Seu Blog está com aviso de Malwares? Descubra como limpar e se prevenir

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

malware-blog-virusNavegar de forma segura na internet é importante é há sempre riscos e tentativas de infectar nossos PC por toda parte. Mesmo o seu blog pode estar em risco e colocando outros em risco de serem infectados por “Malwares”. O Google tenta detectar previamente esses problemas e emite um alerta. Se o seu blog está infectado, veja como solucionar esse problema.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

O primeiro passo para evitar problemas de segurança com seu blog é sempre manter backups atualizados de tudo:

Seu blog está infectado ou hospedando Malwares?

O que é malwares?

“O termo malware é proveniente do inglês malicious software; é um software destinado a se infiltrar em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações (confidenciais ou não). Vírus de computador, worms, trojan horses (cavalos de tróia) e spywares são considerados malware.”

(WikiPedia – verbete: “malware”)

Já acessou uma página de blog/site ou mesmo o seu blog está apresentando aviso semelhante a isso?

aviso-malwares-blog

Os textos dessa mensagem variam muito pouco e são geradas por um sistema de segurança para navegação da própria Google que monitora os sites e seus conteúdos. Alguns avisos pode ser assim também:

Aviso: A visita a este site pode prejudicar seu computador.
O site em [endereço do site que você está acessando] contém elementos do site [link, nome ou conteúdo/trecho de código infectado] que parece hospedar malwares (softwares que podem danificar o seu computador ou podem agir sem o seu consentimento).Uma simples visita a um site que contém malware pode infectar o seu computador.
Para obter informações detalhadas sobre os problemas com esses elementos, visite a Página de diagnóstico de Navegação segura do Google para [repetição da referência ao problema encontrado].

Se ao acessar as páginas de seu blog, algum aviso semelhante a esses aparece, há um problema grave em seu blog que precisa ser solucionado urgentemente.

Como se livrar da infecção em seu Blog?

Se o seu blog acusa a infecção, a hospedagem de um “malware”, só há um lugar para ele estar presente: o código-fonte de seu blog. Ou seja, a infecção está em meio ao código da estrutura de layout de seu blog.

Passo 1

A primeira coisa a fazer é verificar todos os plugins e gadgets/widgets (elementos de página) instalados e em funcionamento em seu blog.

É possível que algo que você tenha adicionado recentemente, como um trecho de código HTML, esteja carregando a infecção ou apontando para ela. Então retire de seu blog tudo o que foi mais recentemente adicionado.

Aos poucos, retirando esses códigos de gadgets, por exemplo, você identificará o problema e o eliminará.

Passo 2

Outro passo é localizar onde as imagens de seu layout e de seus posts estão hospedadas. Alguns links de imagens podem estar apontando para serviços de hospedagem de imagens que não são seguros.

Abra o código-fonte de seu blog é procure pelo endereço, palavra ou trecho que o aviso do Google (aquele que comecei ilustrando esse post) indicou. É bem provável que você encontre alguma referência àquilo.

Se localizar algum desses endereços, então elimine esse trecho (faça um backup de seu blog antes), certificando-se de que não era algo muito importante.

Passo 3

Se você não sabe como procurar e se os passos anteriores não derem certo, o mais prático e simples e instalar um layout mais simples e básico em seu blog temporariamente. Eliminar todos os plugins e gadgets e voltar seu blog para uma estrutura bem básica, como se estivesse começando agora.

Abra o seu blog e veja se a mensagem e aviso sumiram e pararam de aparecer. Se positivo, então volte reinstalando a estrutura de seu blog, passo a passo e sempre verificando se o aviso de “malware” não reaparecerá.

E se nada disso der certo?

A Google tem uma linha e algumas diretrizes para ajudar você a superar esse problema. Recomendo que leia com atenção e siga os procedimentos indicados. O que fiz acima, citando os 3 passos é um resumo geral do que você terá de fazer, mas aqui tem o link do processo mais amplo e completo, caso os passos não solucionem o problema:

Outros artigos sobre segurança de blogs:

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

11 Comentários

  1. Olá Marcos, otimo artigo está de parabéns.

    Graças a Deus o Jadsonet não está infectado por nenhum malware, mas como metodo de segurança eu frequentemente faço backup nele justamente pra não correr este risco.

    Forte abraço.

    Responder

  2. Meu blog foi infectado, acabei descobrindo que era um problema no layout. O jeito foi copiar e re-hospedar todas as imagens de fundo, todos continham endereço que o google achava suspeito.

    O que levanta uma pergunta: o picasa é um bom serviço para a hospedagem das imagens que compõem o layout??? Ou é eficiente apenas para imagens de posts, por exemplo?

    Responder

  3. @Fabiane,
    O PicasaWeb é extremamente eficiente e seguro para hospedar qualquer tipo de imagem que você precise usar em seu Blog.
    Se o Seu blog está no Blogger, recomendo que tente usar ao máximo o Picasa no trato de suas imagens.

    Responder

  4. Estou sempre criando um novo blog ou modificando os que tenho, e felizmente nunca recebi um aviso em nenhum deles sobre malwares.
    Porém, há alguns blogs e sites que visito que exibem o aviso e até indicam onde está o problema.
    Nestes casos, paro de acessar os blogs/sites, pois o simples acesso pode prejudicar meu computador. Gostaria de nestes casos poder avisar ao dono do blog/site para que solucione o problema.
    Genilda Silva

    Responder

  5. Oi Marcos, sigo seu Blog tem tempo e aprendo algumas coisas aqui.
    Tenho Blogs há mais de 1 ano, mas ainda não sei muita coisa ….. é quase infinito, não é?
    Fiz uma postagem no meu Turquezza e citei o seu como ensinamentos para ver onde está um Malware.
    Obrigada pelas explicações.
    Até a próxima.

    Responder

  6. Pingback: Blogs do Blogger estão infectados com Malware | [ Ferramentas Blog ]

  7. Pingback: Verificar se seu blog está infectado por Malware: Google Safe Browsing Tool | [ Ferramentas Blog ]

  8. Vlw pelo post! Dei embede em uma foto de um SITE, e veio um malware para o meu post! Pelo visto não dá pra embedar nada que não se tenha 100% de certeza da confiabilidade!

    abraços!

    Responder

  9. Estou criando este blog e ainda não está pronto!

    O que acontece é que de repente o Avast está detectando Malware-gen no blog!

    Quando vou no template original acusa a mesma coisa e todos os templates deste desenvolvedor estão com essa mensagem!

    E antes não estava a uns dois dias!

    Responder

  10. O meu estava com esse problema, e como o ultimo link que eu coloquei foi o do Instagran eu retirei e voltou ao normal, quem tiver com esse link pode testar, retirar para ver se resolve. O post me ajudou muito, Obrigada!!

    Responder

  11. Ola marcos,
    Eu leio sempre o seu blog e sou assinante do canal do Youtube.
    Assisto sempre aos seus vídeos e quero também parabeniza-lo pelo conteúdo.
    Então, o que eu venho observando é que muitos blogs estão sendo prejudicados por causa do JS e CSS e a principal causa é o “bloqueio de renderização acima da borda”.
    Ao fazer o teste no PageSpeed Insights o site aparece com nota baixa.
    Adoraria um post e um vídeo seu falando sobre este assunto.
    Uma que são ferramentas e a maioria é leiga no assunto e não sabe a quem recorrer.
    Gostaria um retorno seu a respeito disso!
    Atenciosamente,
    Orly Schiestl.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.