Quantas horas por dia você perde blogando?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Você tem um blog. Dedica-se algum tempo a ele e passa várias horas online interagindo, pesquisando e melhorando seu conteúdo. Mas não faz idéia de quantas horas são realmente dedicadas ao seu blog ou se misturam com seu tempo livre… Saber organizar o seu tempo pode ser a forma de tornar sua blogagem mais eficiente. Você sabe quanto tempo passa realmente blogando?

tempo-trabalho-blog

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

Não é um post sobre como organizar seu tempo, mas como medir e distribuir melhor esse tempo. Vou mostrar aqui algumas medidas que considero padrão baseadas na minha experiência. Você pode relatar a sua nos comentários e compartilhar com a gente.

Vamos levar em conta que você se dedica ao seu blog nos dias de semana e esporadicamente nos fins de semana, o que nos dará 5 dias de trabalho com nossos blogs. Além disso, estou considerando que você mantém apenas um único blog.

Então, como ficaria esse tempo? (minhas medidas são apensas sugestões e calculadas na minha experiência pessoal, podendo variar para cada caso)

1. Pesquisando

A primeira coisa a tomar tempo em seu blog é a pesquisa. Precisamos dedicar algumas horas de leitura e busca para produzir conteúdo de qualidade. É pesquisa de palavras chave, em fóruns, lendo outros blogs e entendendo o que seu público alvo deseja.

Não dá pra calcular o tempo necessário para se fazer uma boa pesquisa que resulte em um bom post, mas penso que 10 hora de pesquisa semanais deve ser o suficiente para se escrever ao menos 5 posts por semana. Isso levando em conta que seu blog tem um único tema principal.

Tempo gasto: 10 horas por semana.

2. Escrevendo

Vamos tomar por base um post de tamanho médio, com 600 palavras e 2 imagens (ou 1 vídeo). Você gastará um tempo para reunir as informações que encontrou na pesquisa e que serão usadas para um post específico. Também terá de determinar quem será o seu alvo, quais as melhores palavras chave para uma boa otimização de SEO, além de pensar num bom/atraente título e subtítulos.

Tem que buscar por links relacionados (externos e internos) para mostrar coerência e revisar seu texto depois de escrever. Tudo isso, para que seja feito de maneira correta, levará ao menos 1 hora para cada post que escrever. Se escreve 5 posts por semana, então são 5 horas semanais.

Tempo gasto: 5 horas semanais.

tempo-blog-relogio

3. Divulgando

Praticamente dedicamos todo o nosso tempo online para divulgar, de alguma forma, nossos blog. Fazemos isso o quanto podemos no Twitter e no Facebook. Mas também é preciso ir aos agregadores de conteúdo, fóruns e lugares de interação para divulgar um link e atrair leitores.

Se fizermos isso de maneira organizada, dedicando-se 1 hora por dia já é suficiente para ir até todos os lugares onde se pode colocar um link e programar tweets automáticos ao longo de um dia.

Tempo gasto: 5 horas semanais.

4. Avaliando resultados

Acompanhar as estatísticas do seu blog é fundamental e faz parte da pesquisa também. É quando podemos avaliar resultados, produzir melhorias e descobrir como nosso público se comporta. Não é olhar apenas o número de visitas, mas também medir a qualidade dos comentários, o tempo de visita e as reações nas redes sociais.

Se esse tipo de avaliação não é possível projetar seu desenvolvimento a longo prazo e nem saber se de fato está sendo feito um bom trabalho. Tendo este hábito diário, não é preciso mais do que 30min diários olhando estatísticas e medindo dados comparando com dias anteriores.

Tempo gasto: 3 horas por semana.

5. Monetização

Se você tempo objetivo ganhar algum dinheiro com seu blog, também tem que dedicar tempo para aprimorar suas técnicas, entender os sistemas de afiliados e analisar o potencial deles buscando torná-los mais eficientes. É preciso pesquisar, estudar e avaliar resultados, fazendo testes constantes.

