Seu Blog não é NADA na Blogosfera

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Quantos Blogs existem no Brasil e no Mundo?
Não se ofenda, blogueiro, com o título antes de terminar de ler esse artigo. Fala-se muito na “Blogosfera”, mas são poucos os blogueiros que realmente sabem o tamanho desse universo em que estão inseridos e pensam que, só porque têm alguns seguidores e visitantes, estão movimentando a blogosfera e que são relevantes, importantes. A verdade é que somos todos insignificantes e os números acabam com todas as nossas ilusões. Não pra você desanimar, mas entender qual o espaço que ocupamos naquilo que chamamos de Blogosfera!

Resolvi pesquisar qual é o real tamanho da Blogosfera brasileira para tentar determinar o quanto o meu blog realmente é capaz de afetar e influenciar outras pessoas. Os números são assustadores e vão deixar muitos blogueiros que “se acham”, bem decepcionados e tristes.

Queremos ser influentes e ter nossas opinião lida por milhares de pessoas, exatamente por isso temos blogs. É difícil dizer qual a quantidade de visitas um blog precisa ter para ser considerado influente e relevante, pois isso varia de acordo com cada nicho, estilo do autor e qual o público alvo.

Vejo muito hoje em dia blogueiros movimentando a Blogosfera e achando que seus blogs estão influenciando milhares de pessoas e que fazem acontecer. Pensa-se até em “revoluções” ou transformações, juntado-se em grupos para multiplicar a sua voz. Mas o fato é que, diante do real tamanho da Blogosfera, mesmo somando-se algumas dezenas de blogs, no fim somos insignificantes, atingimos poucas pessoas comparativamente e nem arranhamos a superfície da “Blogosfera”. Somos como formigas movendo grãos de areia achando que vão transportar montanhas.

Quantos Blogs existem no mundo?

Um dos dados mais difíceis de ser apurado é a quantidade de blogs que existem no mundo todo. As estimativas do Technorati são de que existam perto de 200 milhões de Blogs no mundo todo. Estimativas mais modestas falam de 150 milhões. Mas menos de 5% deles estão ativos (sendo usados e atualizados por seus donos) nos últimos 180 dias.

Muitos tentam criar blogs diariamente e estima-se que surjam 120.000 novos blogs todos os dias no mundo, seja de novos blogueiros ou de pessoas que estão criando o segundo, terceiro ou até o décimo Blog.

Esses números já mostram o quanto é competitiva a blogosfera, só que não reflete diretamente a nossa realidade se pensarmos apenas na blogosfera que fala português ou apenas no Brasil.

Quantos Blogs existem no Brasil?

Não existem estatísticas oficiais e nem mesmo estimativas de serviços como o Technorati para definir quantos blogs existem em língua portuguesa ou de apenas blogueiros brasileiros. Mesmo assim é possível tentar uma aproximação usando o sistema de busca do Google pro URLs de plataformas, período  de últimas atualizações e língua ou posição geográfica.

É possível pensar que tenhamos pouco mais de 2,5 milhões de Blogs em língua portuguesa. Mas isso também é difícil de acertar, já que aparecem links repetidos para buscas diferentes, então é preciso fazer uma média aproximada baseada nas plataformas mais usadas. Algo como:

  • Por plataforma:
    Usando o Blogger (BlogSpot.com) = 1.060.000 resultados
    Usando o WordPress.com = 884.000 resultados
    Usando o Tumblr =  1.140.000 resultados

Mas é preciso levar em conta que nem todos blogam nessas plataformas, há links repetidos nos resultados e URLs de domínios próprios, subdomínios e outros fatores. Por isso precisamos ser conservadores nos números.

O seu blog, o meu blog, nossos blogs: é apenas 1 em meio a 2.500.000 de blogs em português. A Blogosfera brasileira é gigantesca e mesmo assim não somos capazes de movimentar nem interferir em nada.

Quantos artigos são publicados diariamente em Blogs?

O Google tem indexado mais de 55 milhões de páginas de blogs em português que foram criadas ou atualizadas nos últimos 6 meses, isto usando o Google Blog Search. E uma pesquisa recente mostra que são publicados mais de 1,6 milhões de novos posts em todo o mundo por DIA, fazendo com que o número de conteúdo produzido em português seja insignificante.

Ficando apenas com o número de 55 milhões de atualizações nos últimos 6 meses e compararmos com o número de usuários da internet ativos no Brasil, a proporção e o tamanho da competitividade é absurdo. São pouco mais de 50 milhões de brasileiros internautas ativos. É muita gente para muito conteúdo.

