

  18. Marcos, minhas visitas não caíram no último mês mas caíram pela metade no último ano e aos poucos. Não consegui descobrir o motivo… Quando arrumar uma grana vou contratar sua consultoria!!

    Responder

  19. Não são so os updates.Vou dar um exemplo concreto que ocorreu comigo.Tenho um site de tutoriais, pega paraquedista mesmo.ocorre que 1 ano e meio atras quando eu ia digitar um post, procurava a keyword “assar capivara” por exemplo no google e haviam 2..no maximo 3 sites com o assunto.Hoje quando vou pesquiso de novo algum desses assuntos, existem 15…20 sites concorrendo na mesma keyword “assar capivara”, gente ate la na terceira pagina, tentando rankear nesse post, que muitas vezes nem é algo conhecido.Os updates interferem sim, mas devido a facilidade de criar e monetizar um site, a concorrencia cresceu bastante, e talvez nos metabloggers ao facilitarmos o caminho, tenhamos até contribuido com isso…

    Responder

    • Concordo com você Mestre dos sites! Vocês metabloggers “ensinam a pescar”, agora há diversos pescadores e os “peixes” estão ficando cada vez mais escassos nesse mar de blogs!! “O Jeito é continuar remando o barquinho, sempre em busca de novos e melhores cardumes”.

      O meu blog teve uma queda de 30% nas visitas oriundas do Google! Vejo muitos blogueiros confusos com esta queda nas visitas, alguns acham que é por causa da plataforma do blog. A plataforma pouco importa, o mais importante é o que o blogueiro escreve no blog, e a qualidade do conteúdo! Todas as plataformas foram afetadas!!

      Responder

  20. Existem outros lugares que podem geram muitas visitas para nosso blog ou site, mas querendo ou não, todos dependem das visitas vindas do Google. Fazendo uma comparação entre o Google e a Rede Globo…

    Responder

  21. O meu [link suprimido] já caiu tanto mas tanto que nem o poço mais fundo teria tamanho para a queda de meu site.

    Antigamente era mais de 4.000 por dia, mas agora é somente 25 visitas diárias e olhe lá, e olhe que já existe mais de 2.000 postagens de diferentes conteúdos.

    Responder

  22. Antes de mais parabéns pelo artigo e pelo site. Sou leitor há muito tempo, embora quase nunca venha comentar. Mas desta vez teve de ser.

    Tenho um dos meus sites penalizado pela Google, e até recebi mensagem pelo Webmaster Tools com uma ‘Ação Manual’. O problema é que eles não explicam em contreto onde está o problema, e sendo assim tenho que ir experimentando.

    Para já instalei um plugin para colocar nofollow em todos os meus links que apontam para o exterior do site. E outras optimizações SEO (se é que isto ainda existe). Vamos ver como corre, pois creio que seja este o problema.

    Já agora, as quebras foram praticamente totais. Tinha artigos rankeados no 1º e 2º lugar dos resultados, e agora nem na 1ª página estão… :/

    Responder

  23. Claro que o título desse artigo é bem sensacionalista. Não se trata de punições gerais do Google, mais*[“mas”] mudanças na forma de organizarem os resultados.

    Responder

  24. Marcos, parece que as visitas voltaram ao normal, percebi isso hj pela manhã 14/09. Será que foi somente o meu blog? Obs: Não fiz nenhuma mudança em termo de SEO.

    Responder

  25. Olá Marcos Lemos, meu blog recebe atualmente cerca de 38 mil visitantes ao mês, sei que é pouco e estou trabalhando para melhorar esta métrica, pois bem, em relação as visitas, no mês de agosto notei um aumento nos visitantes vindo de forma orgânica, e olha que foi considerável, cerca de 22% a mais!!!! possuo um blog de nicho e infelizmente não posso colocar artigos todos os dias, na verdade fico contente quando publico todas as semanas… Li seu e-book e também o do Paulo Faustino da EW isto me ajudou muito, muito mesmo!!!!