Mesmo depois de já ter descoberto um bom método de monetização você tem qua acompanhar seu desempenho e não pode parar de testar outros para descobrir qual é melhor. Se vende produtos tem que divulgá-los ou se já tem patrocinadores que compram anúncios em seu blog, precisa estar sempre buscando renová-los.

Isso toma mais tempo ainda e exige uma dedicação ainda maior. Claro, para quem tem como objetivo ganhar dinheiro com blog, mesmo se ainda só ganha alguns centavos ou vários dólares por semana. Acompanhar isso com ao menos 2 hora por dia já será suficiente.

Tempo gasto: 10 horas semanais.

multitarefas-blog

6. Outros tempos gastos

Há outras coisas que também são cuidados com nosso blog e que nos tomam tempos menores, mas que somados são um bom montante. Isso inclui leitura de emails de contato, moderar comentários, organizar layout e cuidar da estrutura geral do blog. Também há as socializações que são bem mais do que divulgar o blog.

Sem contar que nesse meio tempo ainda há as distrações como o MSN, vídeos do Youtube e bate-papos no Twitter. Tem também o tempo que é preciso esperar para o upload de uma imagem/vídeo/áudio ou para criar isso. Este tempo é difícil de medir por ser muito diluído, mas é bem provável que passe de 2 horas por dia.

Tempo gasto: 10 horas semanais.

Concluindo e somando todo o tempo gasto

Se somarmos tudo isso e depois dividirmos ao longo dos dias da semana, teremos um noção geral de como temos ou não nos dedicado aos nossos blogs.

Temos assim um gasto de 43 horas semanais com o blog.

Isso pode assustar se vermos que nem sempre dedicamos tanto tempo assim e que isso dá mais de 8 horas por dia, mais ou menos o tempo que você passa em seu trabalho regular.

Mas outra constatação é que não dá pra simplesmente somar essas horas assim. Ao mesmo tempo que pesquisamos para nossos conteúdos, estamos divulgando outros, interagindo e aprimorando nossos layouts.

Fazemos muita coisa ao mesmo tempo. Enquanto estamos escrevendo um novo post, também estamos conversando no Twitter, replicando links e pesquisando o que será colocado no post.

Dessa forma, pensando bem, não somos tão organizados em dividir um tempo para cada coisa e dedicamos praticamente todo o nosso tempo online cuidando de alguma forma do nosso blog. Assim, se você passa 4 horas por dia conectado. Então tem gastado 4 horas por dia cuidando do seu blog.

Seria bom ler mais sobre isso aqui:

Fonte da imagem: Site G1/Globlo.com

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

16 Comentários

  1. Marcos,

    Gasto em média 25 horas semanais com ele isso porque estou sem internet em casa, e ainda assim consigo manter um fluxo nele. Já monetização acho que só acetrei com um sistema, mais ainda assim pagam pouco estou testando outros sistema com base nas informações do Google Analytics afim de obter lucros para poder manter o blog e melhora-lo a cada dia.

    Forte abraço.

    Responder

  2. Eu não gasto muito tempo por semana com o meu blog. Em média, fazendo uma conta rápida, não são nem 4 horas semanais, isso por que eu não pesquiso muito para escrever meu conteúdo (Apenas leio outros blogs com temática igual e escrevo, com minhas palavras é CLARO, um novo post), não faço grandes alterações no meu layout, e não posto muito. Posto somente de 3 a 4 vezes por semana, e mesmo assim, os posts ficam com apenas 300 palavras, mais não estou achando que eu deva fazer mais do que isso, para que simplesmente meu post vire uma coisa “cheia de lingüiça”… Bem, agora, o conteúdo, acho que está razoável…

    Responder

  3. Em média eu gasto 25 horas, mas perder eu não perco nada, não!!!! Pelo contrário, hoje eu já ganho uma quantia razoável com esse tempo dispendido em prol de meus blogs.

    Abs.