Seu Blog é insignificante!

Pense agora que seu blog está disputando a atenção de 50 milhões de brasileiros, contra 2,5 milhões de outros blogs, sem contar com o Facebook, Twitter, grandes portais, Youtube, sites de notícias, fóruns e os mais variados serviços que a internet disponibiliza.

Há também o fator tempo, já que as pessoas não têm um tempo infinito, precisando trabalhar, estudar, se relacionar, dormir, comer… enfim, viver!

Comparando mais números

Quando olhei para os números do meu blog, percebi que minha influência na blogosfera é insignificante, mesmo tendo uma média de mais de 300 mil visitas por mês aqui, o que dá menos de 1% de todas as pessoas que navegam no Brasil e tenho que pensar que meu público alvo é bem maior que os internautas brasileiros, jogando essa porcentagem para menos de 0,5%.

O número fica muito pior quando comparado à quantidade de conteúdo existente e quantos artigos eu publico. Em média publicamos 1 novo artigo por dia.

Fazendo uma conta bem grotesca, temos mais de 300.000 novos artigos publicados em Blogs todos os dias no Brasil. Se você publicar 3 novos artigos/dia (muito acima da média), significa que você produz 0,001% de todo o conteúdo em português no Brasil.

Competindo com grandes portais, redes sociais, Youtube e qualquer outra forma de conteúdo que existe na internet, esse número fica ainda menor e tem menos chance de ser visto pelas 55 milhões de pessoas que estão navegando no Brasil; isso se todos navegarem todo dia.

Por isso acho estranho quando alguns blogueiros pensam que estão promovendo revoluções na blogosfera e “agitando o mundo”, influenciando a todos com suas opiniões. Perceber o nosso real tamanho nos ajudar a entendermos o nosso lugar e definirmos melhor nossas prioridades, além de nos colocar no nosso devido lugar sem nos acharmos mais relevantes ou importantes que outros. A Blogosfera é bem maior do que pode nosso pequeno Blog.

Podemos não transportar montanhas de fato, quando publicamos algo em nossos blogs e somos realmente insignificantes diante de toda a real Blogosfera, seja brasileira ou mundial, só que isso não nos impede de tentar. Temos uma poderosa ferramenta de mobilização e se formos capazes de nos unir para as coisas certas, podemos atingir milhares de pessoas.

Não vamos transportar montanhas, mas seremos capazes de provocar avalanches, pequenos terremotos ou um significativo deslizamento de terra que mude a paisagem. Temos que entender o nosso tamanho para não pensarmos que somos grandes de mais e para reconhecermos que sempre vamos precisar uns dos outros para fazer a diferença.

Repito: temos de nos unir para as coisas certas!

.

Outras fontes: Projetos Web | Estadão | Interney

.

48 Comentários

    • Frederico,
      Não entendi sua pergunta. O Ranking do Alexa cria uma posição dos site do mundo e por região baseado na qualidade das visitas recebidas e em outros fatores para determinar a posição.
      Mas ele não serve para determinar qual a porcentagem da internet que um site representa. Por exemplo: meu blog está hoje na posição 333 do Brasil no Alexa. Tenho 10.000 visitas/dia. O Google que é o primeiro, recebe mais de 500.000.000 de acessos/dia no Brasil.
      A proporção não serve para comparar.

      Responder

      • Só para complementar, meu site tem 70 mil visitas por dia e minha posição no Alexa Brasil é 1300. O ranking não é somente por audiência.

        Responder

  1. Sem contar a Deep Web, a internet invisível, que não está aos olhos dos buscadores, poucas pessoas tem conhecimento dessa Deep Web, e seria interessante o FB falar disso.

    Responder

  2. O ponto levantado é importante

    E eu acho que hoje particularmente, blogueiros como o Cid do nao salvo e o tabet do kibe loco, que sao do nicho de humor e tem 300mil visitas cada um por dia, realmente conseguem influenciar uma massa grande de pessoas, durante palestra na campus party ele mostrou e fez, um boato virar TT mundial. Qualquer coisa mais besta que eles postam vira um viral.tem dias que o nao salvo por exemplo, tem 5 mil online, tem blog q nao tem isso em 1 semana…

    Apesar de ser um nicho de “bobeiras” eles acabam influenciando pessoas, uma massa grande delas…podem “mandar no resultado” de qualquer votacao online.Agora, achar que 3 ou 4 blogs com 500 visitas/dia cada estão revolucionando o mundo, acho meio demais….

