Quais páginas estáticas um Blog precisa ter?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Com o novo recurso de Páginas Estáticas do Blogger ficou mais fácil criar o conteúdo fixo de seu blog. Mas muita gente não sabe o que deve ter nessas páginas e nem como usar esse recurso da forma mais adequada e qual o conteúdo mais importante para essas páginas. Veja algumas dicas e sugestões do que é mais importante para um blog ter como conteúdo fixo e o que é indispensável para o funcionamento de seu blog.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

Para quem ainda não viu ou não sabe como usar o novo recurso do Blogger para páginas estáticas, recomendo que veja o seguinte artigo:

About me – sobre os autores do Blog. Acredito que seja a página mais importante do seu blog, pois é onde você e, se caso tiver, seus colaboradores e outros autores podem se apresentar. Não é para colocar o seu currículo, foto de família e a sua história desde a infância. Faça dessa página um lugar para que as pessoas vejam sua cara (uma foto real, se achar conveniente) e se identifiquem com você e com o que você faz em seu blog.

Formulário de Contatos. É indispensável ter em seu blog disponível todas as formas de contato com você. A maneira mais simples é o formulário que as pessoas podem acessar e enviar informações para o seu e-mail. Os comentários dos artigos são muito específicos e podem inibir ou desviar o sentido do conteúdo. Uma forma de comunicação direta com quem visita seu blog mostra compromisso com o conteúdo publicado e responsabilidade.

Política de Privacidade / Comentários. Esse é um conteúdo importante e que poucos blogs têm. Especialmente para quem usa serviços de Afiliados para monetizar o blog, como o AdSense e outros. É preciso avisar seus visitantes que há conteúdos publicitários e qual a sua relação com eles. Inclusive o AdSense exige isso como requisito para usar o serviço.

Outro é criar uma política para os comentários e moderação de comentários para evitar problemas com o que outros escreverem sobre seus artigos e como regular esse conteúdo. Pode parecer simples e banal, mas evita confusões e mostra transparência na sua forma de agir.

Regras de uso do conteúdo. Essa é uma informação que pode constar da Política de privacidade, mas em alguns casos você também pode criar uma página só para explicar as licenças de uso de seu conteúdo. Isso é especialmente importante quando se trata de direitos autorais e para servir de aviso para quem quiser usar suas informações. Fale das condições de uso, dos seus direitos e das obrigações que você exige.

Mídia Kit – Página para anunciantes. Se o seu blog já tem uma boa penetração em seu nicho e há potencial para que ele gere alguma receita com anúncios de terceiros, mas sem depender de programas de afiliados, é importante fazer um Mídia Kit. Nessa página você apresenta os espaços disponíveis para anunciantes, preços e forma de contato. Bem como é importante dispor sobre suas estatísticas e todas as informações que um potencial anunciante possa querer para escolher seu blog como um parceiro.

Existem outras possibilidade e tudo o que você pode fazer para apresentar melhor o seu blog é fundamental. Use sua criatividade para aproveitar desse recurso e ampliar o seu contato e dar uma cara mais profissional para o seu blog. E se você tem outras opções e sugestões de uso para as páginas estáticas, comente aqui abaixo e compartilhe sua experiência.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

10 Comentários

  1. olá, já sou leitor do blog há bastante tempo mas nunca comentei, hoje venho agradecer-lhe o excelente trabalho que faz para todos os bloggers inicantes como eu. aqui aprendi muito e ganhei coragem para iniciar vários projectos, o meu obrigado!
    abraço de portugal!

    Responder

  2. Olá Marcos Lemos!!

    Pretendo criar um Blog Pessoal, e essas dicas serão muito importantes para começar bem, Parabens pelo trabalho apresentado neste Blog, já acompanho à algum tempo, só resolvi comentar agora.

    Abçs!!

    Natan Lopes

    Responder

  3. Olá, esta é minha primeira postagem no seu blog, estou com uma dúvida sobre essas paginas criadas, é a seguinte: eu reparei que embaixo do cabeçalho do seu blog tem o menu com os botões inicio, sobre o autor, etc. Quando eu clico em 'Sobre o Autor', abre a página e aparece 'Sobre o editor Marcos Lemos'. Gostaria de saber como faço isso, pois no meu o titulo fica exatamente igual ao nome do botão.

    Parabéns pelo blog, já me ajudou bastante.
    Abraço

    Responder

  4. @Iraquitan,
    É que eu uso uma outra barra horizontal, que não é a padrão do novo serviço do Blogger.

    Responder

  5. Olá marcos tudo bem?

    Eu gostaria de saber se pode colocar somente o nome "política" ou "privacidade"? Pois eu estou pretedendo monetizar meu blog, e o nome "polítca de privacidade" é meio extenso, comparado ao About e ao Contato.

    Responder

  6. Muito Obrigado! Essa informação foi muito útil.
    É o primeiro blog que conhece que abordou esse tema.

    Desculpas por não te agradecer mais cedo.

    Abraço!

    Responder

  7. Pingback: Como criar páginas estáticas no WordPress.org | [ Ferramentas Blog ]

  8. Pingback: Como criar páginas estáticas no novo Blogger | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.