    Um Abraço

    Everton Moraes

    Responder

  26. Cara, pra pqp com o Google, eu tava com 80 pessoas por dia vindas só do google, e agora nao ta passando de 10, ja tive problemas de trafego antes, mas nunca tive uma perda tao significativa, nem qnd o blog ficou 2 semanas fora do ar, (epoca em q tinha mais de 100 visitantes do Google), devido a problemas que tive no servidor. Minha dica: Faça o q eu falei no início do artigo, mande o Google pra pqp, essa empresa capitalista está enxendo o inicio das buscas com anúncios, entao façam o seguinte, invistam pesado no Facebook, é isso que estou fazendo a algum tempo, só q agora com mais força, pq ja notei que meu negocio nao pode ficar dependendo de uma empresa fresca igual ao Google, vc nao precisa largar o seo de lado, mas se antes vcs investiam 80% no Google e 20% no Facebook, agora inverta isso, deixem 20% pro Google e 80% pro Facebook, criem uma Fan Page, interajam com seus leitores, visitantes, clientes, a mídia social é a única que nao te larga na mão, caso vc aponte seu dedo na direção errada e pensem que vc ta fazendo Black Hat, Blue Hat, Red Hat, GAY Hat, o troço que for.

    Responder

  27. Tenho um pequeno blog, minhas visitas são ínfimas. Tenho, ou melhor, tinha um post que “disputava” posição com grandes blogs, caiu drasticamente. Porém hoje percebi que um post meu, escrito no ano passado, do nada (?) começou a receber visitas. Detalhe, este posto não tinha adsense. Coloquei um hoje para ver se tem algo a ver.

    Porém comecei a me perguntar uma coisa, será que os agregadores de links, não estariam gerando links conteúdos duplicados para o algoritmo do google?

    Responder

  28. Olá Marcos e pessoal aqui do Ferramentas Blog.
    Meu blog tinha tido um crescimento rápido e estava alcançando mais de 2 mil visitantes diários com no minimo uns 7 palavras chave entre as primeiras posições, mas a partir do dia 26/08/2013 tudo despencou, perdi diversas visitas e dificilmente consigo encontrar o meu blog no buscador, agora to recebendo visitas de agregadores e até comprei trafego, mas isso que o Google fez é ridículo, meu rendimento estava ótimo, mas com essa queda os valores que eu recebia com programas de afiliados simplesmente despencaram, Marcos encontre logo a resposta e poste pra nós aí cara, ta difícil ver um blog tao bem feito e trabalhado como o meu despencar sem causa, motivo ou circunstância.

    E olha que meu blog está entre os 25.000 sites mais visitados do brasil e entre os 700.000 mais visitados do mundo segundo a Alexa, isso deveria me dar ao menos umas 6 a 10 mil visitas por dia, e uma media de no minimo uns 15 mil page views certo?
    Aguardo seu retorno Marcos.

    Responder

    • O alexa não é muito preciso. Tenho 2 site. O primeiro está no rank 60mil do alexa com 700mil visitas por mês.
      O outro site está em 400 e só recebe 100mil visitas por mês que dá umas 3mil por dia

      Responder

      • Na verdade o Alexa não avalia a quantidade de visitas para determinar o ranking. São várias métricas como visualizações de página, taxa de rejeição, fidelização das visitas, quantidade de links e outras coisas.
        Muita gente pensa que é um índice de visitas, mas não é bem assim.

        Responder

        • Marcos lemos, você está reagiando quando a esta punição? está tomando alguma atitude? esperando algum retorno do google? seria interessante um post com este tema, caso o blog seja penalizado como proceder..

          Responder

          • André,

            O caso que relato não é bem uma punição da Google.
            Mesmo assim, estou reagindo à queda nas visitas e estou fazendo vários testes para ver o que pode dar certo. Quando tiver resultados, publicarei.