    Responder

    • Esses números do Kibe Loco e Não Savo não estariam um pouco exagerados? 300 mil visitas por dia? Se o próprio Marcos do Ferramentas Blog falou que esse blog aqui gera 10 mil visitas por dia e está na colocação 333 do Brasil, como o Não Salvo que está só um pouco melhor no ranking chega a 300 mil por dia?

      Responder

      • Marcelo,
        As posições no ranking do Alexa não são proporcionais. Pode haver grandes diferenças entre as posições e há vários fatores para determinar a qualidade dos visitas e posicionar no Alexa.

        Responder

  3. Assunto muito bem abordado Marcos !

    Acredito que até mesmo as redes sociais não tem tanta influência como pensamos, justamente por conta da divisão de conteúdo, seja ele por nicho, idade, ou categoria.

    Seria mais ou menos como funciona o Google, se seu blog fala de Skate, ele não irá aparecer para uma pessoa que tem um perfil vidrado em criação de sites por exemplo.

    Resumindo, meso tentando não conseguiremos atingir nada à nível nacional, muito menos à nível Mundial.

    Abraço !

    Responder

  4. Esse artigo tem a intenção de mostrar que somos pequenos mesmo. Foi importante da tua parte Marcos falar sobre isso, te dou toda razão, precisamos está cientes que não estamos sozinhos na blogosfera, é como uma pirâmide: Quanto mais altos queremos chegar, menos espaço temos,é muita concorrência e só as parcerias facilitam as coisas. Bom artigo amigo Marcos, abraço.

    Responder

  5. Interessante seu póster! Mas o seguinte, é que o mundo total, em todas as escalas, há a concorrência, e é da natureza humana ser reconhecido por um trabalho!

    O que realmente importa, é produzirmos bons pósters! Trazermos novidades! Cultura! Fazermos o que gostamos, particularmente! Claro que aprimorando nossos conhecimentos, melhoramos muito mais! É lógico que hoje, a internet é o mundo!!!!!!!! Existem milhões sim, de blogs pelo mundo! Não acho que devemos preocuparmos tanto com isso! E sim, na qualidade dos nossos pósters! E sempre, mantermos a HUMILDADE! Pois nunca somos melhores que nínguém! Se hoje estamos no alto, amanhã possa ser que estejamos lá embaixo! Tudo depende do momento!

    Estou ciente que há milhões de blogueiros muito melhores que eu, oh!!! Mas se hoje sou blogueira, sou porque gosto! Amo compartilhar conhecimentos!
    É isso é aí, tentarmos fazer o melhor, desde que amamos, tudo sae bem! Concorrência está cada vez maior, isso é global! Não devemos preocuparmos tanto com essa concorrência! E sim na nossa capacidade e qualidade!

    Responder

  6. Post excelente. Sem dúvida, o melhor que eu já li por aqui…muito bom. Isso mostra o quanto somos “pequenos” em relação à internet, mas é como vc disse: sempre tentando!

    Abraços

    Responder

  7. Tenho que concordar com o nosso amigo Felipe Piazentin, de todos os seus posts, esse é o melhor. A grandeza reside na humildade. Agora consigo entender por que os blogs do mesmo nicho tem que se unir.

    Responder

  8. Seria ótimo que este artigo chegasse aos olhos daqueles que pensam que dominaram o mundo. A Tv Globo é um monopólio, influencia Milhões de pessoas, há blogueiros por aí que pensam: O que é a Globo perto de mim?

    rsrsrsrs ótimo artigo.

    Responder

  9. Ainda bem Marcos que meu ego é do tamanho do meu blog ! rsrs

    Sempre tive isso na cabeça é muito complicado mobilizar alguma coisa na blogosfera,ou tem que ser um blogueiro de renome e antigo ou acontecer de sair uma noticia nos outros meios de comunicação para realmente dar um bum no blog,mas mesmo assim não custa tentar rs.
    Que foi o caso do Cid com o “Cala boca Galvão” que já recebia milhares de visitas e agora nem se fala.

    Abraço!

    P.S. Marcos dá uma cobrada no Claudio para ele fazer aquele artigo do css sprite rsrs.

    Responder

  10. O interessante é que tenhamos ciência, que apesar de apenas pequenos ou imperceptíveis tremores na blogosfera, que eventualmente venhamos causar, se um artigo meu fizer a diferença na vida ou projeto de alguém, já fico contente, mas não satisfeito.
    Se pensarmos somente nessa insignificância que somos perante uma multidão de blogs, podemos desanimar, mas como você frisou bem, devemos e podemos fazer a nossa parte, mesmo com nossas limitações.
    Abraços,
    Digo Cabral

    Responder

  11. Oi Marcos Lemos,

    Artigo interessante e parabéns logo no início do artigo você avisando os “desavisados” sobre o título. Nossa! Toda semana você fica preparado para entrar no ringue, não é?

