Seu blog está em risco com o novo Google Panda à solta?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Desde o início do ano (Jan/2011) a Google já havia avisado que grandes mudanças em seu algoritmo iriam acontecer. Agora é oficial, valendo para praticamente todos os idiomas: A Google está punindo conteúdos de baixa qualidade e duplicados. Os resultados orgânicos agora buscam exibir o que há de melhor no índice da Google. Isso pode afetar muito o seu blog e fazer você até perder visitas vindas das buscas.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

De maneira bem resumida, este novo algoritmo da Google tem como objetivo classificar os conteúdos de alta qualidade. O que eles querem é melhorar o resultado das pesquisas para a experiência do usuário. Isso afeta cerca de 6-9% dos sites/blogs de forma visível, seja rebaixando a posição nos resultados ou até excluindo certas coisas de aparecerem.

Nós já havíamos avisado aqui no [ Ferramentas Blog ] sobre essas mudanças que estão acontecendo agora:

O que muda é que a Google está trabalhando para melhorar os resultados orgânicos, baseando-se cada vez mais no objetivo de oferecer conteúdos originais, de qualidade e realmente relevantes para quem faz a busca.

Como isso afeta os Blogs?

Você poderá observar a mudança, se isso afetar o seu blog, nas análises de estatísticas, especialmente no Webmaster Tools e no Google Analytics, verificando a origem de suas visitas e se o número de visitantes vindos das buscas cairá ou não. E há duas formas de ser afetado. Seu blog pode melhorar nos resultados da Google a atrair mais visitas ou pode perder posições, perder visitas e até perder PageRank.

Nem preciso explicar que, quem perder posições significa que a Google considera que seu blog tem conteúdo de baixa qualidade. Essa “baixa qualidade” pode ser por conter material duplicado (cópia de outros), layouts pesados e grandes, conteúdo incoerente, entre outros fatores que mostrem que aquilo não corresponde bem ao que a Google espera.

Não dá pra saber ao certo como esse novo algoritmo trabalha. Isso evita tentativas de fraude. O que você pode fazer é focar seus esforços em produzir cada vez mais com qualidade e relevância, pensando sempre em seus visitantes. Quanto mais comentários, mais cliques e divulgações em redes sociais, principalmente no botão Google +1, podem ser sinais para a Google de que seu conteúdo merce estar no topo.

Para mais detalhes, leia o artigo do anúncio oficial: O [Google] Panda foi finalmente lançado em Português.

Agora responda: Seu blog corre algum risco? Aqueles que se empenharam em só copiar ou produzir coisas irrelevantes ou inúteis, terão de se esforçar muito. Mas esse novo Panda pode ser um prêmio para aqueles que trabalham sério na Blogosfera.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

57 Comentários

  1. Uma esperança em posicionar minhas matérias no Google… Tomara!!! Uma pergunta.. O tamanho da matéria é um parâmetro para o Panda, cheguei a ler isso em algum lugar. Será verdade? Abraço…

    Responder

    • Não…
      Duvido muito, porque muitos sites acadêmicos têm conteúdos longos, mas de alta qualidade e relevantes.
      Pode ser que conteúdos muito pequenos, que só repetem palavras chave para tentar ranking melhor, pode acontecer de perderem posição.

      Responder

      • Mas então, na verdade estava perguntando sobre conteúdos grandes mesmo… pelo o que vc disse.. os conteúdos maiores podem então se pisicionar melhor.. Espero que sim… minhas matérias são até grande demais 🙂

        Responder

    • Olá,

      Muita gente esta com medo deste algorítimo, porém temos que pensar no lado bom, quem esta fazendo um bom trabalho e tem conteúdo único jamais será banido, isso segundo informações do próprio Google.

      Então pessoal, o negócio é ter conteúdo de qualidade.

      Abraço,

      Anderson Ferro

      Responder

  2. Melhor jeito de termos blogs melhores e blogueiros melhores. Isso vai repelir muita gente que tem blog por esporte sem se preocupar com conteúdo, layout e qualidade do que se escreve.

    Responder

  3. Bom tema! Marcos, uma pergunta.
    Se eu postar um conteúdo mesmo dando créditos da matéria com link e etc. Estou plagiando? E se for apenas alguns trechos?

    Obrigado.