            Responder

  29. Isso também me prejudicou MUITO, um dos meus maiores sites, com cerca de 35 á 40 Mil acessos únicos por dia, agora está tendo apenas 9 á 13 Mil visitas p/ dia no máximo, mesmo nesse final de semana, onde tive esperança de pelo menos ultrapassar os 15k de acessos

    Responder

  30. Olá Marcos Boa Tarde. cara e muito difícil a situação, perdi cerca de 80% ou mais das visitas diárias. meu blog possuía em torno de 15.000 acessos diários Ontem obtive Apenas meros 2.000 acessos. confesso que estou decepcionado com o Google pois ralei muito com técnicas Legais para chegar aonde cheguei. e por fim quando achei que estava estável despencou tudo confiei demais no Google fazendo assim com que fossem minha principal fonte de trafego por isso sofri tanto. mais acredito que você esteja investigando a situação para nos dar um retomo. Abraços.
    Paulo Duarte

    Responder

  31. Cheguei aqui no blog através de pesquisa no google. Estou iniciando na blogsfera, e a cada dia tenho aprendido que por mais que o trafego vindo do google seja algo importante, não devemos depender do mesmo, visto que o google é “o dono da bola, e quando ele não quer mais brincar pega a bola e leva embora”, O google está aí para mudar as regras do jogo quando quer, sempre com o discurso que quer melhorar a vida do usuário.

    Fazendo pesquisa com alguns termos notei na maioria dos casos, que nas SERP aparecem 3 resultados de AdWords, seguido por resultados de imagens e depois o resultado orgânico. Notei que o resultado organico não aparece na tela do navegador, e para aparecer tem que rolar a barra para baixo.

    O que eles querem com isso? Eu acredito que querem aumentar suas receitas com o trafego pago.

    Ainda existem alguns termos que que tem um resultado de AdWords nas SERP, porém os mesmos não são palavras muito concorridas.

    Acredito que para melhorar o trafego teremos que intensificar os trabalhos com autoresponder e redes sociais, youtube com link externo para o site nos vídeos etc, e manter sempre um bom relacionamento com leitores incentivando sempre o compartilhamento de artigos, comentários etc.

    Estou começando e vejo que SEO é uma guerra.

    Abraço e sucesso

    Responder

  32. É bem estranho esta perda de visitas quase que geral, pelo que li nos comentários, são poucos que se mantivera, estáveis e poucos os que ganharam visitas. No meu caso, perdi em torno de 60% de visitas em um dos meus blogs, e em outros também uma porcentagem muito grande. Em apenas um notei um significado aumento do nada, mas por um lado isso é bom para sabermos que não devemos ficar reféns do Google, porque como aconteceu, perdemos muito…São muitas teorias, espero que tenhamos em breve alguma explicação. Como disse alguém aqui em um comentário, a melhor maneira é diversificar as fontes de visitas. Facebook é uma delas.

    Muito bom o artigo e que bom que teve coragem de dizer que também perdeu visitas.
    Abraço.

    Responder

  33. A pancada aqui foi feia, acabei de olhar meu analytics e só em visitantes únicos foi uma queda de -70% em relação ao mesmo período do mês anterior (Agosto). No entanto, alguns artigos ficaram melhor rankeados no google e outros que estavam no topo caíram.

    Percebi que muitos vídeos do UOL MAIS ficaram bem rankeados para palavas chaves que utilizo em meus artigo.

    Só espero que ocorra uma outra mudança para melhor.

    Responder

  34. Na verdade eu não senti a queda, ao invés disso tive aumento em minhas visitas. Também não sei o motivo mais vou tentar analisar e procurar informações. Se eu encontrar algo sobre o assunto com certeza repassarei.
    Abraço!!!

    Responder

    • o eu aumentou pq os outro diminuir quando eu procuro meu blog no google encontro outro quando pesquiso uma matéria que publiquei encontro em outro blog pq no meu nao e encontrado como todo os outro que pédero acesso eu pedi em media 90 por cento espero que este problema seja resolvido logo pq estou desanimado

      Responder

  35. Tenho notado a queda drástica em todos os blogs da plataforma WordPress.

    Seria como se algum código secreto tivesse sido introduzido no tema e alterado a configuração dos artigos.

    Notei que tem havido picos de notícias.

    Um dia há aumento de visitas, outro dia há uma queda total.

    O desânimo cresceu muito nesses dias.

    Pois ficamos a mercê de um único site e parece que eles mandam e desmandam em tudo o que fazemos.

    Será que essa dominação faz parte de alguma represália, por parte dos ataques nos perfis de brasileiros?

    Como tudo é dos EUA, dá para pensar que uma coisa está ligada à outra.

    Que lhes parecem?

