O que é e como fazer Redirecionamento 301

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Nem sempre tudo em nossos blogs ficam no mesmo lugar por muitos anos. É comum migrarmos nossos blogs para outros endereços ou mesmo migrar conteúdo internamente. Para não perder visitas e indexação no Google é importante usar uma técnicas de redirecionamento de links conhecida como “Redirecionamento 301” (301 redirects).

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

O que é Redirecionamento 301?

Basicamente o Redirecionamento 301 é uma indicação de que um certo conteúdo ou mesmo todo o site/blog mudou para um novo local, um novo endereço. É preciso fazer o procedimento da forma mais correta possível para indicar ao Google que aquele conteúdo mudou de local, mas continua o mesmo, repassando a indexação também para o novo local.

Se você mudar o endereço URL do seu Blog sem esse procedimento do “301 redirects”, toda a indexação será perdida e, as pessoas que sabem o endereço antigo, não poderão encontrar o novo local.

Isso também é importante para juntar informações que foram reposicionadas ou refeitas. Quando, por exemplo, você escreve um novo artigo que está mais completo que outros mais antigos e que já perderam o sentido.

Para saber mais detalhes, recomendo ver a ajuda do Google, que inclui um vídeo:

Como fazer Redirecionamentos 301?

Para quem tem Blog o procedimento é bem simples quando precisamos redirecionar nosso conteúdo, especialmente se for internamente, apontando um post antigo para um novo post que você reescreveu, por exemplo.

Aos usuários do Blogger, tem um menu só para isso. Entre no painel do Blogger, clique no menu “Configurações” e depois em “Preferências de pesquisa”.

Redirecionamento 301 Blogger

Depois é só colocar o endereço do conteúdo antigo que deve ser redirecionado para o novo. Marcando a opção “Permanente” significa que o Blogger deverá aplicar os parâmetros do Redirecionamento 301.

Você pode aplicar quantos redirecionamentos quiser e forem necessários, até apontando vários para o mesmo local.

Já quem usa o WordPress.ORG, recomendamos o uso de plugins de SEO, como o WordPress SEO Yoast. Ele incorpora um menu próprio em cada artigo para você fazer ajustes de SEO específicos, incluindo o Redirecionamento 301, como você pode ver na imagem abaixo:

Redirecionamento 301 WordPress

No uso diário dos blogueiros, essa é a forma mais comum em que este recuro é usado.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

19 Comentários

  1. Muito Bom Marcos!

    Recentemente enfrentei um problema com relação ao redirecionamento 301. E tive de procurar muito pra encontrar! E acabei tendo que correr para o suporte da minha hospedagem!

    Agora com este artigo, quem precisar fazer já vai ter informação relevante a respeito!

    Grande Abraço e Sucesse!

    Responder

  2. Mais um excelente artigo do Marcos Lemos. Sem muitas delongas, vai direto ao assunto. Parabéns!

    Gostaria de acrescentar algo como usuária do Blogger:

    Para quem for fazer o redirecionamento, saiba que no começo pode ser um pouco complicado, não porque é difícil (longe disso), mas porque quando você coloca o link na primeira ‘janela’ e aperta a tecla home para ir para o começo (ou vai voltando com o backspace), na maioria das vezes apaga tudo e você tem que começar novamente. Mas não desista pois o resultado é imediato.

    Lembre-se de que no primeiro espaço você deve colocar o link começando a partir da barra ( / ) que delimita o nome do blog e o restante do link. Ex.: http://www.nomedoseublog.com/2013/conteúdo antigo.

    No segundo espaço coloque o novo conteúdo também começando a partir da barra:
    http://www.nomedoseublog.com/2013/conteúdo novo

    Responder

  3. Olá Marcos, tenho um problema: Mudei o endereço do meu blog e tenho mais de 100 postagens. Terei que fazer o trabalho manualmente? Não posso redirecionar meu domínio antigo apontando para o novo? E se posso, como faço isso? Agradeço desde já!

    Responder

  4. Olá Amigo. Uso yoast há um tempo, mas nao tinha reparado nessa aba advanced. Estou migrando meu blog do wp para hubspot. Minha dúvida: por quanto tempo tenho q manter a hospedagem do blog antigo ? por quanto tempo ele ainda deve ficar no ar?………….outra: Isso funciona para os bog posts, mas e o main domain? Grato !!!! Luiz Carlos

    Responder

  5. Olá, Marcos!
    Ótima dica. Mas tenho uma dúvida.
    Estou migrando do Blogger para o WordPress.org, e gostaria de saber como eu poderia fazer para os posts redirecionados (no meu caso, todos os posts), permanecerem com as “curtições” das Redes Sociais e os comentários também? Seria possível?
    Depois de um determinado tempo o Google já indexa as páginas novas e exclui as da outra plataforma?

    Desde já, agradeço!

    Responder

  6. Marcos,

    Estive navegando pelo seu blog por um tempo, mas eu notei algo ausente em seus posts. As referências. Com todo o respeito, mas de algum lugar você deve ter tirado essa ideia. Mas de onde? Você esqueceu?
    Aguardo uma resposta

    Responder

  7. Estou tentando utilizar este redirecionamento em uma alteração de nome de domínio do meu blog, mas parece que no painel do blogger só é possível fazer redirecionamento entre páginas diferentes dentro do mesmo domínio, mas não da mesma página para um domínio diferente. Alguém já passou por isso e poderia me dizer como fez?

    Responder

  8. Olá,

    Tenho um site, e apontei parte dele para um novo domínio, usando os redirecionamentos 301 certinhos. As metatags são iguais, e as páginas são exatamente as mesmas.

    Uns 30 dias depois de fazer o redirecionamento, mio que sumi das buscas, em ambos os domínios (até o novo já estava aparecendo).

    Isso é normal, para que o Google “compreenda” o redirecionamento? Se sim, quanto tempo pode levar para voltar às buscas?

    Abraços!

    Responder

    • Renato,

      é importante que você tenha adicionado o sitemap no Webmaster Tools e siga outros procedimentos de SEO para garantir a indexação do novo local.
      Não é normal perde indexação.

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.