    PS – Fiz isso uma vez só. OK?

    Responder

  4. CUIDADO: Google liberou o devorador de blogs…
    Talvez isso seja bom, a queda da concorrência de sites ruins e bem posicionados pode ser uma oportunidade.

    Responder

  5. Eu me esforço ao máximo para publicar material relevante. Mas tenho uma dúvida: meu blog é basicamente baseado em traduções, sendo que o objetivo dele é traduzir material de outras línguas para um público brasileiro. Será que isso afeta algo? Mas eu também tenho muito material exclusivo produzido por mim!

    Responder

  6. A Google está de parabéns.

    Mais uma prova de que temos que investir em originalidade e sempre pensando no leitor, pois é assim que os algoritmos da Google sempre tentam ver as páginas, como se fossem um ser humano.

    Não há problema algum em reproduzirmos conteúdo de outros sites e blogs, desde que tenhamos autorização para isso, mas é justo que o post no blog original tenha preferência nas buscas.

    Responder

  7. Me encontro em fase de aprendizado neste meio mais do que interessante, toda e qualquer mudança, seja no Google ou na Blogosfera irá me ensinar um pouco mais. Mesmo que meu Blog perca em posições irei ganhar em experiência, pois estou de olho em tudo que acontece, e acompanho os melhores bem de perto, pois assim, saberei o momento certo para aparecer.

    Responder

  8. Fiquei com um pouco de medo, mais medo deste Panda que poderá falhara ( evai). Mas o bom é que meu BLOG não depende tanto da Google. E meu BLOG só tem textos de nossa autoria. Será que o BLOG perderá todos os links do Google? ou só os textos de baixa qualidade?

    Responder

  9. Oi Marcos, meus dias de blogueira estão contados com o Google Panda à solta.Meu conteúdo é enviado pelos meus leitores e para não gerar constrangimentos, eu corrijo apenas ortografia, pontuação, mas alguma coisa eu deixo passar para não perder a parte pitoresca do Blog, do jeito mineiro de contar os causos. Meu Blog é restrito aos moradores da minha cidade,(cerca de 8 mil habitantes, no município) Estamos escrevendo a história da cidade, os leitores enviam através de emails e comentários, seus depoimentos, fotos antigas e atuais. O Blog tornou-se um jornal interativo, onde até Administração Pública fica de olho, na cobrança de serviços pelos moradores, è um sucesso local e total. Se você der uma olhadinha no Blog vai puxar minhas orelhas, mas acontece que quando eu conheci o Ferramentas Blog eu já havia feito mais de 150 postagens e não dava pra começar tudo de novo. Comecei sem saber o que estava fazendo, não fiz página principal, (ainda posso fazer?) e agora não tenho como parar, help… Tenho aprendido muito com você. Ione

    Responder

  10. O nosso caminho principal é, sem dúvida, buscar a perfeição. Os textos e imagens originais e de boa qualidade devem ser protegidos. Por outro lado, quando usamos um texto ou parte de um, somos moralmente obrigados a dar o crédito a quem tem direito.

    Responder

  11. Basta saber o que Google espera acerca dos blogs. O que irá caracterizar um blog com conteúdo de baixa qualidade…será só plágio mesmo? Ou visitas, divulgação,etc conta como conteúdo de alta qualidade?! Ainda fiquei na dúvida quanto aos requisitos para o panda saber o que é conteúdo de baixa qualidade.
    Se uma pessoa tem um blog de fotos, se é um fotografo expondo seu trabalho, é considerado conteúdo de baixa qualidade?!

    Abraço!!

    Responder

  12. Pois é, é esperar para ver. A Google ta lançado novidade atraz de novidade. É Google+, novidades no Blogger, panda e etc. Ta na hora de acalmar já, eu acho…

    Responder

  13. Espero que traga melhorias para quem se empenha ( ou pelo menos tenta) em trazer conteúdo de qualidade para seus leitores.
    Vou analizar este final de semana as estatística do meu blog.

    Responder

  14. Olha Marcos eu espero por essa atualização há muito tempo, pois estou cansada de ver pessoas se apoderando de alguns artigos meus e ficando bem posicionada no Google. Eu que não plagio ninguém na internet também não gosto de ser plagiada, e a internet está mesmo precisando de uma boa limpeza principalmente nos mecanismos de busca. Tem muita coisa que não é relevante e no entanto se mantém bem posicionada enquanto outros que se esforçam nunca fica em boas posições. Estou preparada.