    Responder

  36. Quanto aos blogueiros, acredito sinceramente que foi um fato só que derrubou todos:o investimento em SEO. Afinal, SEO não é melhorar a visibilidade do site aos mecanismos de pesquisa? Esse é o problema. Melhorar visibilidade é diferente de melhorar conteúdo, o Google agora sabe avaliar a qualidade de um conteúdo e o índice de precisão do mesmo. Conteúdos genéricos com boas palavras chaves vão cair e muito mesmo, talvez até sumir.

    O Google com seus recursos de IA já deve ter criado uma enciclopédia digital de todo conhecimento humano e deve relacionar suas palavras chaves a centenas de outras relacionadas ao mesmo tema mas que não aparecem no G.Keywoords, com essa comparação é simples determinar se um post tem fins econômicos ou fins educacionais, que é o que eles mais valorizam. Se notarem, a Wikipédia andou alguns anos com um baixo ranking, mas ultimamente tem subido muito em pesquisas quais, genéricas e não objetivas.

    Responder

  37. Percebi que nos últimos 3 dias tive uma queda de mais de 50% nas visitas de alguns blogs no Blogger, mas nos do wordpress se manteve estável, mas meus blogs no wordpress são novos e não posso especificar a relatividade dessas novas mudanças relacionadas a eles, tendo em visto a relatividade dos mesmos, percebi que nos últimos 3 dias meus rendimentos de vários programas de afiliados que utilizo caíram pela metade.

    Responder

  38. Pingback: Blogueiros, parem de chorar, o Google não vai ouvir vocês!

  39. Antes meu site tinha alguns posts em boas posições quando digitava umas determinadas palavras chaves, mas de uns dias pra cá digitando essa mesmas palavras chaves para os mesmo posts, o meu site não aparece mais em boas posições, e em alguns casos nem aparece em página alguma… (Mas mesmo assim as postagens que não aparece em página alguma, ainda é indexada quando se digita “site:www.meudominio.com”)

    Tenho o site a 2 meses, só achei estranho porque no começo vinha bastante visitas do Google, e agora a maioria das visitas que vem é quando digitam o nome do dominio no Google, pois o site era bem conhecido na plataforma Blogger, mas infelizmente foi excluido, fiz no WordPress agora e está acontecendo isso, sabe me explicar o que está acontecendo no meu caso Marcos?

    Desde já agradeço.

    Responder

  40. Alguém de vocês tem blogs que mostram acidentes , roubos, crimes? Pois é certamente estes não caíram as visitas infelizmente os leitores gostam mais de ver estes blogs por isto que o meu caiu cerca de 60% , pois não publico este tipos de noticiário . Itiruçu Noticias

    Responder

    • Acredito que houve uma mudança no algoritimo para ajudar mais os usuarios encontrar o melhor resultado para as suas buscas.
      E a principal area afetada é a de dicas e tutoriais. Que são o caso de vocês.
      Quando pesquiso sobre jogos e entretenimento, minhas buscas vão sempre para sites brasileiros.
      Quando pesquiso sobre dicas e tutorials. O site estrangeiros aparecem mais que antes. E esse em inglês são os melhores resultados para mim.
      Os nicho que a Google direciona muito para sites estrangeiro são os de dicas, tutoriais, truques…
      Os nicho que a Google direciona muito para site brasileiro são os de entretenimento, jogos online…

      Responder

  41. Pingback: Como Recuperar Visitas do Google no Blog

  42. Pingback: O Beija-flor assassino do Google: Hummingbird Update

  43. Meu site manteve-se equilibrado. Perdi visitantes únicos, ganhei visitas de página. Minha taxa de rejeição aumentou, mas o tempo no site e numero de paginas vistas por usuário aumentou. Em fim, meu blog é do nicho de tutoriais e dicas, considero que manteve-se estável, apesar dos 15% a menos em visitantes únicos, a fidelidade aumentou, que para mim é igualmente importante e equivalente.

    Responder

  44. As visitas de meu site caíram de mais de 230 mil mensais para pouco mais de 90 mil por causa dessa atualização do Google que para mim foi exatamente no dia 09/07. Atualmente está estável em menos de 100 mil, mas nunca mais consegui me recuperar tentando tudo quanto é técnica de SEO (já fazem quase 3 meses).

