3 recursos do Search Console relevantes p/ seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

O Search Console da Google é uma das melhores ferramentas para quem tem Blog, não só para enviar o sitemap, mas também para ter certeza de que nossos Blogs estão funcionando corretamente. É indispensável que você conhece ao menos o básico desse serviço.

Vou mostrar aqui neste vídeo 3 recursos que considero essenciais para você conhecer e usar no Search Console (antes conhecido como “Webmaster Tools” ou “Ferramentas para Webmasters” da Google).

A Google oferece ótimas ferramentas e serviços que nos ajudam a desenvolver melhor o conteúdo dos nossos Blogs, bem como o layout e interação com nosso público. Por isso é tão importante que você vá além do óbvio e aprenda a tirar o máximo de serviços como o Search Console.

Recursos do Search Console indispensáveis

Dou destaque e estes três menus por serem o básico que todo blogueiro tem que saber usar.
Aproveite para conhecer: Técnicas de SEO para Blogs.

  • Sitemap
    Adicionar e enviar seu sitemap no Search Console é o primeiro passo, pois é o jeito mais rápido de garantir que o Google encontre o conteúdo do Blog e possa rastrear suas páginas. Tem que ser a primeira coisa para que a ferramenta analise a estrutura do Blog e ofereça mais informações.
    .
  • Facilidade de uso em dispositivos Móveis
    Os celulares estão dominando a internet e o seu blog tem que ser acessível, bem ajustado às telas pequenas dos smartphones. É possível verificar se seu layout está funcionando bem nestes formatos e se segue os padrões que a Google considera aceitáveis.
    .
  • Análise de desempenho nas pesquisas do Google
    O Search Console oferece um menu para que você analise como o seus Blog e seus artigos aparecem nos resultados das buscas, quais as palavras chave geram mais cliques, a posição média e até os períodos específicos, com a quantidade de impressões (de vezes que seu conteúdo aparece).

Search Console da Google

Existem mais recursos disponíveis dentro do serviço do Search Console e você pode abrir cada um para entender bem como seu blog é visto pelo Google. Recomendo que você visite com frequência e se interesse mais por isso com o objetivo de tornar seu Blog mais amigável ao Google e às pessoas.

Aproveite para ver também o vídeo “Blog para pessoas, não pro Google“, onde falo sobre a importância de manter o foco de seu trabalho como blogueiro no público alvo, nas pessoas que visitam seu Blog, mais do que pensar apenas em aparecer bem posicionado no Google.

E se o seu Blog não está indo vem, veja também algumas dicas de “Como recuperar um Blog que está morrendo“. Pequenos detalhes fazem muita diferença se você não quer desistir.

Sobre Técnicas de SEO

Não pense que basta alguns plugins e adicionar recursos em seu blog para resolver todos os seus problemas de SEO. Para deixar seu blog realmente amigável para os mecanismos de busca, é importante dedicar-se constantemente à produção de conteúdo e à análise de dados como os que são apresentados pelo Search Console.

Todos queremos receber muitas visitas e atrair o máximo de público vindo de pesquisas orgânicas. Este é um processo a médio/longo prazo. O Google gosta de originalidade, conteúdo novo constante, associado às melhores práticas de otimização. Por isso mesmo aproveito para indicar também um vídeo sobre 10 técnicas que você pode começar a aplicar em seu Blog:

Faz parte da rotina de trabalho de todo blogueiro o aprofundamento sobre SEO, ter paciência para ver os resultados e manter a dedicação constante, com foco nos interesses de seu público.

.

2 Comentários

  1. Marcos, to com uma grande problema no search console
    fiz um blog no blogspot a uma semana.

    na aba de status do indice
    hoje apareceu que 36 paginas foram bloqueadas pelo robots, mas não sei o que está errado no robots ou se é algum erro da plataforma.

    Segue o robots:
    User-agent: *
    Disallow: /search
    Allow: /

    Responder

    • Bruno,

      Se você não modificou as “Preferências de Pesquisa” do Blogger para o Robot.TXT e nem fez isso no painel do Search Console, pode deixar como está. Ele faz o bloqueio do conteúdo que aparece no buscador interno e outras coisas que duplicam conteúdo e links dentro do Blog de forma automática no Blogger.

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.