    Responder

  15. Eu estipulei para meu blog o seguinte. Procuro produzir um artigo falando da música sertaneja e um post comentando e trazendo com as minhas palavras informações que encontro na web todos os dias. Procuro fazer esses dois post por dia. Assim acredito que fico tranquilo quanto ao “Panda”. Adorei esse artigo.

    Responder

  16. Pingback: 5 Dicas para blogueiros prejudicados pelo Google Panda || Internetar 2011

  17. A menos que você acompanhe o que rola nos EUA, fica difícil de entender o que a implementação do Panda implica.

    Lendo comentários acima, me parece que a grande maioria dos colegas desconhece. Nao é a limpeza de casa por usar conteúdo de baixa qualidade.

    Isso todo mundo sabe que iria ocorrer logo não há surpresa real nenhuma aí.

    É que muita gente honesta, com conteúdo redigido 100% em casa, de qualidade e que nunca utilizou técnicas black hat foi atingida também, coisa que, por motivos óbvios, nunca foi reconhecida pelo Matt Cuts ou oficialmente por qualquer orgão da Google americana.

    Logo a real questao é se você, blogueador honesto, vai ser atingido também. Pelo mesmo motivo, tampouco faz sentido dizer que “sou a favor/contra” até que você veja os seus resultados; isto não é um exercício teórico de Matemática.

    Espero e torço para que esta implementação do Panda venha já com essas “distorções de algoritmo” corrigidas.

    Responder

  18. Olá, Marcos,

    Realmente, é simplesmente autêntico ser autêntico em tudo que se faz na vida. Inclusive na Blogosfera.
    Não consigo entender como é que uma pessoa pode se sentir bem copiando, imitando, surrupiando alguma coisa de alguém e afirmar que é sua.
    No mínimo, é pobreza de espírito e de caráter.
    Tomara que seja um trabalho sério, com correção.
    Grande Abraço.

    Responder

  19. É uma boa notícia, mas é claro, acaba suscitando algumas dúvidas:

    Como você sabe, tenho artigos no Observatório da Imprensa e que também estão publicados no meu blog. Também há artigos meus escritos para outro blog, mas que também publico no meu. Há algum risco do meu blog sofrer punições pelo Google Panda?

    Responder

    • Manu,
      A questão é que agora a Google dará prioridade ao conteúdo original. Assim, o conteúdo que foi primeiro publicado é que aparecerá. Os outros não estarão listados no índice. Pode não acontecer punições, mas apenas reposicionamentos.

      Responder

  20. Tudo bem, devemos melhorar o conteudo, mesmo porque isso é uma obrigação para aqueles que prezam seu blog. Agora, daí o Google decidir o que é ou não bom ou correto, ha muito o que discutir.
    O Google aos poucos vai se tornando um papa companhias de sucesso e um moderador imperial da web. Um Big Brother que espera ditar normas dentro da web. Isso não é aceitavel e logo isso mudará, talvez em alguns anos, mas a liberade total da rede esta perto. E mais, não será mais uma rede e sim varias redes com varios protocolos que o usuario poderá escolher.
    JA temos vigilância e censura demais na vida real e não admito elas na virtual. Afinal, se você gosta do que faz, pouco importa se teu blog é indexado ou não pelo Google.
    Eu não nascí para ser ovelha.
    Esta é minha visão.

    Responder

  21. Pingback: #8 BlogCast – Como ter um Blog de qualidade | [ Ferramentas Blog ]

  22. Meu Site caiu de 10.000 para 124 o Google me engoliu e pior que todos meus posts não eram copiados, texto grandes, não entendo!

    Responder

  23. Olá Marcos, tenho uma dúvida:
    Antes quando eu digitava o nome de meu blog no Google ele aparecia da seguinte maneira: O Nome do blog, a descrição e logo abaixo, dentro do mesmo espaço ( Primeiro resultado ), apareciam 4 links para posts.
    Hoje, quando fiz o teste e digitei o nome do blog, ao invés de 4 links, tinha 10.
    Será que isso é resultado do Panda ou foi alguma outra modificação feita pelo Google?