    Responder

  45. Em 2012, na época do Pinguim e do Panda, minhas visitas aumentaram, pois o conteúdo dos meus sites é de qualidade, não fui punida, muito pelo contrário, meu dinheiro não vem fácil, trabalho muito nos blogs.

    No entanto de uns 2 meses pra cá, minhas visitas em alguns dos meus blogs caíram e-xa-ta-men-te pela metade.

    Estou assustada e não sei o que está acontecendo. A única coisa que consigo imaginar é a concorrência. De 1 ano pra cá, TODO MUNDO RESOLVEU TER UM BLOG. 🙁

    Responder

  46. Nos meu blogs antigos a queda nas visitas foi grande, mas o que estou achando estranho é que em um blog novo, tem apenas dois meses, já passei de 40.000 visitas e continua indo bem.
    Acredito em algum erro do Google, afinal isso financeiramente não é bom para eles.

    Responder

  47. Olá Marcos

    Infelizmente, não pude participar do curso por não ter os métodos de pagamento acessíveis onde moro. PagSeguro eu não uso, e boleto… os bancos ficam longe. Se aceitasse PayPal, não haveria problema.

    Seria interessante disponibilizar esse curso em vídeo-aula, para quem quiser comprá-lo.

    Sobre as constantes mudanças no buscador do Google, com seus Pandas e Pinguins, somente tenho a lamentar, porque não vejo como um robô – por mais bem elaborado que seja – identificar se um conteúdo é bom ou ruim. E, para mim, essa parece ser a tônica das tais mudanças.

    O que se vê é um monte de blog de conteúdo chupado de outros blogs e portais nas primeiras linhas da primeira página do Google. Blogs que não têm, sequer, um único parágrafo de texto em todas as suas postagens, bombarem de milhares de visitas, enquanto tantos outros com centenas de artigos originais, feitos meticulosamente, com qualidade, se perderem na 3ª página para trás, do referido buscador.

    Já tentei de tudo: mudar de plataforma, colocar plugins de qualidade e, ainda assim, progressivamente, estou perdendo milhares de visitantes a cada update desse dito cujo.
    Não há como alterar as palavras usadas em alguns de meus blogs, porque são voltados para público específico. Sendo assim como um blog de namoro, por exemplo, poderia não ter essa palavra utilizada repetidamente em seus conteúdos? O mesmo se aplica aos demais sites e blogs de nicho.

    Como você escreveu: a coisa não é por aí, porque eles (o dito cujo) nunca perderão nada, e o que vem por aí…. provavelmente será a obrigatoriedade de subscrições para uso de alguns dos produtos, somente para começar… e outras mais que não vou escancarar por aqui.

    Obrigado e … boa sorte para todos os blogueiros que labutam tanto e que, portanto, mereceriam mais respeito e dignidade.

    Responder

  48. Pingback: Por que as visitas do Google estão diminuindo? Punição do Google? |

  49. Tive uma queda inesperável no meu site, tinha uma diária de 8 mil visitas a mais de 6 anos e hoje estou tendo uma media de 900 visitas, estou a tentar corre atras do prejuízo ( estudando o novo ) para por em pratica.
    Mais ai está o medo, alterar algumas coisas no site baseada na nova politica, e realmente ser um erro do Google, e o mesmo decidi a voltar com as suas palavras.
    Como o (Ademir Palácios) disse a cima, acontece o mesmo com minhas concorrências, esperava que os sites que brigava comigo no palio duro assumisse a frente, mais o que acontece e que os sites que assume a primeira paginas são paginas recém criadas ( coisa de 2 meses ).

    Já estou ficando comedo do Google,

    Responder

  50. o meu blog é de conteudo adulto (me desculpem os hipocritas que sao contra porque sao santos) e pra mim foi pior pois o filtro de pesquisa do google bloqueia os resultados sobre pornografia mesmo com o filtro desativado,antes nao era assim,agora a pessoa tem que ser bem especifica senao o resultado nao vem.OBS:sou a favor desse filtro pois crianças da minha familia ja obtiveram resultados de pesquisas no google de imagens eroticas explicitas quando esse filtro nao era automatico

    Responder

  51. E quando a briga é pela palavra-chave para chegar a pagina inicial do site, quando fica trocando de posição de 10 da primeira página de busca do Google para 11? O problema pode ser repetição em excesso de palavras-chave dentro da página index?