    O legal disso, que nós como visitante e autores de blog aprendemos algo novo ou complementar com o artigo. Gostei do comentário do Maycon Mazzo descrevendo o Deep Web (a internet invisível) e eu me incluo neste termo, tenho Google Plus, Tumblr e o Blogger que estão invisíveis nos sites de busca e não sou o único. Estão assim porque quero. Tenho testado, para depois colocar disponível para os sites de busca e sei que tenho muito que aprender, principalmente sobre indexação na criação do blog com domínio próprio, seo, adsense e outras ferramentas…

    Não sabia que o termo Deep Web é internet invisível, um termo em inglês que muitos como EU, não sabemos inglês e a palavra traduzida é a melhor forma de fixar o que aquele termo significa. Outro dia, não sabia o que era Keywords, mas uma semana depois vi a mesma palavra traduzida para o português é Palavra-chave. É bom colocar a palavra em inglês com sua tradução em português entre parênteses.

    Abraços e sucesso no seu empreendimento!

    Responder

  12. Pingback: Seu Blog vai ressuscitar ou permanecerá morto? | [ Ferramentas Blog ]

  13. Realmente concordo com tudo abordado pelo Marcos,más realmente o nicho de atuação do blog é muito importante nesse assunto,pois o simples fato de um blog não ter muitas visitas,não quer dizer que ele não possa ter sim uma boa relevância na Blogosfera.

    Responder

  14. Eu acho que a maioria das pessoas, assim como eu, não estão interessadas em números de visitas, e sim a um determinado visitante, alcançando esta meta, ficamos por demais satisfeito. Mais gostei da matéria, também do seu site, o qual já me foi bastante útil, Obrigado por tudo.

    Responder

  15. Pingback: Ter Blog é melhor que usar Rede Social | [ Ferramentas Blog ]

  16. Apesar de tudo isso que voce citou ai Marcos!
    É importante levar em conta que nao podemos deixar de postar!
    Já que milhares de blogs param de postar!
    Entao o espaço perdido por eles, pode ser preenchido por novos blogs!
    Conseguiu entender meu ponto de vista?:
    Abraços!

    Responder

  17. Achei ótema a matéria. E reforço que nem ligo que meu ego não possa ser massageado pelo meu blog. Eu não sou NADA no mundo, o planeta Terra não é NADA no universo, o que que tem meu blog não ser NADA na blogosfera. Agora, discordo, estou promovendo a revolução sim, não pelos acessos ao meu blog, mas pelas castrações promovidas com as vendas q realizo online e pelas pessoas que “converto” em protetores de animais através do contato comigo. Internet é era de compartilhar conhecimento, energia, amor. Se a pessoa tira o olho do próprio umbigo e realiza fora da internet o que se discute nela, tá tudo muito certo e produtivo! Parabéns pela matéria.

    Responder

  18. É possível que nesse multiverso da blogosfera um evento minúsculo possa desencadear um “big bang” originante de outro multiverso. Não sabemos se isso acontecerá, nem quando e nem como. O que eu sei é que devemos fazer movimentos com inteligência e provavelmente isso exige tentativa/erro e muito aprendizado. Afinal, para quê ter um blog? Tudo começa por aí.

    Responder

  19. Pingback: 4 razões erradas para querer um blog | Blog da Hannah

  20. Pingback: Veja Como Montar um Blog do Zero! | Donato Barros Internet Marketing

  21. Pingback: Como ter um Blog melhor que a concorrência - [ Ferramentas Blog ]

  22. Nunca quis saber o que era isso ou se eu tava influência do algo…montei meu blog sobre transporte, com 45 ja tava sendo convidado pra evento, hj escrevo pra quem me visita e não tento ser popular.

    Responder

  23. Pingback: Quanto ganha um blogueiro de Gastronomia? | COZINHANDO PARA 2 OU 1

  24. Pingback: Ganhar Dinheiro Na Internet: Mito Ou Verdade? Tudo Aqui!

  25. Realmente nossos blogs são grãos de areia no meio de dunas de sites. Meu blog recebe 3.000 mil acessos ao mês é insignificante comparado aos milhões que existem na web.

    Responder

  26. Muito interessante e bom saber a quantidade de concorrência que nos temos e claro que a centenas de nichos por isso cada deve correr atras para ganhar posições em seu nicho valeu Marcos Lemos pelas informações.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.