    Responder

  4. Quando eu tinha blogs eu gastava todo o tempo disponivel para cuidar dele, seja escrevendo, monetizando, otimizando, etc. Para mim não foi um tempo perdido, pois com todo esse trabalho ganhei diversos novos amigos e não me arrependo disso 🙂

    Ótimo artigo!

    Responder

  5. Como eu terceirizo a redação, eu me dedico mais na analise de conteúdo, estatisticas e monetização. Ainda não trabalho full-time nos blogs, mas eu calculo por baixo que uso 15 a 20 horas semanais. Tenho cerca de 6 blogs ativos.

    Responder

  6. Está explicado por que profissionalizar um blog não pode mesmo ser considerado uma tarefa fácil.
    Eu acredito mesmo, Marcos, nessa sua contabilização do tempo, ainda que não possa ser exata, por uma simples razão: quando trabalhamos em um projeto nosso, buscando a profissionalização, a monetização e a aceitação,etc, encarar as coisas como um trabalho que tenha metas ajuda – e muito. E digo mais: dedicar algo mais de 43 horas semanais seria o ideal.
    Pena que ante à nossa realidade (e aqui já falo por mim) ainda não seja possível dedicar as 43 horas semanais ao meu projeto, até porque isso significaria abrir mão de outras ocupações, justamente as que, por meio das quais, somos “monetizados”. Muitos blogueiros estão a caminho da profissionalização, mas ainda não podem deixar de lado as suas atividades profissionais, porque blogar e ser remunerado não são atividades que possuem retorno em curto prazo.

    Responder

  7. No meu caso,levo em média mais/menos o que o Marcos Lemos gasta em horas aqui o seu Blog. Gostaria de ter mais tempo! Eu tenho outros projectos na web o que também me ocupa algum tempo.

    Responder

  8. Eu não divido o tempo nas etapas para escrever o blog, como pesquisa, escrita, divulgação, avaliação …. eu separo 2 horas diárias após o expediente.
    No final de semana não faço nada relacionado ao blog ou ao trabalho, dedico a outras atividades para mudar o foco.

    Responder

  9. Acho que o melhor mesmo é nem abrir MSN e Twitter (a não ser que seja necessário para recolher alguma informação) na hora de tratar do blog. A distração com eles pode ser imperceptível, mas deve tomar um bom tempo.

    Responder

  10. Como estou iniciando meu blog e meu nicho não é sobre escrever artigos me preocupo demais com layout, gasto mais de 60% do meu tempo com desenvolvimento e otimização, uns 20% em postagem e o resto SEO, Monetização, Analise, Market, etc.
    Não vejo a hora de terminar o layout!

    Responder

  11. Interessante esse artigo, nunca tinha parado para pensar em contar todas as outras coisas relacionadas ao trabalho como blogar, mas é a pura verdade, todas são tarefas relacionadas.
    Realmente o tempo gasto com distrações é difícil de ser medido. Antes não conseguia me controlar muito bem, tive que fazer uma organização do tempo das boas para resolver esse problema, rs.
    Abraços!

    Responder

  12. Não tenho possibilidade de gastar tanto tempo por semana, mas tento fazer o que descreves. Pesquiso imenso (não só na Internet, mas adquiro imensos livros e revistas com artigos sobre o tema do meu blog), escrevo, por vezes tiro fotos, analiso a estatística e vou comentando noutros blogs (até porque aprendemos imenso uns com os outros).

    De qualquer modo, tenho de ressalvar, que para mim o blog é um «trabalho» que me dá prazer. Por isso, não perco tempo com algo que me possa distrair desta actividade, na Internet. Quando é para trabalhar no blog, é mesmo para isso.

    Bjs

    Responder

  13. Ai meu Deus!Onde eu estava com a cabeça quando resolvi começar um blog…rsss…Até porque além das 40 horas semanais ainda tem que trabalhar, cuidar da casa, dos cachorros, do namorado e ir à academia, né? Mas não tem jeito! Blogar já virou um vício, não consigo mais parar!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.