    Responder

  52. Infelizmente boa parte do trabalho que tivemos em trabalhar palavras-chave e SEO está caindo por água abaixo. Meu blog perdeu 60# das visitas na época e após eu ter ido para o wordpress pago, a queda está ainda mais acentuada…

    Responder

  53. Muito interessante sua colocação. Quando percebi a queda na quantidade de visita não sabia o porque estava acontecendo, porém, vendo seu artigo e seu vídeo comentário percebi que não estou sozinho nesse universo de perdedores. Parabéns pelo blog e as dicas.

    Abraço

    Responder

  54. Imagine se todos acertassem na loteria ao mesmo tempo:
    O ganho seria irrisório.
    Os metablogueiros também estão fazendo isso com a blogosfera.
    A vantagem é que chegará um dia
    Em que só ficarão os que querem escrever
    Enquanto os que querem ganhar dinheiro irão debandar…

    Responder

  55. Olá! Mudei o meu blog do blogger para o wordpress e as visitas caíram drasticamente (cerca de 80%). Também mudei o nome Alguém saberia me dar alguma dica do que pode ter acontecido?

    Responder

  56. O google esta ficando com as visitas todas para ele só pode ser, porque de fato as visitas tiveram uma queda muito alta, o jeito sera revisar todos os conteúdos e fazer algumas modificações, aja trabalho rsrsrsr.

    Responder

  57. Na verdade só vi choradeira aqui nos comentários é zero de dicas para sair da escuridão. Vou deixar aqui algumas técnicas que tenho aplicado recentemente e já percebi uma leve melhora. Primeiro, comecei por remover excessos de otimização, palavras chave exatas nos h2, e também no texto… Enfim deixar o conteúdo o mais natural possível, sem forçar a barra em palavras chave… E você Marcos Lemos o que tem feito?

    Responder

  58. Boa noite, caro Marcos Lemos!!!
    Troquei o URL de meu blog e perdi quase todas as visitas do Google, fiquei apenas com as visitas dos agregadores e redes sociais. O Google já indexou boa parte das visitas, mas as visitas ainda não retornaram. Com a troca, acabei perdendo o meu PageRank que era 4, voltei para o zero.
    Parabéns pela excelente matéria!
    Abraços e muita paz!!!

    Responder

  59. Suas dicas me foram super úteis. Deu para perceber que perdi mais de 70% das minhas visitas por estar com links duplicados. Mas onde estava tal duplicação? Nos sites agregadores. Eu estava no 4blogs, divulgando blogs, Colmeia, Geralinks, entre outros. Saí de todos e minhas visitas já começaram a reaparecer.

    Responder

  60. Eu tenho um portal de receitas tinha em média 27.000 visitas por dia hoje estou com 3.500 está caindo mes a mes mesmo que atualize, coloque mais paginas novas, fiz tudo que achava que devia fazer mais só cai, cheguei a ter 1.200.000 mil visitas hoje não passa de 150.000 e caindo.

    Responder

      • Ainda lembro desse dia de 2011 caiu no mesmo dia de 27.000 para 17.000 visitas, até eu saber que era o panda demorou dias. Eu sei o motivo principal eu tinha 4 mirror do meu site pela internet entao eu tinha 5 vezes o meu site indexado no google com nomes diferentes e lugares diferentes. Só que o site que me dava mais visitas era o principal mesmo. Ai arrumei tudo, apaguei todas as copias do site, mais não voltou mais ao que era antes. Alias coloquei conteudo inedito mais nada aconteceu. Só está caindo.

        Responder

  61. Será que pode estar acontecendo o mesmo agora? Tenho perdido muitas Visitas e no facebook até tem aumentado o número de pessoas alcançadas

    Responder

  62. O Google atualiza o tempo todo, o que antes era bom, depois não é mais, como foi o caso do exagero de palavras chaves. o negocio é ficar se moldando o tempo todo com as atualizações do google.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.