    Abraços

    Responder

  24. Pingback: Novo formato de Sitelinks do Google | [ Ferramentas Blog ]

  25. Pingback: O Google Analytics está enganando você | [ Ferramentas Blog ]

  26. Meu site caiu uns 30% nos resultados. Praticamente todos os textos são meus. E mesmo no segmento de frases do meu site, perdi posições para sites iguais ou piores, porém mais antigos. A impressão que tive é que este novo algoritmo valoriza ainda mais o pagerank, isto é, links apontando para o site.

    E o que se vai fazer? Apanhar e ficar quieto. De modo que esse tal Panda me parece um grandioso fiasco, tipo Deus jogando dados com o universo. Sorte de uns, azar de outros.

    Responder

  27. Concordo com a Google! pois do que adianta ter muitos blogs/sites espalhado pela internet sendo que não verdade são cópia de outros artigos, ou que não tem nexo ou simplesmente o titulo não se encaixa com o texto.

    Isso só é vantagem para o usuário final, e para nós que damos duro para criar conteúdos relevantes, para depois serem plagiados.

    Abraço a todos…

    Responder

  28. Acho completamente Justo, pois fico extremamente irritado quando procuro algo no Google e acho somente coisas irrelevantes nas pesquisas,porque o site só se preocupou em colocar palavras chave e no final de tudo o que eu procurava não foi achado na primeira pagina do Google.
    Meu Blog é Sobre Música eu tendo ao máximo criar o artigo com minhas próprias palavras, porém nunca fui bom de redação rsrs; então na maioria das vesses copio realmente o Release do Artista , mas sempre tendo da uma personalizada, alguns resultados já aparecem no Google , inclusive alguns aparecem na Frente do Site Oficial do Artista.
    Blogs como o FerramentasBlog.com merecem ficar no Topo das pesquisas, pois é muito injusto “Blogueiros” que copiam conteúdo e enchem seu blog de Publicidade visando somente a parte financeira, blogs como este eu não Retorno visitas.

    Responder

  29. Pingback: Conteúdo de qualidade para satisfazer o novo Google Panda | [ Ferramentas Blog ]

  30. Pingback: Como salvar seu Blog do Google Panda? | [ Ferramentas Blog ]

  31. Pingback: AVISO: seu Blog pode estar gerando conteúdo duplicado e punições do Google | [ Ferramentas Blog ]

  32. Pingback: Blogger: usnado Meta Tag “noindex” para evitar conteúdo duplicado | [ Ferramentas Blog ]

  33. Pingback: Saiba se seu blog está preparado para o Google Panda | xCake - MetaBlog

  34. Estou impressionado com os resultados que meu blog tem obtido desde de implementação do Panda, antes todos os blogs que copiavam conteúdo do meu, apareciam listado a frente, quase desisti de blogar.

    Vendo os relatórios das duas últimas semanas, a quantidade de visitas vinda do google, aumentou em mais de 147%, e todos os dias essa quantidade só aumenta.

    Responder

  35. Pingback: Técnicas de SEO são perigosas para o seu Blog? | [ Ferramentas Blog ]

  36. Pingback: Mudanças no algoritmo do Google privilegia resultados recentes | [ Ferramentas Blog ]

  37. Pingback: Os 10 melhores posts do [ Ferramentas Blog ] em 2011 | [ Ferramentas Blog ]

  38. Olá Marcos, eu queria lhe fazer uma pergunta. Se eu pegar e copiar algum texto/imagem/vídeo e postar em algumas redes sociais/blogs seja lá o que for, e colocar um link falando de onde o trecho foi retirado, seria considerado crime e eu poderia ser processado?

    Responder

    • Sim.
      Dependendo da forma como for feito, sim.
      O certo é apenas citar o link e recomendar que o seu público visite o original para ler o conteúdo. Sem copiar nada do outro. O máximo é usar uma frase ou outra, citando o link, só para ilustrar. Mas nunca copiar grandes trechos.

      Responder

  39. Eu mesmo não me preocupo muito com isso até porque meu site e mais para divulgar um produto para obter lucro, mais realmente um conteudo relevante tem que ser sempre levado em consideração, por isso acho muito bom a iniciativa do Google.

    Responder

  40. Pingback: Como ficar em primeiro no Google

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.